NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Base Aérea de Brasília abre os portões para população conhecer de perto atividades da Aeronáutica

Exposição de aeronaves, apresentação da Esquadrilha da Fumaça e shows fazem parte da programação gratuita deste domingo. Trânsito para aeroporto será impactado; confira detalhes

Da Redação | Publicada em 16/09/2022 16:03

A Base Aérea de Brasília realiza, neste domingo (18), das 9h às 17h, o evento "Portões Abertos", para mostrar à população as atividades da Aeronáutica. Entre as atrações, tem exposição de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), de equipamentos militares e de carros antigos – como um Rosenbauer Panther usado pelos bombeiros – além de apresentação da Esquadrilha da Fumaça e da Esquadrilha Fox – grupo composto por ex-pilotos de caça (veja programação ao final da reportagem).

A entrada é gratuita, mas, quem quiser concorrer aos brindes deve levar 1 kg de alimento não perecível, para doação. A organização do evento avisa que não é permitido o acesso de animais e de bicicletas, e recomenda o uso de roupas leves, boné, utilização de protetor solar e água que o visitante se mantenha hidratado.

O acesso ao Aeroporto JK e os horários de chegada dos passageiros serão alterados, por conta do evento (saiba mais abaixo). A última realização do "Portões Abertos", em Brasília, foi 2018 e atraiu, ao longo do dia, um público recorde de mais de 70 mil pessoas.

Acesso ao 'Portões Abertos' e impacto nas operações do Aeroporto JK

A Inframerica, empresa responsável pela administração do Aeroporto Juscelino Kubitschek, informa que o acesso para a Base Aérea deve ser feito pela via marginal da pista, deixando o trânsito livre para aqueles que forem ao aeroporto.

"Os motoristas devem manter-se na via das concessionárias de veículos para entrar na via que dá o acesso ao evento. Não será possível o acesso pelo Lago Sul, Portão Norte, VI COMAR", diz a Inframerica.

A empresa também orienta a quem for viajar, no domingo, que chegue ao aeroporto com 3h de antecedência. Com a movimentação na região, pode haver impacto no trânsito.

Praça Cultural

Além do "Portões Abertos", na Base Aérea, o Aeroporto JK promove no sábado (17) e no domingo (18), a primeira edição da "Praça Cultural". O evento gratuito acontece das 9h às17h, em frente ao terminal aéreo.

Na programação, tem música ao vivo, peças infantis com tema de aviação, feirinha, exposição do caminhão dos bombeiros, distribuição de brindes e comidas para todos os gostos. Durante o evento, quem for de carro e consumir, pelo menos, R$ 50 paga pelo estacionamento um preço único de R$ 10.

Programe-se:

'Portões Abertos'

Quando: domingo (18)

Horário: das 9h às 17h

Local: Base Aérea de Brasília (Área Militar do Aeroporto Internacional JK - Lago Sul)

De graça, quem quiser concorrer aos brindes deve levar 1kg de alimento para doação

Mais informações: pelo site

'Praça Cultural Aeroporto JK'

Quando: sábado (17) e domingo (18)

Horário: das 9h às 17h

Local: Praça Pick Up do Aeroporto, em frente ao terminal aéreo

De graça

ITA passa a aceitar candidatos com deficiência e reabre inscrições para vestibular

De acordo com o ITA, anteriormente os candidatos com deficiência eram eliminados do processo seletivo devido às condições de saúde. Inscrições serão reabertas na segunda-feira (19).

Da Redação | Publicada em 16/09/2022 16:20

O Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) divulgou nesta sexta-feira (16) uma retificação no edital do vestibular que permite que candidatos com deficiência estudem na instituição. Com isso, o ITA vai reabrir as inscrições para o vestibular na segunda-feira (19), para que pessoas com deficiência possam se inscrever.

De acordo com o ITA, anteriormente os candidatos com deficiência eram eliminados do processo seletivo devido às condições de saúde. Com a mudança, os candidatos com deficiência que forem aprovados no processo seletivo terão acesso a educação completa oferecida na instituição.

