NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Inscrições para o vestibular do ITA terminam nesta sexta-feira

Ao todo, são oferecidas 150 vagas para os seis cursos de engenharia. Os interessados podem se inscrever pelo site da instituição.

Por G1 Vale Do Paraíba E Região | Publicada em 15/07/2022 07:19

Terminam nesta sexta-feira (15) as inscrições para o vestibular do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA). Ao todo, são oferecidas 150 vagas para os seis cursos de engenharia. Os interessados podem se inscrever pelo site da instituição.

O ITA é um dos vestibulares mais concorridos do país e reúne estudantes de várias regiões. As vagas na instituição são divididas entre civis, há 120 oportunidades, e militares, com 30 oportunidades.

Em ambos os casos há 20% cotas para candidatos negros. É necessário que o candidato se autodeclare negro ou pardo no ato de inscrição, para acessar o sistema de cotas.

As opções de graduação são para seis áreas da engenharia: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica. Os cursos têm duração de 5 anos.

Os interessados podem se inscrever até esta sexta-feira pelo site da instituição. A taxa de inscrição custa R$ 170.

Provas e cronograma

Um dos vestibulares mais concorridos do país, o ITA manteve o exame dividido em duas etapas eliminatórias.

A primeira fase será no dia 2 de novembro e conta com 70 questões de matemática, física, química, português e inglês.

Os aprovados para a segunda etapa, responderão 30 questões dissertativas e a redação nos dias 24 e 25 de novembro. Além de São José, as provas do ITA são aplicadas em outras 23 cidades pelo Brasil.

A previsão é que o resultado para o vestibular do ITA seja divulgado em 23 de dezembro. Os selecionados na segunda etapa deverão se apresentar ao ITA, em São José dos Campos, em janeiro de 2022 para passarem pela inspeção de saúde, que é a terceira etapa.

 

REVISTA AERO MAGAZINE


KC-30 da FAB tem novas imagens reveladas

A entrega do KC-30 da FAB ocorrerá nos Estados Unidos e novas imagens mostram detalhes do avião

André Magalhães | Publicada em 15/07/2022 18:30

O novo KC-30 da FAB teve novas imagens reveladas, que mostram alguns detalhes da aeronave no hangar onde recebeu a pintura padrõa cinza, na Irlanda. No dia 13 de julho, foi revelada a primeira imagem do KC-30 (nome oficial da aeronave na FAB). A foto que mostra o avião inteiro foi compartilhada pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Baptista Junior.

O avião será formalmente entregue nos Estados Unidos, apenas por formalidades de contrato. "Serão feitas uma série de inspeções e cheques funcionais para atestar sua condição de aeronavegabilidade e atendimento aos requisitos contratuais", disse Samuel de Souza Ciqueira, tenente-coronel e um dos gestores do Projeto KC-X3.

Após esta etapa, a aeronave irá decolar para o Brasil, com previsão de pousar no Rio de Janeiro no dia 26 de julho. O KC-30 será operado pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, sediado na base aérea do Galão, na capital fluminense. Ao mesmo tempo em que o avião está nos EUA, os pilotos do Esquadão do Corsário estão em treinamento na Universidade da Azul, em Campinas, no interior de São Paulo, realizando todo o curso de formação necessário, incluindo seções de simulador.

A Azul Linhas Aéreas venceu a licitação da FAB para fornecer dois Airbus A330-200, que serão convertidos para o padrão MRTT, com capacidade multimissão, incluindo reabastecimento aéreo, em um contrato futuro.

O FAB 2901 (matrícula oficial dentro da força), anteriormente registrado como PR-AIS, estava em uso nos voos comerciais da Azul e foi originalmente encomendado pela colombiana Avianca. Já a segunda aeronave, número de série MSN 1508, foi recém-adquirida pela Azul no mercado internacional para atender aos requisitos da FAB, mas antes disto estava sendo operada pela britânica Titan Airways.

Modificação dos aviões

O Projeto KC-30-X3 prevê a aquisição de duas aeronaves para as missões de reabastecimento em voo (REVO), transporte aéreo logístico e ajuda humanitária. Pra cumprir tais operações, os dois KC-30 passarão por modificações para o padrão MRTT (Multi Role Tank e Transport, na denominação em inglês).

O contrato para conversão dos A330 para o padrão MRTT ainda não foi assinado e depende de um processo de licitação que será aberto no futuro, com posterior envio dos aviões para a Airbus Military, na Espanha, que será responsável pelos trabalhos de modificação.

PORTAL AEROFLAP


Airbus A330 da FAB chega a Victorville para ser entregue

O novo Airbus A330 da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou até o Aeroporto de Victorville (VCV) para ser entregue para a Aeronáutica brasileira.

