NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Estágio prepara militares e civis para atuar em operações humanitárias


Luiz Padilha | Publicada em 16/06/2021 13:25

 Nesta terça-feira (15), ocorreu a aula inaugural do I Estágio de Operações Humanitárias, no Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), no Rio de Janeiro. A capacitação é pioneira no âmbito das Forças Armadas para o preparo tanto de militares quanto de civis, que atuarão nas operações humanitárias, quer as conduzidas sob a égide da ONU, durante uma Operação de Paz, ou as executadas em atendimento aos compromissos internacionais firmados pelo Brasil.

A aula foi conduzida pelo Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), Vice-Almirante (FN) Carlos Chagas. Ele destacou as formas de emprego das Forças Armadas no transcorrer de uma operação humanitária, bem como a relevância do tema nos dias atuais. Pelo Ministério da Defesa, estava presente o Subchefe de Coordenação Logística e Operações Internacionais, Brigadeiro do Ar Mauricio Ferreira Hupalo.

Essa primeira edição do curso conta com a participação de 30 estagiários oriundos da Marinha, da Aeronáutica, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, bem como representantes civis da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ), da PUC-Rio e da Universidade Federal Fluminense. Estão previstas aulas teóricas presenciais e virtuais, estudos de caso, demonstrações práticas e visitas aos meios Navais e de Fuzileiros Navais empregados neste tipo de operação.

FONTE: Ccomsod

DEFESATV


Esquadrão Harpia da Força Aérea Brasileira ministra Curso de Adaptação Básica ao Ambiente de Selva

O curso que teve a participação de 30 alunos, foi coordenado pela Ala 8, e contou com instruções teóricas além de práticas de técnicas e táticas de sobrevivência na selva amazônica

Da Redação | Publicada em 16/06/2021 10:55

O Esquadrão Harpia (7º/8º GAV), da Força Aérea Brasileira (FAB), ministrou entre os dias 27 de maio a 10 de junho, o XXVIII Curso de Adaptação Básica ao Ambiente de Selva (Cabas).

O curso teve a participação de 30 alunos, e foi coordenado pela Ala 8, em Manaus (AM). Ele contou com instruções teóricas além de práticas de técnicas e táticas de sobrevivência na selva amazônica.

As instruções ocorreram no âmbito da Ala 8 e no Centro de Integração e Aperfeiçoamento em Polícia Ambiental da Polícia Federal (Ciapa PF), localizado a 65 km da capital amazonense.

O Cabas contou com o auxílio de Instituições Civis e Organizações Militares. Dentre essas, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), do Exército Brasileiro (EB), abordou os conhecimentos sobre a fauna e a flora da Região Amazônica, além de instrução de ofidismo.

A carga horária das instruções foi de 260 horas, abrangendo temas como: procedimentos de emergência em aeronaves; ações imediatas após acidente; atendimento pré-hospitalar; alimentos de origem animal e vegetal; indianismo; transposição de cursos d’água; balizamento noturno e noções de Óculos de Visão Noturna (OVN); dentre outros.

O Comandante do 7°/8°GAV, tenente-coronel Aviador Leonardo Ell Pereira, destacou que o curso foi realizado, ainda, com o apoio do Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR), da Base Aérea de Manaus (BAMN), da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), do 1° Batalhão de Operações Ribeirinhas da Marinha do Brasil e do 4° Batalhão de Aviação do Exército.

“O CABAS faz parte de nossa missão. Poder entregar à Força Aérea aeronavegantes com capacidade de sobrevivência no ambiente de selva proporciona elevação dos níveis de operacionalidade e segurança, além de desenvolver aspectos cognitivos como liderança e resiliência”, acrescentou o tenente-coronel Ell.

O Oficial coordenador do curso, tenente Aviador Pedro Henrique Dias Lisboa, ressaltou os objetivos da capacitação.

“O curso tem a finalidade de divulgar conhecimentos gerais, técnicas e procedimentos que poderão contribuir para a sobrevivência em ambiente de selva, de indivíduos isolados ou em grupo, tendo como foco as tripulações da FAB que operam na Região Amazônica”, detalhou.

O tenente Aviador Hélder Batista de Souza, aluno do curso, comentou que é de extrema importância para o militar que voa na Região Amazônica conhecer o ambiente em sua totalidade.

“É fundamental utilizar-se dos conhecimentos adquiridos para permanecer vivo, evitando os perigos que a selva nos oferece, como o calor e a umidade, até a chegada do resgate”, pontuou

O comandante da Ala 8, coronel Aviador Luiz Ângelo de Andrade Pinheiro Borges, agradeceu ao Comando de Preparo (COMPREP) a confiança depositada na coordenação do Cabas, destacando que a entrega de militares ainda mais capacitados para o emprego do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), sintetiza a missão atribuída à Ala 8: Executar o preparo e o emprego das Unidades Militares subordinadas, conforme diretrizes, planos e ordens dos Comandos Superiores.

