NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


Missão de ajuda brasileira chega a Beirute, no Líbano


Da Redação | Publicada em 13/08/2020 23:03

Chefiada pelo ex-presidente Michel Temer, comitiva levou alimentos, medicamentos e equipamentos de saúde ao país vítima da explosão que deixou 171 mortos.

TV GLOBO - JORNAL HOJE


Missão brasileira de ajuda ao Líbano chega a Beirute


Da Redação | Publicada em 13/08/2020 19:00

Ex-presidente Michel Temer chefia missão oficial brasileira após explosão no Líbano; dois aviões da FAB pousaram na capital com comida e medicamentos.

SBT


Avião humanitário do governo brasileiro chega ao Líbano

Delegação levou seis toneladas de suprimentos para a capital Beirute, destruída após explosão portuária na semana passada

Da Redação | Publicada em 13/08/2020 11:48

A missão humanitária brasileira chegou ao Líbano na manhã desta quinta-feira (13), segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB). O acidente na capital Beirute, na semana passada, deixou mais de 160 mortos e 300 feridos.

As aeronaves, uma com seis toneladas de carga e a outra com a comitiva, liderada pelo ex-presidente Michel Temer (MDB), partiram do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nesta quarta-feira (12). Ele foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por ter origem libanesa. 

Entre os materiais doados estão medicamentos, equipamentos de saúde e proteção individual (EPI`s) e alimentos, arrecadados pela comunidade libanesa no Brasil e o Ministério da Saúde (MS). 

Além de Temer, fazem parte da missão o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, os senadores Nelsinho Trad (PSD-MS) e Luiz Osvaldo Pastore (MDB-ES) e o secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência, almirante Flávio Augusto Viana Rocha.
A delegação representará o Brasil entre os dias 12 e 15. Se necessário, a permanência das autoridades pode ser prorrogada.

Tragédia 
O governo estima que a reconstrução da capital libanesa pode custar até US$ 5 bilhões, cerca de R$ 26,5 bilhões. 

Seis dias após explosão no porto de Beirute, o primeiro-ministro do Líbano, Hassan Diab, anunciou a renúncia de todo o gabinete nesta segunda-feira (10). No final de semana, três ministros já haviam deixado o governo.

A capital do Líbano foi palco de novas manifestações neste domingo (09). Houve confronto com as forças de segurança, que dispararam gás lacrimogêneo contra os manifestantes. 

PORTAL G1


Missão brasileira de ajuda ao Líbano chega a Beirute

Ex-presidente Michel Temer chefia missão oficial brasileira após explosão no Líbano; dois aviões da FAB pousaram na capital com comida e medicamentos.

Da Redação | Publicada em 13/08/2020 12:19

A comitiva brasileira de ajuda ao Líbano chegou a Beirute nesta quinta-feira (13). Chefiada pelo ex-presidente Michel Temer e composta por mais 12 integrantes, ela levou alimentos, medicamentos e insumos básicos de saúde ao país do Oriente Médio após a grande explosão da semana passada.

O incidente deixou cerca de 170 mortos e mais de 4 mil feridos no último dia 4. Uma onda de protestos teve início no país depois do incidente, o que que resultou na renúncia do primeiro-ministro, Hassan Diab, e da equipe de governo, nesta segunda.

Antes de partir, em São Paulo, Temer afirmou ter ficado emocionado ao receber ligação, ainda no sábado, com o convite para chefiar a missão brasileira.

"Sigo para lá com essa comissão integrada [...] na convicção de que lá nós seremos muito bem recebidos e todos lá desejosos de que o Brasil possa exercitar não apenas essa função humanitária, mas, tendo em vista os vínculos tradicionais entre ambos os países, que também possa ajudar a solucionar os embates políticos, com autorização, naturalmente, das autoridades libanesas, mas que possamos dar a nossa colaboração para a pacificação interna daquele país" – Michel Temer.

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) seguiram para Beirute. Um deles levou a comitiva, e o outro carrega seis toneladas de alimentos, medicamentos e insumos hospitalares, incluindo corticoides, antibióticos, 100 mil máscaras cirúrgicas e respiradores mecânicos.

As aeronaves fizeram três paradas técnicas: a primeira foi em Fortaleza (CE); a segunda, na Ilha do Sal, em Cabo Verde; por último, em Valência, na Espanha, de onde partiu para Beirute.

Missão com 13 integrantes

De acordo com publicação em edição extra do "Diário Oficial da União" da última segunda-feira (10), a missão começou nesta quarta-feira e segue até o próximo sábado (15), podendo ser prorrogada a permanência das autoridades brasileiras, se necessário.