Da Redação | Publicada em 15/07/2022 19:22

No dia 13 de julho, a aeronave realizou sua primeira aparição com as cores da FAB no Aeroporto de Dublin na Irlanda. No mesmo local foram feitas as revisões e manutenções necessárias para tornar o futuro KC-30 em boas condições de operacionais.

A FAB vai avaliar através da Comissão de Recebimento as condições do futuro FAB2901 em Victorville (VCV), o local é conhecido por ser um deserto de estocagem a longo prazo de aeronaves e também de desmontagem daqueles que foram aposentados. Após a vistoria, a aeronave seguirá para os últimos passos antes de ser oficialmente entregue a Aeronáutica.

O A330 decolou de Fort Lauderdale (FLL) na Flórida ontem (14) às 16h17 (hora local), chegando em Victorville (VCV) por volta das 20h55.

O novo avião da Força Aérea Brasileira está previsto para chegar na Base Aérea do Galeão (RJ) no dia 26 de julho, de lá o KC-30 será operado pelo Esquadrão Corsário (2º/2º GT). A decolagem está prevista para a noite do dia 25, chegando no Brasil por volta das 10h15.

Avião-tanque

O A330 da FAB que decolou de Dublin nesta tarde é parte do Projeto KC-X3, que buscava adquirir novos aviões de transporte e reabastecimento em voo de caráter estratégico. A aeronave é fruto do contrato 220004/CABW/2022, da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington, cuja vencedora foi a Azul S.A. 

A Azul apresentou as aeronaves MSN 1492 (Número de Série do Fabricante), que já operava, e a MSN 1508 (futuro FAB 2902), adquirida no mercado internacional e ofertada para a licitação. Conforme previsto no edital, a primeira aeronave deverá ser entregue em até 90 dias e a segunda em até 150 dias, contados a partir da assinatura do contrato.

Futuramente os KC-30 2901 e 02 serão convertidos para o padrão MRTT (Multi Role Tanker Transport) nas instalações da Airbus em Getafe, na Espanha. Este serviço, no entanto, será coberto por outro contrato. Baptista Jr.

Segundo a companhia, a conversão leva cerca de 18 meses. Saiba mais sobre o A330 MRTT e suas capacidades

PORTAL DEFESANET


Dia do Veterano – 18 de julho


Da Redação | Publicada em 15/07/2022 11:50

Desde o dia 1º de junho de 2021, após a entrada em vigor da Portaria C Ex Nº 1.521, de 10 de maio de 2021, todo o Exército Brasileiro vem utilizando o termo VETERANO para se referir aos militares da reserva remunerada e reformados. No entanto, apesar da justa valorização, a Instituição ainda não possuía uma data no calendário anual de atividades para que se pudesse dedicar um dia para prestar homenagem àqueles que, apesar de não mais pertencerem ao serviço ativo da Força Terrestre, ainda sentem o sangue verde-oliva correndo em suas veias.

Diante disso, após uma profunda pesquisa histórica, o Exército Brasileiro instituiu, por meio da Portaria Nº 1.762, de 10 de junho de 2022, a data de 18 de julho como o Dia do Veterano. Essa data foi escolhida pela importância e magnitude do evento que ocorreu na história do nosso país nesse dia: o retorno dos bravos militares do primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) do teatro de operações da Itália.

Naquele dia 18 de julho de 1945, o navio-transporte General Meyghs atracou no cais do porto do Rio de Janeiro, capital do país à época, em meio a uma multidão estimada em 800 mil pessoas, um número expressivo considerando que a população da cidade era de menos de 2 milhões de moradores. O apreço e a consideração da população por nossos pracinhas, que chegavam vitoriosos depois de fazerem a “cobra fumar” nos campos da Itália, ficaram evidenciados nas manifestações impregnadas de forte emoção e na intensa vibração cívica durante o desfile militar que ocorreu em plena avenida Rio Branco, após o desembarque.

Hoje, passados mais de 76 anos dessa demonstração de admiração pelos militares brasileiros integrantes da nossa FEB, o Exército Brasileiro ainda goza do mesmo prestígio e da mesma credibilidade perante a população brasileira, fruto de seu passado glorioso e invicto e, também, de seu apurado profissionalismo e de sua reconhecida competência profissional no presente, atuando nas missões constitucionais que lhe são destinadas e respondendo às mais variadas demandas da sociedade brasileira.

A instituição do Dia do Veterano, além do valor simbólico que representa para os militares que deixaram o serviço ativo do Exército, atende à diretriz Nr 11 do Comandante do Exército: “Manter estreito vínculo com a Reserva Ativa... estimulando o convívio com os militares da ativa e familiares, bem como primando pela excelência no atendimento das suas demandas junto aos órgãos da Força que prestam atendimento ao público interno.”

