NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Em semana cheia, Esquadrilha da Fumaça forma mais dois pilotos para demonstrações aéreas


Juliano Gianotto | Publicada em 16/03/2023

Em uma semana repleta de novidades, mais dois pilotos foram formados no Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB). O Capitão Aviador Filipe Pereira Santos passa a ser o mais novo piloto da posição número #2 e, o Capitão Aviador Vinícius Moreno assume como piloto número #7 da Esquadrilha da Fumaça.

Nesta mesma semana, conforme repercutido pelo AEROIN, o Capitão Aviador João Bernardo Costa Neves também fez seu primeiro voo solo como piloto número #3, durante um treinamento realizado em sede, na Academia da Força Aérea Brasileira.

Na manhã da última quarta-feira (15), o Capitão Pereira encerrou seu ciclo de treinamento para assumir de vez a posição de piloto número #2 do Esquadrão. Até então, ele estava realizando missões do Curso Operacional de Demonstração Aérea (PODA), no qual recebia instrução do Capitão Av André Mayer Fontoura, com quem revezará a posição nas próximas demonstrações.

Para o novo ala direita da Esquadrilha da Fumaça, a formação é um sonho realizado. “Quando a gente é criança e vê os aviões voando, parece um sonho muito distante. E vendo hoje um avião do EDA com meu nome foi muito emocionante, ainda mais realizando este sonho na presença de meus familiares”, afirma o Capitão Pereira.

O piloto é natural de Lambari/MG e ingressou na Força Aérea em 2007 na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sendo declarado Aspirante-a-Oficial em 2013 e tornando-se piloto de caça mais tarde.

O aviador foi surpreendido em junho passado, quando um vídeo-surpresa interrompia a reunião dos instrutores do 2º/5º GAv (Esquadrão Joker) para anunciar que ele estava se tornando um “Fumaceiro” a partir daquele momento.

Com os olhos marejados, o Senhor Jaime Moisés dos Santos, pai do aviador, fala sobre a felicidade de ver o filho realizando um sonho.

“Foi emocionante! Poder ver o sonho dele ser realizado é algo espetacular. Acho que todo menino tem vontade de entrar para Esquadrilha da Fumaça e ele sempre foi muito dedicado, e agora está colhendo os frutos. Espero que ele possa incentivar bastante gente a seguir a carreira militar. Somos de Lambari, cidade de Minas Gerais, e lá já tem pessoas seguindo os passos dele, e a gente fica feliz por ele ser um exemplo para os munícipes de Lambari”.

O Capitão Moreno já era piloto da Esquadrilha, porém, até então, voava na posição de número #6 e agora passa a ser o número #7 do Esquadrão. O aviador também completou o curso de piloto da nova posição juntamente com o novo companheiro de equipe.

As demonstrações da Esquadrilha da Fumaça em 2023 iniciarão neste fim de semana com três apresentações no Paraná. A estreia do Capitão Pereira será na cidade de Paranaguá, no sábado (18), já a do Capitão Neves deve ocorrer um dia antes, nesta sexta-feira (17).

Neste fim de semana a Esquadrilha da Fumaça estreia a agenda 2023 com três demonstrações no Paraná. A agenda no Paraná, que dá início às apresentações públicas, é a seguinte:

Dia 17 de março – Telêmaco Borba (PR) – A apresentação do EDA acontece às 16h no Centro de Eventos da cidade, localizado na rodovia PR-160.

Dia 18 de março – Paranaguá (PR) – Os aviões do EDA farão suas manobras no aeroporto da cidade às 16h.

Dia 19 de março – Pinhais (PR) – A exibição dos acrobatas acontece às 15h no Parque das Águas.

DEFESA EM FOCO


Simuladores de voo do Gripen estão em plena operação na BAAN


Por Redação Defesa Em Foco | Publicada em 16/03/2023 09:12

Dois avançados simuladores de voo do Gripen E foram instalados na Base Aérea de Anápolis (BAAN), sede do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), esquadrão que opera os caças Gripen no país.

A alta tecnologia e o grau de realismo dos simuladores de voo permitem que as missões de treinamento criem cenários reais e que a Força Aérea Brasileira experiencie situações de seu interesse, trazendo melhor preparo para os oficiai

Para o Tenente-Coronel Aviador Gustavo Pascotto, comandante do 1º GDA, as vantagens de contar com os equipamentos no Brasil são inúmeras e vão desde a economia nos treinamentos, até o aperfeiçoamento das missões.

“Do básico ao avançado, os simuladores de voo são usados em duas etapas abrangendo todo o seu espectro de utilização. Na fase inicial, contribui no treinamento para ambientar os pilotos na operação básica da aeronave, como parte do processo de implantação desse vetor na FAB. Em um segundo momento, são usados em tarefas ainda mais estratégicas no treinamento operacional de alto nível, ou seja, em cenários e situações de alta complexidade”, explica.

