NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


FAB comemora os 91 anos do CAN e do Dia da Aviação de Transporte


Gabriel Benevides | Publicada em 14/06/2022 04:19

Para comemorar o aniversário de 91 anos do Correio Aéreo Nacional (CAN) e o Dia da Aviação de Transporte, foi realizada uma cerimônia militar na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro (RJ), nesta segunda-feira (13). O evento foi presidido pelo Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, e contou com a presença de outros Oficiais-Generais da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).

O evento contou, ainda, com uma homenagem ao Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista, Comandante da Aeronáutica no período de 1999 a 2003 e Veterano do Correio Aéreo Nacional; a entrega da medalha “Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura” a seis militares; desfile aéreo das aeronaves KC-390 Millennium e C-130 Hércules; além da participação dos Veteranos do CAN e dos integrantes da Aviação de Transporte de ontem e de hoje, que encerraram o desfile.

O Brigadeiro do Ar Clóvis de Athayde Bohrer, Veterano do CAN, falou com muita emoção sobre sua passagem pelo Correio Aéreo Nacional: “Havia lugares que nós íamos, que só era possível chegar com avião da FAB. Para nós é um orgulho muito grande o papel que desempenhamos, ao levar aos mais necessitados recursos básicos que não chegavam até eles, e a nossa maior recompensa era ver o sorriso estampado naquelas populações”, sublinhou.

Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura

A Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura foi instituída pelo Decreto número 7.085, de 29 de janeiro de 2010, por ocasião das comemorações do centenário de nascimento do Brigadeiro Nero Moura. Com o enfoque de enaltecer a figura, sem par, do líder e do Comandante Operacional, é uma distinção concedida a militares do Comando da Aeronáutica que exerceram ou exerçam o cargo de Comandante de Unidade Aérea, pela conduta em prol da operacionalidade da sua Organização e da Força Aérea Brasileira. A medalha é alceada por um passador de prata, constando de uma miniatura do brevê de Oficial Aviador.

Como tudo começou

A data 12 de junho celebra a Aviação de Transporte da FAB em homenagem a uma de suas mais célebres missões: o Correio Aéreo Nacional (CAN). Neste dia, em 1931, os Tenentes Nélson Freire Lavenère-Wanderley e Casimiro Montenegro Filho realizaram aquele que foi considerado o primeiro voo do CAN da história. A bordo de um Curtiss Fledgling K-263, os militares saíram do Rio de Janeiro (RJ) e levaram um malote com cartas até São Paulo (SP). Isso significou a materialização do sonho de um grupo de pilotos, liderados pelo então Major Eduardo Gomes.

A Aviação de Transporte da FAB

Ao todo, são 13 Unidades Aéreas da Aviação de Transporte na FAB, equipadas atualmente com os modelos KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante e U-100 Phenom. As Unidades estão sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF).

Transporte Aéreo Logístico

Em se tratando de Transporte Aéreo Logístico, a Aviação de Transporte já participou de diversas missões reais. Entre elas, a mais recente foi o lançamento de oito cargas do tipo CDS (do inglês Container Delivery System), totalizando aproximadamente 1.300kg de víveres e materiais essenciais para abastecer a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), localizada na Baía do Almirantado, que fica na ilha Rei George. Ainda em 2022 também foi realizada a Operação Repatriação que trouxe 68 refugiados da Ucrânia e o constante apoio às ações relacionadas à pandemia, com a Operação COVID-19.

DEFESA EM FOCO


Aditância de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutica no Canadá celebra a Data Magna da Marinha


Redação | Publicada em 14/06/2022 07:00

Em 10 de junho foi realizada, na Aditância de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutica no Canadá, a cerimônia em comemoração à Batalha Naval do Riachuelo e Data Magna da Marinha do Brasil. Na oportunidade, o Adido de Defesa e Militar, Coronel do Exército Brasileiro Danilo Silva Maia, destacou os feitos heroicos daqueles que contribuíram para a vitória naquele 11 de junho de 1865, e principalmente, e reverenciou àqueles mais de 100 bravos brasileiros liderados pelo Almirante Barroso, que deram sua vida em prol da Pátria, e que nunca serão esquecidos, com destaque para o Imperial Marinheiro Marcílio Dias e ao Guarda-Marinha Greenhalgh.

Com a cerimônia, a Aditância finaliza seu planejamento referente aos eventos e ações a empreender, no contexto da participação da Marinha do Brasil nos 200 anos da Independência e dos 200 anos da Esquadra, com a certeza de que contribuíram para enaltecer o nome do País e da Marinha do Brasil, por meio de ações de Diplomacia Militar, para o seleto grupo de autoridades e militares de Nações Amigas que sempre nos prestigiam, confirmando a imagem que as Forças Armadas brasileiras possuem.

Participaram da solenidade o Embaixador do Brasil para o Canadá, Pedro Henrique Lopes Borio, o antigo Vice-Chefe do Estado-Maior de Defesa, Vice-Almirante Denis Rouleau, Adidos Militares de Nações Amigas, integrantes das Forças Armadas Canadenses e civis convidados.

OUTRAS MÍDIAS


O SUL - Centro de operações da Força Aérea Brasileira viabiliza o transporte de órgãos no País


Da Redação | Publicada em 14/06/2022 17:29

Para pessoas que necessitam de doação de órgãos, o tempo é crucial. Dependendo do tecido a ser transplantado, uma janela de poucas horas pode definir o sucesso de um procedimento delicado. Para isso, o Centro Nacional de Transplantes conta com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar equipes médicas de coleta, que conseguem se mobilizar em menos de duas horas para buscar o órgão e levar ao receptor em qualquer lugar do Brasil.

O Comando de Operações Aeroespaciais, localizado em Brasília, é responsável pelo planejamento das missões, explicou nesta segunda-feira (13) o brigadeiro do ar Francisco Bento Antunes Neto, chefe do Centro Conjunto de Operações Aeroespaciais (CCOA) em entrevista ao programa A Voz do Brasil. Segundo o brigadeiro do ar, em 2021 foram transportados 278 órgãos. Em 2022, já foram 140 – com cerca de 1,2 mil horas de voo feitas por ano. Com essa média, o total de transportes de órgãos no ano deve ficar em 300. Fígados e corações são as cargas mais comuns do transporte de órgãos realizado pela Força Aérea.

Durante o programa, o brigadeiro do ar Francisco Bento Antunes Neto se recordou de uma das centenas de histórias de sucesso possíveis graças ao trabalho do centro. “Passados alguns meses da recuperação de uma paciente, ela recebeu a visita da equipe que fez o transporte. Foi emocionante para os militares verem a recuperação da paciente. Saber que aquele órgão que estava na aeronave com eles estava no corpo da menina, que estava se recuperando e, se Deus quiser, terá uma vida longa”, explicou.