NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL O POPULAR (GO)


Pilotos da FAB em Anápolis são preparados para pilotar aviões supersônicos

Objetivo da atividade física em Goiás é melhorar condicionamento de homens para enfrentar a alta carga gravitacional, que pode chegar a 9G. Brasileiros foram elogiados em primeiro teste

Malu Longo | Publicada em 15/06/2022 19:00

A chegada ao Brasil, no dia 1º de abril último, das duas primeiras aeronaves de caça F-39 Gripen, é festejada pela Força Aérea Brasileira (FAB) como uma nova era para a defesa aérea do País. Os supersônicos, adquiridos pelo governo brasileiro da empresa sueca Saab, estão em fase de testes no interior paulista antes de, efetivamente, entrarem em operação. Enquanto isso, os futuros pilotos passam por treinamento físico na Universidade Evangélica de Anápolis (UniEvangélica) para suportar a carga gravitacional dos novos caças.

“Os pilotos do primeiro grupamento que foram submetidos ao teste de carga gravitacional na Suécia foram muito elogiados em função da condição física”, comemora o diretor do curso de Educação Física da UniEvangélica, professor doutor Iransé Oliveira Silva. Convênio neste sentido foi assinado entre a Associação Educativa Evangélica (AEE), mantenedora da universidade, e a FAB no fim de 2019, mas em razão da pandemia da Covid-19, as atividades foram implementadas somente no início de 2021. Após quatro meses de treinamento na academia da instituição, os pilotos seguiram para o país nórdico para o teste da centrífuga no Aeromedical and Survival Training. Outro grupo viajou no início deste ano.

“O Brasil não possui um equipamento desses, que mede a condição física do piloto diante da força gravitacional”, explica o professor, que pesquisou sobre o tema para a tese de doutorado dele. Na época, o objeto de estudo eram os caças Mirage que, da mesma forma, provocam alterações autonômicas em função da carga de gravidade. “Quem não tem preparação física adequada, não consegue suportar.” Nos caças, a força gravitacional chega a nove vezes a força da gravidade.

Todo o treinamento físico é executado sob criteriosa supervisão da FAB. A instituição militar não permite a divulgação de imagens e mantém sigilo sobre o número de pilotos em formação. A iniciativa é uma demanda da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) e da própria Saab, fabricante da aeronave. Iransé Oliveira Silva detalha que os pilotos são submetidos a exercícios de força, em especial na região cervical, que sente mais o impacto, e nos membros inferiores por causa do retorno venoso.

“As pessoas não têm noção do que é essa força. Um indivíduo que pesa 100 kg possui uma cabeça que pesa 9 kg. Se ele for submetido a 9G é como se a cabeça tivesse 81 kg e o corpo terá de suportar 900 kg durante 10 ou 12 segundos. Daí a importância do treinamento de força”, explica o professor Iransé Silva.” Ele detalha que a força gravitacional (força G) acelera a massa corporal contra o movimento, por isso o organismo precisa ser preparado para suportar esta carga. Embora venha atuando em parceria com a FAB desde 2013, esta é a primeira vez que a UniEvangélica assume a responsabilidade pelos treinamentos físicos de pilotos de aeronaves de caça.

“Para nós é importante porque estamos demonstrando aos profissionais em formação a funcionalidade da condição física em um ramo específico da aviação de alta performance. Já temos teses de doutorado e artigos publicados sobre o tema e novos conhecimentos serão gerados. Entretanto, o que estamos buscando na academia é que este trabalho também faça diferença na comunidade, nesse caso, para os pilotos. Por outro lado, é importante servir o País nesta preparação”, afirma Iransé Oliveira Lima.

Presidente da AEE e chanceler da Unievangélica, Augusto César Rocha Ventura não esconde o entusiasmo com a parceria. “As atividades executadas colocam a instituição dentro de um ambiente de desenvolvimento tecnológico, fomento a pesquisas e promoção do conhecimento. A AEE estará sempre à disposição para outras iniciativas como esta.” Para o reitor da Unievangélica, Carlos Hassel Mendes, envolver a academia neste momento da história da aviação militar, foi uma ideia acertada porque fortalece a instituição. “A UniEvangélica sempre estará ao lado do desenvolvimento da ciência.

” Duas aeronaves já foram incorporadas Considerado um dos mais modernos caças do mundo, o F-39 Gripen começa a chegar ao Brasil por força de um contrato assinado entre o Governo Federal e a empresa sueca Saab em 2014 para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves, incluindo sistemas embarcados, suporte e equipamentos. As plataformas são desenvolvidas e produzidas com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros. A integração faz parte da transferência tecnológica e visa a proporcionar o conhecimento necessário para a continuidade das atividades no Brasil.

