NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESATV


Comando Aéreo Amazônico realiza série de atividades em um mês de reativação


Redação Defesatv | Publicada em 16/04/2021 12:20

O Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR) completou, no dia 2 de abril, o primeiro mês de atividades, após a sua reativação, sendo marcado, no período, por diversos eventos de relevância para a Força Aérea Brasileira (FAB).

O VII COMAR tem como missão resgatar a referência e a representatividade do Comando da Aeronáutica a nível regional, além de assegurar a qualidade das atividades de apoio administrativo das Organizações subordinadas, de modo a fornecer o completo apoio administrativo para o cumprimento da missão da Força Aérea na região Norte do País.

Base Aérea de Boa Vista

A reativação da Base Aérea de Boa Vista (BABV), ocorrida em 12 de março, consolidou a nova estrutura do VII COMAR, sucedendo as reativações da Base Aérea de Manaus (BAMN), ocorrida em 24 de fevereiro, e da Base Aérea de Porto Velho (BAPV), realizada em 3 de março. Essas organizações, somadas à Prefeitura de Aeronáutica de Manaus (PAMN), representam a força de trabalho da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) na região da Amazônia Ocidental, em um esforço voltado para a qualidade dos processos administrativos.

Representatividade do Comando da Aeronáutica na região 

Neste breve período desde a sua reativação, uma série de visitas aos estados de Rondônia, Roraima e Acre, além de reuniões em Manaus, estreitaram as relações institucionais do VII COMAR com Governadores e Prefeitos das capitais e com diversas outras autoridades locais, englobando personalidades do Judiciário, Legislativo e Executivo, além de representantes da Indústria, do Comércio, da Agricultura, dentre outros, cumprindo assim a sua missão precípua de retomar a representatividade do Comando da Aeronáutica (COMAER) em sua área de jurisdição.

Durante a visita ao estado de Rondônia, ocorrida nos dias 3 e 4 de março, a comitiva do VII COMAR visitou as instalações da BAPV e do Destacamento de Vilhena (DESTAE-VH), as Vilas Militares da Guarnição, além de participar de reuniões com autoridades locais.

Em seguida, nos dias 11 e 12 de março, houve o deslocamento para o estado de Roraima, oportunidade em que também foram realizadas reuniões institucionais, além de visitas às instalações da BABV, às Vilas Militares, bem como às instalações da Operação Acolhida em Boa Vista (RR) e no município de Pacaraima (RR).

A última etapa das visitas institucionais deu-se no estado do Acre, em evento ocorrido nos dias 8 e 9 de abril, e foi marcada pela adesão de parte das autoridades locais, que se mostraram sensibilizadas com a dedicação da FAB no apoio à Operação COVID-19. O Governador do Acre, Gladson Cameli, enalteceu a atuação da FAB na região. “O meu muito obrigado por tudo que a FAB vem fazendo pelo nosso estado, seja trazendo doses da vacina ou transferindo pacientes para o Amazonas. A Força Aérea tem nos ajudado a salvar vidas”, frisou.

Combate à COVID-19

A reativação do VII COMAR ocorreu em meio ao pico da segunda onda do novo Coronavírus na Amazônia Ocidental, quando a FAB teve um destacado papel nas ações da Operação COVID-19, coordenadas pelo Ministério da Defesa, em apoio aos estados pertencentes à sua jurisdição: Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre.

O apoio no transporte de insumos, como oxigênio líquido e gasoso, além das tão aguardadas vacinas, e também o transporte de pacientes para outros estados, foi fundamental para que o cenário pandêmico pudesse ser amenizado na região.

Fruto direto deste trabalho incansável em prol da região, ainda na visita ao Acre, a FAB foi homenageada pelo Sistema SEBRAE por conta da atuação nas ações durante as calamidades públicas na região e na Operação COVID-19.

