NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Exclusivo: acompanhe a missão das Forças Armadas no combate ao coronavírus no Amapá


Publicada em 13/06/2020 22:12

O Jornal da Record acompanhou uma missão das Forças Armadas no combate ao coronavírus no Amapá, estado que hoje tem, proporcional ao tamanho da população, cinco vezes mais casos de infectados pelo vírus do que em São Paulo.

OUTRAS MÍDIAS


BARBACENA ONLINE - Professor Delmo Maria, homenagem ao “Rei”


Redação | Publicada em 13/06/2020 10:01

O professor Delmo Maria da Silva faleceu nesta quarta-feira (10), aos 89 anos, em Belo Horizonte, onde estava hospitalizado. Como educador físico de várias gerações, mas principalmente como figura humana carismática e agregadora, ele deixa admiradores e amigos que conquistou ao longo de décadas de trabalho, fazendo prevalecer o que o esporte tem de melhor: a capacidade de unir e motivar pessoas. Em um trecho do livro “Non Multa Sed Multum – Entre montanhas e o céu de anil”, editado pela passagem dos 70 anos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, no capítulo “Escolas Militares: Barbacena no mapa do ensino militar brasileiro”, o pesquisador Edson Brandão registra a importância do “Rei”, como era carinhosamente conhecido. O BOL destaca o trecho que relembra o Prof. Delmo e alguns depoimentos de personalidades que conviveram e resgatam as memórias do eterno “Rei”. 

(…) Os alunos do Colégio Estadual Prof. Soares Ferreira, herdeiros diretos das tradições do Ginásio Mineiro logo formariam uma fanfarra e pelotões que tornariam os desfiles cívicos tão concorridos e populares quanto os carnavalescos. O mesmo ocorreu com alunos da Escola Agrícola, Colégio Imaculada e outros que incorporavam demonstrações como Passo de Ganso, pirâmides humanas, e uniformes especialmente feitos para os desfiles cívicos que invariavelmente tinham como “gran-finale” os pelotões de alunos da EPCAr, em forma de aviões, enquanto os T-6 faziam rasantes ensurdecedores sobre o público que superlotava o centro, local dos desfiles. Nessas ocasiões, os hotéis da cidade atingiam lotação máxima, pois as famílias que podiam viajar não perdiam a oportunidade de ver seus jovens filhos nas fileiras Força Aérea Brasileira, entoando os gritos de guerra de seus esquadrões. O mediador dessas rivalidades cívicas seria o Professor de Educação Física Delmo Maria da Silva, “o Rei”, que lecionava tanto na EPCAr, quanto no Estadual e Escola Agrícola e Imaculada.

Nascido em Barbacena, em 1931, Delmo era licenciado pela Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro, ingressando na EPCAr em 1952. Na Escola de Cadetes exerceu as funções de Coordenador da Seção de Educação Física e Técnico da Equipe de Natação, sendo tetracampeão da NAE. Ao longo da carreira no magistério foi agraciado com a Medalha do Mérito Santos Dumont, do Ministério da Aeronáutica; Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico – grau cavaleiro ; Medalha Insígnia da Inconfidência do Governo do Estado de Minas Gerais e agraciado ainda como Membro Honorário da Força Aérea Brasileira.

Em 1982 entrou para o quadro de reserva. Porém, Sua incomparável simpatia entre todos os estudantes secundaristas da cidade fazia com que a competição entre as fanfarras e desfilantes não se tornasse uma rivalidade incontrolável. Já nos anos 70 do século passado, a EPCAr movimentava o meio estudantil junto com o Professor  Delmo e a LDB – Liga de Desportos de Barbacena – com os disputados campeonatos de futebol de salão em torneios estudantis. A essa altura, a Faculdade de Medicina de Barbacena já participava dos campeonatos e muitas vezes era motivo de orgulho dos acadêmicos de medicina vencerem os cadetes da Aeronáutica.

Reminiscências do Rei

“Meu amigo, Professor Delmo Maria venceu hoje a maratona terrestre. Ganhou todas as provas aqui na terra. Em sua vida terrena preparou atletas, cultivou valores cívicos, foi e fez vencedores. As paradas do Sete de Setembro sempre serão relembradas com a vibração do Professor Delmo e suas pirâmides de jovens atletas, levantando a Bandeira do Brasil. Descanse em Paz, meu amigo e parceiro, o  REI!

Prof. Geraldo Ribeiro da Fonseca 

(Professor da Epcar, Colégio Tiradentes , membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais)

“Descanse em paz Prof. Delmo Maria (o eterno “Rei”). Seu profissionalismo, garra e motivação ficarão eternizados no desporto de nossa cidade. “

Izabel Loschi 

(Corridão Esportes de Barbacena)

Falar sobre Delmo Maria é falar sobre uma das pessoas mais relevantes em termos da história da Educação em Barbacena. Eu o conheci nos meus tempos de aluno do Colégio Estadual Soares Ferreira e me recordo que ele era extremante dedicado em fazer com que o Estadual brilhasse nos dias Sete de Setembro. Ele se esforçava para que a escola tivesse o maior brilho possível, era extremamente exigente e disciplinado, mas com naturalidade. Posteriormente, fui colega dele em outros estabelecimentos, mas destaco sua dedicação como professor da Epcar.  O mais marcante do Professor Delmo era seu alto astral, a cabeça aberta ao novo e amor ao Brasil. Uma perda lamentável.  Podemos dizer, no entanto que foi valorizado em vida, tanto que existe um ginásio municipal que leva seu nome.  Que Deus o acolha pelo que representou e representa e pelo legado que deixa  vivo na memória de seus alunos e da comunidade barbacenense.