Com a mudança, os estudantes com deficiência poderão ingressar na instituição na modalidade civil, na qual não é realizada a formação aliada à carreira militar. Os aprovados no processo seletivo passarão por uma equipe multidisciplinar que vai avaliar se o projeto pedagógico do ITA tem condições de atender às necessidades educacionais especiais do candidato.

Ainda segundo ITA, as inscrições para o vestibular serão reabertas a partir da próxima segunda-feira (19) e seguirão até o dia 27 de setembro, pelo site. Qualquer candidato que seja brasileiro, com até 24 anos e que tenha concluído ou vá concluir o ensino médio em 2022, pode se inscrever.

Para o vestibular deste ano, estão previstas 150 vagas. Os cursos disponíveis de graduação são para seis áreas da engenharia: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica. Os cursos têm duração de 5 anos.

O edital e o link para as inscrições estarão disponíveis no site da instituição na segunda-feira (19).

PORTAL R7


Aeronáutica adquire 27 helicópteros Airbus H125 para FAB e Marinha

Aquisição do modelo H125 deverá aumentar a capacidade de treinamento da Força Aérea e da Marinha do Brasil

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 16/09/2022 13:46

A Airbus Helicopters recebeu uma ordem das forças armadas brasileiras para comprar um total de 27 helicópteros monomotores H125.

As aeronaves estão sendo adquiridas por meio do Comitê de Coordenação do Programa de Aeronaves de Combate (COPAC).

Esta aquisição visa aumentar a capacidade de treinamento da Força Aérea e da Marinha do Brasil.

O tenente-comandante da Força Aérea Brasileira Carlos de Almeida Baptista Junior disse: “Este contrato de aquisição conjunta representa a realização de um projeto que equipará a Força Aérea e a Marinha do Brasil com aeronaves modernas que atenderão às necessidades das Forças nos próximos 30 anos .”

A produção do H125 será realizada na linha de montagem final do H125 na fábrica da Helibras, subsidiária brasileira da Airbus, em Itajubá, Brasil.

É a mesma planta onde são montados os helicópteros multifunção H225M Cougar das Forças Armadas brasileiras.

Uma vez entregue, a nova frota H125 substituirá os helicópteros Eurocopter AS350 existentes da Força Aérea Brasileira e os helicópteros Bell 206 existentes da Marinha do Brasil.

Os helicópteros H125 da Airbus apresentarão um display multifuncional de veículos e motores que será compatível com os óculos de visão noturna.

O CEO da Airbus Helicopters, Bruno Even, disse: “O H125 é um helicóptero versátil amplamente utilizado nos mercados civil e militar como plataforma de treinamento, graças à sua robustez, confiabilidade e fácil manutenção”.

As forças armadas brasileiras atualmente possuem e operam até 156 helicópteros Airbus, baseados em oito bases em todo o país, para apoiar várias missões de busca e salvamento, transporte tático e apoio civil.

Os helicópteros incluem 41 helicópteros pesados multifuncionais H225M e 67 helicópteros leves monomotores da família Ecureuil .

PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Base Aérea de Brasília será aberta para a população neste domingo

Evento da Força Aérea Brasileira (FAB) para estreitar os laços com a população regional ocorre das 9h às 17h, com diversas atrações

Da Redação | Publicada em 16/09/2022 15:42

Moradores de Brasília têm a oportunidade de conhecer de perto os trabalhos da Força Aérea Brasileira (FAB) e, ainda, passar um dia de lazer e diversão com a família. A FAB realiza neste domingo (18/09), mais uma edição do “Portões Abertos na Base Aérea de Brasília”, iniciativa para estreitar os laços da corporação com a população regional. Com o mesmo objetivo, em anos anteriores, o evento ocorreu também em outras regiões do país, em estados como São Paulo, Roraima, Goiás, Pará e Santa Catarina.

Quem comparecer à Base Aérea de Brasília, que fica junto ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, vai conferir exposição de aeronaves militares e civis, de veículos antigos e demonstração de paraquedismo e artigos militares. O evento ainda contará com praça de alimentação, música ao vivo e atividades infantis. A Esquadrilha da Fumaça também estará presente, realizando uma apresentação completa para o público.

