NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Choque entre aves e aviões pode ser 5 vezes mais comum do que se sabe

Estimativas de especialistas consideram que há sub-notificação dos incidentes; mesmo assim, atropelamentos de animais por aeronaves cresce

Cristina Charão | Publicada em 15/08/2019 13:11

O número de incidentes envolvendo pássaros e aviões — como o que aconteceu na manhã desta quinta-feira (15) na Rússia e acabou em um pouso forçado da aeronave em um milharal com 23 feridos — é cinco vezes maior do que se tem registro, afirmam especialistas citados pela AOPA (Associação de Pilotos e Donos de Aeronaves, na sigla em inglês). Por esta estimativa, nos últimos 20 anos, mais de 500 mil aeronaves se envolveram neste tipo de "atropelamento".

Os registros oficiais indicam que, entre 1996 e 2016, houve 112.815 choques entre aeronaves e animais, sendo a imensa maioria de aves. Outros animais que costumam estar implicados nestes incidentes são cervos, veados e ursos.

Apesar desta sub-notificação dos incidentes, a ICAO (Organização Internacional da Aviação Civil, na sigla em inglês) tem registrado um aumento no número de choques com animais silvestres.

Entre 2001 e 2007, a organização contabilizou 42.508 incidentes deste tipo. Já nos setes anos seguintes, entre 2008 e 2015, foram 97.751.

No Brasil, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão da FAB (Força Aérea Brasileira), registrou 2.222 ocorrências entre os meses de abril de 2018 e abril de 2019.

Incidentes graves

Apesar da frequência, a imensa maioria dos choques não resulta em grandes acidentes, embora sejam considerados incidentes graves. Aeronaves de pequeno porte correm mais risco, pois são menos preparados para lidar com estes choques. Nestes casos, os acidentes têm mais chance de serem fatais.

Segundo a ICAO, em 49% dos casos registrados entre 2008 e 2015 foi necessário fazer um pouso por precaução. Em outros 21% dos casos, foi necessário abortar a decolagem.

Em 2009, pouso no Rio Hudson foi resultado de choque com aves

Em só 3% dos casos, a colisão com aves faz um avião ter de desligar um ou mais motores, como foi o caso da aeronave da Ural Airlines, que acabou fazendo um pouso forçado em um milharal na Rússia nesta quinta. O avião perdeu os dois motores ao atropelar um bando de gaivotas quando decolava do Aeroporto de Zhukovsky, em Moscou.

Outro caso famoso de choque com aves foi o do acidente com um avião da US Airways que resultou em um pouso cinematográfico no Rio Hudson, em Nova York, em 2009. Seis minutos após decolar, a aeronave se chocou com um bando de gansos e também perdeu os dois motores.

Assim como em Moscou, não houve vítimas.

Alto comissário da ONU para refugiados desembarca no Brasil


Publicada em 15/08/2019 12:38

O alto comissário da ONU para os refugiados, Filippo Grandi, iniciou nesta quinta-feira (15) uma visita ao Brasil, onde pretende verificar a situação dos imigrantes da Venezuela, em meio ao aumento do fluxo nas últimas semanas.

A Agencia da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) vem tendo participação ativa na chamada "Operação Acolhida", no estado de Roraima. A estimativa é receber cerca de 100 mil venezuelanos, que buscam deixar o país vizinho, em meio a crise econômica, social e política.

A agenda de Grandi em Brasília inclui reuniões com representantes do governo, entre eles, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, com quem terá um encontro privado nesta quinta-feira (15). Amanhã, o chefe da Acnur visitará a cidade de Boa Vista.

Grandi conhecerá os albergues que estão sendo geridos pela Acnur, junto com autoridades brasileiras, outras agências da ONU e organizações humanitárias. Além disso, conversará com imigrantes venezuelanos.

No sábado, se dirigirá para Pacaraima, a porta de entrada no Brasil para os cidadãos do país vizinho, onde também foram montados acampamentos.

Nas últimas semanas, houve uma alta do fluxo migratório na cidade, com picos, com o ocorrido nesta segunda-feira (17), quando foi registrada a entrada de 1.374 venezuelanos, sendo que apenas 136 retornaram ao país.

