NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL ZERO HORA


Um equipamento de ponta produzido em Porto Alegre. E dentro do prazo

Empresa concebeu, desenvolveu e vai fabricar peças responsáveis pela interação entre pilotos e caças de última geração

Marta Sfredo |

Em 2013, quando foi confirmada a encomenda dos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), e a solução incluía desenvolvimento de peças e equipamentos no Brasil, houve grande ceticismo. Nesta sexta-feira (15), a AEL Sistemas, instalada na Avenida Sertório, em Porto Alegre, entregou à sueca Saab, fabricante dos aviões, o segundo protótipo da tela concebida e desenvolvida aqui mesmo no Estado. "Tela", no caso, é uma tentativa de simplificar o que é o Wide Area Display (WAD), responsável pela interface entre os pilotos e os caças de última geração (foto abaixo).Imagem

As informações que antes ficavam dispersas em três telas e outros mostradores no painel serão concentradas em um único monitor de alta definição, sensível ao toque com infravermelho, para que o piloto não precise tirar as luvas de proteção. A entrega do chamado "modelo B" – não é uma alternativa, mas uma evolução do A, entregue no ano passado, ainda sem semelhança com o produto final – é uma etapa importante do projeto porque vai permitir o desenvolvimento, na Suécia, dos softwares de conexão com as aeronaves.

– Toda a tecnologia empregada é da AEL – frisou Sérgio Horta, presidente da empresa.

Mas o maior "atestado de competência" – como caracterizou depois Horta –, veio de Mikael Franzén, chefe da unidade Gripen Brasil na área de negócios aeronáuticos da Saab. Ao se dirigir em inglês à pequena plateia que acompanhou a cerimônia de entrega, Franzén destacou duas vezes a entrega "on time" (no prazo) da AEL. Perguntado pela coluna se todo o projeto está "on time", o executivo sueco disse que "a maior parte" está. Ou seja, nem todos estão cumprindo o cronograma com tanto rigor.

Franzén também relatou que o projeto da tela única foi um pedido da FAB à Saab. Era tão complexo que até a sueca hesitou. O WAD vai equipar cabines de aviões com alta vibração – alcançam o dobro da velocidade do som (cerca de 2,4 mil km/h) – e pressão equivalente a nove vezes a força da gravidade (9G). O risco de que o vidro deformasse ou surgisse outro tipo de problema era enorme.

– Normalmente, quando se projeta uma cabine de caça, o que se busca é encolher todos os equipamentos. Então, não havia tecnologia disponível. Esse é um dos primeiros displays deste tamanho – destacou o executivo sueco.

ImagemO novo protótipo ainda não está habilitado para voar. Não é que precise brevê, mas ainda depende da conexão com os softwares da Saab. Segundo Horta, o modelo C, que poderá decolar, deve ser entregue em 2018. A empresa de Porto Alegre venceu uma concorrência internacional para o fornecimento do WAD em 2015.

O primeiro modelo do Gripen E encomendado pela FAB fez seu voo inaugural em junho. Ainda também é um protótipo. Um caça para testes iniciais da Aeronáutica será entregue em 2019. A AEL é uma empresa controlada pela Ebit, com sede em Haifa, em Israel, país conhecido pelo desenvolvido e funcional ecossistema de empreendedorismo com foco em tecnologia. Não por acaso, é o berço do Waze, entre outros aplicativos, sistemas e softwares de uso mundial. O que permitiu esse avanço, no país, foi o foco na indústria de defesa, que se repete no caso da encomenda da Saab para a AEL.

 

PORTAL AIRWAY


KC-390 realiza testes em conjunto com o Exército Brasileiro

Campanha visa aprimorar o emprego no lançamento de cargas e paraquedistas

Thiago Vinholes |

Um dos protótipos da aeronave militar multimissão Embraer KC-390, maior avião produzido no Brasil, está na Ala 5, localizada em Campo Grande (MS), para a realização de uma campanha que visa aprimorar o lançamento de cargas e paraquedistas, como parte dos testes necessários para a certificação da aeronave. A missão, que iniciou no dia 11 e vai até o dia 23 de setembro, está sendo realizada em conjunto com a Brigada Paraquedista do Exército Brasileiro.

Este mesmo tipo de teste já foi realizado em julho do ano passado, também em Campo Grande, e após os ajustes necessários, o avião retornou para verificar se os requisitos foram cumpridos. Os dois protótipos da aeronave já atingiram, juntos, uma média de 1.330 horas voadas, onde foram analisadas a performance e o desempenho em diversas configurações.