O evento começa às 9h e vai até às 17h. A entrada é gratuita. Os visitantes que fizerem a doação de 1kg de alimento concorrerão a brindes.

Os interessados em comparecer ao evento precisam ficar atentos com algumas recomendações da FAB. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Quanto ao acesso, a sugestão é para dar preferência aos meios de transportes coletivos ou o compartilhamento de veículos. O estacionamento será gratuito para carros. Outro aconselhamento é para as pessoas levarem dinheiro em espécie para o consumo de alimentos na praça de alimentação, pois, devido ao elevado fluxo de visitantes, é comum que a rede de internet e telefonia móvel fique mais lenta, dificultando as operações com cartão ou Pix. Devido ao calor, é preciso tomar cuidado com uma possível insolação, por isso, é preciso levar protetor solar, camisa de manga comprida, bonés e chapéus.

Sobre as restrições, não será permitido qualquer tipo de manifestação ou propaganda político-partidária, como camisas, bandeiras, santinhos, bonés de partido, entre outros. Não será permitida a entrada de veículos contendo adesivos de candidatos ou partidos políticos. Também será proibida a entrada com armamento, bebidas alcoólicas, coolers ou qualquer tipo de alimento.

Por questões de segurança, não será permitida a entrada de animais de estimação nem o uso de bicicletas. As informações sobre a programação e recomendações estão disponíveis no hotsite do evento

REVISTA AERO MAGAZINE


Brasília terá portões abertos da FAB neste domingo

Evento volta ocorrer depois de três anos e contará com Esquadrilha da Fumaça, voos, exposição de aeronaves e muito mais

André Magalhães | Publicada em 16/09/2022 16:00

A base aérea de Brasília vai receber no próximo domingo (18) mais uma edição do Portões Abertos, quando o público poderá visitar as instalações militares e diversas aeronaves presentes.

O evento acontecerá das 9h às 17h, com entrada franca. Um dos destaques deste ano será a presença da Esquadrilha da Fumaça, com show previsto para o final da tarde.

Entre as aeronaves que estarão presentes o destaque é para os caças F-5M Tiger, A-29 Super Tucano, os aviões de transporte C-105 Amazonas, KC-390 Millennium, C-130H Hercules, entre outros. Também estará em Brasília o caça aeronaval A-4KU Skyhawk da Marinha do Brasil.

“É sempre um prazer demonstrar com a Esquadrilha da Fumaça pelo Brasil e, em um evento de portões abertos da Base Aérea de Brasília, é um privilégio para todos do Esquadrão”, avalia Gustavo de Azevedo Natalício, major e piloto da esquadrilha.

Entre os aviões civis está confirmada a presença da Esquadrilha Fox, da Acro Brasil - Acrobacia Aérea, aeronaves do corpo de bombeiros e polícias, um Boeing 737-8 MAX da Gol Linhas Aéreas, entre outros.

Durante o evento também haverá as atrações diversas, como a exposição de carros antigos, viaturas militares, apresentação de bandas, incluindo a orquestra sinfônica de força aérea, apresentações de cães de guerra, etc. Além disso, o público terá acesso a praça de alimentação e programação infantil.

A doação de 1 quilo de alimento não perecível é gentilmente solicitado pela organização. Quem participar poderá concorrer ao sorteio de brindes.

Alguns portões abertos já ocorreram neste ano, como por exemplo na Academia da Força Aérea — que reuniu um público de 60 mil pessoas e contou com várias atrações, incluindo a Esquadrilha da Fumaça, caças, aviões de transporte, aviões civis e os Halcones, a Esquadrilha de demonstração da Força Aérea do Chile.

