NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Pescador doente é resgatado por militares em helicóptero da Base Aérea de Natal

Nove militares participaram da ação de resgate. O homem estava desidratado, condição causada por uma diarreia.

G1 Rn | Publicada em 16/07/2022 13:03

Um pescador que estava doente foi resgatado por um helicóptero da Base Aérea de Natal (BAT) nesta sexta-feira (15). Ele estava desidratado e com hipotensão, condições causadas por uma forte diarreia, e foi retirado da embarcação em operação que contou com a ação de nove pessoas.

De acordo com informações da Base Aérea de Natal, os militares foram acionados pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae). O salvamento ocorreu por volta das 16h e a embarcação estava a cerca de 120 milhas náuticas, à nordeste da capital potiguar.

Com as coordenadas, a aeronave decolou da base, em Parnamirim, e seguiu até a embarcação. O helicóptero pousou de volta às 17h55. Os primeiros socorros foram feitos na aeronave, por uma médica e um enfermeiro que faziam parte da tripulação.

A embarcação onde a vítima estava era de pequeno porte e não tinha um convés, o que dificultava o resgate a partir do pesqueiro. A solução para içar o pescador foi colocar ele na água e, somente após isso, retirar através de uma alça.

De acordo com o comandante da aeronave, a visibilidade no local estava prejudicada por nuvens e pelo horário ser próximo do pôr do sol.

Além da médica e do enfermeiro, completaram a tripulação três pilotos, um mecânico, dois operadores e três homens que atuaram na retirada do pescador.

PORTAL AEROIN


Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Poços de Caldas (MG) no próximo sábado


Carlos Ferreira | Publicada em 16/07/2022 15:13

A cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, recebe a Esquadrilha da Fumaça no próximo sábado, 23 de julho, para uma apresentação que faz parte das comemorações dos 150 anos da cidade. O evento acontece no Aeroclube local, com diversas atrações, com a demonstração se iniciando às 15h30.

Completando 70 anos de existência em 2022, a Fumaça se concretizou como um instrumento de comunicação social da FAB, com manobras arrojadas e exclusivas que a fazem diferenciar das demais esquadrilhas do mundo, como o voo invertido em formação, sua especialidade. A Esquadrilha da Fumaça é formada por militares da Força Aérea Brasileira e sua frota é composta por aeronaves Embraer A-29 Super Tucano.

Atualmente, são treze oficiais aviadores, um especialista em aviões, uma médica, uma administradora e dois oficiais de Comunicação Social, além de uma equipe de graduados especialistas, divididos na área administrativa e de manutenção de aeronaves – conhecidos carinhosamente por “Anjos da Guarda”. Os soldados completam o time, colaborando na rotina diária.

 

No último dia 14 de maio, o setor completou sete décadas desde a primeira demonstração.

Brasil será anfitrião do encontro de Comandantes das Forças Aéreas operadoras do Gripen


Carlos Ferreira | Publicada em 16/07/2022 19:40

Neste mês de julho, o Brasil será anfitrião da reunião dos Comandantes de Forças Aéreas operadoras do Gripen (Gripen Users Air Chiefs Conference). O evento será realizado nas instalações da Embaixada do Brasil em Londres e deve reunir os comandantes das Forças Aéreas da Suécia, Hungria, Chéquia (ou República Tcheca), Tailândia, além líder da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

O encontro faz parte da agenda proposta pela SAAB, fabricante do caça, e tem como objetivo manter um diálogo de alto nível entre os comandantes para discutir e analisar a operação, produtividade e logística do Gripen. 

Além da reunião dos comandantes, a SAAB também realiza outro encontro mais amplo, chamado de Reunião do Grupo de Usuários do Gripen, onde grupos de cada país compartilham as melhores práticas e discutem os desafios encontrados durante a operação do caça.

A Força Aérea Brasileira, cliente mais recente da aeronave, participa das Reuniões do Grupo de Usuários do Gripen desde 2017. O último encontro aconteceu em Salvador, no final do ano passado.

Cada operador do Gripen tem suas próprias experiências de operação. Durante uma reunião como esta, os operadores do Gripen aprendem sobre coisas diferentes, por exemplo, como é operar o caça em diferentes condições climáticas ou como agilizar os processos para alcançar o máximo desempenho de voo e combate.