Nesse contexto, a Diretoria de Assistência ao Pessoal (DAP), como órgão de apoio técnico-normativo do Departamento-Geral do Pessoal (DGP), responsável por planejar, orientar, coordenar, controlar, supervisionar e avaliar as atividades relacionadas aos veteranos, vem, nos últimos anos, buscando a utilização de ferramentas de tecnologia da informação, em consonância com a legislação do governo federal, visando ao bem-estar social da família militar por ocasião da concessão de benefícios correlatos às pensões militares e das comodidades proporcionadas no atendimento dos veteranos e pensionistas.

Atualmente, o veterano pode agendar, pela internet, atendimentos nos postos das Seções de Veteranos e Pensionistas e, por intermédio de um sistema único e integrado à Base de Dados Corporativa do Exército chamado Sistema SIGA-SIPWEB, dar maior agilidade aos seus processos de concessão de benefícios, com certificação digital e sem a necessidade de tramitação física dos processos.

No entanto, a mais impactante e facilitadora ferramenta para o veterano foi a prova de vida digital, a qual permitiu que a atualização cadastral anual para a prova de vida, que antes era realizada presencialmente, passasse a ser realizada pelo beneficiário por meio do sistema biométrico, do aplicativo móvel ou de outras tecnologias disponíveis.

Essas inovações são fruto da visão do Alto Comando do Exército e estão alinhadas com o objetivo de valorizar e reconhecer a contribuição de todos os integrantes da Força que deixaram o serviço ativo. Tais homens e mulheres proporcionaram, com suas atitudes, após passados vários anos daquele distante 18 de julho de 1945, que o Exército Brasileiro seja uma das instituições com maior credibilidade do país.

Veterano do Exército Brasileiro, orgulhe-se de si mesmo, pois você é um orgulho para seu país!

FAB faz homenagem ao Dia do Veterano

DEFESA EM FOCO


Satélite desenvolvido no ITA é enviado à NASA

O SPORT foi idealizado com a missão de monitorar a ionosfera (camada superior da atmosfera), coletando dados para o estudo dos efeitos das tempestades solares

Da Redação | Publicada em 15/07/2022 10:01

O satélite SPORT (Scintilation Prediction Observations Research Task), desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), pela NASA, pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE) e por universidades americanas, foi aprovado pela NASA e pela Agência Espacial Brasileira (AEB) na revisão de pré-embarque. O procedimento foi realizado no dia 01/07, no Laboratório de Integração (LIT) do INPE. O cumprimento da etapa foi necessário para a liberação e o envio a Houston (Texas), realizado no dia 04/07, onde aguardará o embarque para a Base de Walloups (Virgínia) e o lançamento com destino à Estação Espacial Internacional (ISS – International Space Station). Da ISS, o satélite será lançado para sua posição de observação no espaço.

O satélite, desenvolvido pela Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB), é um CubeSat 6U para pesquisas científicas na ionosfera. Isso quer dizer que são satélites miniaturizados (nanossatélites) formados por unidades de cubos com 10 cm de lado, sendo cada unidade com o valor de 1U (do inglês Rack Unit, equivalendo a 1,75 polegada ou 44,45 mm). Alguns destes nanossatélites, como o SPORT, estão na vanguarda do conhecimento, sendo capazes de realizar certas funções que grandes satélites realizam, porém a um custo bem mais baixo, o que os torna bastante atrativos para a aplicação em pesquisa espacial.

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, estiveram presentes no LIT para observarem a preparação para embarque do nanossatélite brasileiro. Acompanhados pelo Gerente do Projeto, Professor Doutor Luís Loures, foram recebidos pelo Diretor do INPE, Clezio Marcos de Nardin e pelo Coordenador-Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais, Geilson Loureiro.

O Professor Doutor Luís Loures afirmou que é uma etapa essencial de um trabalho de desenvolvimento tecnológico de alta complexidade e que a expectativa agora será a colocação do satélite em órbita. “Após quatro anos de trabalho árduo, chegamos a uma etapa importante, que é o envio do nosso satélite para os Estados Unidos, de onde ele será lançado para o espaço. Esse trabalho propiciou um grande desenvolvimento para a Engenharia Espacial do ITA e essa conquista nos deixa muito felizes e certos de que estamos cumprindo nosso papel de qualificar profissionais para atuarem na indústria aeroespacial brasileira.”, afirmou.

