NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Porto de Natal passa por desinfecção em prevenção ao coronavírus

Trabalho foi realizado pelo Comando Conjunto Rio Grande do Norte Paraíba das Forças Armadas nesta quinta-feira (16).

Por G1 Rn | Publicada em 16/04/2020 14:56

O Porto de Natal passou por uma desinfecção nesta quinta-feira (16), como prevenção e enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O trabalho foi realizado pelo Comando Conjunto Rio Grande do Norte Paraíba das Forças Armadas, que inclui militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea.

Segundo a Marinha, a desinfecção foi realizada em horário reservado, sem a concentração de pessoas no local, facilitando a condução da ação e a aplicação dos produtos químicos de forma segura.

A atividade contou com a Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (EqRspNBQR) composta por militares das Forças Armadas habilitados para serem empregados em ações de prevenção à Covid-19, como descontaminação de pessoal, ambientes e materiais.

Coronavírus: respiradores do Rio de Janeiro chegam a BH para serem consertados

Nove equipamentos foram transportados por avião da FAB. Uma força-tarefa tem reparado respiradores de todo o país.

Publicada em 16/04/2020 15:58

Nove respiradores hospitalares vindos do Rio de Janeiro chegaram nesta quinta-feira (16) no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, para passarem por reparos.

O conserto será realizado no Centro de Inovação e Tecnologia do Senai-Fiemg. Os equipamentos foram encaminhados para Belo Horizonte por determinação do Ministério da Defesa já que foram transportados por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Força-tarefa

Uma operação montada pelo Senai e dez empresas está recuperando respiradores, fundamentais para pacientes graves com Covid-19. O equipamento leva o ar por um tubo na traqueia para os pulmões. Ele custa em média R$ 80 mil.

Depois de consertados os equipamentos serão devolvidos para as cidades de origem.

PORTAL R7


FAB transporta respiradores do RJ para serem consertados em BH

Aeronave C-95 da FAB trazendo nove equipamentos hospitalares desembarcou na capital mineira na tarde desta quinta-feira (16)

Lucas Pavanelli | Publicada em 16/04/2020 16:19 | Atualizado em 16/04/2020 18:03

Uma aeronave C-95 da Força Aérea Brasileira desembarca na tarde desta quinta-feira (16), no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, com nove respiradores hospitalares do Rio de Janeiro que passarão por reparos na capital mineira. Os aparelhos são fundamentais para equipar leitos de terapia intensiva utilizados por pacientes em estado grave por conta da Covid-19. 

Os respiradores serão transportados até o Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI, após uma articulação entre os ministérios da Defesa e da Saúde com a Confederação Nacional da Indústria. 

A Aeronáutica tem atuado em ações pontuais desde o início da crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Em fevereiro, 58 brasileiros que vivam na região de Wuhan, na China, foram repatriados pela FAB e passaram por uma quarentena no interior de Goiás. 

Cidadãos brasileiros que estavam no Peru impedidos de voltar ao país também foram repatriados em uma missão coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais, junto ao Ministério da Defesa em aeronaves C-130 Hércules. Além disso, nas últimas semanas, medicamentos e equipamentos têm sido transportados pela Força Aérea Brasileira para diversas regiões do país.

EBC - EMPRESA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO


Forças Armadas fizeram desinfecção na estação Central do Brasil


Repórter Brasil | Publicada em 16/04/2020 19:00

No Rio de Janeiro, militares das Forças Armadas fizeram a desinfecção na estação de trem Central do Brasil. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, acompanhou a operação.

PORTAL DEFESANET


Militares e dependentes da FAB em Parnamirim (RN) mobilizados em corrente do bem


Agência Força Aérea | Publicada em 16/04/2020 11:35

O apoio de militares da Força Aérea Brasileira (FAB) no combate ao novo Coronavírus ocorre por todo Brasil. Unidades de Parnamirim (RN) se mobilizam na fabricação de máscaras de proteção respiratória para o uso do efetivo, em razão das dificuldades generalizadas para adquirir os produtos em meio à pandemia. Desde os primeiros dias de mobilização, na última segunda-feira (06), o envolvimento tem ampliado para atender, também, outros setores da sociedade.

Após a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), para a utilização de máscaras comuns pela população geral, o Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, juntamente com o Chefe do Grupamento de Apoio de Natal (GAP-NT), Coronel Intendente Elésio Martins Ferreira e apoio do Graduado Master da Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT), Suboficial Bruno Eduardo de Araújo Vitor, iniciaram um movimento para produzir, de forma voluntária, as máscaras de proteção respiratória, fabricadas em TNT triplo.

O material foi adquirido com recursos captados junto aos próprios militares e o corte é feito gratuitamente, por meio de uma parceria com uma empresa local. Somente nos primeiros dias de mobilização, cerca de 3.000 kits de máscaras foram produzidos e distribuídos entre os voluntários que possuem máquina de costura em casa. Além disso, uma Unidade Móvel de Capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) foi montada na Ala 10, fornecendo cursos rápidos de costura para fabricar as máscaras e utilizar a estrutura, que conta com 11 máquinas de costura reta e uma overloque.

