NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


MS transfere mais dois pacientes com Covid para hospitais do estado de São Paulo

Avião com infectados decola às 17h, no horário sul-mato-grossense. Estado agora soma 31 pacientes encaminhados para serem internados em outros estados, por conta do colapso no sistema de saúde.

Por G1 Ms | Publicada em 13/06/2021 14:46

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), está organizando a transferência de mais dois pacientes com Covid-19 para o Estado de São Paulo na tarde deste domingo (13). Com essas novas transferências, Mato Grosso do Sul somará 31 pacientes encaminhados para serem internados em outros estados.

De acordo com a SES, serão transferidos dois pacientes que estão internados em unidades de saúde em Dourados. As famílias deram autorização para a transferência e o translado de Dourados até a Base Aérea de Campo Grande já foi feito em ambulâncias.

Ainda conforme informações da Secretaria de Saúde, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) irá decolar por volta das 17h de Campo Grande (16h no horário de Brasília) com destino o aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo (SP). Os pacientes serão encaminhados Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília e para o Ambulatório Médico Especializado (AME) Barradas.

A Central Estadual de Regulação está levantando a possibilidade de novas transferências, por conta ainda da falta de leitos clínicos e de UTI disponíveis em Mato Grosso do Sul. Segundo Boletim Epidemiológico divulgado neste domingo (13), 103% dos leitos de UTI no estado estão ocupados, com 201 pacientes na fila por leitos.

Dos 31 sul-mato-grossenses transferidos, nove foram para o estado de Rondônia, sendo 7 moradores de Dourados, um de Bonito e outro de Itaquiraí, que estava internado em Eldorado. No último domingo (6), cinco pacientes, sendo 2 de Campo Grande e 3 de Maracaju, foram levados para São Paulo. Nesta segunda-feira (7), dois pacientes de São Gabriel do Oeste foram para São Paulo.

Já na terça-feira (8) três pacientes de Campo Grande e dois pacientes de São Gabriel do Oeste foram para São Paulo, enquanto na quarta-feira (9), quatro pacientes de Dourados foram para São Bernardo do Campo. Na última sexta-feira(11), quatro pacientes foram encaminhados para São Bernardo do Campo e, neste domingo, mais dois devem ir até São Paulo.

A SES informou que registrou, até este domingo, apenas uma alta entre os pacientes transferidos para outros Estados, o de uma paciente de 29 anos que estava internada em Porto Velho desde 4 de junho e retornou para a cidade de Dourados em 11 de junho.

De acordo com o boletim epidemiológico deste domingo, Mato Grosso do Sul registra 313.530 casos de Covid desde o início da pandemia, com 7.477 óbitos, uma taxa de letalidade de cerca de 2,4%.

Mortes de transferidos

De acordo com a SES, até o momento 4 Transferida de Mato Grosso do Sul para Rondônia devido a falta de vagas para pacientes com Covid, Nice Menani morreu na noite de segunda-feira (07), em Porto Velho.

Nice era moradora de Dourados e havia sido levada para a capital rondoniense na sexta-feira (04), junto com outros seis pacientes da cidade.

Outro paciente transferido de Mato Grosso do Sul morreu em São Paulo que havia sido transferido devido a falta de vagas no estado para pacientes Covid. O homem tinha 53 anos, era de Maracaju e tinha sido encaminhado para o Hospital Geral Vila Penteado no último domingo (06).

O terceiro paciente transferido que veio a óbito, é um homem de 66 anos do grupo de cinco pacientes que foram transferidos nesta terça-feira (8) para o estado de São Paulo. O paciente morava no município de Campo Grande. Ainda na capital estava internado na UPA Leblon e foi encaminhado para o Hospital Geral Vila Penteado na capital paulista.

Morreu na noite dessa quinta-feira (10), um idoso de 76 anos, morador de Campo Grande, ele é o quarto paciente com Covid-19 a morrer, entre os transferidos para outros estados devido a falta de vagas em hospitais de Mato Grosso do Sul. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), ele estava internado no Hospital Geral Vila Penteado, em São Paulo.

PORTAL CAMPO GRANDE NEWS


Mais dois pacientes são transferidos para São Paulo neste domingo

Ao todo são 31 sul-mato-grossenses internados em outros estados da federação devido ao colapso na saúde

Gabriela Couto | Publicada em 13/06/2021 13:31

Mais dois pacientes com covid-19 serão transferidos neste domingo (13) para São Paulo. Até o momento já são 31 sul-mato-grossenses encaminhados para fora do Estado devido a falta de leitos para o tratamento do coronavírus.