Segundo dados das Nações Unidas, mais de 4 milhões de pessoas já deixaram a Venezuela nos últimos anos. A maioria, cerca de 1,4 milhão, foram para a Colômbia.

AGÊNCIA BRASIL


Anac autoriza pequenas companhias a usar slots da Avianca em Congonhas


Luciano Nascimento | Publicada em 15/08/2019 15:40

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a operação no aeroporto das empresas Passaredo e Map. As duas companhias receberam, ao lado da Azul, os slots, autorizações de pousos e decolagens no terminais, que pertenciam a Avianca, que suspendeu as operações em maio. Com a decisão efetuada ontem (14), dos 41 slots da Avianca, a MAP vai operar 12; a Azul 15, e a Passaredo ficou com 14. Todos eles, nos horários que eram operados pela Avianca Brasil na pista principal.

"A aprovação ocorreu após análise realizada em conjunto com o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) dos requisitos operacionais e de performance das aeronaves das empresas aéreas. Após a aprovação, as empresas poderão iniciar a oferta de voos de acordo com os horários alocados e as rotas registradas", disse a Anac.

Na terça-feira (13), a Azul anunciou o início da venda de passagens para a ponte aérea Rio-São Paulo. A empresa informou que fará 16 voos diários entre Congonhas e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com início das viagens previsto para 29 de agosto.

A Azul usará de cinco a seis aeronaves Embraer E-195, inicialmente na pista auxiliar do aeroporto. A empresa disse que vai operar com tarifas iniciais de R$ 99 por trecho.

A Anac também confirmou a alocação dos 14 slots da pista auxiliar para a empresa Two Flex dedicada à aviação regional com aviões de até nove lugares.

No final de julho, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) redistribuiu os 41 slots da Avianca em Congonhas para a  Azul, Map e Passaredo, três das quatro empresas que manifestaram interesse nas autorizações.

A decisão de redistribuir os slots foi tomada pela Anac no dia 25 de julho, em reunião extraordinária e vale para a temporada de 27/10/2019 a 28/3/2020, mas, segundo a Anac, considerando o nível crítico de concentração e alta saturação da infraestrutura de Congonhas, as empresas estão autorizadas a iniciar imediatamente a oferta de voos.

Mesmo com a redistribuição dos slots, duas companhias concentram mais de 87% dos slot de Congonhas: A Gol e a Latam, com pouco mais de 43% dos slots da pista principal, cada. A Azul, Passaredo e MAP dividem o restante, pouco mais de 12%.

PORTAL DEFESANET


Comandantes do EB e FAB recebem Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho em evento em Brasília


Agência Verde Oliva | Publicada em 15/08/2019 09:30

O Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, foi agraciado, no dia 13 de agosto, com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMJT). A imposição da medalha foi realizada pelo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ministro João Batista Brito, e pelo Vice-Presidente, Renato de Lacerda Paiva, em solenidade realizada em Brasília (DF).

A cerimônia contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro; do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão; do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Dias Toffoli; do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; de Ministros de Estado; dos Comandantes da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; além de integrantes da sociedade que também foram homenageados. Na ocasião, 51 personalidades e duas instituições foram condecoradas.

A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, instituída em 11 de novembro de 1970, destina-se a agraciar personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a coletividade. A distinção também se destina a pessoas que, de qualquer modo, hajam contribuído para o engrandecimento do País, internamente ou no exterior, da Justiça do Trabalho ou de qualquer ramo do Poder Judiciário, do Ministério Público ou da advocacia.

Comandante da Aeronáutica recebe Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, foi agraciado, nesta terça-feira (13), com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMJT). A imposição da medalha foi realizada pelo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ministro João Batista Brito, e pelo Vice-Presidente, Renato de Lacerda Paiva, em solenidade realizada em Brasília (DF).

Na ocasião, 51 personalidades e duas instituições foram condecoradas. O Comandante da Aeronáutica, agraciado com a Comenda no grau Grã-Cruz, ressaltou que a condecoração destaca o trabalho exercido pela Força Aérea Brasileira (FAB).

