NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Modelo repatriada se emociona em apresentação de acordeon durante quarentena na Base Aérea de Anápolis

Brasileiros que vieram de Wuhan, cidade chinesa onde começou o surto de coronavírus, tem calendário diário de programações artísticas, religiosas e musicais.

Vanessa Martins | Publicada em 14/02/2020 22:08

A modelo Adrielly Eger, um dos 34 repatriados que voltaram ao Brasil de Wuhan, na China, publicou um vídeo falando que se emocionou na apresentação musical a que ela e os demais assistiram nesta sexta-feira (14). A jovem contou que uma senhora que se apresentava com acordeon indicou com as mãos que estava orando por eles, que estão em quarentena na Base Aérea de Anápolis até o dia 27 de fevereiro.

Eger e outros reclusos publicaram imagens do show de um grupo de senhores e senhoras tocando acordeons. Ela disse que voltou a sentir algo "inexplicável", como a mesma sensação de quando ouviu de um enfermeiro, ainda na aeronave em Wuhan, um "bem-vinda de volta ao Brasil".

"Estar aqui também é sentir uma emoção inexplicável. [...] Hoje eu senti isso novamente com uma das senhorinhas que estava se apresentando. Ela olhava direto para mim, fez um sinal de coração, que estava orando por mim e aquilo me marcou muito".

Em um momento do vídeo publicado em uma rede social, a modelo afirma que "tinha que olhar pro outro lado pra não chorar junto com ela - sim, ela chorou no meio da apresentação", disse.

Com mensagens de gratidão, a jovem falou sobre a jornada que tem sido de energias sempre muito boas. "Está me marcando muito. Está sendo uma experiência muito emocionante, de estar voltando e sentindo todo esse carinho que as pessoas estão transmitindo para nós", contou.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL AEROFLAP - Esquadrão da FAB resgata pescador em alto mar


Anne Flores | Publicada em 14/02/2020 16:54

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quinta-feira (13/02), por intermédio do Esquadrão Pantera (5°/8° GAV), uma Missão de Busca e Salvamento, a bordo do H-60L Black Hawk.

Um homem de 62 anos que estava em uma embarcação pesqueira, a cerca de 200 milhas da costa, nas proximidades de Florianópolis (SC), sentiu fortes dores no peito e precisou ser resgatado.

A tripulação do helicóptero, formada por dois pilotos, dois mecânicos e três homens de resgate, juntamente com um médico e um enfermeiro do Hospital de Aeronáutica de Canoas (RS), efetuaram o socorro.

O paciente foi resgatado por meio da técnica de içamento tipo convés e transportado para a Base Aérea de Florianópolis (BAFL), onde uma equipe do SAMU aguardava para encaminhá-lo ao hospital da capital de Santa Catarina.

O Tenente Aviador Jonathas Willian de Freitas ressaltou que o voo coroou anos de treinamento como piloto da Aviação de Asas Rotativas. “Esse foi o momento mais emocionante da minha carreira. A adrenalina do resgate e a emoção de salvar um ser humano são indescritíveis. Por isso, sou grato a Deus pela oportunidade de ter cumprido essa Missão”, finaliza.

O Esquadrão Pantera

O Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) é uma tradicional Unidade Aérea da FAB sediada na ALA 4 – Base Aérea de Santa Maria. Utiliza, atualmente, o helicóptero H-60L Black Hawk para o cumprimento de suas missões. Ao longo da história, participou de diversos eventos de relevância no contexto nacional, como o resgate das vítimas do acidente com o GOL 1907, em 2006, e o transporte dos feridos na Boate Kiss, em 2013. Em julho deste ano completará 49 anos de existência.