NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


IML confirma identidade de piloto morto em queda de avião na Região Noroeste de BH


Por G1 Minas | Publicada em 14/04/2019 16:52

A Polícia Civil de Minas Gerais confirmou, neste domingo (14), que Francisco Fabiano Gontijo é a vítima do acidente com um avião que ocorreu na tarde de sábado (13), no bairro Caiçara, na Região Noroeste de Belo Horizonte. O homem de 47 anos foi identificado pelo Instituto Médico Legal (IML) através de exames de impressão digital e arcada dentária.

De acordo com a polícia, ele teve 95% do corpo carbonizado. A Rua Minerva, onde houve a queda do avião, passou por perícia do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), nesta manhã.

A aeronave foi recolhida no início da tarde e técnicos da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) trabalhavam para reestabelecer a energia em 14 residências que ficaram sem luz desde o acidente.

A ação do Cenipa, segundo a FAB, tem o objetivo “de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram”. A cena foi fotografada, partes da aeronave foram levadas para análise, documentos e relatos foram recolhidos pelos profissionais do centro de investigação.

Francisco Fabiano Gontijo era o dono da aeronave e amigos já haviam dito que era ele quem pilotava o avião no momento do acidente. De acordo com o Corpo de Bombeiros, testemunhas relataram explosões após a queda. A aeronave – um monomotor modelo Socata ST-10, matrícula PT-DME – foi destruída pelo fogo. As chamas e a fumaça puderam ser vistas de longe.

De acordo com Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o avião havia decolado, por volta das 15h15, do Aeroporto Carlos Prates, também na Região Noroeste. Pelo registro de voo, o pouso seria feito no mesmo local.

Na consulta ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), consta que a aeronave está com o certificado de aeronavegabilidade suspenso. O G1 aguarda um posicionamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

American Airlines estende cancelamentos do Boeing 737 MAX até 19 de agosto

Boeing está desenvolvendo uma atualização do software do modelo de avião que ficou sob a mira de autoridades de aviação após dois acidentes.

Por Reuters | Publicada em 14/04/2019 14:22

O grupo American Airlines disse, neste domingo (14), que estenderá os cancelamentos do Boeing Co 737 Max até 19 de agosto, chegando a aproximadamente 115 voos cancelados diariamente, ou 1,5% do cronograma diário do verão.

Em uma carta a funcionários e clientes, o executivo-chefe Doug Parker e o presidente Robert Isom disseram acreditar que o 737 MAX será recertificado antes de 19 de agosto, mas querem assegurar a confiança "no auge da temporada de viagens e fornecer confiança para nossos clientes e membros da equipe sobre seus planos de viagem".

O modelo 737 MAX foi colocado de lado no mundo inteiro em março, depois de uma queda fatal da Ethiopian Airlines que matou os 157 pessoas a bordo, apenas cinco meses depois de uma queda similar da Lion Air, que matou 189 passageiros e tripulantes.

A American Airlines é dona de 24 jatos MAX e espera a entrega de mais 16 este ano.

A Boeing, que enfrenta a maior crise em anos logo após concluir a operação de compra da divisão de aviação comercial da brasileira Embraer neste ano, está desenvolvendo uma atualização do software que ficou sob a mira de autoridades de aviação após a queda do avião da Ethiopian e da queda do 737 MAX operado pela Lion Air.

A maior fabricante de aviões do mundo está sob pressão para convencer clientes dos aviões MAX e autoridades do setor de aviação de que a aeronave é segura para voltar a voar. As operações com o jato foram suspensas em todo mundo em março.

Novas aeronaves da Esquadrilha da Fumaça se apresentam neste domingo no aniversário de Botucatu

Apresentação será a partir das 15h no aeroporto municipal, com entrada gratuita. Aeronave A-29 Super Tucano estará pela primeira vez na cidade.

Por Bauru | Publicada em 14/04/2019 13:10

Em comemoração aos 164 anos do aniversário de Botucatu, a Esquadrilha da Fumaça irá colorir o ceú do município. A apresentação será a partir das 15h no aeroporto municipal, com entrada gratuita.

Essa será a primeira vez que Botucatu recebe a Esquadrilha com a nova frota de aeronaves, incluindo a aeronave A-29 Super Tucano. Os aviões fabricados pelo Embraer, têm mais que o dobro da potência dos aviões antigos. A aeronave é capaz de fazer manobras mais arriscadas, inclusive a famosa " Lancevack", quando o avião faz uma série de cambalhotas para frente. A apresentação promete agradar ao público e colorir o céu de Botucatu neste domingo (14).

Durante toda a semana que antecedeu o aniversário de Botucatu, o entorno do aeroporto foi preparado para receber um grande número de visitantes. O local terá estacionamento ao lado da pista. Também haverá uma barraca vendendo água e cachorro quente, cuja a renda, será revertidas para uma instituição assistencial.

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça no aeroporto municipal é uma das festividades do Aniversário de 164 anos de Botucatu.

OUTRAS MÍDIAS


JORNAL PEQUENO - Ministro Marcos Pontes conversa com as comunidades em Alcântara – Jornal Pequeno

Programação da visita do ministro continua na segunda-feira (15), com o seminário Base de Alcântara: Próximos Passos

Gustavo Bogea | Publicada em 14/04/2019 12:00

Neste domingo (14), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Marcos Pontes, está em Alcântara para explicar às comunidades o potencial do Centro de Lançamento (CLA) e as vantagens competitivas para o estado do Maranhão a partir da assinatura do Acordo de Salvaguardas entre Brasil e Estados Unidos.

A programação da visita do ministro continua na segunda-feira (15),  com o Seminário Base de Alcântara: Próximos Passos. O encontro reúne, além de Marcos Pontes, a nata das áreas aeroespacial do país. Como painelistas, estarão falando Marco Antônio Carnevale Coelho, diretor do CLA e Cláudio Jorge Pinto Alvez, reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

A TRIBUNA - Assinatura de outorga para Aeroporto Metropolitano deve ser realizada nesta terça-feira

Ato está agendado para acontecer, às 12 horas, no gabinete do ministro da Infraestrutura, em Brasília

Sandro Thadeu | Publicada em 14/04/2019 13:22

Após muitas expectativas frustradas e decepções, o Aeroporto Civil Metropolitano, em Guarujá, finalmente deve se tornar realidade. A Prefeitura recebeu, na última sexta-feira (12), o convite do ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, para assinatura do documento de outorga pelo qual dará anuência prévia à Administração Municipal conceder a área a ser destinada ao aeroporto, na Base Aérea de Santos.

O ato está agendado para a próxima terça-feira (16), às 12 horas, no gabinete do responsável pela pasta, em Brasília. Após esse passo, o chefe do Executivo, Válter Suman (PSB), poderá iniciar os trâmites internos para publicar o edital de licitação para adaptar o espaço a operações civis e fazer o gerenciamento do local, serviço que será concedido à iniciativa privada.

O Município espera lançar, até meados de maio, licitação para conceder o espaço à iniciativa privada. A expectativa da Administração é a de finalizar e publicar o edital de concorrência entre 15 e 30 dias após a publicação da outorga no Diário Oficial da União.