Histórico

O Cabas foi criado em 1996, para atender às necessidades operacionais dos aeronavegantes do Esquadrão Harpia. Mais tarde, ao verificar a importância dos conhecimentos compartilhados e desenvolvidos, outras unidades da FAB mostraram interesse em participar.

O XXVIII CABAS contou com alunos da Ala 4 (Santa Maria-RS), Ala 6 (Porto Velho-RO), Ala 8 (Manaus-AM), Ala 9 (Belém-PA), Segundo Grupo de Defesa Antiaérea (2º GDAAE), Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e HAMN.

PORTAL AEROIN


Equipe de Salto Livre da FAB bate recorde em Copa de Paraquedismo no Rio


Murilo Basseto | Publicada em 16/06/2021 05:38

A Equipe de Salto Livre da Força Aérea Brasileira (FAB), conhecido como Falcões, bateu recorde e conquistou medalhas na Copa Sargento Ewerton de Paraquedismo Clássico, que ocorreu de 31 de maio a 2 de junho, na cidade de Resende (RJ).

Dezoito atletas, que integram a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), competiram em duas modalidades: Precisão de Aterragem e Estilo. Na modalidade Estilo, o Tenente Rodrigo Gonçalves estabeleceu o novo Recorde Brasileiro e Latino-americano ao atingir a marca de 6.99 segundos. Até este momento, o registro era de 7.23 segundos, realizado em 2013, pelo Sargento Ricardo Pereira do Exército Brasileiro.

Nessa prova, o atleta salta da aeronave a sete mil pés, aproximadamente dois mil metros de altura, realizando os movimentos chamados de meia série – duas curvas de 360 graus e um loop – no menor tempo de execução. Além do recorde conquistado pelo Tenente Gonçalves, o Sargento Antonio Augusto Santos, também conquistou a 3ª colocação.

Já na prova de Precisão de Aterragem, a FAB conquistou a 2ª colocação por equipe e a 5ª posição na classificação geral individual. Nesta prova, os atletas saltam da aeronave a uma altura de 3.300 pés, cerca de mil metros. As equipes comandam os paraquedas e realizam uma navegação técnica até o alvo, que possui um raio de 16 centímetros e um ponto central de dois centímetros, chamado de “Mosca”.

“Eu fico muito honrado de colocar não apenas o meu nome, mas de toda a Equipe Falcões, neste recorde da modalidade Estilo. Este é o resultado do intenso treinamento que estamos praticando e fortalece o espírito competitivo do time, além de servir de motivação para os atletas mais novos. Estamos no caminho certo”, disse.

Campeã da Copa iFLY

A equipe Falcões também conquistou, no dia 29 de maio, na cidade de São Paulo (SP), o título de Campeã da Copa iFLY de Paraquedismo Indoor, na modalidade 4way da categoria Inter. A prova aconteceu em um simulador, onde foi possível reproduzir a atividade de salto livre em condições muito parecidas com a realidade.

A Copa contou com 16 equipes de várias regiões do País, nas categorias Iniciante, Intermediária e Pro, dentre as quais a equipe Falcões se destacou com a vantagem de 20 pontos à frente do segundo colocado, uma marca expressiva no contexto da competição. Além disso, a equipe foi destaque por ser a primeira a realizar uma sessão com 31 pontos em 35 segundos na categoria.

O Capitão do Time, Tenente Rodrigo Gonçalves, conta que a equipe foi formada com muito esforço. “Treinamos e acreditamos na capacidade de cada atleta individualmente e levamos ao pé da letra a máxima de que “juntos somos mais fortes”. Levamos para o túnel a vontade de vencer e o respeito aos adversários que também fizeram um excelente trabalho. Assim, alcançamos o nosso objetivo e cumprimos a missão que nos foi dada”, comemorou.

Equipe Falcões

Formados por Oficiais e Graduados, a Equipe Falcões integra a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), sediado em Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ). O grupo é comporto por um Chefe, um Operações, três militares de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar (DOMPSA) e 15 atletas, sendo 11 do sexo masculino e quatro do sexo feminino.

Todos os atletas participam de provas de Formação em Queda Livre (4way), Precisão e Estilo. A equipe também participa de demonstrações e competições militares e civis.

PORTAL AEROFLAP


Militares da FAB doam sangue e alimentos em Belém e no Rio de Janeiro


Gabriel Centeno | Publicada em 16/06/2021 11:10

Entre os dias 07 e 11 de junho, militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE) realizaram a doação de mais de 300 bolsas de sangue e 56 cadastros no Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

Esta é a segunda campanha de doação de sangue com os integrantes da unidade e ação foi conduzida pelo Hospital de Aeronáutica de Belém com Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de Belém em prol do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (HEMOPA). 