"Estamos numa fase bem avançada da campanha e devemos atingir uma média de 2.400 horas de voo com esses protótipos. Esta etapa é muito importante tanto para o ajustes do projeto, quanto para a certificação. O avião foi projetado para desempenhar o que chamamos de multimissão, o que inclui o lançamento de cargas ou paraquedistas e, também, o transporte de tropas militares", afirma o diretor do projeto na Embraer, Paulo Gastão.

Para o Coronel Samir Mustafá, gerente do projeto KC-390 pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), a nova aeronave se traduz para a Força Aérea como um grande incremento de capacidade operacional. "Vai realizar operações humanitárias, de transporte aerologístico, de reabastecimento em vôo, entre outras. Continuaremos a realizar estas mesmas missões, porém, com um ganho de velocidade e de capacidade de carga muito maior", ressaltou o coronel.

Fonte: FAB

 

Embraer avalia desenvolver novo avião turbo-hélice

Fabricante cogita retorno ao segmento que a consagrou para concorrer com ATR e Bombardier

Thiago Vinholes |

A Embraer iniciou nesta semana conversações com companhias aéreas para avaliar a possibilidade de desenvolver um novo avião com motores turbo-hélice. A decisão pode marcar o retorno da fabricante brasileira ao segmento que marcou sua entrada na aviação comercial: as primeiras aeronaves comerciais da empresa foram o Bandeirante e o Brasília.

A notícia surgiu em um momento em que a demanda por esse tipo de aeronave ganha força nos Estados Unidos. “Nós estamos nos primeiros estágios para avaliar que caso de negócio poderia ser”, afirmou John Slattery, presidente da Embraer Aviação Comercial, ao The Wall Street Journal. O executivo, porém, acrescentou que uma decisão esta longe de acontecer.

Slattery disse que os aviões turbo-hélice vendidos atualmente são projetos com “décadas de idade”, o que poderia abrir espaço para um modelo de nova geração. As principais fabricantes que atuam hoje nesse segmento são a canadense Bombardier, com os modelos Q Series, e a franco-italiana ATR, que faz parte do grupo Airbus.

O presidente da divisão de aeronaves comerciais da Embraer disse que os comentários das companhias sobre o assunto foi “instrutivo”. Fabricantes e empresas aéreas tradicionalmente realizam encontros para discutir e melhorar seus conceitos, antes de lançá-los formalmente aos potenciais clientes.

“Eles veem isso como uma marca líder chegando a um mercado em que tradicionalmente essa marca não existia. É como a Ferrari entrando no mercado de SUV”, disse Slattery.

“É importante enfatizar que a Embraer está longe de qualquer decisão de lançar um novo programa de turbopropulsores e o processo está na fase de avaliação”, afirmou a Embraer em uma declaração por e-mail. “Este é um passo precoce, mas fundamental, no estabelecimento de um caso de negócios para uma moderna plataforma de turbopropulsores”.

Turbo-hélices Embraer

A trajetória da Embraer na aviação comercial foi iniciada com o bimotor EMB-110, o Bandeirante. O primeiro voo da aeronave foi realizado em 26 de outubro de 1968 e sua linha de montagem seguiu ativa até 1990, com um total de 501 unidades produzidas.

Após a boa aceitação do Bandeirante no mercado, a Embraer desenvolveu, no início da década de 1980, um avião turbo-hélice de maior desempenho e com mais recursos, o EMB-120 Brasília. O voo inaugural do modelo aconteceu em 27 de julho de 1983 e sua produção foi encerrada em 2001, época em que a fabricante iniciava seus primeiros passos no segmento de aeronaves comerciais com motores a jato, com a série ERJ.

Segundo registros do World Airlines Census de 2016, ainda existem 38 Bandeirantes voando em operações comerciais por 14 empresas. Já os números sobre o Brasília mostram 96 aeronaves ativas em voos comerciais com 31 operadores.

 

OUTRAS MÍDIAS


JORNAL DIÁRIO DO COMÉRCIO (MG)


Embraer avalia fabricar novo modelo

Londres e São Paulo - Uma das maiores fabricantes de aeronaves no mundo, a Embraer está em conversações com companhias aéreas para potencialmente desenvolver um novo avião turbo-hélice regional, em meio a sinais de que a demanda nos Estados Unidos por uma aeronave do tipo pode ganhar um forte impulso.

