NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


SBT


SBTMS NOTICIAS 16/08/2021


Sbtms | Publicada em 16/08/2021

O Exercício Tápio foi destaque na edição dessa segunda-feira (16) do SBTMS. Confira a partir de 19:24:

 

DEFESA AÉREA & NAVAL


FAB empregou militares e aeronaves durante Operação Formosa 2021


Luiz Padilha | Publicada em 16/08/2021 15:37

Militares e aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram da Operação Formosa, no município de Formosa, interior de Goiás, localizado a 80 quilômetros de Brasília (DF). Os preparativos tiveram início no dia 10 de agosto e, nesta segunda-feira (16), aconteceu uma Demonstração Operativa, com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhado do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, do Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues e demais autoridades.

O exercício foi considerado o maior já realizado pela Marinha do Brasil (MB) no Planalto Central, e contou, também, com a participação de militares do Exército Brasileiro (EB). A Operação Formosa acontece desde 1988, no Campo de Instrução de Formosa (CIF), com o propósito de assegurar o preparo do Corpo de Fuzileiros Navais como força estratégica, de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário, conforme previsto na Estratégia Nacional de Defesa. Este ano, de forma inédita, houve também a participação de meios do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, de modo a incrementar a interoperabilidade das Forças Armadas do País.

A participação da FAB ocorreu com o emprego de aeronaves, a exemplo do R-99, do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2°/6° GAV) – Esquadrão Guardião, para reconhecimento; do A-29, do Segundo Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (2°/3° GAV) – Esquadrão Grifo, para ataque e apoio aéreo aproximado; com o Grupo de Comunicação e Controle (GCC); e, ainda, com a atuação do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), para o controle do espaço aéreo.

O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, garante que a atuação da FAB na Operação Formosa foi de extrema importância. “A coordenação de apoio de fogos entre as Forças componentes do Teatro de Operações é uma atividade bastante complexa, que requer muito treinamento para evitar fratricídio e prover sinergia para a campanha conjunta”, destaca o Oficial-General.

Operação Formosa 2021

Trata-se de um treinamento militar que ocorre anualmente e simula operações de combate em diferentes tipos de situação com o objetivo de manter as condições de atuação imediata dos Fuzileiros Navais.

PORTAL AEROIN


Exercício Conjunto da FAB em Mato Grosso do Sul treina militares para guerra


Carlos Ferreira | Publicada em 16/08/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) inicia, nesta segunda-feira (16), a segunda fase do Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2021, na Base Aérea de Campo Grande (BACG), no Mato Grosso do Sul. As atividades operacionais ocorrerão até o dia 3 de setembro e simularão um cenário de guerra. Cerca de 30 aeronaves e 16 Unidades Aéreas e de Infantaria foram deslocadas para o treinamento na capital sul-matogrossense.

No cenário do Exercício, serão treinadas Ações de Força Aérea em uma possível participação da FAB em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para a ordem e a paz mundial e compromissos internacionais; garantindo a soberania, integridade territorial e defesa patrimonial; e provendo ajuda humanitária.

A FAB emprega no Exercício aeronaves das Aviações de Caça, Transporte, Reconhecimento e Asas Rotativas. Entre elas, estão os caças A-1 AMX e A-29 Super Tucano; os helicópteros H-36 Caracal e H-60L Black Hawk; e as aeronaves C-130 Hércules, C-105 Amazonas, E-99, R-99 e C-98 Caravan.

Durante o adestramento, os militares e vetores são dispostos em cenário de guerra não convencional, no qual o combate é contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre dois estados constituídos. Dentre as atividades, estão missões de Ataque, Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, entre outras.

A primeira fase do EXCON Tápio ocorreu, de 10 a 13 de agosto, no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), em Novo Progresso (PA), na região conhecida como Serra do Cachimbo.

Interoperabilidade

O adestramento é coordenado pelo Comando de Preparo (COMPREP) da FAB e conta com a participação de militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Por este motivo, a atividade, que está na quarta edição, passa a ser denominada EXCON.