Os pacientes são de Dourados e estão vindo para Capital de ambulância. Eles devem chegar a Base Aérea de Campo Grande no final da tarde.  O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) irá decolar por volta das 17h com destino ao Aeroporto de Congonhas (SP).

Eles devem receber o tratamento no Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília e no Ambulatório Médico Especializado (AME) Barradas. A Central Estadual de Regulação ainda trabalha com possibilidade de novas transferências.

Mato Grosso do Sul tem garantidos mais 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em outros estados para atendimento de pacientes daqui. Além de Rondônia e São Paulo, agora o Espírito Santo também liberou ajuda humanitária a MS, segundo o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.

Nos dois primeiros estados serão mais cinco vagas em cada um e no Espírito Santo, 10. Nesta semana também está prevista a implantação de ao menos 50 leitos novos de UTI's na Capital e no interior. Uma empresa especializada conseguiria montar a estrutura com a equipe médica em apenas dez dias.

Transferidos - Nove pacientes foram transferidos para o Estado de Rondônia, sendo 7 de Dourados, um de Bonito e outro de Itaquiraí, que estava internado em Eldorado.

No domingo (06) cinco pacientes (2 de Campo Grande e 3 de Maracaju) foram levados para São Paulo. Nesta segunda-feira (07), dois pacientes de São Gabriel do Oeste foram para São Paulo.

Na terça-feira (08)  três pacientes de Campo Grande e dois pacientes de São Gabriel do Oeste foram para São Paulo, na quarta-feira (09) quatro pacientes de Dourados foram para São Bernardo do Campo, sexta-feira(11) quatro pacientes para São Bernardo do Campo e neste domingo (13) mais dois pacientes para São Paulo, totalizando 31 pacientes de Mato Grosso do Sul enviados para internação em hospitais de Rondônia e São Paulo.

A Secretaria de Estado de Saúde registrou uma alta entre os pacientes transferidos para outros Estados. A paciente de 29 anos estava internada em Porto Velho desde 4 de junho e retornou para a cidade de Dourados em 11 de junho. Outros quatro pacientes que estavam internados em outros estados não resistiram e morreram.

A paciente de 52 anos do município de Dourados morreu na noite desta segunda-feira (07), em Porto Velho (RO). Ela integrava o quantitativo de nove pacientes que foram encaminhados à capital rondoniense na sexta-feira (04).

O outro é um homem de 53 anos, do município de Maracaju e que morreu nesta terça-feira (08) no Estado de São Paulo. Ele estava internado no Hospital Geral Vila Penteado e integrava o grupo de cinco pacientes que foram transferidos para a capital paulista no último domingo (06).

O terceiro é um homem de 66 anos integrava o grupo de cinco pacientes que foram transferidos nesta terça-feira (08) para São Paulo. O paciente é do município de Campo Grande. Estava internado na UPA Leblon e foi encaminhado para o Hospital Geral Vila Penteado na capital paulista.

O quarto óbito é de um homem 76 anos de Campo Grande que havia sido transferido com Covid-19 para o Hospital Geral Vila Penteado em São Paulo.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL BARBACENA MAIS - EPCAr forma novos aspirantes para a área de Saúde

Oito novos aspirantes a oficial encerraram a primeira fase do Estágio e agora atuarão no Esquadrão de Saúde de Barbacena

Da Redação | Publicada em 13/06/2021

Na manhã desta sexta-feira (11), foi realizada a solenidade militar de conclusão da Primeira Fase do Estágio de Adaptação e Serviço 2021 (EAS) de oito militares aspirantes a oficiais, em Barbacena (MG).

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes e contou apenas com a presença de autoridades representantes das Organizações Militares (OM) da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), do Graduado-Master Suboficial Celeste José Discaciatti e da equipe de instrutores do Estágio. Todos os procedimentos de segurança sanitária foram adotados devido ao atual momento de pandemia que encontra-se instalado também na região em que a cidade está situada.

Primeiro colocado do Estágio, o aspirante Josué Monteiro Pereira recebeu sua espada das mãos do Brigadeiro Silva Mendes e externou toda a sua alegria pela conclusão, destacando que todos os ensinamentos adquiridos na caserna serão levados por toda a vida e que este momento representa a realização de um desejo pessoal. “Sou natural aqui de Barbacena e vemos que há uma forte ligação da EPCAR com a cidade. Desde pequeno sempre convivi com atividades relacionadas a Escola e quando estava com a idade permitida, prestei o concurso para ingresso como Aluno da Escola, optando, posteriormente, pela graduação em medicina.