PORTAL METROPÓLES (DF)


Com evento na Base Aérea, metrô funcionará das 7h às 20h neste domingo

A alteração no serviço metroviário ocorrerá em razão do evento Portões Abertos, na Base Aérea de Brasília, ao lado do aeroporto

Guilherme Goulart | Publicada em 16/09/2022 11:16

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) funcionará, neste domingo (18/9), em horário estendido, das 7h às 20h. A alteração ocorrerá em razão do evento Portões Abertos, na Base Aérea de Brasília, ao lado do aeroporto. A informação é da assessoria do sistema metroviário.

A programação do Portões Abertos começa às 7h30, com a chegada de aeronaves civis convidadas. Às 9h30, haverá apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que fará uma passagem baixa ao longo do Eixão. A agenda completa pode ser conferida aqui.

Veja algumas orientações da organização do evento:

* Traga dinheiro em espécie, pois, devido ao elevado fluxo de visitantes, a rede de internet e de telefonia pode ficar lenta

* Utilize transporte coletivo ou compartilhe seu veículo com amigos

* O estacionamento será gratuito para carros e motos, não havendo estacionamento para bicicletas dentro da Base Aérea

* Sugerimos que seja redobrada a atenção aos riscos de uma possível insolação. Portanto, utilize protetor solar, camisa de manga comprida, bonés, gorros e afins. Não serão permitidos guarda-sóis, sombrites e/ou montagem de barracas que prejudiquem a visualização das demonstrações no pátio de aeronaves

* Orientamos que, para a redução do uso de copos descartáveis, cada um traga a sua garrafa/squeeze.

* Participe da campanha de doação de alimentos da Base Aérea de Brasília trazendo 1kg de alimento não perecível

* Não será permitido ingressar na Base Aérea com materiais ou vestimentas que contenham manifestação ou propaganda político-partidária, como, por exemplo, camisas, bonés ou bandeiras contendo estampas ou referências a candidatos ou partidos políticos

* Não será permitida a entrada de veículos na Base Aérea com adesivos de candidatos ou partidos políticos

* Não será permitida a entrada de animais (pets) na Base Aérea por questões de segurança

PORTAL AEROFLAP


Entenda por que a Esquadrilha da Fumaça raramente usa fumaça colorida em suas apresentações


Gabriel Centeno | Publicada em 16/09/2022

Os voos da Esquadrilha da Fumaça – oficialmente conhecida por Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA)  – sobre Brasília e Rio de Janeiro, no último Sete de Setembro, marcaram o retorno da fumaça colorida nas cores da bandeira nacional e até uma manobra inédita no mundo. 

As belas apresentações também levantaram questionamentos, especialmente se a fumaça colorida e a nova acrobacia farão parte dos ‘displays’ comuns da Esquadrilha, cuja missão maior é representar a Força Aérea Brasileira (FAB).

O portal AEROFLAP conversou com o Capitão André Bezerra, piloto #6 da equipe da FAB, para trazer esses esclarecimentos. Mas antes, é importante relembrar o uso da fumaça colorida pelo EDA. 

Resgate

As apresentações no Dia da Independência não foram as primeiras do EDA com o material colorido, mas sim as primeiras com o A-29 Super Tucano. Fabricado pela Embraer, o turboélice de ataque e treinamento é usado pelo time desde 2015, quando substituiu o T-27 Tucano.

A primeira aeronave a despejar a fumaça colorida pelo EDA foi o T-24 (CM-170) Fouga Magister, o primeiro e único jato da equipe, usado entre 1968 e 1972. Posteriormente, a fumaça colorida voltou a ser usada com o T-27 Tucano, mas apenas em ocasiões especiais, tais como os desfiles de Sete de Setembro em Brasília. 

Logística

Segundo o Capitão Bezerra, as apresentações no DF e RJ marcam a recuperação de uma antiga capacidade da equipe. A fumaça com as cores da bandeira chama mais atenção, abrilhantando as demonstrações e reforçando um dos valores da equipe: o patriotismo.

Outro destaque foi a troca de fumaça em voo. Os aviões foram adaptados com um chaveamento no painel. Quando acionado, a aeronave pode trocar da fumaça branca para colorida.