Uma aeronave F-39 Gripen chegou ao Brasil em 2020 de navio como unidade de testes para a continuidade em solo brasileiro dos ensaios iniciados no país escandinavo. Também por mar, vieram as outras duas de série que chegaram no porto de Navegantes, em Itajaí (SC) no primeiro dia de abril deste ano. Já no dia 22 foram incorporadas oficialmente à frota da FAB, em solenidade no Dia da Aviação de Caça. Segundo a Assessoria de Imprensa da FAB, desde então, elas vêm realizando voos de teste a partir do Centro de Ensaios em Voo da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

Durante as comemorações, foi anunciada a autorização para a compra de mais quatro F-39 Gripen, totalizando 40 unidades do programa F-X2 que prepara a substituição de toda a frota de aeronaves de caças da FAB. A expectativa é que outras duas unidades cheguem ao Brasil ainda em 2022. Dos 40 caças previstos, 13 serão totalmente fabricados na Suécia, oito terão a produção iniciada naquele país e concluída no Brasil. Os demais, serão fabricados integralmente no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen, na Unidade da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

As duas últimas edições da revista Aerovisão, da FAB, dedicam amplos espaços aos caças F-39 Gripen. Os supersônicos, que atingem duas vezes a velocidade do som e suportam nove vezes a força da gravidade durante as manobras, terão o centro de operações na Base Aérea de Anápolis (BAAN), que vem recebendo adaptações. Além da reforma do prédio do Primeiro Grupo de Defesa Aérea, unidade operadora do Gripen, também o espaço aéreo e seus arredores foi revisto para ampliar a área de treinamento.

De acordo com a Aerovisão, o Gripen possui um complexo sistema de combate e funcionalidades. Ele é considerado um caça multifuncional, podendo executar missões de defesa aérea, de ataque e de reconhecimento no mesmo voo, sem necessidade de retorno à base. O caça é conhecido pela eficiência, baixo custo de operação e alta tecnologia. “A sua entrada em serviço trará um importante salto qualitativo e tecnológico, com alguns dos recursos embarcados até então inéditos para a FAB”, enfatiza a assessoria da instituição militar.

PORTAL AEROFLAP


Raio-X: conheça os equipamentos de um piloto de Gripen


Gabriel Centeno | Publicada em 15/06/2022

A participação de um piloto de caça no desenvolvimento de uma aeronave começa muito antes dos ensaios em voo.

Ele participa desde a primeira ideia até a sua entrega para a Força Aérea de uma nação. Todas as capacidades da aeronave são desenvolvidas a partir das percepções deste profissional, que passa boa parte do tempo em simuladores para testar os conceitos de uma nova funcionalidade até que esta esteja boa o suficiente para ensaios em voo.

Voar mais rápido que o som a bordo de uma aeronave de caça ao mesmo tempo em que precisa estar atento aos detalhes da missão é uma tarefa complexa. O piloto está sujeito à força da gravidade durante os voos de até 9G. Essa ação empurra o sangue para os membros inferiores, o que compromete áreas vitais do corpo, como o cérebro, a ausência de oxigênio.

Para evitar um acidente fatal é fundamental que os equipamentos de voo do piloto sejam capazes de oferecer segurança para a operação, sendo importante ajustá-los e testá-los antes do voo. Como um sistema, cada peça tem uma função específica. Confira abaixo do que é feita a “armadura” de um piloto de Gripen.

PORTAL DEFESANET


Veja como foi a comemoração dos 91 anos do CAN e do Dia da Aviação de Transporte

Comemorado em 12 de Junho, o Dia da Aviação de Transporte foi celebrado com uma cerimônia militar na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ)

Da Redação | Publicada em 15/06/2022 09:09

Para comemorar o aniversário de 91 anos do Correio Aéreo Nacional (CAN) e o Dia da Aviação de Transporte, foi realizada uma cerimônia militar na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro (RJ), nesta segunda-feira (13). O evento foi presidido pelo Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, e contou com a presença de outros Oficiais-Generais da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).

"A Aviação de Transporte encontra-se em um momento muito especial, com a chegada de aeronaves novas que vão trazer um novo fôlego à FAB e unir cada vez mais o nosso Brasil; essa é a Aviação de Transporte que o povo brasileiro aspira e nós temos a responsabilidade de conduzi-la", destacou o Tenente-Brigadeiro Lourenço.

O evento contou, ainda, com uma homenagem ao Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista, Comandante da Aeronáutica no período de 1999 a 2003 e Veterano do Correio Aéreo Nacional; a entrega da medalha "Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura” a seis militares; desfile aéreo das aeronaves KC-390 Millennium e C-130 Hércules; além da participação dos Veteranos do CAN e dos integrantes da Aviação de Transporte de ontem e de hoje, que encerraram o desfile.