"Nós começamos pensando na prevenção do nosso efetivo para a manutenção da capacidade operacional, como forma de atender à sociedade sempre que formos acionados, e percebemos a vontade das pessoas de ajudar em meio a essa crise. A nossa expectativa agora é que possamos fornecer as máscaras para a sociedade também", conta o Comandante da Ala 10.

Corrente do bem na FAB

Cerca de 30 voluntários trabalham em suas casas para prover as máscaras ao efetivo da GUARNAE-NT. Além deles, outras 30 pessoas já realizaram a capacitação do SENAI e estão aptas para produção.  Nessa corrente do bem, a Tenente Gabriella Larissa de Oliveira Pacheco de Sousa, que atua no Grupo Logístico da Ala 10, participou da capacitação e teve sua primeira experiência com costura. "Não sabia costurar, mas estou aqui para ajudar. E mesmo que não seja costurando, acredito que posso ser útil, porque nessas situações quanto mais ajudar, melhor”, opinou a Oficial.

Ana Angélica Macedo da Silva é esposa do Suboficial Eraldo Xavier Araújo, e se voluntariou na ação. “Achei a iniciativa interessante e, como tenho máquina em casa vou conseguir produzir uma boa quantidade de máscaras. É uma forma de ajudar as pessoas", disse.

Para a Sargento Carla Duarte Gomes, do Grupamento de Apoio de Natal (GAP-NT), que é filha de costureira, apoiar na confecção dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é uma possibilidade de contribuir para a manutenção da saúde de sua família, dos amigos e colegas de trabalho. “Como sei costurar, me voluntariei para ajudar nesse momento em que todos estão se solidarizando”, afirmou.

Ao saber do mutirão para produção das máscaras de proteção respiratória, o Soldado Daniel Batista de Araújo, que trabalha no Rancho do GAP-NT, também viu uma oportunidade de ajudar. “Se todo mundo se unir e ajudar, fica mais fácil”, defendeu o militar, que nunca tinha operado uma máquina de costura antes de passar pela oficina do SENAI-RN.

Força Aérea Brasileira apoia empresas aéreas em função da pandemia do Coronavírus


Publicada em 16/04/2020 16:30

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu no dia 09 de abril, 13 aeronaves da empresa LATAM, dos modelos A319, A320 e A321. As aeronaves foram alocadas no pátio operacional da Ala 11 (antiga Base Aérea do Galeão), no Rio de Janeiro (RJ).

A ação cumpre o que prevê a Medida Provisória nº 945, de 4 de abril de 2020, que dispõe sobre medidas temporárias em resposta à pandemia decorrente da COVID-19, no âmbito do setor portuário e sobre a cessão de pátios sob administração militar.

O Comandante da Ala 11, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga comentou: “Realizamos o briefing para toda equipe de operadores e de manutenção da LATAM, juntamente com nosso pessoal da área de segurança de voo e de gerenciamento do pátio operacional, com a finalidade de apresentar os procedimento a serem adotados e as regras estabelecidas”.

A medida, publicada pelo Governo Federal no dia 4 de abril, tem o objetivo de garantir a preservação das atividades portuárias, consideradas essenciais; a cessão de uso especial de pátios sob administração militar, a título gratuito, às pessoas jurídicas prestadoras de serviço de transporte aéreo público, nacionais, a título precário, durante o período do estado de calamidade pública decorrente da pandemia da COVID-19.

A cessão comportará apenas o uso de células de espaço físico, a serem determinadas pelo Comando da Aeronáutica (COMAER) e a cessionária ficará sujeita às condições estabelecidas para acesso às áreas cedidas, em função da segurança das instalações militares.

JORNAL TRIBUNA DO NORTE (RN)


Exército, Marinha e FAB farão limpeza de trens urbanos de Natal


Publicada em 16/04/2020 09:42

O Comando do 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil, 7ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro e a ALA 10 da Força Aérea Brasileira realizarão, de forma conjunta, a higienização da Estação Ferroviária de Natal, localizada na Ribeira. A desinfecção será feita na manhã da sexta-feira e também contemplará a limpeza completa das composições de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Cerca de 15 militares participarão da ação que ocorrerá no intervalo entre as viagens, momento em que não haverá circulação de usuários na estação e em que os trens estarão disponíveis no pátio da CBTU.

De acordo com a CBTU, os trens urbanos de Natal estão operando em horários especiais para garantir a mobilidade dos profissionais que estão atuando nos serviços essenciais. Aconselha-se o uso do sistema ferroviário de transporte público, apenas em caso de real necessidade.

OUTRAS MÍDIAS


INFONET - Militares da Força Aérea do Brasil realizam doação de sangue


Publicada em 16/04/2020 20:55

Um grupo composto por mais de 20 militares e oficiais do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Aracaju (DTCEA-AR) colaborou com o serviço de doação e os estoques dos sangues O, A, B e Ab, positivo e negativo do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).