O Diretor Técnico do SEBRAE-AC, Lauro da Veiga Santos, falou sobre as missões. “A Força Aérea Brasileira, quando traz alimentos e vacinas, quando transporta pacientes, ajuda o comitê da COVID-19 a reavaliar os protocolos, resultando em maior possibilidade de atendimento e menor número de mortes, com ligação direta com os indicadores socioeconômicos e de saúde”, pontuou.

Militares da FAB realizam doação de sangue em todo País


Por Redação Defesatv | Publicada em 16/04/2021 20:27

Organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) tem atuado, voluntariamente, na doação de sangue em várias cidades do país. O objetivo é incentivar os militares, civis e dependentes para a doação de sangue, especialmente dentro do atual cenário de combate ao novo Coronavírus e em razão das necessidades constantes de abastecimento dos hemocentros de todo o Brasil.

PAMA-SP

No dia 08 de abril, o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) realizou uma Campanha de Doação de Sangue em prol da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo (SP).

Devido aos impactos da pandemia da COVID-19, a Fundação vem sofrendo uma queda diária no quantitativo de doações. É essencial manter um estoque nos bancos de sangue para atender a demanda recorrente, o que só pode ser conseguido com a doação regular, o que não vem acontecendo.

“Quando doamos sangue, estamos cumprindo com o nosso dever de cidadão, afinal, mais que um ato de amor ao próximo, trata-se de solidariedade e civismo.

Um gesto simples, doar é entender que com o mínimo você pode salvar vidas. Seja um doador de sangue e ajude a salvar outras vidas”, comentou o Sargento Cleiton Marques Queiroz, um dos participantes da campanha que colaborou com a doação.

O Diretor do PAMA-SP, Coronel Aviador Anderson da Silva Nishio, comentou sobre a ação. “Realizamos essa campanha de doação de sangue e o objetivo foi plenamente atingido. Todas as ações necessárias foram realizadas em uma velocidade surpreendente para que o número de doações fosse bastante expressivo.

Agradeço a todos os militares, seus familiares, bem como aos militares de outras Unidades que estiveram aqui presentes e contribuíram com solidariedade e cidadania, em um momento tão crítico pelo qual nosso país atravessa. Parabéns a todos por mais esta importante missão cumprida”, finalizou.

PAMA-GL

 

O Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL) realizou, em março, a Campanha para apoiar o Banco de Sangue da Força Aérea Brasileira (FAB). Militares da Guarnição do Galeão compareceram, voluntariamente, ao PAMA-GL para fazer a sua doação, especialmente neste período de enfrentamento à pandemia da COVID-19, quando o estoque do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) ficou mais escasso devido à redução no número de doadores.

O Diretor do PAMA-GL, Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, alerta sobre esse momento tão complicado. “É sempre um prazer para o Parque do Galeão ajudar o próximo. Fico feliz por termos a oportunidade de realizar essa Campanha e agradeço às Unidades da Guarnição do Galeão pelo apoio nesse ato de solidariedade”, concluiu. Além do PAMA-GL, militares de diversas Organizações Militares do Rio de Janeiro também participaram do ato.
 

HAAF

 

Na semana que antecedeu a Páscoa, o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), no Rio de Janeiro (RJ), também realizou Campanha para estimular a doação de sangue dos militares e civis. A ação buscou aflorar o sentimento de solidariedade, representando a ressurreição e a vida com o tema ‘Ele doou tudo de si por amor. Seja também um doador de vidas, doe sangue!’.

Com o auxílio e a divulgação da Guarnição dos Afonsos (GUARNAE-AF), o Banco de Sangue do HAAF conseguiu aumentar em 90% o número de doadores diários em relação às outras semanas do mês de março de 2021.

Além de elevar o estoque que ampara, preferencialmente, os Hospitais da FAB, ações de divulgação e incentivo à doação acabam captando novos doadores e aumentando, assim, a rede de pessoas que colaboram durante todo o ano. O Sargento Rodrigo Santiago Barbedo, do Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), já é um doador ativo. “A rotina faz com que, muitas vezes, o ato de doar fique em segundo plano e esquecido, mas não podemos deixar de realizar a ação”, afirma.

