NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


Ozires Silva lança livro com lições sobre empreendedorismo e inovação

O autor, que também é o fundador da Embraer, apresenta a obra ‘Rotas para o Empreendedorismo’, com dicas de como criar um empreendimento de sucesso e detalhes de sua trajetória profissional

Da Redação | Publicada em 17/06/2021 09:52

“Criar uma empresa é como voar, começa com um sonho”. Esta é uma das frases mais emblemáticas do Dr. Ozires Silva, Presidente do Conselho Estratégico da Ânima Educação, que acaba de lançar o livro ‘Rotas para o Empreendedorismo’.

A obra, que já está disponível para venda no site da Editora Letramento e nas melhores lojas online e livrarias do País, faz parte das comemorações dos 90 anos do autor completados este ano. E terá, em breve, versão em formato de e-book, em português e em inglês, para contemplar até admiradores estrangeiros.  

Adaptação da obra original, intitulada ‘Cartas a um Jovem Empreendedor’, o livro faz uma importante exposição sobre empreendedorismo e inovação, com segredos e virtudes para superar os desafios que definem o sucesso em qualquer empreitada e os passos necessários para criar e manter um empreendimento.

Além disso, traz aspectos interessantes da trajetória profissional de Ozires Silva. O prefácio da obra tem assinatura de Marcelo Battistella Bueno, presidente da Ânima, uma das maiores organizações educacionais particulares do País, além de Daniel Castanho e Maurício Escobar, respectivamente Presidente e Membro do Conselho de Administração da companhia.   

De acordo com Dr. Ozires, ‘Rotas para o Empreendedorismo’ tem o objetivo de entusiasmar e mostrar para quem já tem um negócio ou pensa em ser empreendedor que é possível vencer os desafios.

“Cada um tem uma ideia de fazer algo, mas em geral não dá prosseguimento. O livro dá uma ideia completa sobre o que foi criar uma das grandes fabricantes de aviões do mundo. De modo que através dessa obra, de leitura extremamente rápida, o leitor vai poder enxergar que empreender e inovar é difícil, mas não tanto quanto colocamos na cabeça. Por isso, minha mensagem é de que é possível desejar algo que hoje parece inatingível”, acrescenta ele.  

Antes de compartilhar suas fórmulas para uma jornada vitoriosa no empreendedorismo, Dr. Ozires Silva publicou outros cinco livros: ‘Nas asas da educação: a trajetória da Embraer’, ‘Cartas a um jovem empreendedor – realize seu sonho: vale a pena’, ‘A decolagem de um sonho: a história da criação da Embraer’ e ‘Etanol: a revolução verde e amarela’. E, em 2011, foi lançada sua biografia intitulada ‘Um líder da inovação: biografia do criador da Embraer’. 

A história de Ozires começou no dia 08 de janeiro de 1931, em Bauru, interior de São Paulo. Ele é oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), onde começou a dar os primeiros passos na aviação até chegar em 1969, quando comandou o grupo que promoveu a criação da Embraer, que presidiu até 1986.

O empreendedor tem passagens de sucesso como presidente de empresas como a Petrobras e foi Ministro da Infraestrutura.  

Em abril de 2021, Ozires Silva se tornou o primeiro brasileiro a receber a medalha Guggenheim, uma das mais relevantes honrarias internacionais de engenharia aeronáutica do mundo. A comenda foi criada em 1929 com o objetivo de reconhecer as personalidades que dedicaram suas vidas ao desenvolvimento aeronáutico ao longo da história e por isso são notáveis no setor.

A nomeação foi realizada por um conselho de especialistas do American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA), American Society of Mechanical Engineers (ASME), SAE International e Vertical Flight Society, dos Estados Unidos.   

Na Ânima Educação, a Trajetória do Dr. Ozires teve início em 2008, quando assumiu a reitoria da Unimonte, em Santos/SP (hoje chamada de São Judas Campus Unimonte). Foi o líder máximo da instituição até outubro de 2018 quando passou a ser Chanceler da Universidade São Judas, em São Paulo. Atualmente, Dr. Ozires Silva ocupa a posição de Presidente do Conselho Estratégico da Ânima e é de Patrono dos cursos de Engenharia e de Aviação nas instituições de ensino da organização educacional em todo país.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Programa Telessaúde do Brasil será expandido para 128 Unidades Básicas de Saúde


Júlia Campos | Publicada em 17/06/2021 22:38

O Programa Telessaúde do Brasil será expandido, pelo Governo Federal, para 128 Unidades Básicas de Saúde (UBS), em todo território nacional, ainda este ano. Atualmente, o projeto opera, em fase final de teste de conceito, na unidade do bairro Marajó, no distrito de Campos Lindos, na cidade de Cristalina (GO). Nessa unidade, que fica em zona rural, e em mais 14 UBS espalhadas pelo município, as ações são coordenadas pelo Ministério da Defesa.