Já o Reitor do ITA declarou ser uma grande expectativa. “Esta etapa desfecha um trabalho de desenvolvimento tecnológico de alta complexidade e inicia uma outra que é a colocação em órbita do nosso satélite. Agora é aguardar o lançamento e esperar por um perfeito funcionamento do SPORT”, salientou

Missão do nanossatélite

O SPORT tem a missão de monitorar a ionosfera (camada superior da atmosfera), coletando dados para o estudo dos efeitos das tempestades solares, que ocasionam perturbações em atividades da sociedade atual, tais como a interrupção do sinal GPS, o black-out de comunicações, interrupção na transmissão de energia e muitos outros.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Medeiros, falou sobre o projeto. “O SPORT é resultado do trabalho integrado dos alunos do Centro Espacial ITA junto aos técnicos do INPE e a pesquisadores da NASA e de universidades norte-americanas em coordenação com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Essa sinergia é fundamental para quem quer estar na fronteira do conhecimento. Como resultado ganha o Brasil, ganha o nosso Programa Espacial”, concluiu.

Fotos: Sargento Roberto

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL DIÁLOGO AMÉRICA - Operação Ágata Norte combate crimes na Amazônia brasileira


De Taciana Moury/diálogo | Publicada em 15/07/2022

As Forças Armadas brasileiras e órgãos de segurança pública apreenderam R$ 201,4 milhões (cerca de US$ 40 milhões) em ilícitos, durante ações de combate a crimes transfronteiriços e ambientais nos estados do Pará, Amapá e Maranhão, na Amazônia brasileira. A operação Ágata Norte, realizada de 1 a 9 de junho de 2022, fortaleceu a vigilância na região das fronteiras terrestre e marítima até o limite da Zona Econômica Exclusiva.

Os crimes combatidos foram narcotráfico e crime organizado; contrabando e descaminho; pesca ilegal; garimpo e exploração de recursos minerais ilegais; e exploração e transporte de madeira ilegal. Segundo informações do Comando Conjunto da operação Ágata Norte, responsável pela ação, foram apreendidos 2.850 kg de pescado; 218 m³ de madeira; 7.600 caixas de cigarro; 77 embarcações; 20 veículos; 5 motosserras; 1.200 litros de combustível; e armas e munições.

“Foram capturadas 202.000 toneladas de minérios (manganês, cobre e cassiterita), na Vila do Conde, em Barcarena, Pará, maior apreensão de minério já realizada no Brasil”, destacou à Diálogo o Comando Conjunto.

Este ano, o Comando Conjunto da operação Ágata Norte, formado pela Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB), foi chefiado pelo Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, da MB, comandante do 4º Distrito Naval. As atividades mobilizaram 3.119 pessoas, entre militares e civis dos órgãos de segurança pública e ambientais, bem como 50 meios navais, 47 terrestres e seis aéreos.

Ainda de acordo com o Comando Conjunto, as ações executadas durante os dias de operações foram planejadas há meses e executadas simultaneamente em pontos estratégicos, utilizando dados de monitoramento sob a área marítima, fluvial, terrestre e aérea. “Foram empregados equipamentos de última geração, disponibilizados pelo Comando de Defesa Cibernética, do EB, e aeronaves do Comando de Operações Aeroespaciais, unidade da FAB, para o patrulhamento marítimo.”

A Ágata Norte faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, coordenado pelo Ministério da Defesa. O objetivo é aumentar a presença do Estado em locais de baixa densidade populacional, por meio de ações conjuntas, a fim de somar esforços de forma estratégica, contribuindo para a segurança da região.

O ministro da Defesa, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, visitou, no dia 2 de junho, a área da operação e destacou a importância das ações realizadas. “Esse trabalho visa preservar a nossa soberania, cuidar das nossas riquezas e, assim, cumprir com as missões constitucionais”, disse. “É muito gratificante poder conferir o trabalho das Forças Armadas brasileiras em defesa da Amazônia”, complementou o ministro.

Crucial para o globo

A contenção da criminalidade na região amazônica vai além da segurança nacional, pois a floresta é considerada um dos principais atores na determinação do clima global, diz a Amazon Aid Foundation, que se concentra em educar as pessoas sobre a importância da Amazônia e encontrar maneiras de protegê-la.

Como tal, em meados de 2021, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) uniram forças para combater os crimes na Amazônia que incluem a vida selvagem, a silvicultura, os crimes minerais e os crimes no setor pesqueiro, indicou o UNODC em uma declaração. O projeto de quatro anos em andamento apoia os governos regionais e comunidades indígenas do Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname com um orçamento de 9,8 milhões de dólares.

“Esta parceria demonstra o compromisso tanto da USAID quanto do UNODC de enfrentar os muitos desafios complexos colocados pelos sindicatos do crime que há tanto tempo traficam e saqueiam os abundantes, mas em declínio, recursos naturais da América do Sul”, disse Jorge Rios, chefe do Programa Global do UNODC de Combate ao Crime de Vida Selvagem e Florestas e Chefe da Unidade de Meios de Vida Sustentáveis.