NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


OUTRAS MÍDIAS


PLATAFORMA MEDIA (PT) - Empresa Brasileira de Aeronáutica lança um novo avião a jacto


A Redação | Publicada em 13/12/2019 06:45

O avião a jacto E175-E2 da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), o terceiro da família E-Jets E2, efectuou quinta-feira o seu voo inaugural, descolando das instalações da empresa em São José dos Campos, Estado de São Paulo, segundo anúncio oficial.

A Embraer irá utilizar três aviões na campanha de certificação do E175-E2, sendo o primeiro e o segundo protótipos utilizados para testes aerodinâmicos, de desempenho e de sistemas e o terceiro protótipo para validar as tarefas de manutenção, indo ser equipado com interior.

O E175-E2 pode ser configurado com 80 assentos em duas classes ou até 90 em classe única, afirmando a empresa que permitirá economizar até 16% em combustível e 25% nos custos de manutenção por assento em comparação com o E175.

AEROFLAP - FAB recebe mais um Embraer KC-390 Millennium


Pedro Viana | Publicada em 13/12/2019 20:05

A Força Aérea Brasileira recebeu nesta sexta-feira (13/12) a segunda unidade da aeronave multimissão KC-390 Millennium.

O avião de matrícula FAB 2854 pousou às 12h20 na Ala 2, Organização Militar da FAB sediada em Anápolis (GO), e foi recebida pelo Comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, acompanhado de militares do 1º GTT e do Grupo Logístico de Anápolis (GLOG 2).

“Hoje, recebemos a segunda aeronave KC-390, FAB 2854. Com duas aeronaves, seremos capazes de agilizar a formação dos nossos pilotos e dos nossos mantenedores na operação do novo vetor. Cabe destacar o incremento da capacidade logística que teremos na Força Aérea com a ativação e operação das aeronaves KC-390 Millennium recebidas”, disse o Tenente-Coronel Ferraz.

A aeronave decolou da sede da EMBRAER em Gavião Peixoto (SP) e transportou, além da tripulação da empresa, militares do 1ºGTT que participaram do recebimento do KC-390.

Recebimento da primeira unidade

A primeira aeronave multimissão KC-390 Millennium foi recebida pela FAB em 04 de setembro. A solenidade foi presidida pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, e também teve a presença do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, além de Ministros de Estado, Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, autoridades civis e militares, e executivos da Embraer.

A entrega da aeronave FAB 2853 aconteceu com o tradicional batismo. “Incorpora-se, hoje, à FAB o maior avião militar produzido no Brasil, o KC-390. Ele representa um marco na excelência de processos da FAB e, certamente, impulsionará a Base Industrial de Defesa no Brasil”, disse à época o Comandante da Aeronáutica. O Presidente da República destacou a importância da materialização do projeto brasileiro. É uma aeronave que chegou para somar ao país e colaborar no cumprimento da missão da Força Aérea”, declarou.

KC-390 Millenium

Maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul, o KC-390 Millennium tem capacidade de realizar missões de transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo (REVO), evacuação aeromédica, busca e salvamento, ajuda humanitária e combate a incêndio, dentre outras. 

O KC-390 foi desenvolvido para atender os requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

DEFESA TV - Esquadrilha da Fumaça realiza cerimônia de passagem de comando


A Redação | Publicada em 13/12/2019 18:08

O pátio de aeronaves da Academia da Força Aérea foi palco de mais uma página na história da Esquadrilha da Fumaça. Encerrando as atividades de 2019, ex-integrantes, convidados e amigos do Esquadrão puderam acompanhar, nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, a Cerimônia de Passagem de Comando da Esquadrilha da Fumaça.

Após dois anos como comandante do Esquadrão de Demostração Aérea (EDA), o Tenente Coronel Marcelo Oliveira da Silva passou o comando para o Tenente Coronel Marcelo Franklin Rodrigues.

O momento mais esperado ocorreu logo no início da Cerimônia, quando as sete aeronaves surgiram no horizonte. Liderando a formação, e em voo invertido, o Tenente Coronel Marcelo conduziu as outras seis aeronaves em voo normal para a passagem da liderança em voo ao Tenente Coronel Franklin, que assumiu como novo líder da formação.

Todos os presentes puderam ouvir as palavras do novo líder através do rádio: “Assumo, em voo, a liderança da Esquadrilha da Fumaça”. Ao abandonar a formação, o líder substituído realizou suas últimas manobras a bordo de uma aeronave da Fumaça, despedindo-se diante da plateia presente.

Após o pouso e perfiladas em frente ao público, as aeronaves, uma a uma, ligaram suas fumaças em uma singela homenagem ao líder que ora se despede do Esquadrão.

A solenidade teve sequência com o ato de Passagem de Comando, presidido pelo Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, organização da FAB à qual a Fumaça é subordinada.

Em suas palavras de despedida, emocionado, o Tenente Coronel Marcelo fez um agradecimento às famílias, que “seguram as pontas nos seus lares da melhor forma possível, para que seus esposos e esposas cumpram suas missões pelo Esquadrão”.

Dirigindo-se aos atuais integrantes, também deixou um recado: “Continuem sempre levando mais alto o nome da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira e do nosso país, sempre com muita segurança e profissionalismo. Obrigado pela amizade. Espero reencontrá-los em breve”.

Mineiro de Ituiutaba, o novo Comandante, Tenente Coronel Franklin, é um velho conhecido da equipe. Ingressou na Esquadrilha da Fumaça em 2009, voando nas posições de número 2, ala direita, e número 7, isolado.

Em 2013 e 2014, também participou do processo de implantação da aeronave A-29 Super Tucano no Esquadrão, despedindo-se da equipe ao final desse período. Em dezembro de 2017, retornou à Esquadrilha da Fumaça para assumir a função de Oficial de Operações e revezar a posição de número 1, líder, com o Tenente Coronel Marcelo.

Em 2018, foi selecionado para assumir o Comando da Fumaça. “Ao saber que havia sido designado para comandar a Esquadrilha da Fumaça, meu sentimento foi de gratidão à Força Aérea por me confiar tão importante cargo”, comenta.

“Sei da responsabilidade inerente à posição que assumirei e espero estar sempre em condições de atender aos anseios da equipe e às necessidades da instituição”. Experiente no voo de demonstração, o Tenente Coronel Franklin possui aproximadamente 4.900 horas de voo, já tendo realizado mais de 260 demonstrações na Fumaça.