NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


KC-390 Millennium da FAB pousa pela 3º vez no aeroporto de Oriximiná – PA


Luiz Padilha | Publicada em 13/10/2021 11:37

Atualmente a FAB conta com três aeronaves KC-390 Millennium voando, já que a aeronave FAB 2853 se encontra aguardando peças para ser reparado após enfrentar uma chuva de granizo em voo.

PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Escola Superior de Defesa inicia fase presencial do Curso de Coordenação e Planejamento Interagências


Publicada em 13/10/2021 18:30

Na segunda-feira (11), teve início, no auditório da Escola Superior de Defesa (ESD), a fase presencial do Curso de Coordenação e Planejamento Interagências 2021 (CCOPI). Trata-se de capacitação para desenvolver competências dos integrantes dos órgãos e agências participantes do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF).

A turma é composta por 28 alunos, sendo 14 civis, representantes de órgãos federais; e 14 militares das três Forças Armadas e das Forças Auxiliares. Por meio de aulas expositivas, trabalhos de grupo e simulações, com ênfase nas teorias de relações e doutrina de planejamento interagências, os alunos estarão aptos a comporem equipes de planejamento e atuarem em operações interagências.

A abordagem metodológica, desenvolvida pela ESD para o curso, baseada na investigação, reflexão, discussão, instrumentalidade e construção coletiva do conhecimento, é um eficiente sistema de estudos, pesquisas e aprendizagem, despertando o comprometimento individual e o trabalho em grupo.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Rio de Janeiro é sede do 22º Campeonato Mundial Militar de Equitação


Júlia Campos | Publicada em 13/10/2021 14:57

Na terça-feira (12), ocorreu a cerimônia de abertura do 22º Campeonato Mundial Militar de Equitação, modalidade Salto, do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), no Rio de Janeiro (RJ). A competição prossegue até domingo (17), com a participação de equipes do Brasil, da Rússia, do Kuwait, do Bahrein, da França, do Chile, do Equador e do Paraguai. Todo o mundial, coordenado pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), do Ministério da Defesa, ocorre no Centro Nacional de Hipismo - Parque Equestre General Eloy Menezes, localizado nas instalações olímpicas de Deodoro.

A cerimônia contou com a presença do diretor de Desporto Militar do Ministério da Defesa e chefe da delegação militar do Brasil, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho; e do Presidente do CISM, Coronel Hervé Piccirillo, entre outras autoridades. “O desporto tem papel fundamental na vida do militar. Desenvolve e coloca em prática atributos de vital importância, a camaradagem, a responsabilidade, a lealdade e o caráter, sem deixar de mencionar o respeito à hierarquia e à disciplina. Desejamos que a ética e o espírito desportivo norteiem cada prova disputada”, discursou o Major-Brigadeiro do Ar Campos.

“A equitação é uma parte importante dos nossos exércitos. Esse esporte é um dos pilares da preparação física e psicológica do soldado com fortes valores militares, compromisso, espírito de equipe e humildade. Meus melhores votos para todos na competição. Aproveitem o campeonato com o mesmo espírito dos fundadores do CISM, amizade e fraternidade”, destacou o Presidente do CISM.

Ineditismo no Brasil

Pela primeira vez na história, a equipe brasileira terá a participação de uma atleta do segmento feminino, a Tenente Mariana Sousa, campeã do Exército em 2021. Completam a equipe o Coronel Renato Pacheco e o Tenente Danilo Machado, também do Exército; e o Tenente-Coronel Cláudio de Azevedo Goggia, da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Nos 7º Jogos Mundiais Militares, na China, em 2019, última competição internacional da modalidade, o Brasil conquistou a medalha de prata, no individual, e o quarto lugar por equipes entre 56 cavaleiros de 21 países.

O CISM

Fundado em 18 de fevereiro de 1948, em Nice, na França, o Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) é uma das maiores organizações multidisciplinares do mundo. O CISM organiza vários eventos esportivos para as Forças Armadas dos 140 países membros e é uma das organizações esportivas globais em que o maior número de modalidades está representado.

A Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) é a representação do País no CISM. Ela integra o Departamento de Desporto Militar (DDM) do Ministério da Defesa e tem a responsabilidade de elaborar o planejamento estratégico do desporto militar para as Forças Armadas. Para tanto, trabalha em consonância com as Comissões de Desportos da Marinha (CDM), do Exército (CDE) e da Aeronáutica (CDA). Atualmente, todas as ações da CDMB são alinhadas ao trabalho estratégico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e ao planejamento de confederações e clubes, com o objetivo de fortalecer o esporte brasileiro.