PORTAL PODER AÉREO


Domingo Aéreo 2022 na Academia da Força Aérea (AFA)


Alexandre Galante | Publicada em 16/07/2022 16:49

Evento vai comemorar os 70 anos de atuação da Esquadrilha da Fumaça e ajudar a comunidade

O maior evento aeronáutico do país está de volta! A Academia da Força Aérea confirmou a realização do Domingo Aéreo 2022 no dia 21 de agosto.

O evento é uma oportunidade para estreitar os laços entre a Organização Militar e os cidadãos. Além disso, é importante ressaltar que o evento não tem fins lucrativos. No entanto, serão arrecadados alimentos não perecíveis para as entidades assistenciais citadas no site do evento.

Diversas atrações já estão confirmadas e outras novidades serão anunciadas pela AFA em breve.

Os ingressos serão disponibilizados gratuitamente no site www.domingoaereoafa.com.br.

DEFESA EM FOCO


Testes são realizados para integrar Informações Aeronáuticas do Brasil e da Europa

Os Testes, realizados pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo, ocorreram no período de 30 de maio a 03 de junho, na sede da IDS Air Nav, em Roma, na Itália

Da Redação | Publicada em 16/07/2022 08:00

Os resultados dos Testes de Aceitação em Fábrica (FAT) da integração do Sistema de Gerenciamento de Informações Aeronáuticas do Brasil (AIM-BR) com o Banco de Dados Europeu de Serviços de Informações Aeronáuticas (INO EAD – International NOTAM Operations European AIS Database), foram apresentados no dia 30 de junho, na Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), no Rio de Janeiro (RJ). Os Testes, realizados pela CISCEA, ocorreram no período de 30 de maio a 03 de junho, na sede da IDS Air Nav, em Roma, na Itália.

Essa integração é fruto do Programa DECEA-EUROCONTROL e permite que o sistema CRONOS de emissão de NOTAM realize transmissões automáticas entre o Brasil e o continente Europeu. Esse serviço otimiza os processos tradicionais com tecnologias atuais, objetivando atingir o mais alto nível de automação dos processos de informação aeronáutica, conforme as orientações da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

O NOTAM, conhecido como “Aviso aos Aeronavegantes”, é um serviço prestado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), através do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), e consiste em informar à comunidade aeronáutica mundial sobre qualquer modificação no arcabouço normativo, na infraestrutura aeronáutica (aeroportos e navegação aérea), na organização do espaço aéreo, nos mapas e cartas aeronáuticos ou eventuais situações de perigo à navegação aérea.

Na próxima fase do projeto, está prevista a migração dos testes para o ambiente de produção do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) para a implantação do módulo “Provider” – ou seja, o ICA será também provedor de dados para a EUROCONTROL, quando a modernização AIM-BR estiver produzindo informações aeronáuticas estáticas e dinâmicas. O NOTAM terá um importante papel como grande ator na padronização, na produção e no entendimento das informações aeronáuticas, tanto por sua estrutura robusta quanto pelos seus processos muito bem introduzidos pelas Agências Provedoras de Serviços da Navegação Aérea (ANSP).

Os testes foram conduzidos pela empresa IDS AirNav, com acompanhamento de membros do ICA, da EUROCONTROL, da empresa IDS Brasil e da CISCEA, em uma comitiva formada pela Adjunto da Divisão Operacional (DO), Major Engenheira Talita da Cunha Mattos, pelo Gerente de empreendimentos Marcos Abreu e pelo analista Tiago Cunha.

Para o Chefe da Divisão Operacional da CISCEA, Tenente-Coronel Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira, esse avanço é um dos muitos benefícios advindos da parceria entre o DECEA e a EUROCONTROL. “Aviação e Tecnologia são assuntos em constante evolução, e isso, associado à previsão da OACI do tráfego aéreo global dobrar a cada quinze anos, demonstra a importância da busca de atualizações como essa, advinda da parceria com a renomada organização, responsável por volumes de espaço aéreo entre os mais densos no mundo. Nós na CISCEA nos sentimos orgulhosos em contribuir nessa direção”, declarou o Oficial.

Histórico do Programa DECEA-EUROCONTROL

O DECEA, organização reguladora da navegação aérea no Brasil e o principal ANSP do país, e a EUROCONTROL estabeleceram dois acordos de cooperação – que estão em vigor desde 2015 – com múltiplos projetos conjuntos, incluindo, além do citado nesta matéria, o desenvolvimento, pela EUROCONTROL, de um sistema de planejamento de força de trabalho para o DECEA e o intercâmbio de dados de plano de voo em tempo real, do DECEA para o Centro de Operações de Gerência de Rede do EUROCONTROL (NMOC).

