NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


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DECEA visita o Esquadrão Orungan, que opera Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA)


Juliano Gianoto | Publicada em 15/03/2022 10:44

Objetivando conhecer as operações com Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou, na última quinta-feira (10), sob a supervisão da Seção de Coordenação e Controle de Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (DCCO8) do Subdepartamento de Operações (SDOP), uma visita técnica ao Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAv) da Base Aérea de Santa Cruz (BASC).

O 1º/7º GAv, Esquadrão Orungan, que tem por missão “preparar e manter suas equipagens e equipes de manutenção a fim de empregar seus meios nas ações de Força Aérea de Patrulha Marítima, Antissubmarino, Inteligência Operacional, Reconhecimento Aéreo, Controle Aéreo Avançado, Posto de Comunicação no Ar e Busca e Salvamento”, sedia duas das RPA utilizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB), que atualmente cumprem operações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR).

O Heron I (RQ-1150), aeronave fabricada pela Israel Aerospace Industries – IAI, evolui em porções do espaço aéreo que, segregadas ou condicionadas como áreas restritas, necessitam de planejamentos prévios, sempre visando à manutenção da segurança.

Muitas vezes, cenários como esse são resultantes de uma decisão colaborativa, em que se reúnem as partes envolvidas que apresentam suas necessidades, óbices e propostas, o que traz para o sistema um incontestável ganho operacional.

Como as operações correntes relativas às Aeronaves Não Tripuladas são tratadas pelo SDOP, e se desenvolvem também em outras áreas da aviação, a Divisão de Coordenação e Controle (DCCO) incluiu na equipe membros da Divisão de Busca e Salvamento (DSAR) e Divisão de Operações Militares (DOpM), fazendo do evento uma oportunidade interdisciplinar para a troca de expertises sobre as aplicabilidades desse novo componente aéreo.

Além do efetivo do Esquadrão Orungan, sob o Comando do Tenente-Coronel Aviador Cicero Vieira Ramos, estavam presentes representantes do Grupamento de Segurança e Defesa (GSD) da BASC, que utilizam Drones menores, como os Classe III, para a vigilância de perímetro.

O Major Especialista em Fotografia Éden Jorge Machado Bezerra, Chefe da Seção de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento do 1º/7º GAv, apresentou a estrutura funcional do Esquadrão, os Sistemas atinentes ao Heron I, processos de Certificação e de Formação dos Pilotos Remotos e os modos de operação empregados nas missões.

O DECEA e o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) atuaram juntos, e explanaram sobre o planejamento das ações futuras, publicações e as atualizações normativas, assim como apontaram as demandas referentes às operações de rotina, voos irregulares, sanções administrativas e, dentre outros temas, apresentou quantitativamente os índices que englobam acesso, cadastro e solicitações dos voos por meio do Sistema para acesso ao Espaço Aéreo por Aeronaves Não Tripuladas – SARPAS.

Após as apresentações e debates sobre alguns estudos de casos, o Primeiro Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Fábio Augusto Lima Rennó, representando o CRCEA-SE, se reuniu com o Chefe do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Cruz (DTCEA-SC) e com a equipe do Esquadrão Orungan para tratar especificamente da Carta de Acordo Operacional (CAOp) que será atualizada diante das novas necessidades.

Segundo o Chefe do Planejamento de UAS do SDOP, Major Aviador Andrei Oliveira da Silva Santos, “a interação entre o DECEA e o 1º/7º GAv vai produzir um incremento nas potencialidades das operações de aeronaves não tripuladas e na sua integração ao espaço aéreo”.

Para o Primeiro Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eduardo Araújo da Silva, Chefe da DCCO8, o resultado do encontro foi muito além do esperado, pois em pouco tempo foi possível apresentar as ações do DECEA, receber as demandas do Esquadrão, conhecer suas práticas e atuar na concepção de uma nova CAOp.

“Achei que fôssemos apenas fazer as apresentações, ouvir as necessidades para construir uma CAOp e voltar para nossas Unidades e, de repente, o trabalho evoluiu e fomos muito além. O melhor da visita foi ao final ouvir, dos que nos receberam, que a nossa presença fez toda a diferença para a Organização. Missão cumprida”, ressaltou.

O Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (UAS – do acrônimo Unmanned Aircraft System) tem sido um assunto muito recorrente não só no escopo da FAB, mas entre outras Forças Armadas, entidades coirmãs, instituições públicas e privadas, além daquelas ligadas às pesquisas e indústrias. E o DECEA, como órgão central do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB), se mantém altivo na busca das melhores soluções.

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Novo caça da FAB será exposto ao público no Rio de Janeiro

Réplica em escala real do caça F-39 Gripen está disponível para público na Fundação Getúlio Vargas

Marcel Cardoso | Publicada em 15/03/2022 15:25

A réplica em tamanho real do novo caça Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), estará aberta à visitação na esplanada da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, a partir de amanhã (16). 

