NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL ESTADO DE MINAS


Aeronáutica abre nova seleção de âmbito nacional para sargentos

As chances são para homens e mulheres com ensino médio completo!

Lorena Pacheco | Publicada em 16/02/2021 14:05

O prazo de inscrições do processo seletivo para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS 1/2022) já está aberto! A seleção oferece 179 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para as turmas do primeiro semestre de 2022, abertas em todas as regiões do país. Podem se inscrever brasileiros de ambos os sexos de 17 a 24 anos. Para participar, também é necessário possuir ensino médio completo.

As vagas são distribuídas entre as áreas de aeronavegante (sexo masculino), não-aeronavegante (sexo masculino), não-aeronavegante (sexo masculino e feminino) e controle de tráfego (sexo masculino e feminino). Dentre as áreas, há oportunidades para os setores de material bélico, mecânico de aeronaves, controle de tráfego aéreo, equipamento de voo e guarda e segurança.

As inscrições, abertas nesta segunda-feira (15/2), estão sendo feitas de forma remota pelo site da Aeronáutica até às 10h de 17 de março. Há taxa de participação no valor de R$ 60. Candidatos inscritos no CadÚnico, hipossuficientes e doadores de medula óssea podem solicitar isenção total do valor até o último dia de inscrições.

Os candidatos serão avaliados por meio de provas escritas, Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP), Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) e validação documental.

A aplicação da prova escrita, prevista para 30 de maio, contará com questões sobre língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física. As etapas serão aplicadas em Brasília, Belém, São Luís, Recife, Natal, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, São José dos Campos, Canoas, Santa Maria, Curitiba, Porto Velho, Manaus e Boa Vista.

Durante o curso de formação, os participantes selecionados serão regidos pelo regime escolar da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), com remuneração fixada em lei para Aluno de Escola de Formação de Sargentos. Além da bolsa, os estudantes também terão direito a alimentação, alojamento, fardamento e assistência médico-hospitalar e dentária.

O curso contará com aulas, provas teóricas e práticas nos Campos Militar e Técnico-Especializado. Os alunos que concluírem a formação com êxito serão lotados em organizações militares de todo o território nacional.

Vale ressaltar que a aprovação dos candidatos só será válida para as turmas do primeiro semestre de 2022. 

PORTAL G1


Em um mês, mais de 550 pacientes foram transferidos do Amazonas para outros estados

Transferências, em sua maioria de pacientes com Covid-19, tiveram início no dia 15 de janeiro pela impossibilidade do Amazonas oferecer tratamento para essas pessoas.

Por G1 Am | Publicada em 16/02/2021 12:04

Em um mês, o governo do Amazonas informou que já transferiu 558 pacientes para receber tratamento em outros estados. As transferências, em sua maioria de pacientes com Covid-19, tiveram início no dia 15 de janeiro pela impossibilidade do Amazonas oferecer tratamento para essas pessoas.

Segundo a Secretaria da Saúde do estado, 226 pacientes retornaram para o estado após a recuperação. Na madrugada desta terça-feira (16), duas pessoas que tinham sido levadas para Goiânia voltaram à capital amazonense. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e foram levados para suas casas.

Entre os pacientes transferidos, além de doentes com Covid-19, oito mulheres que necessitam de cirurgia oncológica foram levadas ao Hospital de Câncer do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, onde realizaram a operação. Após a cirurgia, a recuperação das pacientes acontece em Manaus.

Janeiro foi um mês em que o estado do Amazonas registrou um aumento expressivo de casos de Covid-19 e internações, o que provocou a lotação de hospitais e a falta de oxigênio para atender aos pacientes. Com a situação alarmante e sem conseguir atender a população, o governo do Amazonas passou a enviar pacientes para receber atendimento em outros estados.

A estimativa inicial era transportar 235 pacientes, mas o próprio ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a expectativa do governo era mandar 1,5 mil pacientes para tratamento em outros estados em função da falta de condições de atendimento no Amazonas.

O transporte dos passageiros é feito em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), que foram adaptadas para essa finalidade.