O Diretor do Exercício e Comandante da BACG, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto, explica que a mudança visa demonstrar a importância da interoperabilidade para a área de Defesa do País. “Com o EXCON Tápio, mostramos a capacidade de operar de maneira integrada, coordenada e harmônica e que essa característica é necessária para que, em uma situação de conflito, as Forças tenham o domínio dos seus ambientes de interesse e impeçam que o inimigo faça o mesmo”, completa.

O Diretor do Exercício acrescenta que a realização do EXCON Tápio é fundamental para garantir a continuidade da capacitação operacional dos militares da Instituição. “Também nos capacita para a pronta-resposta no emprego em diversas missões que são executadas pela Força”, conclui o Brigadeiro Rossetto.

Biossegurança

Assim como na edição do ano passado, o EXCON Tápio implementa o plano de biossegurança para prevenção de contaminação por COVID-19. Dentre as principais medidas estão a utilização de máscaras, manutenção do distanciamento social e uso de álcool gel. Além desses procedimentos usuais, haverá testes para detecção do novo Coronavírus antes e durante o exercício para os militares que, porventura, não estejam vacinados, como medidas adicionais de controle.

A Comissão de Vigilância em Saúde do Exercício Conjunto Tápio 2021 terá controle dos locais de hospedagem e também das dependências da BACG, por meio de QRCode, para fins de monitoramento. Desta forma, caso seja detectado um militar infectado, será possível recuperar, por meio de rastreabilidade, os locais onde este participante circulou e os horários, permitindo, assim, identificar possíveis contatos com outros militares do Exercício.

Os militares foram orientados a permanecerem em seus locais de hospedagem, saindo apenas quando necessário, para o atendimento das escalas de voo e engajamentos operacionais, e todas as atividades que não exijam, obrigatoriamente, a presença do militar, deverão ocorrer de maneira remota, de forma isolada, nos seus alojamentos. Os militares também seguirão as determinações das autoridades locais quanto ao assunto.

Operação Formosa, em Goiás, conta com militares e aeronaves da FAB


Juliano Gianotto | Publicada em 16/08/2021

Militares e aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram da Operação Formosa, no município de Formosa, interior de Goiás, localizado a 80 quilômetros de Brasília (DF). 

Os preparativos tiveram início no dia 10 de agosto e, nesta segunda-feira (16), aconteceu uma Demonstração Operativa, com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhado do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, do Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues e demais autoridades. 

O exercício foi considerado o maior já realizado pela Marinha do Brasil (MB) no Planalto Central, e contou, também, com a participação de militares do Exército Brasileiro (EB). A Operação Formosa acontece desde 1988, no Campo de Instrução de Formosa (CIF), com o propósito de assegurar o preparo do Corpo de Fuzileiros Navais como força estratégica, de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário, conforme previsto na Estratégia Nacional de Defesa.

Este ano, de forma inédita, houve também a participação de meios do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, de modo a incrementar a interoperabilidade das Forças Armadas do País.

A participação da FAB ocorreu com o emprego de aeronaves, a exemplo do R-99, do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2°/6° GAV) – Esquadrão Guardião, para reconhecimento; do A-29, do Segundo Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (2°/3° GAV) – Esquadrão Grifo, para ataque e apoio aéreo aproximado; com o Grupo de Comunicação e Controle (GCC); e, ainda, com a atuação do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), para o controle do espaço aéreo.

O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, garante que a atuação da FAB na Operação Formosa foi de extrema importância. “A coordenação de apoio de fogos entre as Forças componentes do Teatro de Operações é uma atividade bastante complexa, que requer muito treinamento para evitar fratricídio e prover sinergia para a campanha conjunta”, destaca o Oficial-General.

Operação Formosa

Trata-se de um treinamento militar que ocorre anualmente e simula operações de combate em diferentes tipos de situação com o objetivo de manter as condições de atuação imediata dos Fuzileiros Navais.

PORTAL AEROFLAP


Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) promove 45º Bródio dos Jaguares


Fab | Publicada em 17/08/2021

O Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, sediado na Ala 2, em Anápolis (GO), realizou nesse sábado (14), o 45º Bródio dos Jaguares.