A companhia manteve nesta semana dois dias de conversas na Europa com companhias aéreas de todo o mundo para avaliar o interesse no novo avião para satisfazer a demanda pelos próximos 20 anos a 30 anos, disse John Slattery, presidente da Embraer Aviação Comercial. "Nós estamos nos primeiros estágios para avaliar que caso de negócio poderia ser", afirmou ele.

O avião iria competir principalmente com a canadense Bombardier e a ítalo-francesa ATR. Slattery disse que os modelos de turbo-hélice vendidos atualmente têm "décadas de idade", o que potencialmente abre a porta para um novo modelo. "Nós falamos sério em relação a isso", afirmou ele no Clube de Aviação em Londres.

Slattery disse que o retorno das companhias aéreas foi instrutivo. É comum que as fabricantes de aeronaves tenham encontros do tipo para ouvir os clientes e melhorar seus conceitos, antes de oferecê-los formalmente aos clientes.

A Embraer gostaria de apresentar mais de uma versão para cobrir diferentes números de passageiros, mas o tamanho exato ainda não foi definido. O executivo não disse quando a empresa pode decidir sobre introduzir ou não o novo modelo. Os aviões com turbo-hélice tendem a voar com menos passageiros e em distâncias mais curtas.

Otimismo - A Embraer considera que as expectativas são positivas para as encomendas de aeronaves de Defesa. Durante a premiação Empresas Mais, promovida pelo Grupo Estado, o vice-presidente financeiro da companhia, José Antônio de Almeida Fillippo, considerou que o modelo KC-390 deve contribuir para pedidos com entregas esperadas para a partir de 2019.

O executivo afirmou ainda que, embora as receitas da companhia estejam atreladas sobretudo a negócios no exterior, a recuperação da economia brasileira é importante para o ambiente de negócios. "Nosso mercado é internacional, mas o fato de os indicadores mostrarem expectativa de crescimento no mercado interno ajuda bastante, é importante que haja crescimento no Brasil", concluiu.

 

JM1 JORNAL DAS MONTANHAS (MG)


Escola de Sargentos das Armas sedia a XXII MAREXAER

Por Devair G. Oliveira

De 17 a 22 de setembro, a Escola de Sargentos das Armas (ESA) sediará a XXII MAREXAER (Marinha, Exército e Força Aérea), competição esportiva que envolve as Escolas de Formação de Sargentos das três Forças Armadas. O órgão responsável pelo evento é a Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB).

A Marinha será representada pelos alunos do Centro de Instrução Almirante Alexandrino e do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (localizados no Rio de Janeiro); o Exército, pelos alunos da Escola de Sargentos das Armas (Três Corações-MG), da Escola de Sargentos de Logística (Rio de Janeiro-RJ) e do Centro de Instrução de Aviação do Exército (Taubaté-SP); e a Força Aérea, pelos alunos da Escola de Especialistas da Aeronáutica (Guaratinguetá-SP).

A XXII MAREXAER tem como objetivos incentivar a prática do esporte, desenvolver o espírito de companheirismo e de camaradagem, cultivar os valores e as tradições castrenses, e promover o congraçamento entre civis e militares das Forças Armadas brasileiras.

A competição contará com as seguintes modalidades: atletismo, basquete, corrida rústica, futebol, judô, natação, orientação, pentatlo militar e voleibol.

A cerimônia de abertura ocorrerá no dia 17 de setembro, às 08h00 e a de encerramento, no dia 22 de setembro, às 10h00.

Durante os jogos, haverá várias atividades culturais, cujo ponto alto será a apresentação da Banda Sinfônica do Comando Militar do Sudeste no dia 21 de setembro, às 19h30. Na oportunidade, tiros de obuseiros serão disparados.

Atletas homenageados

Na cerimônia de abertura, serão realizadas homenagens ao Tenente Marco Aurélio Martins Farinazzo e ao Servidor Civil Marcos Antônio Teixeira Mota. O Tenente Farinazzo, Oficial do Exército Brasileiro, serve, atualmente, no Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), em Juiz de Fora (MG). É ultramaratonista e soma diversos recordes internacionais em seu currículo: atleta de corrida de orientação, triathlon, mountain bike, pentatlo militar, entre outras categorias.

O Senhor Marcos, servidor civil da ESA, é esportista nato e participante de várias corridas de nível nacional e internacional, destacando-se pela camaradagem e companheirismo com os demais participantes das competições. Possui dois filhos, que são Sargentos do Exército.