Para conhecer o trabalho feito na unidade de saúde do bairro Marajó, o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, esteve no local. A visita foi acompanhada pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e por cinco deputados da Frente Parlamentar Mista de Telessaúde. Também participaram o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira; e o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues de Freitas.

O Telessaúde do Brasil é um programa interministerial voltado para áreas isoladas e comunidades em vulnerabilidade social com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo de 0,6. Ao todo, são oito Ministérios participantes: Defesa; Ciência, Tecnologia e Inovações; Saúde; Comunicações; Educação; Cidadania; Economia; e Minas e Energia. O programa se caracteriza por atuar sem aumento de pessoal na unidade de saúde; agregar tecnologia de ponta; ter baixo custo; ampliar o acesso a especialidades críticas em áreas remotas; e qualificar a triagem, o que evita deslocamentos desnecessários do paciente para os grandes centros, redução de demanda local e permite rápida resolução de exames.

“Trata-se de um serviço de excelência que amplia o princípio da universalização da saúde a todo cidadão brasileiro. Aqui em Cristalina, presenciamos um modelo inovador de telessaúde, direcionado à atenção de pacientes do SUS”, destacou o Ministro Braga Netto.

Resolução
O programa aproveita as melhores experiências de telessaúde do País. O foco é 100% no usuário, o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), e no acesso a serviços, a partir de agenda integrada de saúde digital. Quando o usuário chega a uma UBS, tem que haver uma resposta de 20 a 30 minutos.

Na unidade de saúde do bairro Marajó, a iniciativa conta com a participação inicial de cinco especialidades: a telecardiologia, que disponibiliza eletrocardiograma; a teledermatologia, com a utilização de dermatoscópio; a telepediatria; a telepsiquiatria; e a teleoftalmologia, que utiliza retinógrafo. Conforme a necessidade dos municípios em que o Telessaúde do Brasil será implementado, essas especialidades podem alterar.

“Mostra bem o espírito de integração do Governo Federal. Diversos ministérios no desenvolvimento de uma política pública que é absolutamente sintonizada com os princípios do SUS. Não há dúvidas que a telessaúde amplia fortemente o acesso à saúde”, afirmou o Ministro da Saúde.

Um dos intuitos do programa é a implementação dessas ações nos Pelotões de Fronteira, que ficam em áreas isoladas, afastadas dos centros urbanos e com acesso limitado à saúde especializada. A UBS do bairro Marajó, em Goiás, foi escolhida por atender essas características e por estar próxima a Brasília. Dessa forma, é facilitado o acesso da coordenação do programa para fazer as melhorias necessárias.

“É um ganho de saúde para a população humilde. O intuito é alcançar quem não tem. Todo esse trabalho mostra que também é um programa de inclusão social”, afirmou o coordenador do Programa Telessaúde do Brasil, General de Brigada Marco Antônio Martin da Silva.

Aperfeiçoamento
Para receber o programa, as UBS precisam de melhorias na infraestrutura, como acesso à banda larga de internet, dispositivos tecnológicos e digitais, energia elétrica onde não exista; e devem priorizar a geração de energia alternativa. Além disso, para implantação e operacionalização do programa, é preciso realizar a capacitação técnica de profissionais das áreas de saúde e de tecnologia. Por essa razão, é importante a ação interministerial, em que cada órgão oferece o que tem de melhor.

Também prestigiaram a visita a presidente da Frente Parlamentar Mista da Telessaúde, Deputada Federal Adriana Ventura; o Secretário Estadual de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino Júnior; o Prefeito Municipal de Cristalina, Daniel Sabino Vaz; e o Secretário Municipal de Saúde de Cristalina, Ednardo Gonçalves Ribeiro.

PORTAL DEFESANET


Equipe de Salto Livre da FAB bate recorde em Copa de Paraquedismo no Rio de Janeiro

Conhecido como Falcões, a equipe também também conquistou o título de campeã na Copa iFLY de Paraquedismo Indoor

Suboficial Xavier E Tenente-coronel Rocha | Publicada em 17/06/2021 08:08

A Equipe de Salto Livre da Força Aérea Brasileira (FAB), conhecido como Falcões, bateu recorde e conquistou medalhas na Copa Sargento Ewerton de Paraquedismo Clássico, que ocorreu de 31 de maio a 2 de junho, na cidade de Resende (RJ). Dezoito atletas, que integram a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), competiram em duas modalidades: Precisão de Aterragem e Estilo.  Na modalidade Estilo, o Tenente Rodrigo Gonçalves estabeleceu o novo Recorde Brasileiro e Latino-americano ao atingir a marca de 6.99 segundos. Até este momento, o registro era de 7.23 segundos, realizado em 2013, pelo Sargento Ricardo Pereira do Exército Brasileiro.