Desde então, o DECEA vem envidando esforços para efetuar a transição de AIS (Serviço de Informação Aeronáutica) para AIM (Gerenciamento de Informação Aeronáutica). Esse conceito consiste na mudança de armazenamento e disponibilização das informações aeronáuticas para sistemas totalmente informatizados e estruturados em banco de dados, de forma a acelerar e otimizar o processo de atualização das informações para o usuário, seja AIP, ROTAER e NOTAM, cartas de procedimentos IFR ou cartas visuais, mantendo-se a confiabilidade e a segurança.

Nessa linha, nas interações com a EUROCONTROL foi apresentada a Base de Dados AIS Europeia (EAD), propriedade da organização em nome dos seus Estados-Membros, sendo considerado o maior Sistema de Informação Aeronáutica (AIS) do mundo – uma solução centralizada de referência com garantia de qualidade, de última geração e totalmente integrada.

A Base de Dados AIS Europeia é uma fonte única para necessidades de dados aeronáuticos. Uma solução mais segura, rápida, precisa e econômica, com maior disponibilidade e acessibilidade das informações.  No Brasil, o AIM-BR está em evolução e implica em um conjunto de práticas de gerenciamento de informações aeronáuticas centradas em dados, visando qualidade, rastreabilidade e oportunidade.

OUTRAS MÍDIAS


TRIBUNA DO NORTE - Esquadrão da Base Aérea de Natal resgata de pescador a 222km da costa


Da Redação | Publicada em 16/07/2022 12:43

O Esquadrão Falcão da Base Aérea de Natal, em Parnamirim, resgatou um pescador com hipotensão e desidratação ocasionada por forte diarreia, nesta sexta-feira (15). O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), organização da Força Aérea Brasileira (FAB), precisou acionar o Esquadrão após solicitação do SALVAERO Recife para que o salvamento fosse feito. O primeiro contato do pesqueiro com os órgãos do sistema de busca e salvamento foi realizado por volta de 13h50, quando a embarcação estava navegando a cerca de 120 milhas náuticas (NM) a nordeste da capital potiguar, cerca de 222 km.

A aeronave decolou de Parnamirim às 16h e seguiu para efetuar o resgate. Após o içamento da vítima, o helicóptero prosseguiu para a Base Aérea de Natal. Por causa do pequeno porte da embarcação, da ausência de um convés e das más condições do tempo, não foi possível efetuar o resgate da vítima a partir do pesqueiro. Foi preciso que os tripulantes do navio colocassem a vítima na água para que o resgate fosse feito.

De acordo com o comandante da aeronave, Capitão Aviador Alan Dickson, a visibilidade no local do resgate estava muito prejudicada em função da cobertura de nuvens e pela proximidade do pôr do sol, esse fator dificultou a operação de resgate. A tripulação do helicóptero foi composta por 09 militares, sendo 3 pilotos, 1 mecânico, 2 operadores de equipamentos, 3 homens de resgate, 1 me?dica e um enfermeiro.

O Sargento Rodrigo Cezar, um dos participantes da missão, destacou que a coordenação entre os órgãos e a tripulação do pesqueiro no sentido de posicionar a vítima na água foi fundamental para o sucesso da missão. “A coordenação foi um dos fatores primordiais para esse resgate, foi o que possibilitou rapidez no içamento da vítima”, destacou. 

A CIDADE ON - Esquadrilha da Fumaça marca apresentação em Ribeirão Preto

Demonstração deve acontecer no dia 31 de julho; Data da apresentação foi publicada no site da FAB

Leonardo Santos | Publicada em 15/07/2022 13:50

A reportagem do acidade on Ribeirão procurou a assessoria de imprensa da Esquadrilha da Fumaça sobre mais informações sobre o evento. Contudo, não houve resposta até a publicação da reportagem. 

É validado lembrar que as apresentações da Esquadrilha da Fumaça são gratuitas. Em eventos fechados, os portões devem ser abertos ao público uma hora antes do início do show aéreo.  

A apresentação conta com sete aeronaves e cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. As demonstrações duram, em média, 35 minutos e contam com cerca de 50 acrobacias.  

O avião utilizado é o A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer, que também é utilizado pela FAB em missões de defesa aérea, treinamento avançado, escolta, patrulha de combate e formação de líderes de aviação de caça.  
 