Aí, veio esta oportunidade de servir aqui como médico, através do EAS e resolvi aproveitar a oportunidade e realizar este desejo. Posso dizer que evoluí muito na capacidade de organização e na otimização do uso do tempo, que são características que levarei por toda a vida, vencendo todos os medos e desafios que são postos pela vida militar, desenvolvendo melhor o meu autocontrole”, afirmou o militar, que é médico generalista.

“A partir deste dia a EPCAR faz parte de suas histórias de vida, ao mesmo tempo em que se orgulha de entregar à Força Aérea Brasileira oito novos aspirantes a oficial. No dia de hoje todos vocês assumem um compromisso com a Pátria, a Nação e a instituição Força Aérea Brasileira. Compromisso esse carregado de enormes responsabilidades. Não tenham dúvida de que os momentos que viverão nesta instituição será motivo de orgulho por estarem contribuindo com a formação dos futuros oficiais aviadores da FAB.

Por isso, honrem todos os momentos de sacrifícios que vocês tiveram que superar para chegarem até este dia, dedicando-se inteiramente ao serviço da Pátria. Diante de tantos desafios que enfrentarão, esforcem-se para que a chama do entusiasmo, vibração e dinamismo na busca pelo aperfeiçoamento se mantenha sempre acesa. A Força Aérea deposita muita confiança em cada um dos senhores”, disse o Comandante da EPCAR em seu discurso direcionado aos formandos, durante a solenidade militar que marcou a entrega das espadas aos formandos que realizaram o compromisso e o desfile em continência à Bandeira Nacional.

São oito novos militares que atuarão no Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), em especialidades médicas e de odontologia.

ENTREGA DE CERTIFICADOS

Já na quinta-feira (10), ocorreu a cerimônia de entrega de Certificados de Conclusão da Primeira Fase do Estágio de Adaptação e Serviço de 2021, da turma Crotalus, nome escolhido pelos integrantes da turma.

A solenidade também foi presidida pelo Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, que, na ocasião, destacou a dedicação dos integrantes no período de preparação e o trabalho dedicado dos instrutores.

“Todos nós, independente de qual organização militar tenha servido, passamos em algum momento na nossa carreira, pelos momentos que vocês estão passando agora, pelos momentos que vocês passaram durante o curso, de dificuldades e de sacrifícios. Estes são os valores que nós aprendemos e praticamos aqui. Esta é a característica de nossa Instituição e é muito interessante porque nós formamos o nosso pessoal. Nós nos formamos! Hoje vocês recebem todos estes valores e, em breve, estarão os repassando a novos militares que ingressarão nas próximas turmas”, enfatizou o oficial-general.

Durante a cerimônia de entrega de certificados, também foram entregues homenagens a autoridades e ao instrutor homenageado, além dos prêmios ao estagiário primeiro colocado e ao destaque militar.

A aspirante a oficial Helena Teixeira do Amaral foi a oradora da solenidade e também eleita como destaque militar da turma. Em seu discurso, enalteceu a vitória obtida por cada um, apesar de todas as restrições impostas pela pandemia, inclusive, com a interrupção do Estágio por um período e o importante trabalho e exemplo apresentado pelos instrutores.

“Tivemos uma pedra no nosso caminho com a interrupção de dois meses do Estágio. Ao retomar o EAS, vivemos a maior experiência das nossas vidas: o Exercício de Campanha. Aprendemos que o militar lidera pelo exemplo. A nossa evolução é mérito da coordenação e da competente equipe de instrutores. Em nome da turma Crotalus, posso dizer: estamos prontos!”, enalteceu.

O ESTÁGIO

O Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) teve início no dia 25 de fevereiro de 2021 e, durante o estágio, os integrantes da turma Crotalus estiveram submetidos a um período de intensa adaptação à vida militar, aos valores de hierarquia e disciplina insculpidos de modo a propiciar a compreensão e valorização dos elementos basilares, pilares norteadores da vida castrense. Foram ministradas instruções práticas de ordem unida, treinamento físico e armamento, por exemplo, além de aulas teóricas para conhecimento dos regulamentos do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Logo nas primeiras semanas de instrução militar, foram ministradas disciplinas elementares contidas no currículo mínimo, bem como introduzidos os preceitos de liderança e responsabilidade, com vistas ao futuro desempenho das funções como oficial da Força Aérea Brasileira (FAB).