NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


Bombeiros brasileiros em missão humanitária no Haiti voltam para casa

Os quatro mineiros passaram 21 dias na ação humanitária brasileira, que também contou com militares de Brasília e da Força Nacional, após terremoto deixar mais de 2,2 mortos. Eles também fizeram parte das equipes de resgate em Brumadinho e em Mariana.

Da Redação | Publicada em 13/09/2021 21:57

Bombeiros brasileiros que estavam em missão humanitária no Haiti desembarcaram nesta segunda-feira (13) na volta para casa.

Eles voltaram de uma terra arrasada. A missão em situações extremas é transformadora.

“Acho que a principal mudança é no ser humano. Nós voltamos pessoas mais sensíveis”, definiu Tiago Costa, capitão do Corpo de Bombeiros/MG.

Os quatro bombeiros mineiros passaram 21 dias na ação humanitária brasileira, que também contou com militares de Brasília e da Força Nacional. O terremoto de magnitude 7,2 deixou mais de 2,2 mil mortos no território haitiano em agosto.

“Várias famílias perderam entes queridos em virtude do terremoto, mas nós podemos dizer que a superação do povo haitiano, a resiliência é muito marcante, e isso a gente acabou trazendo na bagagem”, contou Wesley Bernardes Faria, sargento do Corpo de Bombeiros/MG.

Os bombeiros mineiros são experientes. Fizeram parte das equipes de resgate em Brumadinho e em Mariana. No Haiti, atuaram em estruturas colapsadas, levaram água e comida para um povo devastado.

“Tinha muitas ruínas, pessoas dormindo em barracas, passando fome, sem água, sem condição de ter o mínimo das suas necessidades básicas. Então, isso aí é muito impactante sempre”, relembrou Tales Leite Braga, sargento do Corpo de Bombeiros/MG.

Receber o reconhecimento da corporação, a homenagem com banda de música, diploma, é importante, mas quem volta de missões assim não vê a hora de ter outro tipo de recompensa. Não tem nada que se compare ao abraço da pequena Elis.

“Meu pai estava no Haiti, mas voltar para o bombeiro, e agora acabou o trabalho dele e agora vai para casa”, disse a filha do sargento Tales Leite Braga.

“O coração fica muito apertado de a gente ficar aqui e eles lá, a gente não sabe como que é, mas o orgulho transborda porque a gente sabe que é muito importante”, afirmou Jéssica Prates, mãe de Elis.

Foi o primeiro abraço que o tenente Rafael Rocha recebeu da mulher dele depois que chegou do Haiti. A soldado da PM Marina Paraíso Rocha estava trabalhando, não conseguiu chegar a tempo da homenagem ao marido. O beijo depois uma missão tão importante tem um significado ainda maior.

“A distância acaba deixando a gente cada vez mais forte, e isso, com certeza, nos proporcionou mais aproximação”, afirma a policial militar.

“Tenho certeza de que nós vamos chorar muito hoje ainda. A família acolhe a gente, o coração, e suporta, vai suportar um pouco de tudo que vivenciei e senti lá no Haiti”, destacou o tenente do Corpo de Bombeiros.

DEFESA AÉREA & NAVAL


FAB transporta mais doações brasileiras em apoio ao Haiti


Luiz Padilha | Publicada em 13/09/2021 18:54

Operação faz parte da Missão Humanitária Multidisciplinar do Governo Brasileiro que já transportou bombeiros, suprimentos e equipamentos para ajudar as vítimas do terremoto no país caribenho.

Uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Brasília (DF) neste sábado (11) levando cerca de cinco toneladas de alimentos, medicamentos, painéis solares e purificadores de água doados ao Haiti, país que foi atingido por um terremoto e um ciclone tropical no último mês.

A viagem integrou a Missão Humanitária Multidisciplinar acionada pelo Governo Brasileiro, por intermédio de ação interministerial envolvendo os Ministérios: da Justiça e Segurança Pública; da Defesa; das Relações Exteriores; da Saúde; e do Desenvolvimento Regional, levando no último mês mais de 10 toneladas de insumos médicos e equipamentos ao país.

“O Brasil tem um histórico de colaboração com o Haiti e continua mantendo o padrão de atendimento de qualidade, estreitando cada vez mais os laços. Depois do terremoto, toda a infraestrutura do país ficou muito comprometida, mas o nosso pessoal fez um trabalho excepcional durante o período em que esteve aqui”, ressaltou o Embaixador do Brasil no Haiti, Marcelo Baumbach.

