NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


BAND TV


Linha de Combate


Da Redação | Publicada em 14/10/2021

O programa acompanha a rotina dos homens e mulheres que escolheram dedicar e arriscar suas vidas para defender os direitos da população, lutando contra incêndios, combatendo crimes e salvando vidas.

Com apresentação de João Paulo Vergueiro, jornalista e âncora do 1º Jornal, o programa enaltece o heroísmo de profissionais que estão diariamente na linha de combate contra os perigos da cidade.

Trazendo um olhar aprofundado do trabalho da Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária, além de bombeiros, médicos e enfermeiros, o programa promete tirar o fôlego do telespectador com as situações de perigo e adrenalina.

PORTAL AEROIN


Linha de montagem do KC-390 e instalações do Projeto FX-2 recebem visita de comitiva


Agência Força Aérea | Publicada em 15/10/2021

Com o objetivo de apresentar a linha de montagem da aeronave multimissão KC-390 Millennium e as instalações do Projeto FX-2, que trata do caça F-39 Gripen, autoridades do Poder Executivo e da Força Aérea Brasileira (FAB) visitaram a fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). A atividade ocorreu nessa quarta-feira (13) e foi organizada pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).

Dentre as autoridades presentes, estavam o Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Secretário de Orçamento e Organização Institucional do Ministério da Defesa, Antônio Paulo Vogel de Medeiros; o Secretário-Executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys; o Secretário de Orçamento Federal, Ariosto Antunes Culau; entre outros integrantes.

O Chefe do EMAER falou do objetivo da visita e da importância de apresentar os dois projetos estratégicos da Força Aérea: KC-390 Millennium e F-39 Gripen. “A nossa ideia foi apresentar para a área econômica e orçamentária do nosso País, os investimentos aplicados em dois grandes projetos a partir das parcerias com a Embraer e a SAAB. Os executivos puderam conferir os esforços da Força Aérea em prol da atividade fim e como o KC-390, um produto brasileiro, está ganhando espaço em Portugal e na Organização do Tratado do Atlântico Norte”, afirmou o Oficial-General.

Os visitantes conheceram o GDDN (Gripen Design and Development Network), local onde trabalham engenheiros para a produção futura da aeronave de caça F-39 Gripen. Também passaram pelo hangar de montagem estrutural, em que é fabricada a asa e a fuselagem da aeronave multimissão KC-390. Depois, seguiram até o hangar de montagem final da aeronave, na qual é realizada a junção das semiasas e asa-fuselagem, bem como a instalação de sistemas elétricos, mecânicos, trens de pouso e dos motores, além de serem realizados diversos testes elétricos e mecânicos. Por fim, as autoridades conheceram o KC-390 que será entregue à Força Aérea Portuguesa.

Para o Secretário de Orçamento Federal, Ariosto Antunes Culau, é essencial visualizar o que realmente está acontecendo na prática. “Fazer esta visita foi importante porque conseguimos materializar tudo aquilo que já conhecemos em teoria, principalmente em relação ao KC-390. Esse é um caso fantástico do que chamamos de tríplice hélice, quando temos a formação e aprimoramento de engenheiros pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); a Embraer, desenvolvendo projetos; e a Força Aérea, capitaneando e também comprando um avião projetado. Logo poderemos ver uma aeronave brasileira voando o mundo inteiro, nas Forças Aéreas e na parte civil também”, declarou.

Fotos: Claudio Capucho / Embraer

JORNAL DIÁRIO DE SANTA MARIA (RS)


Tecnologia e tradição marcam os 50 anos da Base Aérea de Santa Maria

Unidade da Força Aérea Brasileira se destaca pela operacionalidade

Carmen Staggemeier Xavier | Publicada em 15/10/2021 06:00

Quem mora em Santa Maria já está acostumado ao vaivém de aviões e helicópteros. Há 50 anos, aeronaves militares sobrevoam o céu da Região Central, carregando tecnologias e tradições. Essa data significativa será comemorada hoje, na Base Aérea de Santa Maria (Basm) - a Sentinela Alada dos Pampas.

Tudo começou com a criação de uma área de pouso para aeronaves do Exército Brasileiro, em 1921, em apoio às atividades nos campos de instrução. A partir daí, tem início a construção do Aeródromo, nos anos de 1940. Mais tarde, já em 1970, a Base Aérea de Santa Maria é oficialmente criada por decreto presidencial. Mas a inauguração ocorreu em 15 de outubro de 1971.

