NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REDE GLOBO


Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Paço Municipal em Sorocaba


Da Redação | Publicada em 13/08/2022

Sorocaba (SP) completa 368 anos na segunda-feira (15)e a festa já começou na cidade. Neste sábado (13), tem evento no Paço Municipal com participação da Esquadrilha da Fumaça e balonismo.

Esquadrilha da Fumaça vai fazer apresentação em Londrina depois de 3 anos

Espetáculo será amanhã no Dia dos Pais

Da Redação | Publicada em 13/08/2022 19:49

PORTAL R7


Coração de doador do RJ será transplantado em paciente do DF

Órgão foi o 12º do ano transportado pelo helicóptero do Detran

Jéssica Moura | Publicada em 13/08/2022 09:42

Uma paciente de 37 anos do Distrito Federal vai receber o coração de um doador de 30 anos. O órgão veio no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que partiu de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, com destino à capital federal nesta sexta-feira (12).

Ao desembarcar na cidade, para agilizar o translado até o Instituto do Coração, em Taguatinga, onde a mulher está hospitalizada, o transporte do órgão e da equipe de saúde foi feito no helicóptero do Detran.

Este é o 12º coração transportado em 2022 pelo departamento de trânsito no DF. Para que o transplante seja bem-sucedido, o coração do doador deve ser transplantado no receptor em um intervalo de apenas 6 horas.

Por isso, o Sistema Nacional de Transplantes atua em cooperação com a FAB e as companhias aéreas no transporte dos órgãos. A fila de espera é nacional. Dados compilados pela Associação Brasileira de Transplates de Órgãos (Abto), apontam que entre janeiro e março, em todo país, foram realizados 77 transplantes de coração enquanto 766 pacientes esperam pelo órgão. Desses, 24 eram residentes do DF.

PORTAL AEROIN


Com lindas cenas, Força Aérea lança vídeo com homenagem pelo Dia dos Pais


Murilo Basseto | Publicada em 13/08/2022 10:43

Em mais um dos tradicionais vídeos produzidos para datas especiais ao longo do ano, a Força Aérea Brasileira (FAB) lançou nesta sexta-feira, 12 de agosto, sua produção para o Dia dos Pais, comemorado neste domingo, 14 de agosto.

Mostrando bonitas cenas de diversos dos militares da FAB com suas famílias, a gravação conta com a narração de filhos dos militares recitando poemas em homenagem a seus pais.

Como também é comum de acontecer, em breve a FAB ainda deve divulgar um conteúdo com alguma(s) história(s) de pai(s) e filho(s), e se assim o fizer, o AEROIN também trará o conteúdo aos leitores.

Acompanhe a seguir o vídeo da FAB em homenagem aos Pais.

Veja o que o DECEA fala da mudança de número das pistas do Aeroporto de Guarulhos


Murilo Basseto | Publicada em 13/08/2022 09:40

Como visto na semana passada, o aeroporto mais movimentado da América do Sul, o Internacional de São Paulo, em Guarulhos, passará por uma mudança de numeração de suas pistas, em que as cabeceiras 09L e 09R se tornarão 10L e 10R e as cabeceiras 27L e 27R se tornarão 28L e 28R.

Agora, veja o que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB) tem a dizer ao comentar sobre a necessidade de mudança:

“Todas as pistas dos aeroportos têm números pintados em cada uma das cabeceiras. Essa identificação tem a função de orientar os pilotos sobre a direção de pousos e decolagens das aeronaves. Como a direção desses procedimentos pode variar de acordo com o vento, cabe ao controlador de voo informar ao piloto o número da cabeceira que está em uso naquele momento.

De tempos em tempos, no entanto, esses números podem sofrer alterações, a exemplo do que ocorrerá, a partir do próximo dia 8 de setembro, nas pistas do Aeroporto de Guarulhos.

Os dois algarismos que identificam as cabeceiras de uma pista são definidos de acordo com o seu rumo ou orientação magnética da bússola. Eles podem variar de 1 a 36. Quando a bússola for apontada para determinada cabeceira e indicar 250 graus, por exemplo, ela é identificada com o número 25.

A modificação com o passar do tempo, ocorre devido à declinação magnética, que é o ângulo entre o Norte Verdadeiro e Norte Magnético da Terra. A mudança ocorre lentamente e, em média, modifica 1 grau a cada 10 anos. Isso já ocorreu anteriormente no Aeroporto de Manaus, em 2016, quando as pistas passaram de 10/28 para 11/29; e no Aeroporto de Foz do Iguaçu, quando os designativos das pistas passaram de 14/32 para 15/33.

