NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


COMAE coordena ressuprimento aéreo para tropa do Exército em Roraima


Gabriel Benevides | Publicada em 16/01/2023 10:07

O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, acionado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), realizou, na segunda-feira (09/01), Ação de Ressuprimento Aéreo com aeronave KC-390 Millennium. O destino foi o Quarto Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF) do Exército Brasileiro, localizado no aeródromo de Surucucu, na cidade de Alto Alegre, em Roraima.

A operação ocorreu até domingo (15/01). Durante a missão foram entregues 25 toneladas de suprimentos às tropas militares sediadas na localidade, incluindo víveres, suprimentos e material de construção.

Para o Comandante da Aeronave, Major Aviador Romulo dos Santos Pinto, é motivo de muita alegria poder cumprir essa missão. “Ao lançar esses materiais, não apenas ajudamos a garantir o bem-estar dos militares nas regiões fronteiriças, mas também reafirmamos nosso compromisso de proteger e servir nosso país. O sucesso só foi possível devido o planejamento cuidadoso, treinamento rigoroso e a dedicação de nossas equipagens”, frisou.

Sistema de Lançamento

O KC-390 Millennium possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo totalmente automatizado, onde o mestre de carga pode gerenciar todas as atividades, reduzindo assim o trabalho e aumentando a segurança e a consciência situacional. Para os pilotos, um sistema chamado Ponto de Queda Calculado Continuamente (CCDP, do inglês, Continuously Computed Drop Point) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento, resultando em melhor precisão no cumprimento da missão. Dessa forma, a aeronave apresentou desempenho dentro dos aspectos qualitativos esperados e com excelente precisão.

Fotos: EB; COMAE; BAGL; e 1º/1ºGT
Via: Força Aérea Brasileira

MINISTÉRIO DA DEFESA


Inscrições para curso de mestrado Economia da Defesa e Espacial começam dia 30


Assessoria Especial De Comunicação Social (ascom) | Publicada em 16/01/2023 15:51

A partir do próximo dia 30 de janeiro, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de preenchimento de vagas do Curso de Mestrado Profissional em Economia, com ênfase em pesquisas em Economia da Defesa e Economia Espacial.

O curso é uma realização da Escola Superior de Defesa (ESD), do Ministério da Defesa (MD), em parceria com a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública da Universidade de Brasília (FACE/UNB), e com a Agência Espacial Brasileira (AEB), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Inscrições - As inscrições devem ser realizadas até 9 de fevereiro, apenas na modalidade on-line, por meio do site inscricaoposgraduacao.unb.br. Mais informações podem ser encontradas no Edital.

Ao todo, são 40 vagas distribuídas entre militares do Ministério da Defesa (MD), colaboradores da AEB; servidores públicos civis federais, estaduais ou municipais; candidatos da sociedade em geral e servidores técnico-administrativos da UNB. Nesta edição, o processo seletivo é composto de Prova de Conhecimento Específico em Economia, Economia da Defesa e Economia Espacial, bem como Avaliação Curricular.

Sobre a ESD - A Escola Superior de Defesa tem como missão desenvolver atividades acadêmicas em temas de interesse da Defesa Nacional, considerados os campos de segurança e desenvolvimento, com o propósito de contribuir para o fortalecimento da mentalidade de defesa na sociedade brasileira.

Situada em Brasília-DF, a ESD atualmente oferece nove cursos e realiza diversas atividades acadêmicas com órgãos que integram o centro político administrativo do País, contribuindo diretamente para a consecução do Objetivo Nacional de Defesa (OND) de ampliar o envolvimento da sociedade brasileira nos assuntos de Defesa Nacional, bem como de buscar a criação da carreira civil de defesa, conforme previsto na Política Nacional de Defesa/Estratégia Nacional de Defesa (PND/END).

Processo Seletivo
Inscrições: de 30 de janeiro a 09 de fevereiro
Site: inscricaoposgraduacao.unb.br

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa (MD)
Telefones: 55 61 3312-4071/4102

 

 

OUTRAS MÍDIAS


Portal SPRIO Mais - Confira curiosidades sobre o ITA, que completa 73 anos nesta segunda

Localizado em São José dos Campos, instituto foi fundado em 1950 e se consolidou no país e no mundo como referência em engenharia aeronáutica e aeroespacial

Redação | Publicada em 16/01/2023 17:11

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) completa 73 anos nesta segunda-feira (16).

Localizada em São José dos Campos, a instituição de ensino e pesquisa foi formada em 1950 e hoje é uma das mais respeitadas e conceituadas no setor de engenharia no mundo. Atualmente são oferecidos seis cursos de graduação na área: engenharia aeroespacial, aeronáutica, civil, de computação, eletrônica e mecânica.

O ITA foi fundado oficialmente em 16 de janeiro de 1950 pelo Coronel-aviador Casimiro Montenegro Filho, que ainda aluno da Escola Técnica do Exército, no Rio de Janeiro, sonhava com um grande centro de ensino capaz de formar uma elite de profissionais preparada para lidar com o avanço tecnológico no país.

A concepção do instituto veio ainda na primeira metáde da década de 1940 por Casimiro, na época ainda Tenente-coronel aviador e engenheiro aeronáutico.

