NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Paciente que fez transplante de fígado recebe alta no AC após mais de uma semana internado: gratidão

Valdecio da Silva Gomes convivia com cirrose hepática há 26 anos. Transplante ocorreu no último dia 7 de abril.

Alcinete Gadelha | Publicada em 16/04/2022 14:30

Após pouco mais de uma semana internado na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), o paciente Valdecio da Silva Gomes, de 41 anos, que passou por um transplante de fígado no início deste mês recebeu alta da unidade nessa sexta-feira (15).

Gomes tinha cirrose hepática desde 1996 e foi submetido ao transplante no último dia 7. O órgão saiu de Tocantins (TO) para o Acre em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

“Muita alegria e gratidão a Deus por ter tido misericórdia da minha alma, da minha saúde, também à família do doador por ele existir e ter deixado esse órgão para salvar a minha vida e, sem dúvidas nenhuma, a equipe de transplante que em nenhum momento mediu esforços para tentar salvar a minha vida e fizeram o melhor do que estava dentro das suas possibilidades. Também à minha família que esteve do meu lado ombro a ombro comigo, minha esposa”, disse ao gravar uma mensagem ao sair da Fundhacre.

Ao todo, 30 profissionais envolvidos foram mobilizados para o procedimento. Após quase dois anos, a Fundhacre voltou a fazer transplante de fígado em parceria com o programa de transplantes da unidade. O procedimento estava suspenso desde meados de 2020.

A coordenadora da equipe de transplante hepático, Valéria Monteiro, disse que ele agora passa a ser acompanhado de forma ambulatorial.

“Temos na Fudhacre o ambulatório pré e pós transplante, então, ele continua com a equipe de transplante, continua realizando exames periódicos de rotina para ajuste de imunossupressão, mas, se Deus quiser, daqui para frente é vida praticamente normal para o seu Valdecio. Ele retorna para a família dele, para a sociedade e em breve para o trabalho”, explicou.

 

 

 

DEFESA AÉREA & NAVAL


Cerimônia Militar em comemoração ao Aniversário da BAAN e 1º GDA


Luiz Padilha | Publicada em 16/04/2022 14:29

A Base Aérea de Anápolis (BAAN) comemorou, em cerimônia militar realizada nesta terça-feira (12/04), o seu Jubileu de Ouro. O evento, que celebrou o aniversário de 50 anos da Organização Militar, foi presidido pelo Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais, Chefes, Comandantes, Diretores e Veteranos, dentre outras autoridades civis e militares

Na ocasião foi lançado o livro em comemoração aos 50 anos da Base Aérea de Anápolis, idealizado pelo grupo Spotters Brasil, do qual os dois editores do DAN fazem parte.

PORTAL AEROFLAP


Pilotos da FAB falam sobre primeiro voo dos F-39 Gripen de série no Brasil


Gabriel Centeno | Publicada em 16/04/2022

Na última quinta-feira (14) a Saab lançou o 10º episódio da série Colaboração Real 4, que mostra o Projeto Gripen no Brasil. Na última edição, os pilotos da Força Aérea Brasileira que voaram os dois novos F-39 no Brasil falaram sobre a experiência. 

As aeronaves F-39E Gripen, matrículas 4101 e 4102, chegaram ao Brasil no dia 01 de abril a bordo do navio holandês Marsgracht.

Os novos aviões, os primeiros de produção em série para a FAB, foram desembarcados no Porto de Navegantes (SC) no dia 02/04 e rebocados ao aeroporto da cidade na madrugada do dia seguinte. 

No dia 06 de abril, os pilotos do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) da FAB, Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Peres e o Major Abdon de Rezende Vasconcelos, conduziram o primeiro voo dos novos caças no Brasil, decolando de Navegantes para a sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde está localizado do Centro de Ensaios em Voo do Gripen. 

“O voo ocorreu conforme planejado. Realizamos uma decolagem isolada do Aeroporto de Navegantes, após a decolagem eu, como número 2, reuni no líder […]. Ascendemos para o nível de voo 290 e iniciamos nosso cruzeiro com Mach .8”, relata o Major Abdon, que também foi o primeiro piloto da FAB a voar o F-39 no Brasil, fato que se deu no ano passado. 

