NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


AGÊNCIA BRASIL


7ª edição dos Jogos Mundiais Militares começa na próxima sexta


Agência Brasil | Publicada em 15/10/2019 16:40

Os Jogos Mundiais Militares, cuja 7ª edição começa na próxima sexta (18) em Wuhan (China), foram organizados pela primeira vez por ocasião da celebração dos 50 anos do término da 2ª Guerra Mundial.

Desde sua primeira edição, em Roma (Itália), o evento tem como sua principal bandeira a promoção da paz. Para alcançar este objetivo reúne componentes de diferentes forças armadas, que muitas vezes são divididos por barreiras ideológicas e políticas, para se unirem em nome da amizade, diz o Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), que tem papel importante na organização dos jogos.

Brasil nos Jogos

O Brasil esteve presente em todas as edições do Jogos Mundiais Militares. Se, em 1995, o país ocupou uma modesta 36ª posição no quadro de medalhas, atualmente pode ser considerado uma das grandes forças da competição.

Esta mudança de patamar aconteceu em 2011, quando a delegação brasileira garantiu a primeira posição do quadro de medalhas com 114 conquistas (45 ouros, 33 pratas e 36 bronzes). Nesta oportunidade a sede foi a cidade do Rio de Janeiro.

Os Jogos de 2011 receberam 4.218 atletas representando 111 países. Os 10 dias do evento contaram com disputas em 20 modalidades, sendo que 6 delas eram tipicamente militares.

Quatro anos depois o Brasil voltou a ter uma campanha de destaque. Conquistou o total de 84 medalhas (34 ouros, 26 pratas e 24 bronzes) e garantiu a segunda posição no quadro de medalhas. Este histórico recente cria muita expectativa em relação à campanha brasileira nos Jogos de Wuhan.

Expectativa para Wuhan 2019

Para a edição 2019 dos Jogos Mundiais Militares foi estabelecida como meta a manutenção do Brasil entre as três maiores potências desportivas militares entre todas as nações que integram o CISM. O evento também é visto, pelo Ministério da Defesa, como “uma importante etapa na preparação de nossos atletas militares para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020”.

Na cerimônia na qual se despediu da delegação brasileira que representará o Brasil na China, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, afirmou que os Jogos Mundiais Militares são “uma contribuição que as Forças Armadas dão ao desporto no Brasil”.

Nos Jogos de Wuhan, o Brasil será representado por 350 atletas das três forças e de forças auxiliares, como policiais militares e bombeiros.

JORNAL O VALE (S.J. DOS  CAMPOS -SP)


DCTA tem Portões Abertos no fim de semana


Thais Perez | Publicada em 15/10/2019 18:04

O DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) promove o Portões Abertos no próximo sábado (19) e domingo (20) em São José dos Campos. O evento, que acontece das 9h às 17h, conta com exposição de aeronaves civis e militares, show aéreo, esquadrilha da fumaça e paraquedistas.

Entre as aeronaves expostas, estarão presentes o caça F-5, o jato executivo Legacy 500 (Embraer), o T-25 e o T-27 (aviões de instrução militar) e os helicópteros H-36 Caracal e Águia (PM). Os visitantes também poderão ver o cargueiro da Embraer KC-390, maior avião já produzido no Brasil.

O público poderá também conferir shows com artistas locais, encenações históricas, informações sobre ingresso na FAB (Força Aérea Brasileira) e conhecer os projetos desenvolvidos pelos institutos do DCTA.

O evento acontece na área operacional do DCTA e no MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro), tem entrada gratuita e oferece uma estrutura completa ao público, como praça de alimentação, food trucks, espaço kids e estacionamento. A prefeitura pede para que os visitantes contribuam com 1 quilo de alimento não perecível.

OUTRAS MÍDIAS


REPUBLICANOS10 (DF) - Dia do Aviador e da FAB serão celebrados no Amazonas


Jeane Glay | Publicada em 15/10/2019 09:01

Manaus (AM) – Comemorado em 23 de outubro, o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) serão celebrados pela Assembleia Legislativa  do Amazonas em uma sessão especial proposta pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos-AM). A homenagem ocorrerá na próxima segunda-feira (21), às 10h, no Plenário Ruy Araújo.

A data também é uma homenagem ao primeiro voo do 14 Bis, realizado pelo aviador Alberto Santos Dumont no dia 23 de outubro de 1906 no campo de Bagatelle, em Paris, que marcou o início da aviação no mundo.

Para João Luiz, a homenagem visa reconhecer o valor da Força Aérea Brasileira. “É uma homenagem justa e merecida aos homens e mulheres que dedicam as vidas à aviação brasileira, transportando, vigiando, protegendo e cortando os céus do nosso país”, justificou o republicano.

A solenidade contará com a presença de representantes da guarnição de Aeronáutica de Manaus e das demais Forças Armadas.