NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Colaboração Real – Episódio 10: Os primeiros F-39 Gripen de série da FAB


Luiz Padilha | Publicada em 14/04/2022 17:12

Como foi o voo dos F-39 Gripen do aeroporto de Navegantes-SC para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen em Gavião Peixoto-SP.

 

 

 

PORTAL AEROIN


Vai começar nova ação com aviões da Força Aérea no sul do Brasil, veja onde e quando


Murilo Basseto | Publicada em 14/04/2022 20:33

A Força Aérea Brasileira (FAB) promoverá, a partir do próximo domingo, no sul do Brasil, um Exercício que tem por objetivo adestrar as Unidades Aéreas participantes e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) na execução de técnicas necessárias ao cumprimento da Ação de Força Aérea de Busca e Salvamento.

No período de 17 de abril a 7 de maio, o Exercício Operacional de Busca e Salvamento – EXOP CARRANCA ocorrerá na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), localizada em Santa Catarina (SC).

“Tem como finalidade, também, aprimorar os planejamentos dos órgãos de coordenação – Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Aeronáutico (ARCC) – bem como uma maior interação entre esses órgãos de coordenação e as unidades de execução de missões SAR em cenários terrestres e marítimos”, ressaltou o Chefe da Divisão de Busca e Salvamento (DSAR) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major Aviador Bruno Vieira Passos.

O EXOP CARRANCA envolverá dois grandes Comandos – o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Comando de Preparo (COMPREP), que contará com mais de 350 militares de diversas Unidades.

Pelo COMPREP, participarão do adestramento os Esquadrões Orungan (1º/7º GAV); Phoenix (2º/7º GAV); Netuno (3º/7º GAV); Gordo (1º/1º GT); Pelicano (2º/10º GAV) e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR).

Pelo DECEA, farão parte os integrantes dos cinco Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Aeronáutico (SALVAEROS): Amazônico, Recife, Atlântico, Curitiba e Brasília, além dos militares da Divisão de Busca e Salvamento do DECEA.

Participarão, também, militares da Marinha do Brasil (SALVAMAR), da Base Aérea de Canoas que compõe a Direção do Exercício (DIREX) e da Base Aérea de Florianópolis dando suporte e apoio à execução do adestramento.

Durante o treinamento, a FAB empregará o helicóptero H-60 Black Hawk e os aviões SC-105 Amazonas, P-95 Bandeirante Patrulha, C-130 Hércules e P-3 AM Orion.

Serão ativados dois Subcentros de Salvamento que estarão alocados em um Shelter montado pelo Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1°GCC), que funcionarão concomitantemente no planejamento e coordenação das missões de Busca e Salvamento atendendo à demanda de voo da DIREX.

PORTAL PODER AÉREO


VÍDEO: Caça Saab Gripen E lança míssil ar-ar IRIS-T


Da Redação | Publicada em 14/04/2022 13:52

A Saab divulgou um vídeo do caça Gripen E lançando um míssil IRIS-T.

O IRIS-T é um míssil ar-ar de curto alcance e altamente manobrável que pode atingir qualquer alvo à queima-roupa ou até aproximadamente 25 quilômetros.

A Força Aérea Brasileira (FAB) assinou, em 17/12/21, o contrato para aquisição de novo lote de mísseis IRIS-T, do tipo ar-ar de curto alcance e de última geração. Equipado com sensor infravermelho e empuxo vetorado, é armamento essencial para ser utilizado em combate aéreo no caça F-39 Gripen.

O IRIS-T é um míssil inteligente, com alta capacidade de manobra e resistente a contramedidas eletrônicas. Um de seus diferenciais é a possibilidade de acompanhamento do alvo com integração na mira do capacete do piloto e outros sensores.

REVISTA AERO MAGAZINE


Pilotos da FAB detalham como foi pilotar os caças Gripen

Pilotos de ensaio da FAB foram os responsáveis pelo primeiro voo dos Gripen no Brasil

Da Redação | Publicada em 14/04/2022 12:22

Os pilotos de ensaio em voo da Força Aérea Brasileira detalharam em um vídeo publicado pela Saab como foi o primeiro voo dos Gripen F-39E no Brasil.