A parceria entre a GUARNAE-BE e o HEMOPA visa contribuir com a reposição dos estoques de sangue e conscientizar a população para a importância do gesto. “Com essa ação, a Guarnição de Aeronáutica de Belém demonstra mais uma vez o quanto é importante o apoio à população paraense, principalmente nesse momento de pandemia. Nós, militares da FAB, somos parte integrante dessa sociedade e estamos prontos para levar a ajuda necessária”, ressaltou o Comandante do Comando Aéreo Norte, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

O Diretor do HABE, Coronel Médico Jorge Antônio Carvalho Feijó, falou da importância do ato. “Doar sangue é um ato de amor ao próximo, uma questão de responsabilidade cívica. Nós estamos sempre engajados nesta campanha, incentivando os militares da Guarnição a contribuir para manter o estoque do banco de sangue do HEMOPA abastecido”, comentou o militar. 

Doação de Alimentos em Santa Cruz

No dia 09, a Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz (GUARNAE-SC), no Rio de Janeiro (RJ), realizou a doação de alimentos para familiares dos beneficiários do Programa Forças no Esporte (PROFESP). A ação teve a participação do Comandante da GUARNAE-SC, Coronel Aviador Marcelo da Costa Antunes; o Coordenador-Geral do Núcleo, Tenente-Coronel Adilson da Silva; e o Graduado-Master da GUARNAE-SC, Suboficial Maurício George Rosa Lima da Silva. 

O Coronel Antunes enfatizou a importância da iniciativa junto à comunidade de Santa Cruz. “Para além da defesa do espaço aéreo brasileiro, a GUARNAE-SC também contribui para levar cultura, esporte e cidadania para a população regional.”

Pai de um dos beneficiários do Programa, André Luis Dos Santos, agradeceu a doação. “Essa ajuda é bem-vinda, ainda mais nesse momento sensível no qual vivemos”, disse.

O PROFESP é a atividade social desenvolvida pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

O Programa tem como objetivo contribuir para a inclusão social de crianças e adolescentes residentes em áreas de vulnerabilidade social, por meio da prática esportiva orientada e de atividades complementares, que colaborem para a melhoria da qualidade de vida dos participantes, explica a FAB. 

MINISTÉRIO DA DEFESA


Membros do Conselho Superior de Governança analisam temas da Pasta


Ccomsod | Publicada em 16/06/2021 17:51

Brasília (DF), 16/06/2021 - Nesta quarta-feira (16), ocorreu a 5ª Reunião do Conselho Superior de Governança do Ministério da Defesa (CONSUG/MD), sendo a 1ª reunião ordinária deste ano. A atividade segue as diretrizes e as normas da política de governança da administração pública federal, e as orientações e a legislação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Durante a reunião, foram discutidos assuntos relativos ao Planejamento Estratégico Setorial de Defesa (PESD), deliberados pontos sobre a situação do Programa de Defesa Cibernética da Defesa Nacional (PDCDN) e a aprovação do Programa Estratégico de Comando e Controle do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. Os temas foram previamente definidos pelo Comitê de Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas.

O CONSUG/MD contribui para a direção superior das Forças Armadas e decide, consensualmente, as principais iniciativas para proporcionar ao Setor de Defesa a sinergia necessária para alcançar com efetividade a visão de futuro do Ministério da Defesa.

Participaram da atividade o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o Comandante da Aeronáutica Interino, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos, e o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira.

PORTAL DEFESANET


Militares do Exército apoiam treinamento de salto de emergência dos cadetes da Academia da Força Aérea


Agência Verde Oliva | Publicada em 16/06/2021 10:20

No período de 22 a 29 de maio, militares do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar (B DOMPSA) apoiaram o treinamento do salto de emergência dos cadetes da Academia da Força Aérea, ocorrido em Pirassununga. Os saltos foram realizados em zona de lançamento situada no interior da Academia.

Durante o transcurso da missão, os especialistas DOMPSA executaram a paletização, transporte, embarque e distribuição dos paraquedas aos cadetes e instrutores, mobiliaram um Posto de Coleta de Paraquedas (P Col Pqd), além de ter lançado e saltado juntamente com a tropa, atuando como mestre de salto.

A atividade é conduzida com o intuito de preparar os cadetes para uma situação de emergência em voo, na qual sejam obrigados a abandonar a aeronave, ocasião em que deverão utilizar um paraquedas de emergência para chegar em segurança ao solo.

Por ocasião do exercício, foram realizados também saltos livres de demonstração por parte da equipe DOMPSA e da equipe de instrução.

O apoio cumpriu o objetivo de instrução do futuro oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) e possibilitou o adestramento dos especialistas DOMPSA em salto semiautomático e salto livre na atividade de aerotransporte e no controle, na distribuição e na coleta do material aeroterrestre.