A primeira turma formada na escola foi vinda da antiga Escola Técnica do Exército (EsTE), com o início dos estudos em 1947 e conclusão já em São José no ano de lançamento do instituto.

O que aconteceu foi que os existentes “Curso de Preparação” e “Curso de Formação de Engenheiros de Aeronáutica”, da EsTE, transformaram-se em dois cursos distintos que integram a formação no instituto joseense: o “Curso Fundamental” (os dois anos iniciais dos cursos de graduação em engenharia no ITA, com matérias básicas) e o “Curso Profissional” (que corrresponde aos três anos finais da graduação no ITA, com matérias específicas da área de atuação escolhida pelo aluno).

Desde que saiu do papel e foi instalado em São José dos Campos há 73 anos após decreto assinado pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra, o instituto passou por diversas mudanças, formou milhares de engenheiros e desenvolveu produtos e pesquisas fundamentais para o avanço da tecnologia e ciência no Brasil.

Para comemorar este marco, trouxemos aqui algumas curiosidades sobre o ITA que bem provavelmente você talvez não conheça.

Curiosidades sobre o ITA

O local sede do ITA foi escolhido “a dedo” por Montenegro.

Essa informação é especialmente para o público joseense. O local onde hoje é instalado o ITA – dentro do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) – foi selecionado pelo próprio Casimiro Montenegro e doado pela prefeitura de São José dos Campos pelo então prefeito Pedro Mascarenhas, em 1944.

As terras foram demarcadas no bairro do Putim, na região leste da cidade. Além disso, outras áreas na região depois tiveram de ser desapropriadas pelo governo de São Paulo.

O primeiro reitor do instituto foi um “gringo”

Convidado a participar dos estudos para implantação do centro de aeronáutica no Brasil, o professor Richarf Harbert Smith, chefe do Departamento de Engenharia Aeronáutica do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e consultor do governo norte-americano foi o primeiro reitor do ITA, de 1946 a 1951.

Mais que isso, foi também o professor quem elaborou o “Plano Smith”, dossiê de mais de cem páginas que previa a construção do CTA (Centro Técnico de Aeronáutica), hoje DCTA.

Projeto de Niemeyer

Tanto o Laboratóro de Estruturas, marco aquitetônico do ITA, assim como o complexo de prédios da instituição, que inclui a biblioteca, residências e alojamentos, tem a assinatura de Oscar Niemeyer, um dos grandes nomes da arquitetura brasileira e responsável por projetar a cidade de Brasília.

O projeto de Niemeyer foi vencedor do concurso que, em 1947, escolheu as plantas que iriam fazer parte de todas as instalações do DCTA.

O arquiteto era um grande amigo do coronel Casimiro Montenegro, que bancou seus projetos mesmo após o nome de Niemeyer ter o nome vetado pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra por ser comunista.

Na ocasião, Casimiro teria inclusive dito a Niemeyer “você vai fazer o projeto do CTA nem que seja meio escondido”.

Mulheres no ITA? Só a partir de 96

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica passou a receber mulheres em seus cursos apenas em 1996. Antes disso, apenas homens poderiam participar do processo seletivo – considerado um dos mais difíceis do Brasil – para ingressar na instituição.

O ITA possui sua própria Wikipedia

Sim! O ITA tem sua própria enciclopédia online com informações sobre a história do instituto, seus cursos, membros, instalações e atividades desenvolvidas.

O WikITA é um site aberto desenvolvido e editado preferencialmente por associados à AEITA (Associação de Engenheiros do ITA).

Segundo os criadores, os principais objetivos do portal são:

– Divulgar os valores e a cultura do ITA e dos iteanos;

– Contribuir para o congraçamento entre as diversas turmas do ITA;

– Compartilhar idéias e catalisar ações de iteanos;

– Retribuir, ao generoso povo brasileiro, um pouco do que recebemos na forma de bolsas de estudo e ensino de qualidade.

Exposição de 70 anos do ITA

Em comemoração aos 70 anos do ITA e para relembrar e saudar sua trajetória, foi organizada a exposição “Asas pra que te quero”, no Parque Vicentina Aranha.

A mostra teve início em julho de 2021 e teve fim em  julho de 2022 após quase um ano ativa. Com o jornalista José Guilherme Ferreira como seu curador, a exposição teve como base uma grande linha do tempo que abordava desde a fundação da escola, nos anos 50, até as atividades desenvolvidas atualmente, com toda a expansão do instituto.

Através dela, os visitantes puderam conferir peças do acervo histórico do ITA, como documentos e fotografias de época que jamais haviam sido divulgadas até então.

Entre os artigos em destaque no local havia uma maquete do imponente Laboratório de Estruturas, uma das primeiras edificações do Instituto, e o projeto da nova biblioteca e auditório, ainda a serem construídos.

Além disso, também foi exposta uma vitrine especial que reunia objetos pessoais do Marechal Casimiro Montenegro Filho, idealizador do ITA.

Para a realização da exposição foram organizados e selecionados ao todo 20 mil documentos entre correspondências e relatórios, cerca de 4 mil fotos e 2 mil plantas de projetos de alunos e professores da escola.

Também foram catalogados objetos como placas, medalhas e material escolar (réguas, jogos de testes psicológicos), além de livros e outras publicações.

Junto à mostra também foi lançado o livro homônimo “Asas para que te quero”, também parte do projeto ITA 70 Anos.