“Durante a rota fomos interceptados pelo Grupo de Caça [1º GAvCa do Rio de Janeiro] e passamos as informações necessárias, então realizando o pouso no Aeroporto de Gavião Peixoto”

Os novos Gripen permanecerão em Gavião Peixoto até que seja obtida a certificação de tipo militar, que permitirá que os caças entrem em serviço operacional. Concluída esta etapa, que deve demorar alguns meses, os novos F-39E serão enviados ao 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar, da Base Aérea de Anápolis. 

“Ainda são necessários alguns ensaios para que seja finalizada a certificação da aeronave e bem como alguns ensaios ambientais. Essas aeronaves ainda não voaram no ambiente brasileiro. Mas em questão de meses eles já estarão prontas para serem entregues ao esquadrão”, explicou o Tenente-Coronel Cristiano, piloto que liderou o voo de formação dos caças Gripen nos céus brasileiros. 

PORTAL CAVOK


Saab Colaboração Real 4 – Episódio 10: Os primeiros F-39 Gripen de série do Brasil


Fernando Valduga | Publicada em 16/04/2022 12:57

Neste episódio da websérie produzida pela Saab, você saberá mais sobre como foi o primeiro voo dos novos caças Gripen E de produção em série da Força Aérea Brasileira.

Os primeiros caças Gripen E de produção em série, chamados de F-39 Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB), chegaram ao país no dia 1º de abril, no porto de Navegantes (SC), e no dia 6 concluíram o primeiro voo no país. As aeronaves voaram do Aeroporto Internacional de Navegantes para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (Gripen Flight and Test Centre – GFTC), na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

Os voos foram conduzidos por dois pilotos brasileiros da FAB, que realizaram treinamentos na Suécia. Os voos para Gavião Peixoto tiveram duração aproximada de 50 minutos e ocorreram conforme o planejado.

Os novos caças permanecerão no GFTC até que as aeronaves obtenham o Certificado de Tipo Militar. Depois disso, as aeronaves serão transferidas para Anápolis para as etapas finais da fase de entrega.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA EM FOCO - Saiba como funciona o Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas

O SICOFAA é composto por 21 Forças Aéreas do continente americano e completa 61 anos atuando na troca de experiências, conhecimentos e treinamentos que permitem o fortalecimento de suas capacidades operacionais e profissionais

Força Aérea Brasileira | Publicada em 16/04/2022 09:15

O uso de meios e capacidades militares em missões de ajuda humanitária tem sido de grande importância para garantir a sobrevivência e a integridade da população. No entanto, as barreiras naturais e as distâncias geográficas são obstáculos que, na maioria das vezes, só podem ser superadas por meio do poder aéreo. Para atuar em cenários complexos para salvar vidas, a união entre as Forças Aéreas do continente americano formaram o Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA).

O Sistema tem a missão de promover a troca de experiências, conhecimentos e treinamentos que permitam o fortalecimento das capacidades das Forças Aéreas, de forma a dar suporte às necessidades de seus membros, além de construir laços de cooperação mútua e de interoperabilidade que garantam a eficácia em responder a uma situação de emergência de forma combinada, atendendo às intenções diplomáticas entre os países do continente.

A Força Aérea Brasileira (FAB), que é membro do SICOFAA, já atuou em diversas missões de ajuda humanitária, sendo uma delas em 2017, no Peru. O fenômeno El Niño atingiu a costa do país, o que resultou em alagamentos e transbordamentos de rios em diversas regiões, deixando pessoas desabrigadas. Foram transportados mantimentos, água e medicamentos, além de pessoas. No mesmo ano, a Força Aérea ajudou também no combate aos incêndios no Chile. Foram mais de 500 mil litros de água lançados sobre os focos de incêndio localizados, principalmente, na região de Bío-Bío. O incêndio devastou uma área de mais de 400 mil hectares e deixou mais de 4.000 desabrigados.

Recentemente, a FAB transportou ao Haiti equipes de especialistas e peritos em busca e resgate, medicamentos e insumos estratégicos para assistência farmacêutica emergencial. O país caribenho foi devastado por um terremoto que deixou milhares de pessoas desabrigadas. O acionamento para a ajuda ao Haiti foi solicitado pela República Dominicana, país integrante do SICOFAA.