O nome de Temer como chefe da delegação foi anunciado por Bolsonaro no domingo, mesmo dia em que ele divulgou a missão oficial. Réu em duas ações da operação Lava Jato, o ex-presidente precisou de autorização da Justiça Federal do Rio para deixar o país. O aval foi concedido na segunda, graças à "natureza humanitária da missão oficial" para qual Temer foi designado.

Queimada é controlada em duas regiões do Pantanal de MS, mas segue intensa em outra

Situação mais crítica é no Nabileque, onde combatentes levaram 7h para chegar, por terra.

Cristiano Gomes | Publicada em 13/08/2020 13:07

A queimada no Pantanal de Mato Grosso do Sul, que já destruiu uma área de ao menos 9 vezes o município de São Paulo, continua e encobre a cidade de fumaça a cidade de Corumbá, a 415 quilômetros de Campo Grande.

Mas o trabalho árduo dos combatentes no Pantanal já tem demonstrado resultado. Em duas regiões do bioma, a da Serra do Amolar e Baía Negra o fogo já está controlado. A situação segue crítica no Nabileque.

A região do Nabileque também é de difícil acesso. Na quarta-feira (12), militares e voluntários do PrevFogo levaram sete horas por terra para chegar ao trecho onde as chamas estão concentradas. Em outros pontos, só se chega de aeronave e por isso, os combatentes contam com apoio da Marinha e da Força Aérea.

Apesar do fogo estar controlado, os combates continuam, porque as chamas ainda não cessaram. Porém, apresentam menos riscos.

De janeiro até agora, Corumbá já registrou 3918 focos de incêndio, sendo 113 somente nas últimas 48 horas. A fumaça da queimada esconde a paisagem do Pantanal vista da cidade de Corumbá, que também está encoberta.

O fogo também preocupa no país vizinho: a Bolívia. Os focos de incêndio no Canal do Tamengo, em Porto Quijarro, cidade boliviana vizinha a Corumbá, foram controlados. Mas ainda há risco de atingirem barcaças com combustíveis que estão no porto.

PORTAL R7


Missão brasileira chega ao Líbano com ajuda humanitária


Da Redação | Publicada em 13/08/2020 21:55

Pela primeira vez desde a explosão da semana passado no porto de Beirute, o Parlamento do Líbano se reuniu e estendeu o estado de emergência. A maior parte da cidade ainda está em ruínas e cerca de 70 mil casas e prédios foram danificados. O ex-presidente do Michel Temer já está no país como chefe da missão de ajuda humanitária oferecida pelo Brasil. Um avião da Força Aérea levou uma carga de medicamentos, comida e insumos para socorrer as vítimas da explosão.

DEFESA AÉREA & NAVAL


KC-390 Millenium: Primeiro emprego internacional com tripulação exclusiva de militares da FAB


Guilherme Wiltgen | Publicada em 13/08/2020 18:35

As duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) que levaram ajuda à população libanesa, vítima da explosão que devastou a zona portuária de Beirute, por meio da Missão Multidisciplinar Brasileira de Assistência Humanitária à República Libanesa, pousaram por volta das 15h40 (9h40 no horário de Brasília) desta quinta-feira (13), em Beirute, capital do Líbano. O KC-390 Millennium transportou medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde, enquanto o VC-2 transportou a delegação chefiada pelo ex-presidente Michel Temer com médicos voluntários, autoridades e representantes da comunidade libanesa no Brasil.

Foram aproximadamente 13 horas de voo para cada aeronave. Ambas decolaram de Guarulhos/SP realizando parada técnica em Fortaleza, Ilha do Sal e Valência antes de chegar ao destino.

Para o acionamento das aeronaves, houve participação do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), responsável, também, por coordenar e controlar as missões aéreas em apoio às autoridades; do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), responsável pelo emprego dos meios da Força Aérea Brasileira; e do Comando de Preparo (COMPREP), encarregado pela formulação da Doutrina Aeroespacial, em consonância com as experiências adquiridas e os sistemas de armas incorporados à FAB.

Esforço aéreo

O KC-390 Millenium, que realiza pela primeira vez missão internacional tripulado apenas por militares da FAB, pertence ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, sediado em Anápolis (GO). O piloto da aeronave, Capitão Aviador Phelipe Machado de Souza, explica sobre a versatilidade da aeronave. “O KC-390 já foi projetado para este tipo de missão, por ter grande capacidade de carga, alcance e autonomia”, salienta.