HFASP

O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) também aderiu à Campanha. Coordenada pelo Chefe da Seção de Hemoterapia, Major Médico Rafael Collet, a iniciativa envolveu 120 militares e civis doadores.

As bolsas de sangue coletadas foram destinadas para a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, instituição ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que fornece bolsas de sangue e de hemocomponentes para mais de 100 instituições públicas de saúde da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo o HFASP.

O Diretor Interino do HFASP, Coronel Médico Alexandre de Araújo Melo, foi o primeiro a doar sangue e ressaltou a importância da iniciativa. “Como Instituição de saúde, temos um relevante papel no incentivo e na conscientização das pessoas para o valor da doação”, disse.

Atividades como essas possibilitam a captação de novos doadores, como foi o caso da Sargento Amanda França Santos Silva, do HFASP, que doou sangue pela primeira vez e falou sobre a sentimento de participar do evento. “É gratificante pensar que estamos ajudando muitas pessoas. É hora de termos empatia e cuidado com o próximo”, relatou.

BAGL

A Base Aérea do Galeão (BAGL) também realizou, no dia 06 de abril, a Campanha de Doação de Sangue, quando 60 militares e civis compareceram como voluntários. A ação teve o intuito de apoiar o Banco de Sangue da FAB e Hemocentros do Rio de Janeiro, que estão com seus estoques reduzidos.

O Comandante da BAGL, Coronel Aviador Alexandre de Carvalho Ribeiro, após a doação, agradeceu a todos os envolvidos e voluntários que compareceram.

 “A Base Aérea do Galeão, junto à Ala 11, e em parceria com o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos, promoveu esta Campanha de Doação de Sangue nas instalações da Base.

Espero que o objetivo final seja alcançado com sucesso, como já está sendo, para que assim possamos ajudar as pessoas que precisam tanto da vida em forma de sangue”, ressaltou

 

PORTAL DIÁRIO DO PODER


Militares da FAB realizam doação de sangue em todo País

Ação teve como objetivo auxiliar na reposição dos estoques na rede hospitalar que envolve todo efetivo da Força Aérea

Redação | Publicada em 16/04/2021 14:36

Com objetivo de auxiliar no abastecimento dos hemocentros e na reposição dos estoques nas redes hospitalares, principalmente nesse momento de pandemia, a Força Aérea Brasileira (FAB) promoveu uma força-tarefa em todas as regiões do Brasil.

A campanha teve início em março, no estado de Minas Gerais, por meio do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL). Militares da Guarnição do Galeão compareceram, voluntariamente, ao PAMA-GL para fazer a sua doação.

O Diretor do PAMA-GL, Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, alerta sobre esse momento tão complicado. “É sempre um prazer para o Parque do Galeão ajudar o próximo. Fico feliz por termos a oportunidade de realizar essa Campanha e agradeço às Unidades da Guarnição do Galeão pelo apoio nesse ato de solidariedade”, concluiu.

Além do PAMA-GL, militares de diversas Organizações Militares do Rio de Janeiro também participaram do ato.

No dia 08 de abril, foi  a vez do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) realizar uma Campanha de Doação de Sangue em prol da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo (SP).

Devido aos impactos da pandemia da COVID-19, a Fundação vem sofrendo uma queda diária no quantitativo de doações. É essencial manter um estoque nos bancos de sangue para atender a demanda recorrente, o que só pode ser conseguido com a doação regular, o que não vem acontecendo.

O diretor do PAMA-SP, Coronel Aviador Anderson da Silva Nishio, comemora o resultado da ação.“Realizamos essa campanha de doação de sangue e o objetivo foi plenamente atingido. Todas as ações necessárias foram realizadas em uma velocidade surpreendente para que o número de doações fosse bastante expressivo. Agradeço a todos os militares, seus familiares, bem como aos militares de outras Unidades que estiveram aqui presentes e contribuíram com solidariedade e cidadania, em um momento tão crítico pelo qual nosso país atravessa. Parabéns a todos por mais esta importante missão cumprida”, finalizou.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Ministro da Defesa preside cerimônia de transmissão de cargo do COMGAP


Mariana Alvarenga | Publicada em 16/04/2021 17:40 | Atualizado em 16/04/2021 18:02

São Paulo (SP), 16/04/2021 - Na manhã desta sexta-feira (16), o Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, presidiu a cerimônia de transmissão de cargo do Comando-Geral de Apoio da Aeronáutica (COMGAP), em São Paulo. O agora Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, deixou o cargo, que foi ocupado pelo Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic.

