NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Imigrantes venezuelanos são levados de RR para BA, RN, RO e PB em novo processo de interiorização

Ao todo, 90 venezuelanos foram interiorizados nesta quinta-feira (17).

G1 Rr — Boa Vista | Publicada em 17/01/2019 20:29

Nesta quinta-feira (17), mais 90 imigrantes venezuelanos participaram voluntariamente do processo de interiorização do Governo Federal em Roraima. Eles seguiram em dois voos da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino a Rondônia, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Os aviões da FAB deixaram o Aeroporto Internacional de Boa Vista por volta das 8h. Na quarta (16), outros 51 estrangeiros já haviam sido interiorizados. Na ocasião, todos foram para Porto Velho.

Nos voos desta quinta, parte dos venezuelanos seguiram novamente para Porto Velho, além dos municípios de Conde, na Paraíba, que recebeu sete pessoas, Caicó, no Rio Grande do Norte, outras sete, e Lauro de Freitas, na Bahia, que acolheu 28 estrangeiros. Na capital de Rondônia foram recebidos 48 imigrantes.

Com estes, sobe para 4.343 o número de venezuelanos que participaram do processo de interiorização desde abril de 2018. O programa, desenvolvido pela Operação Acolhida, do Exército Brasileiro, encaminha imigrantes em busca de novas oportunidades de trabalho para outros estados do Brasil.

Todos os imigrantes que participam do programa são voluntários e estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, são dependentes de ajuda do governo e vivem em um dos abrigos de Roraima, afirma a Casa Civil. Eles têm ainda documentação como CPF e carteira de trabalho, são vacinados e fazem exames médicos, garante a entidade.

PORTAL CAMPO GRANDE NEWS


Primeira captação de órgãos deste ano beneficia seis pacientes

Os órgãos são de Vitor Hugo Rosa Francisco, de 20 anos, que foi baleado na nuca no sábado (12)

Guilherme Henri | Publicada em 17/01/2019 09:51

A primeira captação de órgãos da Santa Casa deste ano ocorreu ontem (16) e vai beneficiar seis pessoas. Os órgãos são de Vitor Hugo Rosa Francisco, de 20 anos, que foi baleado na nuca no sábado (12). Os órgãos captados do rapaz foram fígado, pâncreas, rins e córneas, beneficiando seis pessoas.

Segundo divulgado pela assessoria de comunicação da unidade de saúde, o fígado doado foi encaminhado para Brasília com o apoio da FAB (Força Aérea Brasileira), o pâncreas e um dos rins foram levados em voo comercial para São Paulo para serem implantados em dois pacientes que aguardavam na fila à espera de um órgão compatível para o transplante.

O outro rim permaneceu na Santa Casa para ser transplantado em uma mulher de 56 anos. Já as córneas do paciente foram captadas e levadas para o Banco de Olhos do hospital para análise, avaliação e depois serem disponibilizadas para transplantes.

Números - Em 2018 a OPO da Santa Casa encerrou o ano com 41 captações de órgãos. Ao todo foram captados 59 rins, 23 fígados, um pulmão, três pâncreas e sete corações. Durante todo o ano foram constatadas 123 mortes encefálicas, destas, 48 tiveram recusa médica e 35 tiveram recusa familiar.

Morte - Vitor Hugo foi atingido pelo tiro na Rua Barreira, no bairro Moreninha II. O crime intrigou até mesmo moradores da região, que afirmam que não presenciaram confusão nos momentos que antecederam o barulho dos tiros.

Um homem foi preso, na tarde da última segunda-feira (14), após tentar recuperar a arma que teria sido usado no crime.

Depois de prestar esclarecimentos, o rapaz foi liberado após pagar uma fiança no valor de três salários mínimos. Ele responderá por porte ilegal de arma de fogo. O caso continua sendo investigado.

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - Congonhas foi o aeroporto mais pontual da Operação Fim de Ano


Publicada em 17/01/2019 10:27

O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), teve o maior percentual de pontualidade nas partidas e chegadas durante a Operação Fim de Ano 2018-2019, com 91,62% de chegadas e partidas no horário programado.

É o que aponta o relatório final do Ministério da Infraestrutura, que monitorou 13 aeroportos, sendo cinco da Infraero, no período de 17 de dezembro a 6 de janeiro.

Administrado pela Infraero, o terminal paulistano também se posiciona no relatório como um dos melhores no Índice de Satisfação Geral do Passageiro, com a nota 4,43, em uma escala de 1 a 5, acima da média nacional, de 4,39. O desempenho geral dos 13 terminais foi de 88,4% de pontualidade. O documento fundamenta-se em dados fornecidos pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e operadores aeroportuários.

“Esse desempenho é possível com a constante integração e parceria existentes entre a Infraero e as companhias áreas que operam em Congonhas. É um resultado expressivo do comprometimento e da participação de todos os profissionais que atuam para que o movimento de passageiros e aeronaves flua cada dia melhor”, pontuou o superintendente do Aeroporto de Congonhas, Antônio Filipe Barcellos.

Ao todo, foram 21 dias de reforço nos serviços para atender à alta demanda do período, em um procedimento padrão acordado e alinhado anualmente entre setor público e a iniciativa privada. Além disso, foram definidos compromissos, responsabilidades e um regime especial de funcionamento para os respectivos aeroportos e companhias aéreas envolvidas na operação. O meta era manter o índice médio de atrasos abaixo de 15%.

Os 13 aeroportos monitorados pelo Ministério representam 70% do total do fluxo de viajantes no Brasil. São eles: Guarulhos, Congonhas e Viracopos (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Manaus (AM), Fortaleza (CE).