Para o loadmaster do KC-390 Millennium, Sargento Fulvio Anderson Pimentel, atuar nesta missão é motivo de orgulho. “É uma honra participar do primeiro emprego internacional do nosso mais novo vetor, com tripulação exclusivamente composta por militares da FAB, levando itens essenciais para a população libanesa, demonstrando a pronta-resposta da Força”, disse o Sargento que é o responsável pelos procedimentos de embarque e desembarque de cargas e passageiros, cálculos de peso, balanceamento da aeronave e gerenciamento do compartimento de carga.

Já o VC-2 pertence ao Grupo de Transporte Especial (GTE), com sede em Brasília (DF). O Comandante, Major Aviador Marcel Nóbrega dos Santos, destaca que esta missão mostra as características marcantes da Força Aérea. “A partir da decisão, em pouquíssimo tempo, o Brasil leva o apoio necessário a outro país muito afastado geograficamente. Para a condução segura, otimizada e rápida são empregados dois vetores de transporte concebidos para fins diversos, mas que são combinados a partir da interação dedicada e profissional de um efetivo liderado em prol de uma única missão”, disse o Oficial, acrescentando que tem orgulho de pertencer à Força Aérea Brasileira.

O retorno da tripulação do KC-390 Millennium e da delegação a bordo do VC-2 deve ocorrer entre esta sexta-feira (14) e o sábado (15).

CNN BRASIL


Missão humanitária do governo brasileiro chega ao Líbano


Henrique Andrade | Publicada em 13/08/2020 11:32

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a missão humanitária brasileira ao Líbano chegou à Beirute na manhã desta quinta-feira (13). As duas aeronaves, uma com seis toneladas de carga e a outra com a comitiva, liderada pelo ex-presidente Michel Temer, partiram de Guarulhos na quarta-feira (12).

O VC-2 da FAB levava a delegação que representará o governo brasileiro na missão. A comitiva é composta principalmente pelo ex-presidente Michel Temer e pelos senadores Nelson Trad Filho (PSD) e Luiz Pastore (MDB).Temer deve se encontrar hoje com o presidente libanês, Michel Aoun.

A outra aeronave, KC-390, leva seis toneladas de medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde para atendimento das vítimas da explosão em Beirute que aconteceu em 4 de agosto, e deixou mais de 170 mortos e cerca de 6 mil feridos.

A missão é resultado de coordenação entre os Ministérios das Relações Exteriores, da Defesa, da Saúde e do Desenvolvimento Regional, e decorre de decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A comitiva manterá encontros com lideranças políticas e religiosas do Líbano, buscando ajudar a reconstrução da capital Beirute.

PORTAL AEROIN


Jatos Embraer da FAB chegam ao Líbano com ajuda humanitária


Carlos Martins | Publicada em 13/08/2020 16:13

Chegaram há pouco no Líbano os dois jatos Embraer da Força Aérea Brasileira (FAB) que foram enviados ao país com ajuda humanitária. A viagem durou pouco mais de 24 horas, tendo saído de Guarulhos e feito escalas em Fortaleza, Ilha do Sal e Valência antes de chegar ao aeroporto internacional Rafic Hariri, em Beirute, capital do Líbano, arrasada por uma enorme explosão de nitrato de amônio na semana passada.

O KC-390, cargueiro militar da Embraer, levou 6 toneladas de equipamentos e donativos arrecadados pela comunidade libanesa no Brasil. Já o Embraer E190 VC-2, que é um dos aviões de transporte VIP, levou a comitiva com políticos, assessores e militares, na qual vão, entre outros, Michel Temer e Paulo Skaf.

Esta é a primeira missão oficial internacional do KC-390, que é denominado pela Embraer como C-390 Millenium. O avião de cargas pode transportar equipamentos, tropas e fazer reabastecimento em voo.

Não foi divulgada uma data de retorno da missão da FAB e nem a rota que seria feita até o Brasil.

PORTAL AEROFLAP


ITA terá curso de pós-graduação telepresencial


Da Redação | Publicada em 13/08/2020 15:04

Pela primeira vez, a especialização em segurança de voo e aeronavegabilidade continuada (PE-Safety) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica está sendo disponibilizada no formato de ensino à distância para todo Brasil.

O programa é dedicado aos profissionais de curso superior que atuam no setor de aviação e que almejam sistematizar e ampliar seus conhecimentos relacionados à segurança de voo, preparando-se para enfrentar os desafios e responsabilidades associados ao estabelecimento e implementação de uma sólida cultura nessas áreas do conhecimento.

As inscrições e já estão abertas no site do ITA http://www.aer.ita.br/node/513 e vão até 17 de setembro.