Além de levar as doações, o KC-390 trouxe de volta ao Brasil os militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e da Força Nacional de Segurança Pública que estavam ajudando no país. “A gente veio preparado para qualquer tipo de apoio, mas quando chegamos aqui vimos que nossa ajuda foi muito importante para poder diminuir o sofrimento da população”, destacou comandante do efetivo da missão, o Coronel Bombeiro Militar Marcelo Teixeira Dantas.

A missão humanitária brasileira atuou na cidade de Les Cayes, a 200 quilômetros da capital Porto Príncipe. O Coordenador-Geral da Missão Humanitária, Armin Braun, do Ministério da Integração Nacional, explica que a equipe trabalhou de forma conjunta com enviados de outros países, como EUA, México, Argentina e Canadá.  “Prestamos um trabalho de assistência, ajudando na construção de abrigos, distribuição de insumos, avaliação de construções e atendimento médico. Também treinamos os haitianos para utilizar os purificadores de água que trouxemos e que foram doados ao país”, disse o coordenador.

O capitão aviador João Victor Gomes Montefusco, um dos pilotos do KC-390, ressaltou o orgulho de participar da missão e a importância da aeronave para o sucesso da operação. “Tenho muito orgulho em fazer parte da Força Aérea Brasileira, e poder cumprir com sucesso a missão, pilotando o KC-390 que foi fundamental para transportar em segurança toda a equipe que contribuiu para melhorar um pouco as condições da população do Haiti”, finalizou.

Por: Tenente Antonio - Edição: Agência Força Aérea 

 

PORTAL AEROIN


Piloto de avião e controlador trocam mensagem de texto pela 1ª vez no Brasil continental


Murilo Basseto | Publicada em 13/09/2021

Na estreia do uso das comunicações por enlace de dados na área continental do espaço aéreo do Brasil, um piloto e um controlador de tráfego aéreo utilizaram a funcionalidade de troca de mensagens de texto para celebrar a nova era das comunicações aeronáuticas no país, iniciada na última quinta-feira, 9 de setembro.

No vídeo a seguir, que apresenta a concepção, o desenvolvimento e os impactos do novo sistema, são mostradas as mensagens de texto que foram trocadas entre os pilotos do GEIV e os controladores, logo depois que os controladores haviam anunciado (ainda por voz) a estreia da novidade para todos os demais voos que estavam na região:

A estreia do CPDLC no Brasil continental

A Força Aérea Brasileira, por meio do órgão central do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), conduz a concepção e a implementação de diversos empreendimentos do Programa SIRIUS Brasil, dentre os quais, se destaca o Projeto LANDELL – a nova era das Comunicações Aeronáuticas no Espaço Aéreo Continental Brasileiro.

Advinda de um conceito muito bem-sucedido aplicado desde 2009 na porção do oceano Atlântico sob responsabilidade da FAB e operado pelo Centro de Controle de Área Atlântico (ACC-AO), a ferramenta de comunicação entre pilotos e controladores de tráfego aéreo por enlace de dados, chamada CPDLC (do inglês Controller Pilot Data Link Communications), acaba de ser trazida para a porção continental do Brasil.

Após seis anos de muitas pesquisas, muitos estudos, debates, exercícios, treinamentos, alinhamentos e ajustes às características próprias da região (que difere muito da porção oceânica), a CPDLC Continental foi finalmente inaugurada num evento que faz jus à sua grandeza.

Na tarde da quinta-feira, dia 9 de setembro, o Projeto LANDELL foi oficialmente ativado simultaneamente nos Centros de Controle de Área de Recife (ACC-RE) e Amazônico (ACC-AZ), sediados, respectivamente nos Terceiro e Quarto Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III e IV) – em Recife e Manaus.

Uma cerimônia militar foi realizada e, respeitando os protocolos de segurança da pandemia, transmitida para ao vivo para representantes de instituições militares e civis e da comunidade aeronáutica que estiveram envolvidas em todo o processo de estruturação, desenvolvimento e implementação do projeto.

Dentre os expectadores do evento veiculado no canal do DECEA no Youtube, estavam autoridades do Departamento, dos Regionais, do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), NAV Brasil, Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA), Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), Companhias Aéreas Azul, Gol, Latam, Two Flex, Lider Aviação, Atech e SITA.

Depois das boas-vindas aos participantes presenciais e online, na sequência do canto do Hino Nacional, a palavra foi passada ao Comandante do CINDACTA IV, Coronel Aviador Alexander Santopietro de Sousa.

Destacando a dimensão gigantesca da área de responsabilidade deste Centro – mais de 60% do espaço aéreo nacional, o Coronel Santopietro mencionou que o CINDACTA IV é uma das principais portas de entrada para o Brasil – especialmente para as aeronaves vindas da América do Norte e América Central.