Mas, como funciona o SICOFAA?

Como foi criado esse Sistema para atender às emergências? A intenção de reunir os Comandantes das Forças Aéreas Americanas nasceu em 1961 e foi sugerida pelo então Chefe do Estado-Maior da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), General Thomas D. White, em uma ideia que se cristalizou na primeira Conferência de Chefes das Forças Aéreas Americanas (CONJEFAMER), na Base Aérea de Randolph, no Texas (EUA). No encontro, foram discutidos os objetivos de fortalecimento das relações interinstitucionais, bem como o planejamento de uma efetiva cooperação profissional entre países.  Já em 1964, a Força Aérea Peruana propôs a criação de uma organização que tivesse uma relação profissional mútua voluntária e apresentou, para apreciação, o documento intitulado “Bases e procedimentos para um sistema de cooperação entre as Forças Aéreas Americanas”, aceito na Conferência de 1965, que mais tarde se tornou a Primeira Carta Constitutiva do SICOFAA.

O Sistema foi desenvolvido para ser uma organização interamericana, de caráter voluntário, com a finalidade de promover e fortalecer os laços de amizade que unem seus membros, por meio da coordenação e da cooperação das Forças Aéreas quando houver a necessidade de agir em conjunto, com ajuda de seus respectivos governos. Os países cujas Forças Aéreas são membros do SICOFAA são: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Guiana, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Com o passar do tempo, verificou-se a necessidade de implantar no Sistema níveis de funcionamento, com a Reunião de Planejamento Prévio (PREPLAN) a cada CONJEFAMER, composta por delegados dos chefes de cada Força Aérea, que se reúnem com o objetivo de estudar os temas propostos e implantar Comissões e Simpósios especiais, constituídos por especialistas, para tratar os problemas atribuídos em cada encontro. Segundo o Comodoro Pablo Ribnikar, da Força Aérea Argentina, atual Secretário-Geral Adjunto do SICOFAA, a união e a cumplicidade entre os países são fundamentais para que as ações designadas pelo Sistema sejam realizadas com sucesso. “O Sistema é um braço armado, logístico, de resposta imediata a quem necessitar. Estamos em alerta para atuar a qualquer momento e a qualquer hora”, ressaltou.

O SICOFAA tornou-se um modelo de organização e cooperação e, desde 2015, vem compartilhando suas experiências no continente africano. São 54 países na África com idiomas diversos, o que dificulta a criação de uma doutrina, a execução de exercícios, dentre outros obstáculos. O continente segue, agora, o modelo do SICOFAA, mas como Associação de Forças Aéreas Africanas, com os idiomas padronizados: inglês e francês. A Carta Constitutiva e o plano estratégico também foram desenvolvidos com o apoio do SICOFAA.

Exercício Operacional para salvar vidas

Todos os anos, os comandantes das Forças Aéreas americanas se reúnem para tratar de assuntos relativos à cooperação entre os membros que participam do SICOFAA, principalmente para o planejamento de ações de ajuda humanitária em situações de desastres naturais. Essa reunião é denominada Conferência dos Comandantes das Forças Aéreas Americanas (CONJEFAMER). Durante a realização da Conferência, também é definida a organização de Comitês para a discussão de temas específicos ligados às áreas de Operações ou de Logística, aos Exercícios de Cooperação, dentre outros assuntos.

Durante a 60ª CONJEFAMER, em setembro de 2020, realizada virtualmente devido à COVID-19, foram definidos os procedimentos do sétimo exercício internacional de ajuda humanitária, realizado na Colômbia em setembro deste ano.  Sob o lema “Unidos para salvar vidas”, o Exercício Cooperación VII reuniu militares de 15 países que treinaram próximo ao real, combinando as capacidades das delegações, quando necessário, em operações humanitárias de grande escala nos países do continente. O Exercício visou o aperfeiçoamento dos pontos fortes e habilidades operacionais dos membros do SICOFAA, além de se tornar o espaço ideal para a troca de experiências, métodos, táticas e conhecimentos para o desenvolvimento eficaz de operações de combate a incêndio, de evacuações aeromédicas e de busca e salvamento. Foram registradas mais de 175 horas de voo, cerca de 700 militares envolvidos, 12 aeronaves empregadas, 170 missões realizadas e mais de 80 pacientes atendidos.

