NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Aeronáutica divulga edital para 30 vagas de nível superior

Candidatos devem ter experiência comprovada na área de aeronáutica. Inscrições vão de 21 de setembro a 20 de outubro, na internet.

Da Redação | Publicada em 15/09/2021 16:14

A Força Aérea Brasileira divulgou, nesta quarta-feira (15) edital de concurso público que prevê a contratação de 30 profissionais de nível superior. O salário inicial é de R$ 6.445,17.

As vagas são distribuídas entre os cargos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica; Engenharia Eletroeletrônica ou Eletrônica de Software; Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Eletrônica, Engenharia da Produção ou Engenharia Aeroespacial.

De acordo com o edital, além da escolaridade exigida, os candidatos devem comprovar também experiência mínima de três anos na área aeronáutica.

Os interessados devem fazer inscrição entre 21 de setembro e 20 de outubro, exclusivamente via internet, no site da Força Aérea Brasileira.

Após efetuar a inscrição, o candidato deverá enviar o formulário de inscrição e a documentação comprobatória exigida no edital, via sedex, para o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, na Coordenadoria de Recursos Humanos, situado na Praça Marechal Eduardo Gomes, nº 50, Vila das Acácias, em São José dos Campos - SP.

A seleção dos candidatos será feita mediante a avaliação de títulos e experiência, de acordo com os critérios de pontuação especificados no edital. Os selecionados farão avaliação biopsicossocial, prevista para ser realizada nos dias 29 e 30 de novembro, além de serem submetidos ao procedimento de heteroidentificação.

AGÊNCIA BRASIL


Polícia civil e Cenipa investigam acidente aéreo em Piracicaba


Camila Maciel | Publicada em 15/09/2021 17:58

Investigadores da polícia civil e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apuram as causas do acidente aéreo que matou sete pessoas ontem (14) em Piracicaba, no interior paulista.

De acordo com o Cenipa, integrantes do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) estiveram no local para identificar indícios, fotografar cenas, coletar partes da aeronave para análise, ouvir relatos de testemunhas e reunir documentos.

“Não existe um tempo previsto para essa atividade ocorrer”, apontou o Cenipa em nota. O órgão informou ainda que o objetivo da investigação é evitar que acidentes semelhantes ocorram.

“A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os fatores contribuintes”, acrescenta a nota.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o caso foi apresentado ao 5º Distrito Policial de Piracicaba e que foram solicitados exames periciais ao Instituto de Criminalística e Instituto Médico Legal (IML). A ocorrência foi registrada como sinistro em transporte aéreo.

O acidente

O empresário Celso Silveira Mello Filho, a esposa Maria Luiza Meneghel e os três filhos do casal (Celso, Fernando e Camila) estão entre as vítimas da queda do avião. Também morreram o piloto Celso Elias Carloni e o copiloto Giovani Gulo. As informações foram confirmadas pela empresa Cosan, da qual Mello Filho era acionista.

A aeronave executiva de pequeno porte, modelo King Air 360, caiu em uma área de vegetação em Piracicaba por volta das 8h30 e provocou um incêndio no local. 

Além de acionista da Cosan, Mello Filho era irmão do presidente do Conselho de Administração da companhia, Rubens Ometto Silveira Mello. O grupo Cosan atua nos setores de agronegócio, distribuição de combustíveis e de gás natural e de lubrificantes e logística.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


ITA recebe visita de membros da Universidade Federal do Ceará

Grupo também conheceu o Parque Tecnológico de São José dos Campo

Da Redação | Publicada em 15/09/2021 16:47

No último dia 10, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu visita da comitiva da Universidade Federal do Ceará (UFC) composta pelo Reitor da instituição, Professor Cândido Bittencourt de Albuquerque, e pelo Pró-Reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Professor Augusto Teixeira de Albuquerque. O grupo ainda incluiu o Presidente da Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS), Hugo Santana de Figueirêdo Junior.