JORNAL DIÁRIO DE CANOAS


Pacientes de Manaus tratados em Santa Maria voltam para casa nesta terça-feira


Portal Do Estado Do Rio Grande Do Sul | Publicada em 16/02/2021 08:17

Estado – Para 12 pacientes Covid do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) provenientes de Manaus, a segunda-feira (15/2) foi dia de arrumar as malas e planejar a volta para casa. O voo, que parte do aeroporto da cidade na terça-feira (16/2), levará 12 dos 15 pacientes que chegaram ao HRSM na noite de 2 de fevereiro, após uma viagem de quase oito horas a bordo de uma aeronave da Força Aérea Brasileira. Um deles é o pastor João de Souza, 58 anos, que acordou animado para organizar as roupas e ficar pronto para a alta.

“Ganhei até uns perfumes aqui do pessoal da enfermagem. Não tenho palavras para retribuir a forma como fui tratado, uma excelência. Os gaúchos são amáveis, dedicados, carinhosos e hospitaleiros”, afirmou Souza, saudoso da esposa, das brincadeiras de carrinho com o neto de quatro anos e do caldo de peixe tambaqui, que ele mesmo preparará tão logo chegue em casa.

Com o retorno desses 12 pacientes de Manaus na terça-feira, fecha em 33 o número de pacientes do Norte do país acolhidos e tratados no Rio Grande do Sul que já voltaram aos seus Estados de origem. No total, o RS recebeu, entre o final de janeiro e início de fevereiro, 50 pacientes – 18 de Porto Velho (Rondônia) e 32 de Manaus (Amazonas).

“A alta desse grupo é resultado de muito trabalho. Preparamos uma ala de tratamento intensivo exclusiva para atendê-los, mas nunca deixamos de lado os pacientes aqui do Estado, da nossa região e até de fora dela”, explicou o diretor técnico do HRSM, Mery Martins Neto.

O acolhimento aos pacientes do Norte faz parte de um esforço humanitário que envolve Ministério da Saúde (MS), Secretaria da Saúde (SES), prefeituras, hospitais, empresas e voluntários. Desde a primeira quinzena de janeiro, o governador Eduardo Leite se colocou à disposição para receber os pacientes de fora. Porto Velho e Manaus, que enviaram doentes, enfrentam situações de colapso nas redes de saúde públicas.

Acionada pelo MS, a Secretaria da Saúde fez a articulação com prefeituras, hospitais e voluntários para receber e tratar os doentes. A partir da alta do paciente, decidida a partir de critérios médicos no hospital, o Ministério da Saúde contata o Estado de origem para que seja feito o transporte. Alguns retornam em voos comerciais e outros, em aeronaves providenciadas pelo Estado de origem, a exemplo de Rondônia, que já enviou um avião do Corpo de Bombeiros para buscar pacientes recuperados.

“Receber esses pacientes, ajudar quem precisa no momento em que mais se precisa, é um marco histórico para o Hospital Regional de Santa Maria, pois não faz nem um ano que começamos a atender pacientes internados. A direção, a equipe médica, os funcionários e todos os prestadores de serviço estão muito orgulhosos de ter contribuído nesse grande esforço nacional”, disse o diretor executivo do HRSM, Elvis Prestes.

Além dos três pacientes que seguem internados no hospital em Santa Maria, os 14 que ainda não tiveram alta estão sendo tratados em hospitais de Porto Alegre e de Canoas. Dois deles, vindos de Manaus, já têm alta confirmada, mas aguardam a disponibilidade de um avião equipado com UTI para levá-los de volta. Eles irão precisar do suporte porque, apesar de já terem alta hospitalar, ainda não têm a alta clínica, ou seja, seguem o tratamento em casa. Como há risco de intercorrência respiratória por conta da pressurização durante o voo, há necessidade de uma aeronave equipada com UTI para o transporte.

PORTAL AEROIN


Força Aérea Brasileira irá aposentar o lendário avião C-130 Hércules em dois anos


Carlos Martins | Publicada em 16/02/2021

A aposentadoria do Gordo, o apelido do clássico avião C-130 Hércules, na Força Aérea Brasileira (FAB), está com data definida.

O avião de transporte militar mais popular do mundo depois do DC-3 (C-47) é um dos maiores símbolos da FAB, com grande carinho da população após ser usado por décadas em missões de ajuda humanitária e transporte em geral. Também é um dos mais icônicos, pelo seu porte e presença nos eventos públicos da Força Aérea.

A primeira unidade foi recebida diretamente da fábrica em 1964, sendo um modelo C-130E, depois vieram as versões SC-130E de busca e salvamento marítima, os C-130H e os KC-130H, que são as versões de reabastecimento em voo do Hércules.

