NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Helicóptero H225M da FAB realiza missão SAR a 220km de Fernando de Noronha


Guilherme Wiltgen | Publicada em 15/04/2022 17:27

O Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), sediado na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim (RN), resgatou, nesta sexta-feira (15/04), um homem vítima de ataques convulsivos que estava a bordo do navio mercante português Harbour Progress que seguia da Nigéria para Trindade e Tobago. O Comando de Operacões Aeroespaciais (COMAE), organização da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela coordenação de missões aéreas, acionou o Esquadrão após contato do Salvaero Recife.

Os primeiros contatos do navio com os órgãos do sistema de busca e salvamento foram realizados na quinta-feira (14/04), quando a embarcação estava navegando a cerca de 380 milhas náuticas (NM) – o que equivale a 700 quilômetros – à nordeste de Fernando de Noronha.

Para viabilizar o resgate, a aeronave H-36 Caracal (H225M) decolou de Parnamirim (RN) para Fernando de Noronha (PE), onde realizou pouso técnico e pernoite da tripulação. Após as coordenações necessárias, a aeronave voou até a posição do navio para realizar o resgate, que ocorreu às 6h27 (horário de Brasília), desta sexta-feira. O helicóptero manteve o voo pairado enquanto os homens de resgate SAR (do inglês, Search And Rescue – Busca e Salvamento) desceram até o convés do navio e içaram a vítima com uso de um triângulo de resgate. Esse procedimento ocorreu em uma posição situada a 120 NM (aproximadamente 220 KM) de Fernando de Noronha. Ao final, o Esquadrão abasteceu a aeronave em Fernando de Noronha e transportou o paciente para a BANT e após, para o Hospital Memorial São José em Natal (RN), onde recebeu atendimento médico especializado.

A tripulação do helicóptero era composta por dez militares, sendo três pilotos, dois operadores de equipamentos, três homens de resgate, uma médica e um enfermeiro. A médica do Esquadrão, a Capitão Patrícia Bastos de Aguiar Martins Costa falou da dificuldade de planejar resgates dessa natureza. Segundo ela, normalmente as informações são coletadas por membros da tripulação do navio que não possuem os conhecimentos necessários para diagnosticar a vítima. “A dificuldade em obter dados sobre as condições médicas do paciente impacta na realização da missão. E, por não ter médico a bordo, normalmente os relatos não são confiáveis”, explicou.

De acordo com o Chefe da Seção de Operações do Esquadrão Falcão, Major Aviador Leir Gomes de Oliveira, a possibilidade de operar a partir de Fernando de Noronha foi um fator primordial para resgatar a vítima, que estava distante da costa brasileira. Outro ponto a ser destacado é a experiência da tripulação que fez com que o resgate fosse realizado o mais rápido possível. “O conhecimento da tripulação, adquirido com os treinamentos realizados sob responsabilidade do Comando de Preparo (COMPREP), órgão da FAB responsável pela manutenção operacional dos tripulantes, foi fundamental para amenizar o sofrimento do paciente”, ressaltou.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA EM FOCO - Ministro da Defesa é condecorado com a Ordem do Mérito Aeronáutico


Força Aérea Brasileira | Publicada em 15/04/2022 11:00

Nesta quinta-feira (14/04), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a cerimônia de imposição da Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) no Grau Grã-Cruz, ao Ministro de Estado da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando e Oficiais-Generais da Aeronáutica.

Em seu discurso, o Ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira relembrou sua história de trabalho e admiração pela FAB, destacando o orgulho que é receber a mais alta honraria do Comando da Aeronáutica. “Eu convivi com a Força Aérea muito proximamente, eu diria que conheci a Amazônia Brasileira nas asas da FAB. Então é com um sentimento de gratidão que recebo essa comenda. Sinto-me prestigiado e orgulhoso por ter sido condecorado”, enfatiza.

Já o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, na condição de Presidente Efetivo do Conselho da Ordem do Mérito Aeronáutico, destacou a importância do papel desempenhado pelo Ministro da Defesa, que tem efeitos significativos para o Brasil. “A pasta tem uma importância estratégica, sendo responsável pelo estabelecimento de normas e das práticas que institucionalizam a condução das Forças Armadas do Brasil”, concluiu.

Após a solenidade, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior apresentou as obras de artes que compõem a salão onde ocorreu a cerimônia, oportunidade em que o Ministro foi presenteado com um cartão fotográfico que registrou a sua visita ao Comando da Aeronáutica.

OMA - A Ordem do Mérito Aeronáutico é uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica Brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País, ou que se hajam distinguido no exercício da sua profissão; aos militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que se tenham tornado merecedores de homenagem da nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se tenham destacado nas suas áreas de atuação a serviço da nação brasileira; e às Corporações Militares, Nacionais e Estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as recomendem ao reconhecimento da nação brasileira e, de modo particular, da Aeronáutica.

DEFESA EM FOCO - Diretor do DCTA promove reunião com o SindCT


Redação | Publicada em 15/04/2022 18:31

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, recebeu representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT). A visita, que aconteceu no dia 06/04, estreitou os laços com a entidade para a solução de demandas de modo harmonioso e transparente.

Para o Diretor-Geral do DCTA, é importante que seja construída uma ponte entre as instituições. “Meu grande objetivo é somar e multiplicar os nossos esforços, de modo a alinhar as demandas do Sindicato com os interesses do DCTA, que almeja essa convivência coordenada e próxima com o SindCT”, ressalta o Tenente-Brigadeiro Medeiros. Estiveram presentes na visita o Presidente do Sindicato, Fernando Morasis Santos; o Diretor, Clóvis Tadeu Moreira; e o Assessor Jurídico, José Roberto Sodero; além do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani. O Presidente do SindCT destacou a importância da reunião para que haja maior aproximação com o DCTA. “Essa visita foi de grande relevância porque abriu caminhos para que o Sindicato, que representa os trabalhadores do DCTA, possa se aproximar, discutir e trabalhar os assuntos referentes ao Departamento e seus servidores”, concluiu Fernando.

PORTAL 6 - Últimos dias de inscrição para jovens e adolescentes que sonham em ser Aviadores da FAB


Lucas Tavares | Publicada em 15/04/2022 17:00

As inscrições para o Exame de Admissão do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) da Força Aérea Brasileira (FAB) seguem abertas, mas por pouco tempo. O cadastro para 130 vagas deverá ser feito pelo site da FAB até o dia 20 de abril e, para efetivar a inscrição, será cobrada uma taxa de R$ 80.

Alguns pré-requisitos serão exigidos para a admissão, como não ter menos de 14 anos, não completar 19 até o dia 31 de dezembro de 2022 e ter concluído o ensino fundamental. O processo seletivo contém diversas fases, que incluem provas escritas, inspeção de saúde, exame psicológico, avaliação do condicionamento físico, validação documental, além da heteroidentificação para candidatos negros que optarem pelo sistema de reserva de vagas.

O CPCAR tem sede na Escola Preparatória de Barbacena, em Minas Gerais, e visa preparar jovens para a etapa seguinte: o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo. Mais informações podem ser conferidas no edital.