 

 

 

 

FAB e Projeto Social Mãos do Bem entregam peças infantis à comunidade indígena Yanomami em Boa Vista


Marcelo Barros | Publicada em 16/03/2023 08:30

A Força Aérea Brasileira (FAB), em parceria com a Base Aérea de Anápolis (BAAN) e a Odontoclínica de Aeronáutica de Brasília (OABR), doou mais de 150 peças infantis à comunidade indígena Yanomami em Boa Vista, Roraima. As peças foram produzidas a partir de fardas doadas por militares da FAB ao Projeto Social Mãos do Bem, sediado em Brasília (DF).

O Coronel Aviador Renato Leal Leite, Comandante da BAAN, destacou a importância do apoio oferecido, enfatizando o compromisso da FAB em promover ações benéficas à sociedade. A Coronel Dentista Maria Elizabeth Medeiros foi responsável por trazer o projeto para a FAB, que hoje conta com o apoio da OABR.

Desde fevereiro de 2022, a Assessoria de Serviço Social da BAAN tem arrecadado peças de uniforme e sapatos para o Projeto Mãos do Bem. Em 2023, o Instituto Mãos do Bem enviou mais de 460 roupas infantis confeccionadas à BAAN.

A Tenente-Coronel Intendente Juliana Bustamante Porto destacou o orgulho em participar de uma ação como esta, ressaltando a conscientização social, redução de impactos ambientais, incentivo ao consumo consciente e valorização do trabalho dos cidadãos envolvidos.

Atualmente, a BAAN possui mais de 300 itens infantis e kits maternidade disponíveis para doação a famílias de militares em situação de vulnerabilidade social.

O Projeto Mãos do Bem é uma iniciativa sem fins lucrativos, composta por voluntárias do Distrito Federal. O projeto recebe doações de roupas, tecidos e itens para costura, além de recursos gerados por Bazares Beneficentes. O principal objetivo é fornecer roupas e kits infantis para a população carente em todo o Brasil.

OUTRAS MÍDIAS


VERTENTES DAS GERAIS - Tenente Brigadeiro Potiguara ministra aula inaugural do CPCAR, em Barbacena


Júlio Fonseca | Publicada em 16/03/2023 12:00

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), realizou, na manhã desta sexta-feira (03/03), a aula inaugural do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), do ano de 2023. Ministrada pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, o evento contou com a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, do Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, e dos efetivos do Corpo de Alunos (CA) e Divisão de Ensino (DE) da EPCAR.

A aula inaugural é um momento importante para o corpo discente, pois esta é uma oportunidade para que a instituição apresente personalidades que possam contribuir para a motivação e formação dos alunos. Neste ano de 2023, o responsável por ministrar a aula inaugural foi o Tenente-Brigadeiro Potiguara. 

O oficial-general iniciou sua carreira na EPCAR, no ano de 1978, como aluno. Formou-se piloto de caça e, atualmente, atua no Ministério da Defesa. Em sua explanação, ele ministrou aos alunos o tema “liderança”, além de outras peculiaridades inerentes à vida do oficial e líder da Força Aérea, ratificando a importância dos alunos da EPCAR estarem informados e atualizados sobre os assuntos que dizem respeito ao Comando da Aeronáutica (COMAER). “Deveríamos estar alinhados com os nossos documentos estratégicos. Acho que isso é importante! Talvez eles (os alunos) ainda estejam muito distantes do Alto-Comando, porém a documentação existe e todos acessando estas documentações, eles saberão o que a Força Aérea quer de cada um”. Após a aula inaugural, o Tenente-Brigadeiro Potiguara participou e presidiu a Parada Diária do Corpo de Alunos. “Estou orgulhoso e chego a me emocionar! Recordo-me perfeitamente de como eu acessei esta Escola, de como vivi aqui e eu tenho a dizer só alegrias. É um prazer estar e vir à EPCAR, contínua, ativa, brilhante e vibrante como sempre foi”, concluiu.

Juntamente ao Brigadeiro Daniel, o aluno líder do Corpo de Alunos foi o responsável por realizar os agradecimentos formais ao palestrante. Em suas palavras, o aluno Arthur destacou a importância da presença do oficial-general, enaltecendo que sua experiência na carreira como militar, e, como líder da FAB, agregaram conteúdo e valor à palestra, que ficará marcada na vida de cada um dos que estiveram presente no Auditório Brigadeiro Eduardo Gomes, local onde foi realizada a aula inaugural. “A liderança é intrínseca a cada oficial da Força Aérea, e é o objetivo de todos nós que estamos aqui, sendo um dos valores da nossa Escola: aprender para liderar. Este é o exemplo que podemos perceber no senhor, de alguém que adentrou estes portões há cerca de quarenta e cinco anos, com uma grande expectativa e com brilho no olhar, este mesmo brilho que vejo em todo o Corpo de Alunos que aqui se faz presente. Gostaria de agradecer por estar aqui hoje e por contribuir no caminho que cada um de nós escolheu para seguir”, proferiu.