Nessa prova, o atleta salta da aeronave a sete mil pés, aproximadamente dois mil metros de altura, realizando os movimentos chamados de meia série - duas curvas de 360 graus e um loop - no menor tempo de execução. Além do recorde conquistado pelo Tenente Gonçalves, o Sargento Antonio Augusto Santos, também conquistou a 3ª colocação.

Já na prova de Precisão de Aterragem, a FAB conquistou a 2ª colocação por equipe e a 5ª posição na classificação geral individual. Nesta prova, os atletas saltam da aeronave a uma altura de 3.300 pés, cerca de mil metros. As equipes comandam os paraquedas e realizam uma navegação técnica até o alvo, que possui um raio de 16 centímetros e um ponto central de dois centímetros, chamado de "Mosca".

"Eu fico muito honrado de colocar não apenas o meu nome, mas de toda a Equipe Falcões, neste recorde da modalidade Estilo. Este é o resultado do intenso treinamento que estamos praticando e fortalece o espírito competitivo do time, além de servir de motivação para os atletas mais novos. Estamos no caminho certo", disse.

A equipe Falcões também conquistou, no dia 29 de maio, na cidade de São Paulo (SP), o título de Campeã da Copa iFLY de Paraquedismo Indoor, na modalidade 4way da categoria Inter. A prova aconteceu em um simulador, onde foi possível reproduzir a atividade de salto livre em condições muito parecidas com a realidade.

A Copa contou com 16 equipes de várias regiões do País, nas categorias Iniciante, Intermediária e Pro, dentre as quais a equipe Falcões se destacou com a vantagem de 20 pontos à frente do segundo colocado, uma marca expressiva no contexto da competição. Além disso, a equipe foi destaque por ser a primeira a realizar uma sessão com 31 pontos em 35 segundos na categoria.

O Capitão do Time, Tenente Rodrigo Gonçalves, conta que a equipe foi formada com muito esforço. "Treinamos e acreditamos na capacidade de cada atleta individualmente e levamos ao pé da letra a máxima de que "juntos somos mais fortes". Levamos para o túnel a vontade de vencer e o respeito aos adversários que também fizeram um excelente trabalho. Assim, alcançamos o nosso objetivo e cumprimos a missão que nos foi dada”, comemorou.

Equipe Falcões
Formados por Oficiais e Graduados, a Equipe Falcões integra a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), sediado em Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ). O grupo é comporto por um Chefe, um Operações, três militares de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar (DOMPSA) e 15 atletas, sendo 11 do sexo masculino e quatro do sexo feminino. Todos os atletas participam de provas de Formação em Queda Livre (4 Way), Precisão e Estilo. A equipe também participa de demonstrações e competições militares e civis.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL CONTILNET - Acre é primeiro estado do Norte a receber réplica fiel do novo caça da FAB


Da Redação | Publicada em 17/06/2021

Rio Branco é a primeira cidade da Região Norte a receber uma réplica em tamanho natural da aeronave F-39E Gripen. O caça, trazido de Brasília para a capital do Acre, tem como data de previsão operacional o mês de outubro, de acordo com o site da Força Aérea Brasileira (FAB). O modelo está sendo exibido na exposição “1936: A Trajetória – Um Voo pela História da Aviação no Acre”, mostra em alusão aos 59 anos da emancipação do estado. O evento é uma parceria da FAB com o governo do Estado, com curadoria da Fundação de Cultura Elias Mansour e apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O governador Gladson Cameli conta que a logística para trazer uma aeronave tão grande não é fácil: “Imagine quantos estados da federação querem ter essa oportunidade? Com união, vamos mostrar nossa história e valorizar nossa cultura. Eu digo que estou aprendendo todos os dias. Precisamos externar nossa história.”

E completa: “Quando se fala em Região Norte, geralmente não pensam em nós como os primeiros. Precisamos lutar, nos impor. Somos um povo guerreiro”.

Esse modelo de caça foi trazido ao Brasil em setembro de 2020. Com tecnologia sueca, o Gripen é o mais novo modelo de defesa do espaço aéreo nacional. De acordo com o site da FAB, a aeronave é conhecida pela sua eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e avançada capacidade tecnológica.  Em diversas forças aéreas do mundo, é o vetor responsável pela soberania e proteção da nação, realizando missões variadas, como as de policiamento do espaço aéreo em regiões críticas.

O tenente-comandante da FAB Edson Baratto agradeceu o povo acreano pela parceria e falou sobre a possibilidade de ver a aeronave de perto. “A integração entre a Força Aérea e o Estado do Acre é muito nobre. A gente está aqui como forma de retribuir todo o carinho do povo acreano para com a Força Aérea, proporcionando esse momento ao povo, às crianças e aos jovens.