Neste cenário, onde profissionais de múltiplos países se comunicam, o idioma e os sotaques podem ser um obstáculo para a compreensão das mensagens trocadas por voz, via sistema VHF (Very High Frequency).

“A comunicação via enlace de dados, mais conhecida como CPDLC, é uma grande ferramenta para que possamos minimizar as diferenças e trazer mais eficiência e, principalmente, segurança para essa comunicação. Podemos dizer que o Projeto LANDELL, englobado pelo Programa SIRIUS, trará para este Centro uma segurança e uma eficiência muito melhores do que as que já temos hoje, proporcionando para os usuários do SISCEAB um serviço de qualidade ainda melhor, como todos esperamos”, frisou o Comandante.

Então, o Comandante do CINDACTA III, Coronel Aviador Edson Luiz Vieira Neto, fez seu pronunciamento, retornando a meados de 2007, quando o Centro de Controle de Área do Recife (ACC-RE) já se responsabilizava por uma área de um pouco mais de 10 milhões de km2 do setor oceânico, provendo os serviços de controle de tráfego aéreo e informações de voo e alerta em toda parte oceânica do corredor EURO-SAM, atendendo os tráfegos que faziam voos entre os continentes sul-americano, africano e a Europa.

Então, relembrou que em 2009, já tendo observado o incremento do tráfego aéreo nesta região, advindo destes voos internacionais com destino aos países europeus, o Centro de Controle de Área do Atlântico (ACC-AO) recebeu do DECEA a implementação do serviço de controle de tráfego aéreo com apoio das funcionalidades ADS-C (Vigilância Dependente Automática por Contrato), que fornecia a posição da aeronave sobre o oceano por meio satelital, e a CPDLC, incrementando sobremaneira as operações em termos de segurança, fluidez e economicidade.

“Nesse período de pleno sucesso, o CINDACTA III adquiriu uma experiência considerável, que foi muito bem utilizada no Projeto LANDELL. Projeto este que contempla, neste primeiro momento, uma porção significativa da Região de Informação de Voo de Recife (FIR-RE) com uma implantação segura, porém desafiadora, que trará vários benefícios, como segurança operacional para aviação, redução da carga de trabalho dos pilotos e dos controladores, maior automação na troca de informações, melhor eficiência nas comunicações e redução de custos operacionais”, declarou o Comandante.

“Sinto-me orgulhoso por estarmos mais uma vez sendo pioneiros em um projeto revolucionário de extrema importância para o controle de tráfego aéreo no Brasil. Tenho plena convicção de que o Projeto será um sucesso e muito em breve o serviço estará sendo prestado em todo espaço aéreo continental brasileiro”, concluiu o Coronel Edson, parabenizando o DECEA e as unidades que tiveram decisivas participações no processo – CISCEA, CINDACTA III e IV, ICEA, CGNA e GEIV.

Para falar do Programa Sirius Brasil, a palavra foi passada ao Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, que celebrou este momento ímpar para as comunicações aeronáuticas do País.

“Com a implementação da CPDLC Continental, evoluiremos, ainda mais, na eficiência do sistema de comunicações ar-solo, complementando o sistema VHF atual, por meio do uso de link de dados entre sistemas de bordo e terrestres, acima do nível de voo 245.

E outro ponto de destaque é o incremento da segurança operacional, reduzindo falhas de entendimento nas comunicações aeronáuticas, ao disponibilizar um meio sem ruídos ou interferências, tornando o entendimento das comunicações mais claro e preciso, além de ampliar a capacidade do controle e reduzir a carga de trabalho dos profissionais”, explicou o DGCEA.

“Para tornar este momento uma realidade, muitos foram os desafios superados pelos integrantes do projeto, tais como, o desenvolvimento da concepção operacional e de sua doutrina de emprego, ampliação e teste de performance da rede data link nacional, desenvolvimento de ferramentas complementares para o programa SAGITARIO, atualização de manuais e modelos operacionais bem como a capacitação de recursos humanos.

A interação com a comunidade aeronáutica e o apoio, irrestrito, de toda estrutura organizacional do SISCEAB foram fatores determinantes para o sucesso”, ponderou o Tenente-Brigadeiro do Ar Fiorentini.

O Diretor mencionou ainda o Programa SIRIUS Brasil, conduzido pelo DECEA, estabelecendo, por meio do emprego de soluções de alta tecnologia, capacitação de recursos humanos e promoção da redução dos custos operacionais, a estratégia de evolução do Sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo do País de forma eficiente e sustentável.