O evento, tradicional na Força Aérea Brasileira (FAB), reúne os Jaguares, código dos pilotos de caça da Unidade. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior participou do encontro.

Como ocorreu em 2020, novamente a cerimônia foi transmitida ao vivo e contou com número reduzido de pessoas em razão dos cuidados recomendados pelo enfrentamento da COVID-19.

Participaram, o Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; o Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Anápolis, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez; o Adido Militar da Suécia, Coronel Lars Mikael Bergstrom; além de Comandantes das Organizações Militares que compõe a Guarnição de Aeronáutica de Anápolis, Jaguares e Jaguares Honorários do efetivo da Ala 2 e do 1° GDA e convidados.

O Comandante da Aeronáutica, Jaguar 112, destacou a importância do evento.

“Reunião de confraternização, onde as gerações mais antigas têm durante esse tempo a oportunidade de contar para os mais novos suas experiências, lembranças e motivos que fizeram o GDA e seus Jaguares chegarem até aqui”, ressalta o Oficial-General.

Homenagens

Durante o encontro, o 1º GDA realizou diversas homenagens, dentre elas a efetivação dos novos Jaguares Honorários, em reconhecimento àqueles que contribuíram para o desempenho das atividades do Esquadrão.

Neste ano, o título foi entregue ao Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida, com a ordem Jaguar Honorário 171. Para o Oficial-General, o sentimento é de emoção e satisfação, além de uma realização pessoal considerando a importância da Unidade Militar e o que representa para a Aviação de Caça.

“Ser considerado um Jaguar Honorário me coloca em um patamar de piloto operacional completo na Força Aérea Brasileira”, finaliza. 

TAPIO: Exercício Conjunto da FAB simula guerra e treina militares em Mato Grosso do Sul


Pedro Viana | Publicada em 17/08/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) inicia, nesta segunda-feira (16), a segunda fase do Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2021, na Base Aérea de Campo Grande (BACG), no Mato Grosso do Sul.

As atividades operacionais ocorrerão até o dia 3 de setembro e simularão um cenário de guerra. Cerca de 30 aeronaves e 16 Unidades Aéreas e de Infantaria foram deslocadas para o treinamento na capital sul-matogrossense.

No cenário do Exercício, serão treinadas Ações de Força Aérea em uma possível participação da FAB em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para a ordem e a paz mundial e compromissos internacionais; garantindo a soberania, integridade territorial e defesa patrimonial; e provendo ajuda humanitária.

A FAB emprega no Exercício aeronaves das Aviações de Caça, Transporte, Reconhecimento e Asas Rotativas. Entre elas, estão os caças A-1 AMX e A-29 Super Tucano; os helicópteros H-36 Caracal e H-60L Black Hawk; e as aeronaves C-130 Hércules, C-105 Amazonas, E-99, R-99 e C-98 Caravan.

Durante o adestramento, os militares e vetores são dispostos em cenário de guerra não convencional, no qual o combate é contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre dois estados constituídos. Dentre as atividades, estão missões de Ataque, Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, entre outras.

A primeira fase do EXCON Tápio ocorreu, de 10 a 13 de agosto, no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), em Novo Progresso (PA), na região conhecida como Serra do Cachimbo.

Interoperabilidade

O adestramento é coordenado pelo Comando de Preparo (COMPREP) da FAB e conta com a participação de militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Por este motivo, a atividade, que está na quarta edição, passa a ser denominada EXCON.

O Diretor do Exercício e Comandante da BACG, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto, explica que a mudança visa demonstrar a importância da interoperabilidade para a área de Defesa do País.

“Com o EXCON Tápio, mostramos a capacidade de operar de maneira integrada, coordenada e harmônica e que essa característica é necessária para que, em uma situação de conflito, as Forças tenham o domínio dos seus ambientes de interesse e impeçam que o inimigo faça o mesmo”, completa.

O Diretor do Exercício acrescenta que a realização do EXCON Tápio é fundamental para garantir a continuidade da capacitação operacional dos militares da Instituição.