O COMGAP é responsável pelo apoio logístico da Força Aérea Brasileira (FAB) e também pelas necessidades de infraestrutura das atividades aeroespaciais desenvolvidas no território nacional. Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Júnior frisou que, na sua gestão, desafios concretos, como aeronaves disponíveis e transporte logístico, essenciais no cumprimento das missões da FAB, ocuparam posição central nas atividades do COMGAP.

No enfrentamento à Covid-19, "o esforço de guerra exigiu que a logística da FAB mostrasse suas ciências no momento de maior dificuldade nacional", reforçou Baptista Júnior. "Os números e a participação da nossa Instituição comprovam que estamos sendo vitoriosos", assegurou. Em seguida, agradeceu a todos que fizeram parte da sua jornada e deu boas-vindas ao Brigadeiro Facic, afirmando que tem a certeza de que os desafios serão superados.

O Major-Brigadeiro do Ar Faric é natural de São Paulo e ingressou na Força Aérea em 1979. Exerceu diversos cargos ao longo da sua trajetória militar, entre eles o de Comandante da Base Aérea de Salvador e Adido de Defesa e Aeronáutico na França e Bélgica. Possui mais de 4,9 mil horas de voo, em 15 tipos de aeronaves. Realizou todos os cursos da carreira, e possui 17 condecorações nacionais, além de uma estrangeira.

Em entrevista, ao fim do evento, o Ministro Braga Netto deu boas-vindas ao novo Comandante e enalteceu sua preparação. "Acredito na competência do Brigadeiro Faric e a Defesa está pronta para apoiá-lo no que for necessário", assegurou.

A cerimônia ainda foi prestigiada pelo Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e demais autoridades militares e civis.

Os uniformes azuis dos militares perfilados em frente ao palanque de autoridades, se destacavam. Durante a solenidade, em sintonia, a tropa cumpria as ordens dadas ao som da corneta: braços junto ao corpo ou para trás, posturas estas chamadas posição de sentido e posição descansar, respectivamente.

A tropa armada empunhava seus fuzis e os movimentavam com segurança. A cerimônia, realizada ao lado do aeródromo, com aviões que decolavam ao fundo, teve como moldura o céu nublado, típico de São Paulo.

Ao toque da corneta, a Banda da Base Aérea de São Paulo entoou a canção Bandeirantes do Ar e o Hino dos Aviadores. Ao mesmo tempo, a tropa desfilou em continência ao novo Comandante do Comando-Geral de Apoio da Aeronáutica, encerrando a cerimônia.

Forças Armadas ampliam atuação da Operação Covid-19 com postos de vacinação


Soraya Brandão | Publicada em 16/04/2021 19:05

Brasília (DF), 16/04/2021 - Em continuidade ao esforço das Forças Armadas no combate à Covid-19, foi aberto, nesta sexta-feira (16), mais um posto de vacinação em organização militar na cidade do Rio de Janeiro. Localizado na Praça Duque de Caxias, no centro da capital, esse é o terceiro, dos oito postos que funcionarão, em unidades militares, para o atendimento à população carioca.

Os primeiros postos de vacinação abertos no Rio de Janeiro foram no Centro de Treinamento de Deodoro, na Vila Militar e no Museu Conde de Linhares, em São Cristóvão, respectivamente, nos dias 09 e 12 de abril.

Todos os postos funcionam de segunda a sábado, das 8h às 17h, e seguem o calendário previsto no plano de vacinação estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, incluindo grupos, faixa etária e doses de vacinas. Por meio da Marinha e da Força Aérea Brasileira, o Comando Conjunto do Leste está em fase de planejamento para a montagem de mais postos de vacinação em outras regiões do Rio de Janeiro.