Prof. Mário Celso Rios

(Escola Estadual Professor Soares Ferreira, Pres. da Academia Barbacenense de Letras).

No âmbito da Epcar ele aqui ingressou em 1952 e trabalhou efetivamente até o ano 1992.  Portanto, foram 40 anos de dedicação aos alunos, aos  atletas, ao esporte. Um tempo de amor à profissão, de entrega ao ensino e à formação de diversas turmas que aqui passaram durante todo este tempo de atuação. Mesmo depois de aposentado, ele permaneceu sempre interagindo muito intensamente com a Escola, nas competições internas e nas competições que envolviam as outras escolas preparatórias da Marina e Exército. O Prof. Delmo sempre se fez presente, justamente por este amor que ele tinha pela Escola, pela formação dos alunos, pela juventude e assim as várias gerações de oficiais que passaram por suas mãos,  como atletas.  Aqui na Epcar sempre foi uma pessoa reconhecida.  Tanto pelas pessoas do presente quanto do passado. Diversas turmas e escolas militares já apresentaram o seu pesar pelo passamento desse ícone da Epcar.  É uma perda irreparável para Escola e para a cidade de Barbacena por atuação efetiva para o desporto local, regional e nacional. O Prof. Delmo Maria sempre foi e sempre será muito querido por todos os integrantes da Força Aérea Brasileira.

 Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes

(Comandante da Epcar)

O Esporte está de LUTO! Está triste! Está mais desfalcado… Barbacena perdeu um dos seus maiores incentivadores do esporte. E mais… perdeu um marco da Educação Física e do Civismo. O “Rei”, com seu jeito de ser, deu a toda esta geração a oportunidade de formação de caráter e de personalidade, no intuito de formar cidadãos de bem e para o bem. Fez do esporte seu instrumento maior de trabalho e do civismo, a sua bandeira. Com certeza, hoje, se ainda existisse, a nossa “Fanfarra” tocaria a “Marcha Batida” e o “Toque de Silêncio”, com o coração entristecido mas, com fibra e galhardia, em sua homenagem. Pessoalmente, perco um grande amigo, em exemplo, um líder que me ensinou. me motivou e me fez amar a profissão de Educador Físico. E posso afirmar: “REI”, descanse em paz e na Paz de Deus. Está consumado… Missão dada, missão cumprida!

José Luiz Barão

(Educador físico, técnico de natação)

Lá se vai um ser que como por encanto, por magia, tinha o dom de transformar vidas! É o nosso Rei. Sempre será o nosso Rei. Um mestre iluminado que, como por magia, conseguia transformar, instruir, e forjar o caráter de gerações e gerações de alunos que passaram por suas mãos. Felizes daqueles que tiveram a oportunidade de conviver com o Prof. Delmo Maria: alunos da Escola Estadual Professor Soares Ferreira, da Escola Agrotécnica Federal Diaulas Abreu, da Escola Preparatória de Cadetes do Ar… todos eles se orgulhavam de conviver com o nosso Rei. Delmo hoje encerra uma parte da sua jornada, e que ele leve tudo aquilo que ele construiu e que nos fique o exemplo daquilo que ele edificou!

Célio Copati Mazoni

(Ex-prefeito de Barbacena, em cujo governo foi construído o Poliesportivo “Delmo Maria.”)

DEFESA TV - Lançar, Suprir, Resgatar Aviação de Transporte chega aos 89 anos


Redação Defesatv | Publicada em 13/06/2020 17:21

A história do Correio Aéreo Nacional (CAN) e da Aviação de Transporte começou a ser escrita na manhã do dia 12 de junho de 1931. O setor aeronáutico ainda iniciava seu desenvolvimento quando os Tenentes Casimiro Montenegro Filho e Nélson Freire Lavenère-Wanderley assumiram o desafio de transportar a primeira mala postal do então Correio Aéreo Militar.

A escassez de ferramentas de comunicação, a instabilidade da meteorologia e as limitações de combustível não impediram que o biplano Curtiss Fledgling, matrícula K263, cumprisse a missão entre o Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, com destino à cidade de São Paulo.

Os anos se passaram e a Força Aérea Brasileira (FAB) ampliou sua capacidade de emprego em meios de Transporte Aéreo Logístico para apoiar as atividades operacionais e administrativas das Forças Armadas e da sociedade brasileira como um todo.

As novas tecnologias, como a aeronave multimissão KC-390 Millennium, por exemplo, são responsáveis por garantir o fluxo de pessoal, equipamentos e suprimentos, demandado pelos mais diversos setores do país.

KC-390 Millennium na Operação COVID-19

As missões de transporte exigidas pela Operação COVID-19, cumpridas em aproveitamento, têm se mostrado um teste para as capacidades do KC-390 Millennium.

Nesses casos, há a participação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), no acionamento das missões de Transporte Aéreo Logístico, e do Comando de Preparo (COMPREP), responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes.

“Estamos tendo a oportunidade de efetuar o carregamento de diversos tipos de suprimentos, sejam eles viaturas, material logístico ou hospitalar”, acrescenta o Tenente-Coronel Ferraz.

Além disso, conforme completa o Comandante do 1º GTT, as atividades testam a operacionalidade da aeronave multimissão em diversas localidades e regiões do país, o que possibilita empregá-la em diferentes tipos de pistas e condições climáticas. “A aeronave tem demonstrado se adaptar em todos os cenários empregados”, conclui.

Aviação de Transporte no Brasil

Ao todo, são 13 Unidades Aéreas da Aviação de Transporte na Força Aérea Brasileira. Atualmente, a Aviação é equipada com os modelos KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante, U-100 Phenom e U-55 Learjet.

As Unidades estão sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF).

Com informações do Cecomsaer; Foto: Soldado T. Amorim/CECOMSAER