O Brigadeiro do Ar Clóvis de Athayde Bohrer, Veterano do CAN, falou com muita emoção sobre sua passagem pelo Correio Aéreo Nacional: “Havia lugares que nós íamos, que só era possível chegar com avião da FAB. Para nós é um orgulho muito grande o papel que desempenhamos, ao levar aos mais necessitados recursos básicos que não chegavam até eles, e a nossa maior recompensa era ver o sorriso estampado naquelas populações”, sublinhou.

Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura

A Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura foi instituída pelo Decreto número 7.085, de 29 de janeiro de 2010, por ocasião das comemorações do centenário de nascimento do Brigadeiro Nero Moura. Com o enfoque de enaltecer a figura, sem par, do líder e do Comandante Operacional, é uma distinção concedida a militares do Comando da Aeronáutica que exerceram ou exerçam o cargo de Comandante de Unidade Aérea, pela conduta em prol da operacionalidade da sua Organização e da Força Aérea Brasileira. A medalha é alceada por um passador de prata, constando de uma miniatura do brevê de Oficial Aviador.

Como tudo começou

A data 12 de junho celebra a Aviação de Transporte da FAB em homenagem a uma de suas mais célebres missões: o Correio Aéreo Nacional (CAN). Neste dia, em 1931, os Tenentes Nélson Freire Lavenère-Wanderley e Casimiro Montenegro Filho realizaram aquele que foi considerado o primeiro voo do CAN da história. A bordo de um Curtiss Fledgling K-263, os militares saíram do Rio de Janeiro (RJ) e levaram um malote com cartas até São Paulo (SP). Isso significou a materialização do sonho de um grupo de pilotos, liderados pelo então Major Eduardo Gomes.

A Aviação de Transporte da FAB

Ao todo, são 13 Unidades Aéreas da Aviação de Transporte na FAB, equipadas atualmente com os modelos KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante e U-100 Phenom. As Unidades estão sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF).

Transporte Aéreo Logístico

Em se tratando de Transporte Aéreo Logístico, a Aviação de Transporte já participou de diversas missões reais. Entre elas, a mais recente foi o lançamento de oito cargas do tipo CDS (do inglês Container Delivery System), totalizando aproximadamente 1.300kg de víveres e materiais essenciais para abastecer a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), localizada na Baía do Almirantado, que fica na ilha Rei George. Ainda em 2022 também foi realizada a Operação Repatriação que trouxe 68 refugiados da Ucrânia e o constante apoio às ações relacionadas à pandemia, com a Operação COVID-19.

DEFESA EM FOCO


Base Aérea do Galeão é homenageada em celebração da Data Magna da Marinha


Froça Aérea Brasileira | Publicada em 15/06/2022 11:00

A Base Aérea do Galeão (BAGL), Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB) foi agraciada com a Ordem do Mérito Naval, em cerimônia alusiva ao 157º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. A solenidade, realizada no dia 09/04, em Brasília (DF), celebrou a Data Magna da Marinha do Brasil e contou com a presença do Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e de outras autoridades civis e militares.

O Chefe do Gabinete do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Major-Brigadeiro do Ar Flavio Luiz de Oliveira, foi um dos militares homenageados e ressaltou a importância dessa relação de irmandade entre as Forças. “É uma honra muito grande podermos representar a Força Aérea no dia da Data Magna da Marinha. Agradeço em nome de toda a FAB por essa parceria históricamente profícua que temos com a Marinha”, disse.

Além de militares, a imposição da Ordem do Mérito Naval premiou também personalidades civis e organizações das Forças Armadas – entre elas, a Base Aérea do Galeão (BAGL). “Uma honra ostentar essa ordem no estandarte da Base Aérea do Galeão, que remete às nossas origens. Para quem não sabe, as atividades na ponta do Galeão se iniciaram na Marinha de Guerra do Brasil, com a Base Aeronaval. Então, essa comenda se remete à nossa história, e recebê-la é uma alegria muito grande para todo o nosso efetivo”, destacou o Comandante da BAGL, Coronel Aviador Renato Alves de Oliveira.

Durante a solenidade, foram içados os sinais do Almirante Barroso em homenagem aos heróis da batalha e, em seguida, executados os toques da vitória, acompanhados da salva de 17 tiros.

Medalha da Ordem do Mérito Naval

Criada pelo Decreto nº 24.659, de 11 de julho de 1934, a Medalha da Ordem do Mérito Naval destina-se a premiar os militares da Marinha que tenham se distinguido no exercício de sua profissão e, excepcionalmente, corporações e personalidades civis e militares, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, que tiverem prestado relevantes serviços à Marinha do Brasil.