Feita de fibra de vidro, madeira e metal, a réplica tem as mesmas dimensões do caça real, com 15 metros de comprimento, oito de largura e quatro de altura. O visitante poderá entrar na cabine, tirar fotos e conversar com os militares da FAB para conhecer os detalhes desta aeronave.

A aeronave é um caça de última geração e, de acordo com a FAB, incluirá o Brasil no seleto grupo de operadores de aeronaves de alta tecnologia, equiparando-a às mais modernas Forças Aéreas do mundo. O Gripen conta com um sistema completo de combate e funcionalidades que extrapolam as capacidades de qualquer outra aeronave já operada pela Força. Foi projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo, sob quaisquer condições meteorológicas, sendo considerado um dos caças mais ágeis em combate na atualidade.

O caça iniciou a fase de ensaios em voo supersônico no Brasil no início de março de 2021, ano em que a FAB completou 80 anos. Totens com a história e curiosidades sobre a Força Aérea Brasileira também estarão em exposição na esplanada da FGV, que irá até o dia 6 de abril.

É necessário agendamento prévio para fazer a visita. Até a tarde desta terça-feira (15), boa parte dos horários disponíveis já estavam esgotados.

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FAB expõe réplica do F-39 Gripen no Rio de Janeiro


Gabriel Centeno | Publicada em 15/03/2022 17:00

Uma réplica do novo caça da Força Aérea Brasileira, o Saab F-39 Gripen, estará exposta na esplanada da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Praia de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. O mock-up do avião de combate pode ser visitado a partir de quarta-feira (16).

Até o dia 06 de abril, visitantes poderão entrar na cabine do Gripen, tirar fotos, conversar com militares, conhecer detalhes e fatos da nova aeronave. O espaço na FGV conta com totens sobre a história e curiosidades da FAB, que completou 80 anos em 2021.

O acesso à exposição é permitido para visitantes a partir de 5 anos gratuitamente, mediante agendamento prévio clicando aqui.

Fabricado pela companhia sueca Saab, o F-39 Gripen é um caça multimissão de 4.5 Geração, similar ao Rafale francês e o J-10C chinês. A FAB selecionou o Gripen como seu novo caça em 2013, após um longo processo que se iniciou originalmente na década de 1990 com o Programa F-X.

O primeiro Gripen brasileiro chegou ao país em setembro de 2020 por via marítima e desde então vem sendo usado na campanha de ensaios e certificação do modelo, como parte do processo de transferência de tecnologia da Suécia ao Brasil. Agora a FAB se prepara para receber duas novas unidades, que devem chegar ao país em abril, pelo Porto de Navegantes (SC).

Ao todo, foram adquiridas 36 unidades do F-39 Gripen, sendo 28 da versão F-39E de um assento e oito da variante F-39F de dois assentos. As aeronaves serão inicialmente destinadas ao Esquadrão Jaguar (1º Grupo de Defesa Aérea), que atualmente opera os veteranos caças F-5EM/FM Tiger II na Base Aérea de Anápolis.

Ao mesmo tempo a FAB deseja adquirir mais 30 aeronaves, que serão repassadas aos outros esquadrões de caça da chamada 1º Linha, que opera os jatos F-5 e AMX A-1.

OUTRAS MÍDIAS


BARBACENA MAIS - Prefeitura e EPCAr fecham parceria de assistência a 170 estudantes

O PROFESP, que atende mais de 170 crianças das escolas municipais Alberto Correa e Tony Marcos de Andrade, teve as atividades presenciais suspensas em 2020 e 2021 devido a pandemia, mas manteve a distribuição mensal de kits de alimentação

Redação | Publicada em 15/03/2022

A Prefeitura Municipal de Barbacena e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizaram na manhã desta segunda-feira (14) a celebração do novo Acordo de Cooperação Técnica do Programa Forças no Esporte no âmbito da Força Aérea Brasileira e da EPCAR (PROFESP EPCAR). A ação aconteceu na sede da EPCAR e contou com a participação de integrantes do poder público e das escolas.

Através do PROFESP, estudantes da rede pública municipal de ensino de Barbacena, participam de atividades promovidas pela EPCAR como: esportes, formação de valores, eventos culturais, feira de ciências, visitas culturais e de formação, informática, horta comunitária, música e coral, entre outras. Além disso, o programa também oferece assistência básica de saúde.

O PROFESP, que atende mais de 170 crianças das escolas municipais Alberto Correa e Tony Marcos de Andrade, teve as atividades presenciais suspensas em 2020 e 2021 devido a pandemia, mas manteve a distribuição mensal de kits de alimentação.

O Acordo de Cooperação Técnica apresenta as obrigações da EPCAR e da Prefeitura, que participa do projeto através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e Secretaria Municipal de Educação Desportos e Cultura (SEDEC).