Tenho certeza que, ao ver essa aeronave, muitos vão querer se tornar pilotos da FAB.” O F-39E Gripen pode ser visitado durante a exposição “1936: A Trajetória – Um Voo pela História da Aviação no Acre”, que está aberta ao público até o dia 27, domingo. O horário de funcionamento é:

Segunda a sexta-feira – manhã: das 9 às 12h / tarde: das 15 às 18h
Sábado e domingo –  turno único: das 15 às 20h

AGÊNCIA DEFESA DE NOTÍCIAS - Instituto de Medicina Aeroespacial promove curso para Médicos de Esquadrão


Agência Força Aérea | Publicada em 17/06/2021 15:46

No período de 07 a 11, o Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), promoveu o Curso de Medicina de Esquadrão (CMESQ) para seis alunos Médicos de Esquadrão Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Curso tem por objetivo proporcionar experiências de aprendizagem que habilitem os Médicos para atuarem, preventivamente, nas patologias decorrentes da atividade aeroespacial. Também objetiva manter os aeronavegantes em melhores condições de saúde para cumprirem as missões

Durante o treinamento, foram abordados temas da área de Medicina Aeroespacial, como a Atmosfera e Lei dos Gases, Hipóxia, Acelerações, Doença da Descompressão, Desorientação Espacial, Fadiga em Voo, Atendimento a Desastres, Evacuação Aeromédica, entre outros.

O curso foi composto por aulas teóricas e práticas do estágio de adaptação fisiológica. Nessa etapa, os alunos puderam vivenciar, nos laboratórios do IMAE, a ejeção, a desorientação espacial na “Cadeira de Barany”, a visão noturna e a manobra de resistência às acelerações.

A Capitão Médica Thaís Costa Carreira, do Esquadrão Poker (1º/10º GAV), relatou a importância do treinamento. “O CMESQ é um curso bastante proveitoso para nós, médicos de Esquadrão e de destacamento, pois abrange diversas áreas de atuação, além dos experientes instrutores que apresentaram vários exemplos práticos de vivência, enriquecendo o conteúdo. Foi uma grande oportunidade de conhecer as distintas realidades da FAB, aprimorando ainda mais a nossa atuação diária no âmbito operacional”, declarou.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DEFESA - Atletas da FAB se destacam no Pan-Americano de Ginástica Artística


Agência Força Aérea | Publicada em 17/06/2021 12:42

Aconteceu, nos dias 4 e 6 de junho, no Parque Olímpico da Cidade do Rio de Janeiro, na capital carioca, o Campeonato Pan-americano de Ginástica Artística. Com 16 medalhas, sendo nove de ouro, duas de prata e cinco de bronze, o Brasil garantiu a primeira colocação no Pan e, assim, conquistou mais uma vaga para a disputa nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2021.

Na categoria masculina, a competição contou com a participação de atletas de dez países, dentre eles, Estados Unidos, Argentina e Colômbia, fortes concorrentes do Brasil. A seleção brasileira participou com quatro atletas da Força Aérea Brasileira (FAB), os Sargentos Francisco Carlos Barretto Junior, Arthur Nory Oyakawa Mariano, Arthur Nabarrete Zanetti e Caio Campos Souza.

Para a Chefe da Equipe de Ginástica Artística da FAB, Tenente Patricia Rosas Petrocinio, a preparação técnica foi essencial. "Realizamos um acompanhamento multidisciplinar nos estágios de treinamentos, desde o início do ano até uma semana antes da competição. Isso colaborou para os importantes resultados obtidos neste momento”, disse.

Agora, o objetivo é se concentrar e lapidar as séries e os elementos técnicos, visando aos Jogos Olímpicos. “A Confederação Brasileira de Ginástica vem realizando um trabalho de excelência em prol da qualidade dos treinamentos e da assistência multidisciplinar aos atletas. Somos um elo forte, e o nosso objetivo, como parte do Programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas, é apoiar e integrar a Ginástica no cenário nacional e mundial”, complementou a Tenente Rosas.

O Campeão do Individual Geral do Pan-Americano 2021, Sargento Caio Souza, falou das expectativas com a conquista. “Agora, é se preparar cada vez mais, pois estamos na reta final para os Jogos Olímpicos”, declarou.

Confira o desempenho dos atletas da FAB:

1° Lugar por Equipe – Sargento Barretto Junior, Sargento Caio Souza e Sargento Nory;

1° lugar no Individual Geral – Sargento Caio Souza

1° lugar no Salto – Sargento Caio Souza

1° lugar nas Paralelas – Sargento Caio Souza

1° lugar nas Argolas – Sargento Caio Souza

3° lugar no Cavalo com alças – Sargento Barretto Junior