A homenagem ao filho de Zeus na mitologia grega não é atoa, o Hércules não nega serviço, é de fácil operação e tem muitas funções. Consegue pousar em pistas não pavimentadas na Amazônia e permitiu que o Brasil chegasse à Antártica com meios próprios.

Foram ao todo 29 exemplares, incluindo o C-130M, que é a versão modernizada dos últimos C-130H recebidos, tanto os novos quantos os usados que vieram da Aeronáutica Militar e italiana. O principal destaque dessa versão fica no cockpit, onde os famosos “reloginhos” que compõem os instrumentos analógicos foram substituídos por modernas telas de LCD.

Apesar de toda a robustez do avião, ele já apresenta a sua idade, é um projeto de 1950, que inclusive em algumas versões da FAB conta com uma pequena janela para navegação celestial, utilizando a posição das estrelas para determinar a sua posição e para aonde ir.

Dentre as missões mais memoráveis da história recente do Hércules estão a busca por destroços do Airbus A330 da Air France acidentado no voo AF447, assim como o resgate dos corpos do time da Chapecoense, resultado de um acidente aéreo na Colômbia.

O Adeus do Gordo

A informação da saída do Gordo, apelido do Hércules na FAB e nome do seu único esquadrão operacional hoje em dia, o 1º/1º GT – Grupo de Transporte, foi dada pelo Brigadeiro Valter Borges Malta, Presidente da Comissão Coordenação do Programa Aeronave de Combate, que trabalha com a aquisição e recebimento do caça Gripen.

Em entrevista ao Correio Braziliense, o Brigadeiro afirma que existem hoje na FAB um total de 22 Hércules, mas apenas uma parte dela está voando. Segundo o AEROIN apurou, seriam apenas sete aeronaves em operação, sendo dois KC-130. Eles estão sendo substituídos pelo Embraer KC-390, que foi desenhado a partir do pedido da FAB pela fabricante brasileira, visando exatamente substituir o C-130.

Em 2023, segundo o último cronograma de entregas do KC-390, estarão em operação em torno de 14 novos jatos da Embraer, folga suficiente para que o Hércules se aposente sem comprometer a capacidade atual da FAB, contando também que uma parte destes KC-390 estarão em revisão programada, como qualquer avião.

Hoje, o cronograma do KC-390 está atrasado, conta apenas com quatro aeronaves. O principal motivo foi o atraso de pagamentos da FAB para Embraer anos atrás, por restrições orçamentárias.

Segundo a programação original, o Brasil teria, até o final deste ano, em torno de 22 aeronaves KC-390 entregues, mas a FAB recebeu apenas 4 com previsão que termine o ano com 7 ou 8 unidades. Serão ao todo 28 jatos KC-390, com o último sendo entregue em 2026.

PORTAL AEROFLAP


CENIPA divulga novo estudo sobre segurança de voo em bimotores leves


Cenipa | Publicada em 16/02/2021 18:05

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) divulgou um novo estudo de segurança de voo, dessa vez referente à falhas de motor em bimotores leves empregados em táxi aéreo. 

No trabalho foram analisadas as ocorrências de falha de motor em voo com aviões bimotores leves registrados na categoria táxi-aéreo, no período de 2010 a 2019.

O estudo buscou analisar as consequências das falhas de motor em voo em um segmento da aviação civil brasileira que presta serviço de transporte aéreo público e que opera aviões bimotores leves.

Tais aeronaves exigem conhecimentos e habilidades específicas para a condução do voo após a parada de um dos motores, tanto no aspecto de controlabilidade, quanto no aspecto de conhecimento sobre o desempenho do aparelho. 

Como será possível verificar, esses conhecimentos e habilidades específicas são primordiais para reduzir ou até eliminar um dos elos da cadeia de eventos de uma ocorrência aeronáutica, reduzindo suas consequências.

O novo estudo pode ser acessado aqui. Outros estudos de segurança de voo divulgados pelo CENIPA também podem ser acessados aqui.

FAB pretende aposentar seus C-130 Hércules em 2024, unidades do KC-390 devem ser entregues até 2027


André Magalhães | Publicada em 16/02/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) planeja aposentar seus C-130/KC-130 Hércules em 2024, a informação foi passada em uma entrevista do Brigadeiro Malta ao Correio Brasiliense, na semana passada. O militar em questão é o presidente da Comissão Coordenadora Aeronave de Combate (COPAC).