O PE-Safety visa à integração de competências hoje existentes, freqüentemente atuando de modo isolado, em engenharia aeronáutica, engenharia de helicópteros e aeronaves de asas rotativas, segurança operacional de voo, gerenciamento de crises e planejamento de contingências, análise de ambientes de negócios da aviação, certificação aeronáutica, aeroportos e segurança, medicina aeroespacial, entre outros.

EBC - EMPRESA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO


Missão brasileira de ajuda ao Líbano chega a Beirute


Repórter Brasil | Publicada em 13/08/2020 23:07

A missão brasileira de ajuda ao Líbano pousou hoje na capital Beirute. O avião da Força Aérea Brasileira desembarcou com seis toneladas de alimentos, medicamentos e equipamentos de saúde. são doações do governo e da comunidade libanesa que mora no Brasil. A ajuda reforça o apoio da comunidade internacional aos moradores de Beirute. Na semana passada, houve uma mega explosão num depósito de nitrato de amônio, no porto da cidade.

PORTAL DEFESANET


CIAAN requalifica equipes de operações aéreas dos navios do 3º Distrito Naval


Da Redação | Publicada em 13/08/2020 12:16

Entre os dias 27 e 30 de julho, militares do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira requalificaram as Equipes de Manobra e Crache dos navios subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, contando ainda com o apoio de aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Na ocasião, foi empregado o helicóptero H-36 Caracal, do Esquadrão Falcão 1º e 8º Grupo de Aviação, da FAB. O treinamento consistiu de uma reunião de coordenação entre todos os envolvidos; instrução teórica; e uma parte prática terrestre, realizada na Base Aérea de Natal, e outra a bordo do Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari” tornando o exercício em uma oportunidade de incremento na interoperabilidade entre as Forças.

A bordo do NpaOc “Araguari” foram realizadas manobras de pick up, com içamento e arriamento de carga leve e pessoal, e Vertical Replenishment, com o transporte de carga pesada, onde puderam ser requalificados vinte e dois militares das equipes de apoio às operações aéreas de cinco navios da área de jurisdição do Comando do 3° Distrito Naval (Com3ºDN), que engloba os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

JORNAL DA BAND - TV


Band acompanha delegação brasileira na entrega de donativos para o Líbano

Chefiada pelo ex-presidente Michel Temer, a delegação brasileira entregou ao presidente do Líbano as seis toneladas de donativos do Brasil para as vítimas da explosão em Beirute. A reportagem é do enviado especial Valteno de Oliveira para o Jornal da Band.

Da Redação | Publicada em 13/08/2020 21:35

Não há como não se impressionar com a dimensão da tragédia. Crianças pedem dinheiro nas ruas. Sem comida e sem remédio, o Líbano também está sendo afetado pela Covid-19. A ajuda internacional tem sido fundamental.

Nesta quinta-feira, 13, foi a vez de o Brasil cooperar. Seis toneladas de medicamentos e alimentos chegaram a Beirute a bordo do maior cargueiro da Força Aérea Brasileira, o Embraer K-C 390.

Filho de libaneses, o ex-presidente Michel Temer foi designado pelo presidente Jair Bolsonaro para comandar a ajuda humanitária.

O gabinete do agora ex-primeiro-ministro Hassan Diab, que renunciou na semana passada, também foi destruído na explosão. Coube a um comandante do exército libanês receber os donativos na pista do aeroporto. Mais tarde, Temer se encontrou com o presidente do Líbano, Michel Aoun.

"O Beirute vai se reconstruir. Já teve outros acidentes dessa natureza e logo se reconstruiu", afirmou Temer.

Doações de todo o mundo seguem garantindo a sobrevivência dos quase 300 mil desabrigados em Beirute. Não se sabe o que o futuro reserva para esse país, com fortes laços com o Brasil, mas, como dizem os moradores da cidade: assim como o sol, o Líbano vai renascer.

PORTAL AIRWAY


Missão cumprida: KC-390 da FAB pousa em Beirute com ajuda humanitária - Airway


Thiago Vinholes | Publicada em 13/08/2020 18:36

O KC-390 com matrícula FAB 2855 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou agora pouco no Líbano após uma viagem de 30 horas para prestar assistência humanitária as vítimas da forte explosão no porto de Beirute, ocorrida na última terça-feira, 4 de agosto.

A aeronave partiu ontem da Base Aérea de São Paulo, localizada no aeroporto internacional de Guarulhos, com cerca de 5,5 toneladas de remédios, alimentos e equipamentos médicos para o atendimento emergencial na capital do Líbano. Os itens foram doados pelo Ministério da Saúde e pela comunidade libanesa radicada no Brasil.