A ação solidária contou com a adesão de voluntários portadores de um grupo sanguíneo mais raro, como o B positivo. “O comando do Destacamento sempre promove atividades com a participação direta do cidadão. No caso da doação de sangue estamos aqui para ajudar pacientes nos hospitais”, comentou Matheus Oliveira dos Santos.

“Temos um compromisso com a sociedade e precisamos continuar com este espírito de dedicação ao próximo e, mesmo neste momento difícil de enfrentamento ao coronavírus, podemos verificar que o Hemose adotou as medidas sanitárias para evitar aglomeração e proporcionar segurança aos doadores”, destacou o capitão Lacerda.

Para gerente de Ações Estratégicas do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas, a parceria com as instituições e os doadores fidelizados são fundamentais nesses períodos de redução nas doações de sangue, decorrente do isolamento social do enfrentamento ao Covid-19.

“Já recebemos aqui na unidade militares da Marinha, Exército e agora Aeronáutica. Esse trabalho busca restaurar os estoques de todos os sangues. Para isso, estamos solicitando que venham em grupos pequenos para evitar aglomerações”, conclui a ressaltou a assistente social.

Serviço

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto, válido em todo território nacional. O Hemose também ampliou o serviço de agendamento para doação individual e de grupos de até dez pessoas, através dos telefones: (79) 3225-8039 e 3259-3174 ou pelo email: [email protected].

CAVOK - COVID-19: FAB coloca aeronaves C-99, C-130 e C-97 para realizar transporte aéreo logístico


Fernando Valduga | Publicada em 17/04/2020


Três aeronaves da Força Aérea Brasileira, C-99, C-130 e C-97, realizaram no dia 15 de abril uma missão de Transporte Aéreo Logístico no combate ao novo coronavírus.

Um C-99 decolou às 9h (horário de Brasília) da Ala 11 – Base Aérea do Galeão (RJ), com destino à Ala 7 – Base Aérea de Boa Vista (RR), transportando materiais de saúde que serão utilizados no combate à COVID-19 na Região Norte. O pouso do C-99 no seu destino ocorreu às 15h15.

A aeronave C-99 é pertencente ao Primeiro Esquadrão Clique aqui para baixar a imagem original do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT), Esquadrão Condor. Segundo o Tenente Márcio Delibaldo Blumer, Comandante da missão, esta aeronave é uma das mais versáteis dentro da aviação, atuando desde a evacuação aeromédica até o transporte de autoridades.

“Nessa missão, pudemos levar medicamentos e a esperança de cura para centenas de brasileiros, em meio ao cenário que estamos vivendo. Sinto orgulho de saber que estamos contribuindo para o bem da sociedade”, declarou.

Na mesma manhã, um C-130 Hércules decolou, às 9h, da Ala 3 – Base Aérea de Canoas (RS) para a Ala 11 – Base Aérea do Galeão, transportando, dentre outros materiais, um molde de fabricação de máscaras faciais tipo Face Shield (que cobrem todo o rosto), doado pela ABINFER – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais. A carga seguiu, então, em um C-97 Brasília para Recife (PE), seu destino final, onde pousou às 17h30.


De acordo com um dos pilotos da aeronave, Tenente Aviador Lucas Piccinini, é uma grande satisfação para o efetivo do Esquadrão Gordo realizar mais essa missão para o povo brasileiro. “Não dá pra mensurar a importância que essa carga terá para o combate ao novo Coronavírus”, afirmou.

Operação COVID-19

Esta é mais uma ação de enfrentamento ao novo Coronavírus, deflagrada pelo Governo Federal, em apoio ao Ministério da Saúde, que visa transportar equipamentos e insumos a diversas regiões do Brasil, para auxiliar no combate à pandemia.

A missão interministerial foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, que foi ativado no dia 20 de março para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) no enfrentamento à COVID-19.

KC-390 Millennium e C-105 Amazonas

Na sexta-feira (10/04), duas aeronaves da FAB, um KC-390 Millennium e um C-105 Amazonas também realizaram Transporte Aéreo Logístico de materiais de saúde para o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. O KC-390 Millennium, avião multimissão da FAB, decolou às 12h da Ala 11 – Base Aérea do Galeão (RJ) com destino à Ala 8 – Base Aérea de Manaus (AM), transportando uma ambulância e equipamentos hospitalares. O peso da carga totalizou 6,9 toneladas. Já o C-105 Amazonas decolou às 15h da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), para Fortaleza (CE), com 30 respiradores hospitalares, totalizando, aproximadamente, uma tonelada de carga.

Agência Força Aérea, por Aspirante Flávia Rocha

Fotos: Tenente Cintra/Ala 3, Tenente Blumer, Tenente Corrêa, Soldado W. Martins, Soldado W. Lucas/ Ala 11, Tenente Heitor, Sargento Neves / Ala 7, Soldado Melo Filho, Cabo Moraes Alexandrino / CINDACTA III, Soldado A. Soares /CECOMSAER.