NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Aniversário de Santos Dumont será celebrado em museu dedicado à sua vida em Petrópolis, no RJ

Festa com entrada gratuita vai começar a partir das 9h30 do sábado (20).

G1 — Região Serrana | Publicada em 16/07/2019 09:30

Alberto Santos Dumont escolheu Petrópolis, na Região Serrana do Rio, para construir sua única casa de veraneio no Brasil. Hoje, transformada em museu, o espaço vai celebrar o aniversário do pai da aviação que, se estivesse vivo, completaria 146 anos neste sábado (20).

Festa com entrada gratuita vai começar a partir das 9h30.

O evento vai contar com a participação da Banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve e da Aeronáutica. Na celebração, um ator interpretando Santos Dumont também vai participar das comemorações recebendo turistas e petropolitanos.

A casa que foi local de descanso para Santos Dumont foi construída em 1918. Naquela época, poucos imaginavam que o terreno íngreme que ficava bem na entrada da Rua do Encanto, no Centro da cidade, poderia abrigar uma moradia. Hoje, a casa é o segundo museu mais movimentado da cidade.

"Todos estão convidados a conhecer ou revisitar o museu, que terá gratuidade durante todo o dia. É uma casa muito peculiar. Na visita é possível entender um pouco mais sobre como vivia Santos Dumont", explicou a diretora de Turismo da Turispetro, Amanda Alvarez.

O Museu Casa de Santos Dumont funciona de terça-feira a domingo, de 9h às 17h30, sendo que os ingressos são vendidos até às 17h. A gratuidade vale apenas para este sábado.

AGÊNCIA BRASIL


Bolsonaro anuncia venda de aeronaves da Embraer para Portugal


Luciano Nascimento | Publicada em 16/07/2019 22:12

O presidente Jair Bolsonaro anunciou hoje (16), por meio de sua conta pessoal no Twitter, a venda de cinco aeronaves da Embraer, modelo KC-390, para a Força Aérea Portuguesa. Esta é a primeira venda desse novo modelo para um país europeu.

"Conseguimos concluir a venda de cinco aeronaves Embraer KC-390 para a Força Aérea Portuguesa, após autorização da aquisição pelo Governo de Portugal, que contribuiu ativamente para o desenvolvimento do KC, exemplo da tecnologia de ponta que produzimos no Brasil", disse Bolsonaro em seu Twitter.

Portugal desembolsará pelos aviões, 827 milhões de euros, que equivale a cerca de R$ 3,5 bilhões. O contrato envolve ainda um simulador de voo e suporte técnico. O primeiro desses aviões deve aterrissar em solo lusitano em fevereiro de 2023.

As aeronaves vão substituir os modelos Hércules C-130, da norte-americana Lockheed Martin, que atualmente servem a Força Aérea Portuguesa.

O KC-390 é um avião cargueiro de transporte tático militar, o maior já fabricado no Brasil.  A produção da aeronave está sendo feita em Gavião Peixoto (SP).  Uma das suas utilizações é no transporte de tropas e cargas.

Além do transporte de cargas e tropas, o KC-390 pode ser usado também para transporte de paraquedistas, para o abastecimento de outras aeronaves no ar, missões de busca e salvamento com equipamentos especiais, combate a incêndios florestais e até em voos para a Antártida.

A Embraer, também está negociando a venda do cargueiro para Chile, Argentina, Colômbia e República Tcheca. 

PORTAL AIRWAY


Projeto de lei quer tornar crime a exploração de táxi aéreo pirata


Thiago Vinholes | Publicada em 16/07/2019 12:41

Uma viagem de táxi aéreo pirata é até 70% mais barata que a de empresas certificadas

Apesar de ser expressamente proibido e passível de punições e multas, a exploração de serviços de táxi aéreo clandestino ainda não é tipificado como um crime no Brasil. Isso, porém, poderá mudar com o Projeto de Lei 2273/19, apresentado nesta semana no congresso em Brasília.

A proposta prevê pena de reclusão, de dois a cinco anos, e multa para quem for flagrado oferecendo esse tipo de transporte. Caso a aeronave se envolva em algum acidente, a punição aos responsáveis será mais severa, rendendo de quatro a 12 anos de cadeia, além de multas.

Atualmente, o Código Penal brasileiro enquadra o táxi aéreo pirata como uma prática de comércio irregular, com penas que vão de dois a cinco anos de reclusão. No entanto, isso raramente é posto em prática e as punições ficam limitadas a aplicação de multas, além da anulação de licenças de pilotos e apreensão de aeronaves.

O autor do projeto, o deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP) explica que existem inúmeros casos de apreensão de aeronaves promovendo a comercialização de voos fretados sem homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para tal serviço.

“Exploração de serviço aéreo público não regular, na modalidade táxi aéreo, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, conta com a presunção legal absoluta da existência de perigo, por se tratar de comportamento, por si só, perigoso. Não é necessário comprovar risco verdadeiro no caso concreto”, aponta o parlamentar.

Neste ano, dois acidentes fatais envolvendo aeronaves realizando táxi-aéreo irregular invadiram os noticiários no Brasil. O primeiro, em fevereiro, foi a queda do helicóptero em São Paulo que transportava o jornalista Ricardo Boechat, seguido do acidente em Estância (SE) com o avião que levava o cantor Gabriel Diniz, em maio.

Como identificar um táxi-aéreo pirata?

“Uma aeronave que está registrada corretamente como táxi aéreo tem, de acordo com a regulamentação da ANAC, que trazer estampado sobre as suas portas de entrada a palavra “táxi-aéreo”. Se isto não estiver pintado ou adesivado, é um forte indício de que está embarcando em um táxi-aéreo pirata”, alerta Shailon Ian, engenheiro aeronáutico e presidente da consultoria Da Vinci Aeronáutica.

Outra forma de verificar a procedência do táxi-aéreo é pelo site da ANAC, no RAB On Line. Basta digitar a matricula da aeronave: se ela for “TPX” é sinal que pode fazer realizar esse tipo de serviço – aeronaves privadas aparecem como “TPP” e, portanto, não podem participar desse mercado.

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - CEO da Embraer: “todos os olhos da empresa estão na China”


Publicada em 16/07/2019 18:53

O mercado de aviação na China se destaca pelo seu enorme crescimento, liderando o setor de aviação no mundo em evolução, algo que está resultando até mesmo na construção de mega aeroportos no país.

E enquanto passa por uma reformulação para a joint-venture com a Boeing, a Embraer continua na sua “caçada” por novos clientes para a 2ª geração dos E-Jets.

Isso pode ser ressaltado por dois pontos, o E195-E2, equipado com a pintura “LionTech”, iniciou nesta semana uma turnê com foco no mercado asiático, e o CEO da empresa, John Slattery, ressaltou o foco da empresa no mercado chinês.

De acordo com Slattery, “todos os olhos da empresa estão na China” visto que o mercado “deverá liderar a quase duplicação da demanda mundial de viagens aéreas nos próximos 20 anos”.

John quer as aeronaves da Embraer entre as que estarão “voando para mais de 200 aeroportos que a Administração da Aviação Civil pretende construir até 2035, quase duas vezes o número que temos agora”.

A China é o segundo maior mercado nacional da família de aviões regionais Embraer E-Jet, depois dos EUA. Anteriormente a Embraer estimou uma demanda de 1390 aviões de até 150 assentos nos próximos 20 anos.