Desde então, a Base Aérea tem recebido investimentos que a colocam, hoje, em situação de destaque no cenário nacional no quesito operacional. O atual comandante, coronel aviador Wilson Paulo Corrêa Marques, reforça a importância da unidade para a Força Aérea Brasileira:

- Carregamos o peso de ser uma base operacional e de alta eficiência, o que torna a Basm uma grande unidade de exercício do Ministério da Defesa.

ESTRUTURA

Com recentes trocas nas denominações, algumas pessoas ainda tentam entender a diferente entre a Base Aérea de Santa Maria e a Ala 4. A Basm presta serviços para as unidades operacionais e de aeronáutica sediadas ou em trânsito. Ou seja, é responsável pela área administrativa, como execução financeira dos recursos, apoio de rancho, hospedagem, logística, de saúde, entre outros.

Já a Ala 4 compreende os esquadrões aéreos, o grupo logístico e o Esquadrão de Segurança e Defesa, que são a ponta da lança da Força Aérea na região sul do Brasil. Atualmente, cerca de 1,5 mil militares - entre homens e mulheres, soldados, graduados e oficiais - atuam em toda a estrutura da base.

O coronel Wilson explica que a atuação dos esquadrões e dos militares ocorre em todo o território nacional.

- Nossos helicópteros são empregados em serviços de busca e resgate em toda a região sul do país, inclusive em alto mar. Além disso, nosso efetivo tem atuado no combate às queimadas no Pantanal e com ações de vacinação na Amazônia. Já os grupos de caça e reconhecimento trabalham na cobertura das fronteiras e no controle do espaço aéreo - ressalta o comandante.

Com o emprego das modernas Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), os militares da Basm prestam apoio a grandes eventos, como a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016; assim como a operações policiais e a ações de combate a desmatamentos e ao tráfico de drogas.

PARCERIAS

Nesses 50 anos, a Base Aérea de Santa Maria desenvolveu fortes relações com outros segmentos da comunidade. A presença de unidades do Exército e de instituições de Ensino Superior, como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), permite desenvolver projetos em diferentes áreas.

Um exemplo é a usina de energia fotovoltaica instalada na Basm em parceria com a UFSM. Esta é a primeira base aérea da FAB com esse tipo de energia, permitindo uma redução de até 9% nos custos finais.

- Temos militares fazendo mestrado e doutorado nas instituições locais, promovendo pesquisa e desenvolvimento. A Base Aérea é mais do que paredes, é mais do que aeronaves. É um grupo de profissionais movido pelo amor à terra e às tradições do povo gaúcho - finaliza o coronel Wilson.

Primeira turma de soldados teve o desafio de construir a história

Aos 69 anos, o suboficial reformado Antonio Roberto Pereira dos Santos guarda as lembranças de quem viu a Base Aérea de Santa Maria nascer. Ele fez parte da primeira turma de soldados convocados a nova unidade da FAB.

- Nossa formação começou em Canoas. Fomos selecionados a partir do excesso de contingente no alistamento para o Exército. Nossa turma era formada por 120 jovens de Santa Maria, Restinga Sêca, Júlio de Castilhos e São Pedro do Sul - conta.

Em 1971, com 19 anos e a experiência de ter trabalhado como contínuo em uma agência bancária, o militar foi designado para atuar na área administrativa. O então soldado Roberto era responsável por trabalhar na área financeira da nova base aérea.

- Trabalhávamos muito, pois era tudo manual. O dinheiro entrava, e tínhamos prazo para aplicar a verba. Também tinha o desafio pessoal. Nós não tínhamos nada. Não podia perder nenhuma peça do fardamento porque não tinha onde comprar - relata.

Ex-comandante fala de ações e lembranças

Para o brigadeiro David Almeida Alcoforado, que hoje atua no Estados Unidos, a passagem pela Base Aérea de Santa Maria tem lembranças pessoais e históricas.

- Me enche de orgulho falar da Basm, onde passei 10 anos de minha vida, entre idas e vindas. Essa foi minha primeira unidade, onde cheguei como 2º tenente, em janeiro de 1991, no Esquadrão Centauro. Mais tarde, vim a comandar a base aérea. É uma relação muito forte - destaca.

O oficial esteve à frente da Basm nos anos de 2012 e 2013. Desse período, lembra o árduo trabalho desencadeado com o incêndio da boate Kiss, em que a FAB prestou apoio com equipes de bombeiros e transporte de vítimas. De outro lado, lembra das ações com a comunidade por meio do Programa Forças no Esporte (Profesp) e a reativação da linha aérea comercial.