A FAB tem hoje 22 unidades do C-130 Hércules, no entanto, “nem todas elas estão em condições de operar”, disse o Malta.

A história do Gordo (como o Hércules é conhecido na FAB) começou nos anos 60, e houveram versões diferentes da aeronave, sendo que ‘versão H’, passou por uma modernização e passou a ser designada ‘M’, um dos destaques da atualização foi o glass cockpit.

Hoje a FAB conta com quatro unidades do KC-390 Millennium, sendo que o previsto são 28 unidades que irão substituir os clássicos Hércules. A entrega dos KC-390 deverá ser concluída em 2027.

As aeronaves estão em constante voos em prol da Operação Covid-19, além disso, o avião já foi para o exterior, onde realizou um exercício operacional internacional e também testes em clima de extremo frio.

Outro assunto comentado pelo brigadeiro foi sobre o cronograma em dia do caça Gripen. A FAB deve receber ainda este ano as quatro primeiras unidades operacionais do caça. A força aérea vai operar no total 36 vetores.

Ainda sobre esse assunto o brigadeiro disse na entrevista que o desenvolvimento do caça Gripen vai gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.

Outro assunto comentado pelo brigadeiro foi sobre o cronograma em dia do caça Gripen. A FAB deve receber ainda este ano as quatro primeiras unidades operacionais do caça. A força aérea vai operar no total 36 vetores.

Ainda sobre esse assunto o brigadeiro disse na entrevista que o desenvolvimento do caça Gripen vai gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.

PORTAL IG - ÚLTIMO SEGUNDO


Aeronáutica abre inscrições para 223 vagas; confira as oportunidades

Vagas são validas para brasileiros entre 18 e 24 anos que completaram o ensino médio; inscrições podem ser feitas até 17 de março

Redação | Publicada em 16/02/2021 18:50

Força Aérea Brasileira (FAB)  está com inscrições abertas para o  Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica do ano de 2022  (IE/EA EAGS 2022). São 223 vagas destinadas a cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, que devem ter completado e ensino médio e ter entre 18 e 24 anos até 31 de dezembro deste ano.

Há vagas para as seguintes especialidades: Mecânico de Aeronaves, Material Bélico, Guarda e Segurança e Equipamento de Voo e Controle de Tráfego Aéreo.

O processo seletivo é composto de provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, além inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental.

As provas escritas serão no dia 30 de maio. Os aprovados em todas as etapas deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) , em Guaratinguetá (SP), no dia 16 de janeiro de 2022, para a concentração final.

Os alunos que tiverem o aproveitamento estipulado no curso serão promovidos à graduação de terceiro-sargento. Com isso, serão distribuídos e classificados em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (Comaer) , localizadas em todo o território nacional.

As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 17 de março, no site da Aeronáutica . O valor da taxa de inscrição é de R$ 60.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL MANAUS ALERTA - Amazonas recebe mais duas usinas de oxigênio que serão enviadas ao interior do estado


Por Manaus Alerta | Publicada em 16/02/2021 15:59

Mais duas usinas de oxigênio medicinal chegaram ao Amazonas ontem, segunda-feira (15), doadas pela União BR, movimento da sociedade civil organizada que tem auxiliado cidades brasileiras no enfrentamento à pandemia de Covid-19. As usinas são as duas primeiras de um total de cinco que serão enviadas ao Amazonas por meio do movimento voluntário, destinadas aos municípios de Codajás, Tapauá, Apuí, Urucará e Santo Antônio do Içá.

As usinas chegaram em aeronave C-130 Hércules e foram desembarcadas por volta das 15h30, na base da Força Aérea Brasileira (FAB), no Aeroporto Ponta Pelada, bairro Crespo, zona sul da capital. O transporte foi feito com o apoio do Governo Federal, por meio dos ministérios da Saúde e da Defesa.

Os equipamentos têm capacidade de produção de 10 metros cúbicos (m³) de oxigênio por hora, cada um. As outras três usinas, provenientes de doações da União BR, têm previsão de chegada para os próximos dias.

Do total de cinco usinas, quatro produzem 10m³ por hora e serão encaminhadas aos municípios de Codajás, Tapauá, Apuí e Urucará. O quinto equipamento tem capacidade de 20m³ por hora e vai para o município de Santo Antônio do Içá.