No entanto, assim como o T-27, a fumaça colorida será usada apenas em demonstrações especiais. Conforme explicado pelo aviador, o uso do fumo colorido trás mais dificuldades às demonstrações, já que aumenta a pegada logística da equipe. 

O processo de geração de fumaça ocorre da mesma forma para as ‘duas fumaças’: um óleo vegetal, biodegradável, é pulverizado diretamente no escapamento direito. Em contato com os gases quentes, o óleo evapora e se torna fumaça.

Para fazer a fumaça colorida, a Esquadrilha precisa importar um óleo específico para isso. A fumaça ganha cor assim que o material é queimado no escapamento, através de uma reação química. No entanto, esse óleo tem uma viscosidade diferente, com uma tendência de aderir aos materiais mesmo depois de queimado, o que suja a fuselagem do avião. 

“A longo prazo, se você não tomar cuidado, os produtos químicos desse óleo podem causar um problema de corrosão”, conta o aviador.

A equipe toma duas medidas para evitar isso. A primeira é que os aviões são polidos pelos Anjos da Guarda – como são chamados os mecânicos do EDA – com uma camada espessa de uma cera especial, para evitar que os resíduos grudem na fuselagem. A segunda é que depois das apresentações com fumaça colorida, os aviões são lavados imediatamente. “A gente encera, usa, depois remove a cera e lava a aeronave.”

Além disso, o oficial diz que o EDA precisa transportar os latões de óleo até o local da apresentação. Ele explica que as aeronaves não voam com o material nos reservatórios, já que “isso pode aumentar a probabilidade de algum entupimento em válvula. Então a gente precisa ter o óleo na localidade.” 

Esse dois fatores significam mais material e mais militares a serem transportados em uma única demonstração, aumentando a logística envolvida. “O produto, evidentemente por ser importado, é um pouco mais caro que a fumaça branca. Então temos todos esses óbices“, completa Bezerra. 

Novas manobras

Como mencionado no início do texto, uma nova manobra apresentada no Rio de Janeiro também chamou bastante atenção. Bezerra conta que ela ainda não tem nome, mas foi apelidada como ‘DNAzão’, em referência à acrobacia DNA. Mas assim como a fumaça colorida, essa manobra também está reservada à ocasiões específicas. 

O DNAzão envolve oito aeronaves, uma a mais que as sete tradicionalmente usadas pela equipe. Novamente, envolve mais logística. Ela consiste em seis A-29 voando na formação Espelhão (três aviões em voo normal, com outros três em voo de dorso). Logo atrás, mais dois A-29 voam em torno da trilha de fumaça, formando uma espiral. 

“O DNAzão foi uma ideia que tivemos para valorizar a fumaça colorida”. Bezerra destaca que, apesar de similar às manobras de outros times de demonstração, como os britânicos Red Arrows e o Al-Fursan emiradense, o DNAzão é único por ter o espelhão, o que torna a manobra ainda mais inédita. 

Sobre a adição de novas acrobacias ao currículo do EDA, o piloto explica que isso é algo raro. “Ou você imagina algo novo e estuda a viabilidade daquilo, ou vemos uma manobra já feita por outro time e buscamos adaptar aquela ao que é possível ser feito com o A-29. Mas é muito raro.”

Por outro lado, a equipe altamente treinada busca sempre melhorar suas apresentações. Bezerra conta que a Esquadrilha tem adaptado as manobras em maior ou menor grau, a fim de aprimorar a visualização e o efeito causado no público. Isso inclui alterações nos parâmetros de ângulo, tempo e velocidade nas acrobacias. “A gente faz adaptações o tempo todo para que o display seja cada vez melhor.” 

Como visitar a equipe

Por fim, além de se apresentar pelo Brasil e o Mundo, a Esquadrilha da Fumaça recebe visitantes em sua sede. A equipe tem como “casa” a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). 

Conforme informado no site do EDA, todos os visitantes devem atentar às orientações da AFA e realizar o cadastro prévio. O passo-a-passo pode ser encontrado no site da AFA: https://www2.fab.mil.br/afa/index.php/agende-sua-visita.