No caso do Aeroporto Internacional de Guarulhos, os rumos das pistas passaram de 95 para 96 e de 275 para 276, o que resultou na necessidade de modificar os designativos das cabeceiras, que neste caso foram arredondados para as dezenas superiores, ou seja, para 10 e 28, respectivamente.

Para conhecimento da comunidade aeronáutica, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) publicou, por meio do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), e em coordenação com o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo-Sudeste (CRCEA-SE) e com a concessionária responsável pelo aeroporto, as informações referentes a esta alteração, atendendo à antecedência mínima exigida de 28 dias.

Com o objetivo de informar aos aeronavegante sobre a modificação, o DECEA atualizou as publicações e as cartas aeronáuticas que entrarão em vigor na emenda de 8 de setembro de 2022; emitiu os NOTAM D1184/22 e D1183/22; e emitiu os suplementos AIP N87 e N88. Os Suplementos AIP pode ser consultados no AISWEB na página do DECEA.”

Chega ao Brasil um avião da Força Aérea do Chile trazendo o que milhares verão na AFA


Murilo Basseto | Publicada em 13/08/2022 14:16

Chegou ao Brasil no início da tarde deste sábado, dia 13 de agosto, um avião Lockheed KC-130R Hércules da Força Aérea do Chile, pousando no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

A chegada da aeronave chilena foi captada pela câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, que mostra o movimento do aeroporto campineiro 24 horas por dia.

No player a seguir com a transmissão ao vivo, é possível retroceder a gravação até o horário da chegada para ver novamente o incomum visitante (observe o horário no canto superior direito e volte até as 13h18).

O avião quadrimotor visto na gravação acima é o KC-130R registrado sob a matrícula 999, voando sob a identificação de voo FACH999.

A vinda da aeronave da Força Aérea do Chile ao Brasil se dá por um motivo especial. Ela traz a bordo parte dos equipamentos da Escuadrilla de Alta Acrobacia Halcones, a equipe militar de demonstrações aéreas semelhante ao Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) do Brasil – a Esquadrilha da Fumaça.

Por sinal, é pela ocasião do aniversário de 70 anos da nossa Esquadrilha da Fumaça que os Halcones estão vindo ao país. O aniversário da Fumaça será comemorado no Domingo Aéreo da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), no próximo dia 21 de agosto, e os chilenos farão parte das atrações aéreas do evento.

A equipe chilena já é conhecida do Brasil, pois esteve também nos aniversários de 60 e 65 anos da Fumaça, porém, dessa vez estará com um modelo diferente de aeronave. Desde o ano de 2020, começou a ser utilizado o norte-americano Gamebird GB1, um moderno avião que permite desempenho extraordinário na execução de manobras acrobáticas e em formação, algumas das quais exclusivas dos Halcones, ou “Falcões” na tradução para o português.

Como este modelo acrobático não é projetado para longos voos como o deslocamento desde o Chile até o Brasil, os aviões são transportados a bordo do grande avião militar.

Segundo informações, o FACH999 deve decolar ainda neste sábado e voar até a Academia da Força Aérea, portanto, será possível assistir à partida na câmera ao vivo acima (Atualização: a aeronave já partiu de Viracopos. A decolagem pode ser assistida no player acima retrocedendo para 16h58). A parada em Campinas se deve à necessidade de chegada ao país através de um aeroporto internacional, que conte com as autoridades de fiscalização de imigração.

Ainda é esperado um segundo avião do mesmo modelo trazendo o restante dos equipamentos dos Halcones, mas não há informações sobre horário de chegada.

Avião da FAB transportará o coração de D. Pedro I de Portugal para o Brasil


Carlos Ferreira | Publicada em 13/08/2022

O coração de D. Pedro I será transportado de Portugal ao Brasil nas asas da Força Aérea Brasileira (FAB). O translado da relíquia foi uma das pautas da reunião entre o Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e o Ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França.

Segundo o Ministro Carlos França, é a primeira vez, em 187 anos, que o coração de D. Pedro I deixa a cidade do Porto para uma solenidade no Brasil. “É de grande significado que o país receba o coração do seu libertador. É uma relíquia que ficará exposta, com visitação pública, no Palácio do Itamaraty, de 23 de agosto a 8 de setembro”, explicou.

Ainda de acordo com o Ministro das Relações Exteriores, o transporte do órgão está sendo planejado com muito cuidado e terá todo o apoio da Força Aérea Brasileira. “Se não fosse isso, não conseguiríamos trazê-lo em um voo comercial ou em um voo fretado. E isso é muito simbólico”, pontuou.