PORTAL TERE - Teresópolis homenageia heróis da 2ª Guerra

Bravos pracinhas que representaram o município

Publicada em 16/07/2022 12:03

Para marcar a data do Dia do Veterano da Aeronáutica, celebrado em 16 de julho, a Secretaria de Turismo de Teresópolis, em parceria com a Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), realizou, na sexta-feira, 15/07, uma solenidade de descerramento da placa comemorativa ao 1º Grupo de Aviação de Caça.

O evento cívico é uma homenagem aos bravos pracinhas (soldados veteranos), que representaram a força do município de Teresópolis na luta da Segunda Guerra Mundial.

O evento aconteceu na Praça Senta a Púa, localizada no Soberbo, e contou com a presença dos alunos da Escola Municipal Professor Sylvio Amaral dos Santos.

A abertura da solenidade contou com uma palestra do coronel de aviação e diretor de Comunicação Social da ABRA-PC, Luiz Paulo Costa. A apresentação retratou como foi a participação do 1º Grupo de Aviação de Caça na Segunda Guerra Mundial.

“Agradeço a Secretaria de Turismo pelo convite! É sempre muito especial relembrar essa história, e melhor ainda contar para as crianças e jovens que são o futuro da nossa Pátria. Prestar uma homenagem a esses grandes heróis de guerra, que lutaram bravamente para garantir a democracia brasileira e a liberdade da nação. O legado que trouxeram para o fortalecimento de valores, patriotismo e cidadania na formação da nossa sociedade brasileira, resgata parte da nossa história”, pontuou o coronel acompanhado de toda equipe - Presidente da Associação, Brigadeiro do Ar Quírico; o ex-diretor do Museu Aeroespacial da Aeronáutica; Brigadeiro do Ar Bhering; do diretor financeiro e Coronel Aviador, Felipe de Medeiros; do diretor cultural e Tenente Coronel Aviador, Schitini.

“E que vocês, crianças e jovens, conheçam mais sobre o mundo de caça e incorporem esse espírito, para quem sabe, futuramente estarem conosco na Força Aérea”, finalizou.

O Brigadeiro do Ar Quírico, presidente da ABRA-PC, agradeceu a equipe de Turismo pelo convite e enfatizou a importância da homenagem aos bravos pracinhas.

"Agradeço a secretária Elizabeth Mazzi e toda a equipe do Turismo, pelo convite de participar deste evento e a satisfação de estarmos aqui hoje. Queridos jovens e crianças, que vocês nunca esqueçam que esta Praça se chama ‘Senta a Púa’ porque brasileiros brigaram pela a nossa democracia e que dentre eles, alguns são filhos de Teresópolis. Como o próprio Hino da cidade diz, ‘Teresópolis orgulhos dos filhos teus’, os homens foram para a guerra e com esse grito de 'Senta a Púa', honraram o nome da cidade. Assim, como também valorizaram parte do nosso Hino Brasileiro, ‘Verás que um filho teu não foge à luta’, defendendo a Pátria por tudo que ela representa”, finalizou o presidente.

A Secretária de Turismo, Elizabeth Mazzi, ressaltou a importância de retomar essa importante parte da história de Teresópolis.

“Agradeço a toda equipe do ABRA-PC, pela parceria e belíssima apresentação. Essa homenagem aos nossos bravos pracinhas que serviram a Força Expedicionária Brasileira e lutaram na Segunda Guerra Mundial é emocionante. Eles são verdadeiros heróis que honraram o nome de Teresópolis. Estamos resgatando parte da nossa história, um símbolo da nossa cidade neste ato simples, singelo, em homenagem a esses 22 guerreiros.

E vocês crianças, nunca se esquecem que eles lutaram pela nossa pátria, democracia e liberdade”, destacou a secretária acompanhada do Secretário de Defesa, Coronel Albert Andrade, e do subsecretário de Turismo, Henrique silva.

Curiosidade

Um fato interessante é que, da Praça, antes mesmo de ser 'Senta a Púa’, saíram 22 montanhistas (os pracinhas) em direção ao Dedo de Deus, junto com o Sr. Miguel Inácio e o Padre Pio Otoni Júnior, de Sapucaia. Lá no topo do pico, rezaram a 1º Missa com o intuito de comemorar o final da guerra e que todos nossos pracinhas voltassem com segurança para Teresópolis.

Portal Terê com informações da AsCom PMT