Os visitantes foram recepcionados no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), pelo Diretor-Geral, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, e pelo chefe do Subdepartamento de Administração, Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral. Em seguida, dirigiram-se à reitoria do ITA onde o Reitor, Professor Anderson Ribeiro Correia, juntamente com o Vice-Reitor, Professor Jesuíno Takachi Tomita, realizaram exposição aos visitantes sobre o trabalho desenvolvido pelo Instituto. Por sua vez, o Reitor da UFC apresentou um dos principais objetivos para a visita: prospectar possíveis parcerias no campo da pesquisa do hidrogênio verde, fonte de combustível que utiliza energia limpa como matéria-prima. A UFC busca firmar cooperação mútua em pesquisas de ponta sobre tecnologias aeroespaciais, energias limpas e inteligência artificial. Do Instituto, ainda participaram da reunião o Pró-Reitor de Administração, Coronel Aviador Luís dos Santos Alves, a Pró-Reitora de Pesquisa e Relacionamento Institucional, Professora Maryangela Geimba de Lima, e o Coordenador do Curso de Mestrado do Ceará, Professor Donizeti de Andrade.

Conforme explicou o Professor Cândido, “é uma alegria para quem participa da Academia visitar o ITA, uma referência que nós temos na produção de novas tecnologias, comprovadamente uma escola de excelência. Não é por acaso que o ITA habita o imaginário dos jovens que querem fazer engenharia no Brasil. Tendo isso em mente, viemos discutir, hoje, a possibilidade de, em parceria com o ITA, com a Embraer e outras empresas, criarmos um polo de pesquisa de hidrogênio verde no Ceará, região que está se tornando hub na área de energia. O hidrogênio verde é o grande ramo que nós vamos tentar desbravar, é uma fronteira a ser explorada”.

Como parte da programação, no período da manhã, os visitantes conheceram o Parque Tecnológico de São José dos Campos, onde puderam conversar com o Diretor-Geral da instituição, Marcelo Nunes. De volta ao ITA, à tarde, a delegação, ciceroneada pelo Vice-reitor Professor Takachi, e com a participação do Executivo de Inovação da EMBRAER, Engenheiro Carlos Roberto Ilário da Silva, líder do Vertical de Inovação Emissão Zero, visitou o Centro de Competência em Manufatura (CCM), laboratório que realiza pesquisas direcionadas para o desenvolvimento da indústria, visando à inovação na área de Manufatura, e o Centro Espacial ITA (CEI), responsável, no âmbito do Ministério da Defesa, pela formação de recursos humanos, pela pesquisa e desenvolvimento no setor espacial, onde puderam observar in loco algumas atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas pelo Instituto.

“Foi uma satisfação receber a UFC. Existe uma comunhão de interesses entre as duas instituições pela prospecção de possibilidades de desenvolvimento de tecnologias ligadas ao uso de energias alternativas. Esperamos que possamos estabelecer uma parceria produtiva e rica em conhecimento,” afirmou o Professor Anderson.

FAB transporta mais doações brasileiras em apoio ao Haiti


Da Redação | Publicada em 16/09/2021 03:16

Uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Brasília (DF) neste sábado (11) levando cerca de cinco toneladas de alimentos, medicamentos, painéis solares e purificadores de água doados ao Haiti, país que foi atingido por um terremoto e um ciclone tropical no último mês.

A viagem integrou a Missão Humanitária Multidisciplinar acionada pelo Governo Brasileiro, por intermédio de ação interministerial envolvendo os Ministérios: da Justiça e Segurança Pública; da Defesa; das Relações Exteriores; da Saúde; e do Desenvolvimento Regional, levando no último mês mais de 10 toneladas de insumos médicos e equipamentos ao país.

 “O Brasil tem um histórico de colaboração com o Haiti e continua mantendo o padrão de atendimento de qualidade, estreitando cada vez mais os laços. Depois do terremoto, toda a infraestrutura do país ficou muito comprometida, mas o nosso pessoal fez um trabalho excepcional durante o período em que esteve aqui” ressaltou o Embaixador do Brasil no Haiti, Marcelo Baumbach.

Além de levar as doações, o KC-390 trouxe de volta ao Brasil os militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e da Força Nacional de Segurança Pública que estavam ajudando no país. “A gente veio preparado para qualquer tipo de apoio, mas quando chegamos aqui vimos que nossa ajuda foi muito importante para poder diminuir o sofrimento da população”, destacou comandante do efetivo da missão, o Coronel Bombeiro Militar Marcelo Teixeira Dantas.

O capitão aviador João Victor Gomes Montefusco, um dos pilotos do KC-390, ressaltou o orgulho de participar da missão e a importância da aeronave para o sucesso da operação. “Tenho muito orgulho em fazer parte da Força Aérea Brasileira, e poder cumprir com sucesso a missão, pilotando o KC-390 que foi fundamental para transportar em segurança toda a equipe que contribuiu para melhorar um pouco as condições da população do Haiti”, finalizou.