PORTAL INFODEFENSA


La Fuerza Aérea Portuguesa vuela por primera vez el Embraer KC-390


Roberto Caiafa | Publicada em 15/10/2021 12:00

La tripulación de la Fuerza Aérea Portuguesa (FAP), que se encuentra en el Ala 2, en Anápolis, realizó, el pasado 8 de octubre, el primer vuelo al mando del KC-390 Millennium, durante la instrucción impartida por efectivos de la Fuerza Aérea Brasileña (FAB).

Tras aterrizar en la Base Aérea de Anápolis, los tripulantes pioneros fueron recibidos por el Comandante del Ala 2, coronel del aire Gustavo Pestana Garcez, acompañado por el embajador de Portugal en Brasil, Luís Faro Ramos, y por el agregado de Defensa de Portugal en Brasil, capitán Manuel Francisco Silveirinha de Canané

Según Pestana, esta ocasión es un hito para la FAB. "La formación demuestra que la implementación del Proyecto KC-390 ha alcanzado un nivel de madurez en el que podemos capacitar a una Fuerza Aérea asociada para operar con seguridad este nuevo avión multimisión brasileño de alta tecnología y capacidad".

Según el coordinador pperacional del Proyecto KC-390 de la FAP, el teniente coronel Paulo Jorge Pereira Martins, la asociación de larga data entre los dos países ahora se fortalece aún más con el programa KC-390 utilizando la experiencia ya acumulada por la Fuerza. "Para nosotros este es un hito importante para la futura implementación del KC-390 en Portugal y creará sinergias en el futuro para compartir experiencias y evolucionar el concepto de operación de esta aeronave", concluyó.

Despliegue en la Amazonía

La aeronave multimisión de la Fuerza Aérea Brasileña (FAB), KC-390 Millennium, transporta vehículos pesados utilizados en proyectos de construcción en la región amazónica desde el 2 de octubre, cuando aterrizó por primera vez en la pista del 4º Pelotón Especial de Frontera, ubicado en Estirão do Equador, en Amazonas (AM), en la frontera con Perú.

Se están transportando camiones, excavadoras, motoniveladoras, autoexcavadoras y otros equipos que suman 76,5 toneladas de carga altamente especializada, entregados para ser utilizados en beneficio de Comisión de Aeropuertos de la Región Amazónica.

Previamente, entre el 28 y el 29 de septiembre, las tripulaciones del Escuadrón Zeus (1er GTT) realizaron ejercicios cortos de entrenamiento de aterrizaje utilizando el vector multimisión KC-390 Millennium. La actividad tuvo lugar en Anápolis (GO), en la Base Aérea de Anápolis (BAAN), y en Río de Janeiro (RJ), en el Aeródromo Santos Dumont (SBRJ).

La concepción de la actividad se inició tras una meticulosa planificación, análisis de escenarios, así como instrucciones teóricas sobre el rendimiento de las aeronaves, técnicas de pilotaje apropiadas y aspectos destinados a aumentar la seguridad del vuelo, con el fin de formar a los pilotos para la operación en pistas cortas.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL BARBACENA ONLINE - Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena celebra 72 anos


Da Redação | Publicada em 15/10/2021

Na tarde de quinta-feira (14) foi comemorado o aniversário de 72 anos de criação do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ). Para celebrar a data, o efetivo do Destacamento se reuniu com autoridades militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e das demais forças de segurança da cidade, além de autoridades civis, em uma solenidade militar comemorativa e presidida pelo Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça, Comandante da GUARNAE-BQ. 

O Destacamento desenvolve, dentro outras, as seguintes atividades: serviço de informações aeronáuticas, meteorológicas e de telecomunicações e administração, controle e manutenção da estação de apoio ao controle do espaço aéreo de Varginha (MG), com onze frequências do centro Brasília (DF) e cinco do centro Curitiba (PR).  O Destacamento de Barbacena possui sua subordinação vinculada ao Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA 1), sediado em Brasília (DF).

Durante a solenidade foram premiados o “destaque profissional” e o “graduado padrão” do ano de 2021, prêmio concedido aos integrantes do efetivo do DTCEA-BQ que se destacaram na execução de suas atividades. Com mais de 18 anos de serviço ativo, sendo seis deles atuando no Destacamento, o Cabo Aloísio Américo da Silva foi homenageado na categoria destaque profissional.

Fotos: Sargento Domingos