O voo do KC-390 até Beirute exigiu paradas de reabastecimento em Fortaleza (CE), Ilha do Sal (Cabo Verde) e Valência (Espanha). A aeronave multimissão foi acompanhada por um Embraer 190 VC-2 da FAB, que transportou a delegação da missão humanitária brasileira no Líbano, chefiada pelo ex-presidente Michel Temer. As duas aeronaves retornarão ao Brasil no próximo domingo, 16.

O envio da ajuda ao Líbano foi anunciada no último domingo, 9, pelo presidente Jair Bolsonaro em videoconferência com chefes de estado e de governo de outros países para tratar das ações internacionais de apoio às vítimas da explosão em Beirute. O trabalho é coordenado pelos Ministérios das Relações Exteriores, da Defesa e da Saúde, no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, cuja secretaria executiva cabe ao Itamaraty.

Está é a primeira vez que o Embraer KC-390 participa de uma missão internacional. A FAB conta atualmente com três aparelhos em operação de um total de 28 exemplares encomendados.

A forte explosão em Beirute foi causada após um incêndio que atingiu um armazém no porto da cidade contendo 2.750 toneladas de nitrato de amônio. O acidente devastou bairros inteiros da capital libanesa e deixou mais de 150 mortos e 3 mil feridos, além de 300 mil pessoas desabrigadas.

OUTRAS MÍDIAS


PODER AÉREO - KC-390 da FAB pousa em Beirute levando carga de assistência humanitária


Da Redação | Publicada em 13/08/2020 16:48

O KC-390 da FAB pousou há pouco no Líbano para descarregar cerca de 6 toneladas de medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde para o atendimento emergencial das vítimas da explosão em Beirute.

A Força Aérea Brasileira (FAB) emprega duas aeronaves – o KC-390 Millennium e o Embraer 190 VC-2 – na missão especial humanitária brasileira a Beirute, na República Libanesa. Cerca de seis toneladas de carga, que inclui medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde, doados pelo Ministério da Saúde e pela comunidade libanesa no Brasil, foram transportadas para Beirute nesta quarta-feira (12).

A decolagem ocorreu da Base Aérea de São Paulo (BASP) rumo a Fortaleza (CE), onde o primeiro intervalo técnico foi realizado. No total, cada aeronave fez cerca de 30 horas de voo.

O Governo brasileiro, conforme decisão do Presidente Jair Bolsonaro, enviou ajuda em resposta às devastadoras explosões que atingiram o porto de Beirute, no dia 4 de agosto.

A decisão foi anunciada no último domingo (9) pelo Presidente da República, em videoconferência com Chefes de Estado e de Governo para tratar das ações internacionais de apoio ao Líbano. O trabalho está sendo coordenado pelos Ministérios das Relações Exteriores, da Defesa e da Saúde, no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, cuja secretaria executiva cabe ao Itamaraty.

A aeronave multimissão KC-390 Millennium, maior aeronave militar fabricada no hemisfério sul, resultado da parceria entre a FAB e a Embraer, participa de sua primeira missão internacional com tripulação composta, exclusivamente, por militares da Força Aérea. Já a aeronave Embraer 190 VC-2 transporta a delegação da missão ao Líbano, chefiada pelo ex-Presidente da República Michel Temer, por convite do Presidente Jair Bolsonaro. Fazem parte da delegação, ainda, Senadores, Autoridades Federais,Representantes da Comunidade Libanesa no Brasil e especialistas em assistência humanitária.

Nesta missão, o Ministério da Saúde envia medicamentos e insumos básicos de saúde como antibióticos, corticoides, analgésicos,ataduras, seringas e cateteres.Além disso, são transportadas mais 100 mil máscaras cirúrgicas, 300 ventiladores pulmonares mecânicos e alimentos, doados pela comunidade de origem libanesa no Brasil.

TECNOLOGIA DEFESA - Aviões da FAB chegam a Beirute


Paulo Roberto Bastos Jr | Publicada em 13/08/2020 10:29

O KC-390 Millennium (FAB 2855) e o VC-2 (FAB 2590), pousaram na manhã de hoje, dia 13/08, no Aeroporto de Beirute (BEY), trazendo a assistência humanitária brasileira para auxiliar na tragédia da explosão na capital libanesa.

As aeronaves partiram da Ala 13, Base Aérea de Guarulhos, São Paulo, e fizeram escalas em Fortaleza (CE), Ilha do Sal (Cabo Verde) e Valência (Espanha).