No depoimento os aviadores relataram que fizeram um planejamento da rota especial para o translado, incluindo um voo do trajeto no simulador, onde ainda treinaram alguns procedimentos de emergência.

O major Abdon informou que após a decolagem se juntou ao líder da formação, o tenente-coronel Cristiano, e ambos subiram pra o nível 290 (29.000 pés) e fizeram o voo de cruzeiro até o destino com Mach 0.8 (aproximadamente 990 km/h).

No dia 6 de abril, os primeiros caças F-39E, de produção em série, voaram do aeroporto de Navegantes, em Santa Catarina, até o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

O voo durou aproximadamente 50 minutos e aconteceu conforme o planejado. Tanto o major quanto o tenente-coronel disseram que se sentiram gratos pela missão e por fazerem parte de um marco para a FAB.

No GFTC os caças vão passar por um complexo processo de testes para obter o Certificado de Tipo Militar. Após isso, os Gripen irão para seu novo lar, a base aérea de Anápolis, em Goiás, para as etapas finais da fase de entrega e início do processo de desenvolvimento de doutrinas operacionais.

A FAB recebeu suas quatro primeiras unidades operacionais em novembro de 2021. Os caças foram entregues formalmente na fábrica da Saab em Linköping, Suécia. O envio das outra duas aeronaves deverá acontecer ainda neste semestre.

O Saab Gripen NG foi selecionado pelo Brasil em 2013, quando concorria com o norte-americano Boeing F/A-18 Super Hornet e o francês Dassault Rafale, dentro do Programa F-X2 – que visava a renovação da aviação de caça do Brasil. Ao todo, a FAB terá 36 unidades do caça, sendo 28 da versão E (monoposto) e oito da versão F (biposto)

O ponto chave da escolha do Brasil é a transferência de tecnologia, isso significa que o país terá acesso e participação no desenvolvimento dos aviões. Exemplo disso é a produção de componentes no Brasil que já está andamento, ou então a produção da versão biposta totalmente em território nacional.

Gripen lança míssil que será usado pela Força Aérea Brasileira

O míssil que será utilizado nos Gripen brasileiros está entre os mais modernos do mundo

André Magalhães | Publicada em 14/04/2022 17:00

A Saab publicou um vídeo em suas redes sociais oficiais onde é mostrando um Gripen JAS-39E lançando um míssil ar-ar de curto alcance IRIS-T, o mesmo armamento que a FAB está adquirindo para os Gripen F-39E/F que serão utilizados no Brasil.

O caça do vídeo é o Gripen E 6002 – pertencente à força aérea sueca. O lançamento do armamento faz parte dos testes feitos na aeronave. Um fato curioso é que o piloto dispara o míssil ao mesmo tempo que faz uma manobra no eixo do avião.

No dia 17 de dezembro, a FAB assinou um contrato para a compra de um novo lote do míssil ar-ar de IRIS-T. 

O míssil em questão tem características como, alta capacidade de manobras, graças a seu empuxo vetorado, sistema de busca infravermelha, resistência a contramedidas eletrônicas, capacidade de acompanhar o alvo com integração na mira do capacete do piloto. Além disso, IRIS-T tem um alcance aproximado de 25km e uma velocidade de Mach 3.

O programa do armamento reúne a Suécia, Alemanha, Grécia, Noruega, Itália e Espanha, nações membras da Otan (Organização do Tratado do Atrântico Norte), com execção da Suécia que ainda não faz parte da aliança, mas tem demonstrado interesse em adentrá-la juntamente com a Finlândia.

A força aérea terá à disposição outro armamento para o Gripen, o míssil Meteor, do fabricante MDBA. Ambas as armas são de produção europeia e já são utilizadas por várias forças aéreas.