“Também nos capacita para a pronta-resposta no emprego em diversas missões que são executadas pela Força”, conclui o Brigadeiro Rossetto.

Biossegurança

Assim como na edição do ano passado, o EXCON Tápio implementa o plano de biossegurança para prevenção de contaminação por COVID-19. Dentre as principais medidas estão a utilização de máscaras, manutenção do distanciamento social e uso de álcool gel.

Além desses procedimentos usuais, haverá testes para detecção do novo Coronavírus antes e durante o exercício para os militares que, porventura, não estejam vacinados, como medidas adicionais de controle.

A Comissão de Vigilância em Saúde do Exercício Conjunto Tápio 2021 terá controle dos locais de hospedagem e também das dependências da BACG, por meio de QRCode, para fins de monitoramento.

Desta forma, caso seja detectado um militar infectado, será possível recuperar, por meio de rastreabilidade, os locais onde este participante circulou e os horários, permitindo, assim, identificar possíveis contatos com outros militares do Exercício.

Os militares foram orientados a permanecerem em seus locais de hospedagem, saindo apenas quando necessário, para o atendimento das escalas de voo e engajamentos operacionais, e todas as atividades que não exijam, obrigatoriamente, a presença do militar, deverão ocorrer de maneira remota, de forma isolada, nos seus alojamentos. Os militares também seguirão as determinações das autoridades locais quanto ao assunto.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Operação inédita treina militares para missões noturnas com helicópteros


Lane Barreto | Publicada em 16/08/2021 16:41

No período de 16 a 20 de agosto, pilotos e tripulações das Forças Armadas executam treinamento em voo a bordo de helicópteros com emprego de Óculos de Visão Noturna (OVN). O adestramento conjunto, denominado Operação Ricardo Kirk, ocorre no Comando de Aviação do Exército, em Taubaté, São Paulo.

Pela primeira vez, a atividade conta com militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica simultaneamente neste tipo de treinamento.

A atividade em incursão aeromóvel noturna, no contexto de uma situação tática preestabelecida, consiste na segunda fase do treinamento, iniciado em julho. A etapa anterior, entre 25 e 30 de julho de 2021, foi destinada ao nivelamento doutrinário de técnicas, táticas e procedimentos na condução de uma fração de helicópteros em voo, com uso de OVN.

A ação conta com o emprego de militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica operando e padronizando procedimentos em helicópteros modelo H225M, projeto estratégico do Ministério da Defesa.

Em atividade conjunta, pilotos e tripulantes estudaram e estabeleceram uma situação tática figurada, na tarde desta segunda-feira (16), para a aplicação real no dia seguinte do exercício.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


III COMAR e BAGL realizam Manobra de Crise


Tenente Erika | Publicada em 16/08/2021

O Exercício de Manobra de Crise realizado pelo Comando Aéreo Leste (III COMAR) em conjunto com a Base Aérea do Galeão (BAGL) nos dias 12 e 13 de agosto  ressaltam a importância da Governança e da representatividade do COMAER na área de jurisdição. A atividade consiste em uma simulação de situações de crise regional que envolvam a Força Aérea Brasileira (FAB), com objetivo de manter a capacitação do  efetivo no processo decisório, avaliar a eficiência desse processo e aprimorá-lo.                                       

Durante o exercício foram abordadas atividades sob vários aspectos, como o discernimento do Estado de Crise, a tomada  das primeiras decisões, a criação de um comitê de crise, o contato com órgãos externos, o relacionamento com a imprensa  e  o encerramento do Estado de Crise.

O primeiro Exercício de Manobra de Crise havia sido promovido pelo III COMAR, em dezembro de 2020 para o intuito de aperfeiçoar a comunicação e o processo decisório internos do COMAR em cenários de crise regional. Essa nova simulação  será executada com a mesma finalidade, ampliando a capacitação para a Base Aérea do Galeão.

OUTRAS MÍDIAS


MSTV 2ª EDIÇÃO - 30 aviões da FAB vão sobrevoar MS até 3 de setembro em treinamento


Mstv | Publicada em 16/08/2021