“Essa homenagem demonstra o reconhecimento do Tribunal Superior do Trabalho às atividades exercidas pelas organizações do Comando da Aeronáutica, que diuturnamente controlam, defendem e integram os 22 milhões de quilômetros quadrados sob sua responsabilidade”, afirmou.

A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, instituída em 11 de novembro de 1970, destina-se a agraciar personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a coletividade, bem como as pessoas que, de qualquer modo, hajam contribuído para o engrandecimento do país, internamente ou no exterior, da Justiça do Trabalho ou de qualquer ramo do Poder Judiciário, do Ministério Público ou da advocacia.


 

Comandante da Aeronáutica participa de seminário sobre Defesa Nacional

Evento contou com a presença de especialistas brasileiros e estrangeiros

Agência Força Aérea | Publicada em 15/08/2019 10:40

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, participou, nesta quarta-feira (14/08), em Brasília (DF), da abertura do Seminário Internacional Desafios à Defesa Nacional e o papel das Forças Armadas, promovido pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e pelo Instituto de Relações Internacionais e Defesa (InfoRel).

O evento contou com a participação do Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante Ilques Barbosa Júnior, do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, e do Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita.

O evento, que reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros, teve como objetivo discutir, a partir da experiência dos participantes, as prioridades que devem ser consideradas pelo Brasil no que se refere à Defesa Nacional.

Durante o seminário, foram debatidos os seguintes temas: Arquiteturas e Estratégias de Defesa; As Forças Armadas em Transformação; Crime Organizado Transnacional e Segurança Nacional; A Gestão de Crises Internacionais: Mar, Terra, Ar; e Diplomacia de Defesa. "Nós temos que ter um poder dissuasório e de presença condizente com o tamanho e a riqueza do Brasil", ressaltou o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

JORNAL DIÁRIO DE SANTA MARIA (RS)


Alunos têm práticas esportivas e lições de cidadania na Base Aérea

Programa Força no Esporte é oferecido pela Ala 4 de Santa Maria

Publicada em 15/08/2019 07:30

As terças e quintas-feiras são especiais para cem alunos das escolas municipais Maria de Lourdes Castro e Diácono João Luiz Pozzobon. Além das aulas, na parte da manhã, alunos como Lis Évelyn Menezes, 15 anos, e João Vitor Melo Crescêncio, 13, participam, à tarde, do Programa Forças no Esporte (Profesp).

As ações são coordenadas pela Ala 4 (antiga Base Aérea), que oferece os voluntários e o espaço para as oficinas. Os estudantes chegam por volta do meio-dia, recebem almoço e, após, participam de atividades que envolvem práticas esportivas, orientações de higiene, de cidadania e de prevenção a acidentes domésticos.

- Duas vezes por semana, proporcionamos oficinas de futebol, vôlei, jiu-jitsu, orientação, atletismo e futsal. Além do esporte, conseguimos oferecer dinâmicas e orientações que ajudam no desenvolvimento pessoal e vocacional de cada um - explica a tenente Tatiana Teixeira dos Santos, coordenadora pedagógica.

Após instabilidade nos portais, MEC prorroga prazos do ProUni e do Fies

Para Lis Évelyn, aluna do 7º ano na Escola Municipal Maria de Lourdes Castro, o programa ajuda na sua formação pessoal e na sala de aula:

- Eles ensinam muita coisa. A gente fica com outra postura, muda nosso modo de agir e de falar com as outras pessoas.

Já o estudante João Vitor, também do 7º ano, vê nas atividades uma oportunidade de ocupar seu tempo e de sair das ruas.

Protestos marcam o dia em defesa da educação em Santa Maria

O PROGRAMA

O Profesp é desenvolvido com recursos do Ministério da Defesa, com a parceria dos ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, da Educação e da Cidadania. O valor é destinado para alimentação, uniformes e materiais das oficinas. 

Segundo o comandante da Ala 4, coronel Élison Montagner, o programa permite que os participantes tenham outra visão e ampliem seus conhecimentos:

- Esse é um trabalho voluntário que busca abrir as portas para esses alunos. Ao mesmo tempo, possibilita uma nova visão dos nossos militares em relação à comunidade.

As ações do Profesp também são realizadas no 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB). Porém, neste ano, ainda não teve início no quartel por conta de questões logísticas.