Batalha Naval do Riachuelo

A Batalha Naval do Riachuelo aconteceu em 11 de junho de 1865, nas margens do Rio Riachuelo, um afluente do Rio Paraguai, na Argentina. Na época, o Paraguai, sem conexão com o mar, buscava o controle da Bacia do Prata, que representava a saída para o Oceano Atlântico. Na manhã daquele dia, a Força Naval Brasileira, sob o comando do Almirante Barroso, encontrava-se nas proximidades da cidade de Corrientes. Os brasileiros avistaram a esquadra paraguaia – com 14 embarcações – que descia o Rio Paraná. Na margem esquerda daquele rio, soldados e peças de artilharia inimigos aguardavam o momento do ataque. Seguiu-se um primeiro e rápido combate e, junto à foz do Riachuelo, em um trecho de difícil navegação, foi travada a batalha decisiva. O Almirante Barroso, com sua esquadra, conseguiu afundar quatro embarcações inimigas, dando fim à batalha e consagrando a vitória ao Brasil.

Veja aqui o vídeo produzido pela FAB em homenagem à Marinha do Brasil

OUTRAS MÍDIAS


BADALO - Centro de operações da FAB viabiliza o transporte de órgãos no Brasil

Militares devem transportar 300 órgãos para transplante em 2022

Da Redação | Publicada em 15/06/2022 07:30

Para pessoas que necessitam de doação de órgãos, o tempo é crucial. Dependendo do tecido a ser transplantado, uma janela de poucas horas pode definir o sucesso de um procedimento delicado. Para isso, o Centro Nacional de Transplantes conta com o apoio da Força Aérea Brasileira para transportar equipes médicas de coleta, que conseguem se mobilizar em menos de duas horas para buscar o órgão e levar ao receptor em qualquer lugar do Brasil.

O Comando de Operações Aeroespaciais, localizado em Brasília, é responsável pelo planejamento das missões, explicou na última segunda-feira (13) o brigadeiro do ar Francisco Bento Antunes Neto, chefe do Centro Conjunto de Operações Aeroespaciais (CCOA), em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

Segundo o brigadeiro do ar, em 2021 foram transportados 278 órgãos. Em 2022, já foram 140 – com cerca de 1,2 mil horas de voo feitas por ano. Com essa média, o total de transportes de órgãos no ano deve ficar em 300. Fígados e corações são as cargas mais comuns do transporte de órgãos realizado pela Força Aérea.

Durante o programa, o brigadeiro do ar Francisco Bento Antunes Neto se recordou de uma das centenas de histórias de sucesso possíveis graças ao trabalho do centro. “Passados alguns meses da recuperação de uma paciente, ela recebeu a visita da equipe que fez o transporte. Foi emocionante para os militares verem a recuperação da paciente. Saber que aquele órgão que estava na aeronave com eles estava no corpo da menina, que estava se recuperando e, se Deus quiser, terá uma vida longa”, explicou.

 

 

FAXAJU - Central de Transplante de Sergipe realiza captação de novos órgãos. Um fígado, quatro rins e córneas foram captados


Da Redação | Publicada em 15/06/2022 16:09

Um fígado, quatro rins e córneas foram captados, entre a noite desta terça-feira, 14, e a manhã desta quarta-feira, 15. Os procedimentos foram realizados no centro cirúrgico do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho, depois que as famílias autorizaram as doações. Segundo o coordenador da Central de Transplantes, Benito Fernandez, os doadores, que tinham idade de 37 e 49 anos, sofreram morte encefálica.

A captação dos órgãos começou na noite da terça-feira, quando foram retirados os rins do primeiro doador, que foram encaminhados um para o Rio de Janeiro e outro para Brasília. Nesta manhã foi realizada a retirada dos demais órgãos, do segundo doador. Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fará o transporte do fígado de Aracaju para a Paraíba e outros dois rins serão encaminhados no início desta tarde para Pernambuco, onde serão transplantados.

“Nossa expectativa é de que ainda este ano possamos começar a fazer o transplante renal no Hospital Universitário de Aracaju. Por outro lado, estamos aguardando a autorização do Ministério da Saúde para que o Hospital de Cirurgia possa realizar os transplantes de fígado e rim para que a gente possa atender os nossos usuários aqui mesmo no Estado”, assinalou Fernandez.

As córneas retiradas dos doadores ficam no Estado para atender os usuários sergipanos, como destacou Benito Fernandez, informando que nenhum dos dois corações pode ser utilizado para transplante.

A Doação de Órgãos é um ato de amor e cidadania. Importante avisar aos familiares esse desejo, pois eles são os responsáveis pela autorização da doação de órgãos.