O Meteor tem como principal característica a ação além do alcance visual (BVR, na sigla em inglês). Como o próprio nome diz, o míssil ar-ar poderá destruir alvos, como caças, drones e outras aeronaves e até mísseis de cruzeiro, além do alcance visual do piloto.

Diferentemente dos demais mísseis, o Meteor mantém a propulsão por foguete, mas tem um motor scramjet, que proporciona maior velocidade durante o voo até o alvo.

Outro destaque é a tecnologia do armamento: podendo receber do caça lançador dados atualizados de onde o alvo se encontra. Além disso, os sistemas de estopim são por impacto, ou então, por interferência de rádio.

OUTRAS MÍDIAS


JC Consursos - Concurso da Aeronáutica entra na última semana de inscrições para cadetes

Estão em disputa 130 vagas destinadas a candidatos de ambos os sexos com nível fundamental. Veja o passo a passo de como participar do concurso da Aeronáutica

Samuel Peressin | Publicada em 14/04/2022 08:17 | Atualizado em 14/04/2022 08:24

O concurso da Aeronáutica para admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar entrou na sua última semana de inscrições — o prazo termina às 9h de quarta-feira (20). Estão em disputa 130 vagas.

A seleção oferece 110 postos para homens e 20 para mulheres. Os candidatos devem possuir nível fundamental, idade entre 15 e 18 anos (completados até 31 de dezembro de 2023) e altura mínima de 1,64m e máxima de 1,87m.

As inscrições são recebidas somente pela internet, mediante o preenchimento de formulário de cadastro disponível no site https://www.fab.mil.br. A taxa de participação custa R$ 80.

Ministrado em Barbacena (MG), o curso tem duração de três anos, em regime de internato, e é equivalente ao ensino médio regular, abrangendo também instruções militares.

Os estudantes recebem preparação para concorrer a uma das vagas no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

Durante o período de estudos na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), a Aeronáutica concede alimentação, alojamento, fardamento e assistências médico-hospitalar e dentária, além de remuneração inicial em torno de R$ 1.300.

Concurso da Aeronáutica: como serão as provas?

Na primeira fase, marcada para 3 de julho, os candidatos farão prova com 48 questões de múltipla escolha e uma redação. O conteúdo programático engloba:

língua portuguesa; língua inglesa; matemática.

Haverá aplicação em 16 municípios espalhados pelas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. São eles:

Belém (PA); Recife (PE); Salvador (BA); Natal (RN); Rio de Janeiro (RJ); Belo Horizonte (MG); Barbacena (MG); São Paulo (SP); Curitiba (PR); Campo Grande (MS); Pirassununga (SP); Porto Alegre (RS); Brasília (DF); Manaus (AM); Porto Velho (RO); Boa Vista (RR).

Nas demais etapas, os participantes ainda terão pela frente: inspeção de saúde e exame de aptidão psicológica, de 22 de setembro a 7 de outubro, e teste físico, de 16 a 18 de novembro.

MT AGORA - Em evento na Serra do Cachimbo, prefeito oferece parceria à Aeronáutica

A estratégia de fomento de parceria entre o Município com outras instituições

Nádia Mastella | Publicada em 14/04/2022 13:15

A estratégia de fomento de parceria entre o Município com outras instituições também deve resultar, em breve, na instalação de uma base área da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Estamos às ordens, estamos à disposição e nosso objetivo é, por meio de ações articuladas, potencializar a utilização do nosso aeroporto para melhorar, cada vez mais, a logística e a segurança de nosso Município, de nossa região e de nosso Estado, o que, por uma reação em cadeia, acaba repercutindo positivamente em outros pontos do país”, completa o gestor.

O Campo de Provas Brigadeiro Velloso é uma base da Força Aérea Brasileira localizada na Serra do Cachimbo, em Novo Progresso (Pará). Sua área é de 21,6 mil km² e perímetro de 653 km, sendo comparável, em tamanho, ao estado de Sergipe. Fica localizado bem próximo da BR-163, com entrada na altura do km 16,9.