Ampliação

Depois de instalados, os equipamentos vão ampliar a geração diária independente de oxigênio no Amazonas, que até a última quinta-feira (11/02) era de 13.920 metros cúbicos. Na última semana, mais quatro usinas produtoras de oxigênio entraram em operação, totalizando 26 já instaladas na capital e no interior pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra); e pelo Ministério da Saúde, com o acompanhamento de técnicos das fabricantes.

A estratégia da instalação de usinas foi traçada após detectada a escassez do produto na região, decorrente do aumento no número de hospitalizações no mês de janeiro, de pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Com o crescimento de pacientes em busca de tratamento especializado na rede, o consumo passou de, em média, 30 mil metros cúbicos, para 86 mil metros cúbicos.

União BR

A iniciativa surgiu em março de 2020, no Rio de Janeiro, e é resultado da soma de esforços de empresas privadas e voluntários. O objetivo do grupo é captar recursos para doar itens de primeira necessidade para o enfrentamento à pandemia, como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); além de articular com os governos dos estados a doação de insumos que possibilitem, por exemplo, a abertura de leitos para o atendimento de pacientes com Covid-19.

DEFESA.COM - Governo do Amazonas recebe mais três usinas de oxigênio para o interior


Publicada em 16/02/2021 20:45

O Governo do Amazonas recebeu nesta terça-feira (16/02), outras três usinas para produção de oxigênio medicinal que serão destinadas a municípios do interior do estado. O material é a última remessa de um total de cinco usinas doadas ao estado pela União BR, movimento da sociedade civil organizada, que tem auxiliado cidades brasileiras no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

O maquinário chegou a Manaus transportado em uma aeronave militar modelo C-130 Hercules, que pousou na base da Força Aérea Brasileira (FAB), situada no Aeroporto Ponta Pelada, zona sul da capital, por volta das 16h. Todo o procedimento de logística foi realizado em conjunto com o Governo Federal, por meio dos ministérios da Saúde e da Defesa.

Das três usinas recebidas nesta terça-feira, duas possuem capacidade para a produção de 10 mil metros cúbicos (m³) de oxigênio por hora; e uma possui capacidade de produzir 20 mil metros cúbicos de oxigênio por hora. Elas se juntarão a outras duas usinas, enviadas pela União BR, que chegaram ao estado na noite de segunda-feira (15/02), ambas com capacidade de produzir 10 mil metros cúbicos de oxigênio por hora.

As cinco novas usinas serão enviadas para os municípios de Codajás, Tapauá, Apuí e Urucará; cada um receberá uma usina com produção de 10 mil m³/hora; e Santo Antônio do Içá receberá a usina com produção de 20 mil m³/hora. Os envios serão feitos por via aérea e fluvial, com todo o planejamento de logística, sob responsabilidade do Ministério da Saúde junto à FAB e à Marinha do Brasil.

Suprimento – As usinas recebidas nesta semana reforçarão a produção independente de oxigênio em hospitais da rede pública de saúde, situação que vem sendo solucionada com medidas efetivas do Governo do Amazonas, que hoje apresenta um quadro de estabilidade na produção do insumo.

Na última semana, mais quatro usinas produtoras de oxigênio entraram em operação, totalizando 26 já instaladas na capital e no interior pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra); e pelo Ministério da Saúde, com o acompanhamento de técnicos das fabricantes.

PORTAL HOLANDA - Mais de mil pacientes já foram transferidos do interior para Manaus


Por Portal Do Holanda | Publicada em 17/02/2021 00:37

Manaus/AM - Com o colapso no sistema de saúde do Amazonas devido ao aumento no número de internações de pacientes com Covid-19 e a falta de oxigênio para suprir a alta demanda, o governo do Estado vem realizando a transferência de pacientes do interior para Manaus e da capital para outros estados brasileiros.

De acordo com o levantamento da Central Única de Regulação de Agendamento de Consultas e Exames (Cura), somente no mês de janeiro deste ano, foram realizadas 1.208 remoções de pacientes de municípios do interior para Manaus, por via aérea e terrestre. Em 24 horas, foram transferidos, via terrestre e aéreo, 27 pacientes de cinco municípios do interior, sendo 20 de Tefé (18 Covid e 2 não-covid), três de Coari, um de Lábrea, um de São Paulo de Olivença e dois de Parintins. 

As transferências são realizadas diariamente em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e do serviço de UTI aérea da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e os pacientes são avaliados pela equipe médica antes de saírem do hospital e antes do embarque.