O então Oficial de Ligação da Força Aérea Brasileira junto ao SICOFAA, Coronel Aviador Arthur de Souza Rangel, acrescentou a relevância dos treinamentos. “Nenhum dos nossos países está imune a desastres naturais. O exercício nos deu a oportunidade de conhecer e treinar juntos em cenários realistas, estando preparados para responder juntos a qualquer emergência desse tipo”, completou.

O Exercício Cooperación VII foi configurado em dois cenários simulados de terremoto e tsunami, em Puerto Salgar (Cundinamarca) e Coveñas (Sucre), respectivamente. Foram realizadas missões de busca, resgate e evacuação aeromédica, utilizando as capacidades das tripulações e aeronaves participantes para treinar, avaliar e padronizar os procedimentos estabelecidos para atendimento em situações de emergência.

O Secretário-Geral do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), Coronel Michael Douglas Ingersoll, da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), destacou o empenho dos que atuaram no Exercício. “O Cooperación VII é um instrumento muito importante para praticar os enlaces de comunicação e exercer nossas capacidades. Tivemos 15 países nessa edição. Foi a maior participação em toda história do SICOFAA, que contou com o envolvimento do mais novo avião da FAB, o KC-390. O apoio da aeronave superou as expectativas nesse exercício”, destacou.

O Subdiretor da Secretaria Permanente do SICOFAA, Doutor Alberto Moreno Bonet, comentou sobre as considerações captadas durante o exercício. “Essa coleta de informações é uma doutrina recente no SICOFAA. Com essa metodologia, foi criada uma ferramenta, a OLA – Observações e Lições Aprendidas, que são bases de dados que nos permitem consolidar e realizar as análises de processos e convertê-las em lições aprendidas que são compartilhadas com o país que será o anfitrião do próximo exercício e com todos os membros do SICOFAA”, explicou.

Os próximos eventos relativos ao ciclo 2022-2023 do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA) estão previstos para serem realizados na Argentina e no Peru, respectivamente.

KC-390 Millennium: missão cumprida com 100% de disponibilidade

Vislumbrado durante o treinamento pela operabilidade e versatilidade, o KC-390 Millennium conclui sua participação no Exercício Cooperación VII com todos os objetivos alcançados. Operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, o avião contabilizou mais de 25 horas de voo, realizando missões de transporte aéreo logístico e lançamento de paraquedistas, apresentando 100% de disponibilidade para atender os acionamentos no exercício.

O então Chefe do Estado-Maior da Ala 2, Tenente-Coronel Luiz Fernando Rezende Ferraz, descreveu a participação do KC-390 Millennium no treinamento. “Neste Exercício, tivemos a oportunidade de, pela primeira vez, testar o KC-390 no ambiente de interoperabilidade com várias Forças Aéreas dos países participantes; realizar o lançamento de paraquedistas estrangeiros, que nos permitiu identificar as doutrinas e peculiaridade dos países; e operar a aeronave em pistas na Colômbia, com mais de sete mil pés de altitude. Todos os voos ocorreram de acordo com o planejado e cumprimos todas as missões solicitadas”, frisou.

O primeiro KC-390 Millennium foi entregue à Força Aérea em setembro de 2019, e, após cerca de um ano e meio operando a aeronave multimissão, a FAB atualmente conta com quatro KC-390 em sua frota realizando missões fundamentais para o País, como a Operação COVID-19, de apoio ao enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, e nas missões de assistência humanitária à República Libanesa e ao Haiti.

 

A GAZETA BAHIA - A Esquadrilha da Fumaça será uma das atrações nas comemorações dos 522 anos do Brasil


Da Redação | Publicada em 17/04/2022 06:31

A programação preparada pela Prefeitura de Porto Seguro para comemorarmos os 522 anos do Brasil terá a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira, popularmente conhecido como a Esquadrilha da Fumaça que completa 70 anos de história, sendo uma das esquadrilhas mais antigas e respeitadas do mundo.

Dia 22 de abril, às 16h temos um encontro marcado, vamos comemorar juntos na Praça das Pitangueiras os 522 anos do Brasil.