O Embaixador informou também que a relíquia será recebida com Honras de Chefes de Estado em Brasília (DF). “E será um elemento catalizador muito relevante para as celebrações do bicentenário da Independência”, completou.

Já o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior acrescentou que o encontro foi de grande importância para reforçar a relação entre a FAB e o MRE. “Foi tratado, especialmente, sobre a chegada do coração de Dom Pedro I, relíquia que chegará de Portugal, no dia 22 de agosto, em um avião da FAB, após quase dois séculos. Além disso, o Ministro veio aqui externar o reconhecimento do MRE com relação ao apoio que a Força Aérea dá nas missões humanitárias e em todos os eventos solicitados”, frisou.                        

Fotos: Sargento Müller Marin/CECOMSAER

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


Brasileiros lançam obra sobre tradicional esquadrão de caça da FAB


João Paulo Moralez | Publicada em 13/08/2022 11:36

Os renomados pesquisadores e escritores Leandro Casella e Rudnei Dias da Cunha, reconhecidos pelo incansável trabalho em prol da divulgação de publicações e artigos que retratam a aviação militar, especialmente a Força Aérea Brasileira, estão conduzindo um financiamento coletivo para o seu mais novo projeto.

Aproveitando os 75 anos do 1º/14º GAV “Esquadrão Pampa” celebrado em 2022, os autores vão lançar o livro À Caça, Pampa! 75 anos do 1º/14º GAV. Trata-se de um leitura indispensável para aqueles que estudam ou são entusiastas da FAB.

São 164 páginas com fotos, desenhos e tabelas, que descrevem como os integrantes do “Esquadrão Pampa” voaram e fizeram voar suas aeronaves de caça, como os famosos Curtiss P-40, os Gloster Meteor, Lockheed AT-33A Thunderbird e Northrop F-5E/F e suas versões modernizadas, os F-5EM e F-5FM.

PORTAL AEROFLAP


BACG realiza intercâmbio entre a FAB e a Força Aérea dos Estados Unidos


Da Redação | Publicada em 13/08/2022 11:08

O intercâmbio entre Unidades de Caça operadoras do A-29 Super Tucano, da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF do inglês – United States Air Force), foi realizado de 25/07 a 05/08, nas dependências do Esquadrão Flecha, na Base Aérea de Campo Grande (BACG), localizada em Mato Grosso do Sul (MS).   

O evento contou com a participação de militares do Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1°/3° GAV) – Esquadrão Escorpião, Segundo Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação  (2°/3° GAV) – Esquadrão Grifo, Terceiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (3º/3º GAV) – Esquadrão Flecha e a comitiva do 81st Fighter Squadron, constituída por quatro pilotos e três graduados, entre eles o Comandante do Esquadrão, Lieutenant Colonel Michael Raabe, e o Major Aviador Felipe Luis de Oliveira Vilela, Oficial da FAB que há quatro anos trabalha junto à Unidade americana. 

Com um legado que remonta desde o período da Segunda Guerra Mundial, iniciada em 1942, o 81st Fighter Squadron já operou diversos vetores de caça, que incluem os clássicos P-40 e P-47, perpassando a nova geração de caças F-16, A-10, entre outros. O Esquadrão conta com experiência real de combate, havendo participado de conflitos como as Guerras do Kosovo, Iraque e Afeganistão.

Atualmente, a Unidade opera o A-29 Super Tucano, assumindo a principal missão de prover treinamento e assessoramento (Air Advisor) para Forças Aéreas de países aliados. 

Durante o intercâmbio, ocorreu uma série de aulas teóricas ministradas pelos militares americanos, bem como, discussões acadêmicas sobre a operação da aeronave e diversos voos de treinamento: de Apoio Aéreo Aproximado, de Escolta de Comboio, de Emprego Ar-Solo e de Reconhecimento Armado nos moldes utilizados pela USAF, em que os pilotos puderam compartilhar sua experiência adquirida em combate real, durante as surtidas no Afeganistão. 

Em contrapartida, os pilotos americanos puderam ter contato com a doutrina brasileira de voos de combate em layouts nos quais a USAF não emprega o Super Tucano. 

Vale destacar que os voos de treinamento combinaram pilotos brasileiros e americanos na cabine, compartilhando da mesma esquadrilha, fato que proporcionou elevado nível de ganho doutrinário, em cenário de conflito simulado. Envolvendo o total de 28 surtidas e mais de 40 horas de voo, nas quais se aplicaram, na prática, os fundamentos estudados para o combate. 

Na percepção do Major Vilela, Oficial da FAB que opera no 81st Fighter Squadron, o intercâmbio promoveu frutos positivos para ambos os lados.