Aeroporto de Brasília e Base Aérea promovem um final de semana da aviação


Da Redação | Publicada em 16/09/2022

Neste final de semana, dias 17 e 18 de setembro, das 9h às 17h, o Aeroporto de Brasília e a Base Aérea realizarão eventos gratuitos para toda a família. Será um final de semana dedicado a aviação com muitas atrações para as crianças.

O terminal brasiliense realiza a primeira edição da Praça Cultural com músicas ao vivo, peças infantis com tema de aviação, feirinha, exposição do caminhão dos bombeiros de aeródromo, distribuição de brindes e comidas para todos os gostos.

O evento acontecerá na Praça Pick Up, área localizada em frente ao terminal aéreo, no sábado e domingo, das 9h às 17h. Além das ações culturais, a Praça conta com uma gastronomia diversificada. O recém-inaugurado Living Heineken oferece uma variedade de pratos e petiscos, além de bebidas da marca.

Já a “área de Brasília” conta com tradicionais marcas da capital brasiliense como Dog da Igrejinha, Pizzaria Dom Bosco e Parrilla Burger. Starbucks também tem presença garantida com diversos cafés e lanches e o My Mini Market também participará do evento com uma diversidade de produtos para todos os gostos.

Quem vier de carro para a Praça Cultural terá desconto no estacionamento. Ao consumir o mínimo de R$ 50 nos bares, restaurantes, lanchonetes ou na feirinha localizados na Praça Pick Up, o estacionamento terá preço único de R$ 10 pelo período. Basta apresentar a nota fiscal no balcão de pagamento da Estapar para validar o novo valor.

Já no domingo dia 18 de setembro, a Base Aérea de Brasília realiza o “Portões Abertos”, tradicional evento aeronáutico. O último evento aconteceu em 2018 e reuniu ao longo do dia um público recorde de mais de 70 mil pessoas.

A programação deste ano inclui exposição de aeronaves militares, institucionais e comerciais, equipamentos militares, carros antigos, paraquedismo, demonstrações e acrobacias aéreas, além de sorteios de brindes e show com a bandas. A exibição da Esquadrilha da Fumaça é o momento mais aguardado do evento.

A demonstração dos pilotos com as sete aeronaves com as cores da bandeira do Brasil acontecerá por volta de 16h. A Esquadrilha Fox também fará uma apresentação de acrobacias aéreas. O grupo composto por ex-pilotos de caça se apresenta às 11h25. 

EBC - EMPRESA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO


Base Aérea de Brasília recebe público com programação especial


Da Redação | Publicada em 16/09/2022 08:00

Neste domingo (18), em Brasília, de 9h às 17h, a base aérea terá várias atividades abertas ao público. Entre as apresentações estão a Esquadrilha da Fumaça e um show da Orquestra Sinfônica da Força Aérea.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PORTAL CAVOK


Réplica do F-39 Gripen está exposta pela primeira vez no Rio Grande do Sul


Fernando Valduga | Publicada em 16/09/2022 12:19

Os apaixonados por aviação que querem sentir um pouco das emoções de um piloto vão poder viver uma super experiência entre os dias 15 e 29 de setembro, quando o BarraShoppingSul receberá a réplica da aeronave de caça multimissão F-39 Gripen.

Feita em fibra de vidro, madeira e metal, a réplica do F-39 Gripen possui as mesmas dimensões que o caça verdadeiro: 15 metros de comprimento, oito de largura e quatro de altura e foi construída pela empresa sueca SAAB Group, a fabricante da aeronave real.

A atração em exposição permitirá que os visitantes conheçam os detalhes do mais novo caça da Força Aérea Brasileira e fiquem por dentro de funcionalidades estratégicas. Também será permitida a entrada na cabine da aeronave como se fosse um piloto, tirar fotos e registrar a experiência de estar dentro de um dos caças mais ágeis da atualidade.

Para vivenciar esse momento é necessário resgatar o ingresso através do app Multi. A exposição é gratuita e acontecerá de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h, na Praça Rosa dos Ventos, no BarraShoppingSul.