“Tenho a honra de inaugurar uma nova era das comunicações aeronáuticas no espaço aéreo continental brasileiro. O sucesso deste empreendimento da Força Aérea Brasileira comprova que estamos estabelecendo um novo paradigma no cenário das comunicações trazendo maior segurança e operacionalidade para o Gerenciamento do Tráfego Aéreo nacional”, concluiu.

Seguindo a cerimônia, foram descerradas as Placas Comemorativas do Projeto LANDELL nos dois CINDACTAS.

Então, chegou a hora mais aguardada – a inauguração da CPDLC Continental.

Anunciando por fonia e depois enviando mensagens pela ferramenta, controladores dos dois Centros se comunicaram com pilotos do GEIV que cruzaram as FIR Belém e Recife.

A mensagem de texto enviada pelos ACC trazia a seguinte informação: “Bem-vindos à nova era das Comunicações Aeronáuticas! Esta é a primeira mensagem CPDLC em espaço aéreo continental no Brasil. O DECEA e a Força Aérea Brasileira agradecem sua conexão”.

O GEIV, por sua vez, respondeu aos dois Centros, pela mesma ferramenta, com o texto: “É uma honra para o GEIV fazer parte desse momento de grande importância para o DECEA e para a FAB”.

Encerrando a cerimônia e agradecendo a todos por estarem presentes neste momento de altíssima relevância para a Força Aérea e para o Brasil, o Chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE), Brigadeiro Engenheiro Dalmo José Braga Paim, declarou “oficialmente inaugurada a nova era das comunicações aeronáuticas no espaço aéreo continental brasileiro”.

Para o Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP), Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, a entrada em operação do projeto LANDELL é motivo de muito orgulho.

“Foram vários anos de trabalho de uma equipe multidisciplinar, altamente capacitada e comprometida com os resultados do projeto. O sucesso desta inauguração é a garantia da entrega de um produto, que desde a sua concepção, é completamente voltado para os usuários do SISCEAB, que, a partir de agora, terão ainda mais segurança e eficiência nas comunicações com os Órgãos de Controle de Tráfego Aéreo. A comunicação CPDLC continental é mais uma prova de que a FAB e o DECEA seguem na vanguarda da aviação mundial”.

O trabalho em equipe, harmonioso e coeso, também foi evidenciado pelo Gerente Geral do Projeto LANDELL, Capitão Marcelo Mello Fagundes: “A dedicação e a motivação constantes nos conduziram ao sucesso. A equipe LANDELL foi espetacular. Essa primeira conquista e todo o conhecimento do grupo LANDELL nos revestem de uma responsabilidade ainda maior para os próximos passos para a evolução CNS (Comunicação, Navegação, Vigilância) com vistas ao Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) do futuro”.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Tenente Médico brasileiro salva a vida de atleta belga nas Paralimpíadas


úlia Campos | Publicada em 13/09/2021 17:12

Brasília (DF), 13/09/2021 - O esporte tem o poder de unir pessoas e nações até além das linhas da competição. E, perto do fim dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, esse elo foi comprovado mais uma vez. Na sexta-feira (03), o Tenente Médico da Força Aérea Brasileira Leonardo Mota, que atua no Hospital da Forças Armadas (HFA) como Chefe da Seção de Cirurgia Vascular, acompanhado do Médico Gustavo Stalen e da Enfermeira Ana Paula Zalem, socorreu o atleta belga de tênis em cadeiras de rodas Joachim Gérard, 32 anos. O atleta havia sofrido uma parada respiratória quando estava nas instalações da Vila Paralímpica. 

Na ocasião, o militar, que estava em Tóquio como médico-chefe das seleções masculina e feminina de vôlei sentado, encontrava-se no departamento médico do prédio do Brasil, que era dividido com parte da delegação da Bélgica e da Alemanha. Ao ser avisado que um atleta estava caído desacordado, o Tenente Mota correu para o atendimento e, ao chegar ao local, deparou-se com Gérard inconsciente e recebendo atendimento do treinador. 

Ao ver que se tratava de uma parada cardíaca, o Tenente logo se identificou, assumiu as manobras de ressuscitação e iniciou o uso de desfibrilador. Quando a ambulância chegou ao local, o atleta belga já estava consciente e orientado. De acordo com o Médico Leonardo, ao conversar com o profissional japonês que chegou para fazer o atendimento, ele explicou o que havia feito e qual era a suspeita do caso. Gérard foi levado ao hospital em Tóquio e, lá, descobriram uma doença cardíaca que predispunha à morte súbita. 

