NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


MINISTÉRIO DA DEFESA


Forças Armadas apreendem mais de R$ 3,3 milhões no combate a crimes em fronteiras


Viviane Oliveira | Publicada em 14/01/2022 17:19

A atuação conjunta das Forças Armadas e dos órgãos de segurança pública no combate a crimes transfronteiriços gerou, entre 2020 e o primeiro semestre de 2021, a apreensão de 34,5 toneladas de drogas. Além disso, cerca de 147 mil toneladas de minério e, aproximadamente, 3.350 munições, o equivalente a 3,3 milhões de reais.

A Operação Ágata é coordenada pelo Ministério da Defesa, por meio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e com a participação de agentes dos órgãos de segurança pública federais, estaduais e municipais. Ao longo do ano, a mobilização ocorre em diferentes estados e períodos, prezando pelo fator surpresa a fim de prevenir e reprimir delitos.

As atividades de vigilância e inteligência, também, contribuem com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento regional. Os militares foram empregados em três operações conjuntas em 2020 - Ágata Norte, Pantanal e Sul, e duas operações em 2021- Ágata Amazônia e Oeste.

Para o Subchefe de Operações do Ministério da Defesa, General de Brigada Sérgio Rezende de Queiroz, a parceria com as agências públicas otimiza a presença do Estado contribuindo para a redução de ilícitos. “Cada agência governamental tem uma característica específica. A sinergia do trabalho das agências governamentais com as Forças Armadas aumenta a eficiência do Estado Brasileiro no combate aos crimes transfronteiriços.

Ele reforça, ainda, que a atuação conjunta “alia as capacidades logísticas e o poder militar das Forças Armadas com o conhecimento investigativo e técnico dos Órgãos de Segurança Pública e demais agências governamentais”.

Além da atuação integrada, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica participaram de mais de 500 operações singulares. A capilaridade das Forças Armadas permite a ampla proteção de regiões consideradas sensíveis. E alcança a fronteira marítima, que possui mais de 7 mil quilômetros de extensão; a demarcação terrestre, que possui aproximadamente 17 mil quilômetros; e a área de cerca de 22 milhões de km² de espaço aéreo.

PORTAL DEFESANET


Comandante da Aeronáutica recebe Embaixador da Índia

Encontro ocorreu em Brasília (DF), durante a manhã desta quinta-feira (13/01)

Da Redação | Publicada em 14/01/2022 10:00

O Embaixador da Índia, Suresh Reddy, foi recebido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, em seu gabinete, no prédio do Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília (DF). O encontro aconteceu nesta quinta-feira (13/01) e tratou acerca do fortalecimento e da cooperação entre Brasil e Índia.

O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior destacou a importância da visita do Embaixador. "O Embaixador da Índia é uma pessoa muito especial e ativa na relação com nossa Força Aérea e vem colocando-se na vanguarda dos nossos assuntos. Temos muita vontade de estreitarmos essa relação, tanto na parte tecnológica, quanto na espacial e de hipervelocidade, com meios materiais e treinamentos. Foi um grande prazer recebê-lo.

Em uma deferência especial, ele fez questão de trazer, pessoalmente, o convite para a Feira de Defesa e Segurança que vai acontecer em março na Índia. Trata-se de uma das maiores feiras do mundo, e certamente vamos enviar uma comitiva para nos representar e nos atualizar”, garante o Comandante.

O Embaixador salientou a parceria entre os dois países, bem como o fortalecimento nesta cooperação, que envolve a área de defesa. “Venho aqui para estender um convite pessoal do Comandante da Força Aérea Indiana ao Comandante da Força Aérea Brasileira para visitar a Índia. Que tenhamos sucesso nas atividades de cooperações bilaterais, incluindo tecnologia, treinamento de pessoal e muitas outras áreas”, finaliza.

OUTRAS MÍDIAS


RÁDIO FM UIRAPURU - Voo de Teste afere equipamentos do Aeroporto antes da retomada das operações no Lauro Kortz

Aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) fez pousos e decolagens durante esta quinta-feira (13) para aferir os equipamentos de apoio de voo instalados no local. Agora, um relatório conclusivo com as avaliações será elaborado pelo órgão.

Da Redação | Publicada em 14/01/2022

Durante esta quinta-feira (13), após a conclusão do levantamento topográfico e da finalização das marcações da pista do Aeroporto Lauro Kortz, pelos servidores técnicos do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA), a aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), órgão vinculado a Aeronáutica e ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) II, realizou o Flight Test, o chamado Voo de Teste em que são aferidos os equipamentos de voo instalados no local antes de a retomada das operações aeroportuárias serem autorizadas pelos órgãos federais competentes.

Ação aguardada com bastante expectativa por lideranças de toda a região, o Voo de Teste foi comemorado pelo prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, que tem dialogado com os governos Federal e Estadual para que a retomada dos voos comerciais possa ocorrer com a maior brevidade possível.

A Prefeitura tem feito todos os esforços administrativos possíveis para garantir que o Aeroporto volte a ser um dos vetores do nosso desenvolvimento econômico. Estive em Brasília por diversas vezes levando esta reivindicação aos órgãos federais, apresentei a demanda para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e neste último encontro obtive a certeza que toda esta movimentação traria resultado”, argumentou Pedro.

Para o prefeito, a realização do Voo é uma conquista para toda a comunidade.

“Com os investimentos da União e do Estado, o nosso Aeroporto poderá ser o segundo maior em volume de passageiros no Rio Grande do Sul. Além disso, as companhias aéreas já demonstraram interesse em oferecer rotas diárias para os principais centros comerciais do país, facilitando e agilizando o deslocamento de empreendedores e empresários”, reforçou ele, destacando o empenho da Administração Municipal na realização de serviços operacionais que garantiram a revitalização do antigo terminal de passageiros e a manutenção de diversos espaços do Aeroporto.

“A liberação da pista para os voos comerciais é uma etapa fundamental, porque significa que o Aeroporto voltará a operar. Mas, algumas obras ainda terão sequência, como a do novo terminal de passageiros. Por isso, a Prefeitura fez ações de manutenção e revitalização no local para receber os passageiros neste primeiro momento”.

Pedro elogiou ainda os esforços e o trabalho dos engenheiros do Departamento Aeroportuário do Estado, do ICA, do CINDACTA II e os técnicos do GEIV que estão tornando realidade uma demanda antiga da sociedade. “Sem o trabalho destes profissionais esta grande movimentação não seria possível”, enalteceu.

O Voo de Teste feito pelo GEIV ocorreu nesta quinta-feira (13), após os trabalhos dos técnicos do ICA terem sido concluídos e os resultados compartilhados com o Departamento Aeroportuário do Estado (DAP/RS) que, por meio da Secretaria de Transportes e Logística (SELT) e apoio do ICA, conseguiu viabilizar a operação. Finalizada esta fase, o GEIV irá elaborar um relatório conclusivo com todos os detalhes das aferições e análises antes de haver a liberação do local.