As Forças Armadas ainda auxiliam o sistema de saúde pública na distribuição de vacinas e no emprego de militares técnicos em enfermagem na aplicação de imunizantes na população dos seguintes municípios: Cuiabá e Cáceres, em Mato Grosso; Campo Grande, em Mato Grosso do Sul; Teresina, no Piauí; Lorena, em São Paulo; Porto Alegre, Rio Grande, Uruguaiana, Cruz Alta, Santo Ângelo, Ijuí e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul; Curitiba, Lapa, Cascavel e Apucarana, no Paraná; e Florianópolis e Joinville, em Santa Catarina.

Áreas remotas

Na soma de esforços, os Comandos Conjuntos têm auxiliado na logística e no apoio à vacinação de indígenas e da população que habita em localidades de difícil acesso principalmente na região amazônica. Esse apoio possibilitou a aplicação de mais de 195 mil doses em indígenas que vivem em comunidades remotas.

E a atuação das Forças vai além da imunização da população. De 08 de janeiro a 15 de abril, foram mais de 3 mil horas de voo, com 3,9 toneladas de carga transportadas.

Estão incluídos neste total, 7.505 cilindros de oxigênio gasoso, 1.003 tanques de oxigênio líquido, 205 respiradores, 51 usinas de produção de oxigênio, 20,3 toneladas de medicamentos e 856 pacientes removidos.

Desde o início da pandemia, mais de 41 mil doações de sangue foram feitas pelos militares da Marinha, Exército e Aeronáutica. Ação que tem contribuído na reposição dos bancos de sangue de hemocentros de todo o País.

Esforço conjunto

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Por meio da Diretriz Ministerial de Execução nº 07/2020, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - O sistema SIFIAer inicia a operação


Força Aérea | Publicada em 16/04/2021 12:38

O Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial (SIFIAer) começou a operar na plataforma de serviços do Governo Federal para cadastro no Catálogo de Empresas do Setor Aeroespacial (CESAER). A funcionalidade, que iniciou no dia 31 de março, atende à diretriz de Digitalização dos Serviços Públicos, proposta pelo Governo Federal. O sistema pode ser acessado aqui.

O SIFIAer é um Sistema de Informação Gerencial (SIG) desenvolvido e implementado pela Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI), em conjunto com a Subdivisão de Tecnologia da Informação (CVD-TI), ambas do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Organização Militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

O módulo do sistema que entrou em operação é o de cadastro empresarial, que possibilita a coleta de dados das empresas para inserção no CESAER, servindo de base para o mapeamento das capacidades tecnológicas das indústrias do setor. Em uma próxima etapa, serão cadastradas, no mesmo módulo, as empresas aeroespaciais candidatas ao benefício de redução da base de cálculo do imposto ICMS para 4%, dentro do Convênio ICMS 75/91.

A versão completa do sistema, com previsão de conclusão no final de 2021, agregará também o módulo de análise empresarial, que possibilitará a análise das capacidades tecnológicas do setor e a elaboração de relatórios de suporte estratégico para o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e para o Ministério de Defesa (MD). Por fim, será disponibilizado o módulo de offset, que possibilitará o levantamento dos interesses e das necessidades tecnológicas da Força Aérea Brasileira (FAB) e das indústrias aeroespaciais, além de otimizar o acompanhamento dos projetos em execução.

O Chefe da Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI) do IFI, Major Especialista em Comunicações Alexander de Mello Lima, destacou a importância do sistema. “O SIFIAer representa um salto no serviço de coordenação e fomento industrial prestado pelo IFI, no sentido de atuar como um motor da tríplice hélice ao permitir uma análise estratégica do setor aeroespacial, tendo como parâmetro as capacidades tecnológicas da indústria e preparando, assim, o Instituto para responder ao Planejamento Baseado em Capacidades da FAB”, disse.