“Os médicos belgas e alemães me chamaram para discutir o caso e parabenizar pelo atendimento que prestei. E os treinadores do Gérard ficaram muito gratos e me presentearam com muito chocolate belga e champanhe”, contou o tenente médico brasileiro.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Oficial-General da FAB completa 100 anos de idade


Da Redação | Publicada em 13/09/2021 10:46

O Tenente-Brigadeiro do Ar Clóvis Pavan completa 100 anos nesta segunda-feira (13). Nascido na cidade de São Paulo (SP), o Oficial-General iniciou sua carreira militar como Aspirante a Oficial na Escola de Aeronáutica, em 1944, onde foi Instrutor e, mais tarde, assumiu o Comando Corpo de Cadetes da Aeronáutica. Além disso, destaca-se como o Oficial que mais tempo atuou ao lado do Marechal do Ar Eduardo Gomes, consagrado Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante sua carreira, o Oficial-General ganhou visibilidade nacional e internacional por conta de suas experiências, realizando diversas missões e ocupando importantes cargos, dentre eles como Comandante da Base Aérea de Brasília, da Academia da Força Aérea (AFA) e do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), além de ter assumido como Vice-Chefe do Estado Maior da Aeronáutica (EMAER) e Diretor-Geral do Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento da Aeronáutica até 1983, quando passou para a reserva. 

Atualmente reside em São Paulo, pai de três filhos (Fábio, Márcio (falecido) e Ana)  e avô de três netos (Bruno, Renato e Taus), o Brigadeiro mora com sua filha Ana e tem como vizinho seu filho Fábio que segundo ele, o sentimento é de alegria por ter a oportunidade de ver o pai completar 100 anos, especialmente por estar bem tanto mentalmente como fisicamente, na presença e com o apoio da família. “Nesta fase da vida ele considera que cada dia vivido a mais é uma vitória e comemora quase que diariamente de forma simplória, com meia taça de vinho e duas fatias de pão com manteiga”, conta o filho. 

Experiência e missões do Brigadeiro Pavan

O Brigadeiro atuou em diversas missões pela FAB. Dentre as mais relevantes, destaca-se uma visita oficial a Inglaterra, em setembro de 1966. Para comemorar seu aniversário, em 13 de setembro, à época como Coronel, foi convidado pela Royal Air Force (RAF), a voar a aeronave BAC-Lightning,V único vetor britânico capaz de atingir Mach 2, o que levou o militar a sensação de subir como se estivesse “a bordo de um foguete”, tornando-o assim o primeiro brasileiro a ultrapassar duas vezes a barreira do som. 

Outra missão destaque na carreira foi com o Presidente da Câmara dos Deputados, à época, Café Filho. Ainda como Tenente, Pavan fora designado como piloto a transportar a autoridade até Foz do Iguaçu (PR), para uma visita oficial. Na ocasião, Café Filho havia assumido outro compromisso, de estar na manhã do dia seguinte, em Assunção, capital do Paraguai, com o Presidente Alfredo Stroessner Matiauda. O tenente explicou ao deputado que, por estarem a bordo de uma aeronave militar, necessitaria solicitar autorização ao Ministério da Aeronáutica. Porém, como naquela época as comunicações eram precárias, não houve tempo hábil e o voo foi feito sem a devida autorização. No retorno ao Rio de Janeiro (RJ) foram recebidos pelo então Brigadeiro Eduardo Gomes, que após despedir-se do Deputado Café Filho, deu ordem de prisão ao Tenente Pavan pelo fato ocorrido na missão. Ao ter conhecimento da prisão, Café Filho visitou o tenente e pediu desculpas pelo inconveniente e assumiu o compromisso de fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para excluir o registro daquela prisão de seu prontuário.

No ano seguinte, com o falecimento do Presidente Getúlio Vargas, Café Filho assume a Presidência da República e convida o Brigadeiro Eduardo Gomes para assumir o então Ministério da Aeronáutica. Em seu primeiro despacho com o Presidente, o Brigadeiro Eduardo Gomes se dirige ao Palácio do Catete acompanhado de seu Ajudante de Ordens, o já Capitão Pavan. Ao chegarem ao Palácio, foram recebidos pelo próprio Presidente, que após cumprimentar o Brigadeiro Eduardo Gomes, dirigiu-se ao Capitão Pavan e questionou: “Capitão, aquele nosso assunto já foi resolvido?” Rapidamente, respondeu: “Sim senhor, Presidente”. Ao longo de todos os anos que serviram juntos, o Brigadeiro Eduardo Gomes nunca perguntou e nem o Capitão Pavan disse que assunto era aquele entre o Presidente da República e um Capitão da Aeronáutica, comprovando o nível de confiança que o Brigadeiro havia adquirido em relação ao seu subordinado.