NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Vídeo – Gripen E lançando o míssil IRIS-T que vai equipar o F-39E da FAB


Guilherme Wiltgen | Publicada em 13/04/2022 08:26

O Gripen E 6002 realizou teste de lançamento de armas empregando o míssil ar-ar IRIS-T, que foi adquirido pela Força Aérea Brasileira para o F-39E Gripen.

O 6002 é o primeiro de produção em série e primeiro com o painel WAD, destinado à Força Aérea Sueca (Swedish Air Force – SwAF).

O IRIS-T é um programa liderado pela Alemanha, que desenvolveu o míssil infravermelho ar-ar de curto alcance para substituir o AIM-9 Sidewinder, empregado em alguns países membro

IRIS-T na FAB

Em 17/12/21, a Força Aérea Brasileira assinou contrato para aquisição de novo lote de mísseis IRIS-T.

Sendo um míssil inteligente, com alta capacidade de manobra e resistente a contramedidas eletrônicas, o IRIS-T tem emprego de curta distância (até 30 Km). Assim como na Suécia, a FAB vai empregar o IRIS-T com o Meteor, que possui capacidade contra alvos a longa distância, os dois mísseis no estado da arte aumentarão o poder de combate e as chances de sucesso contra os possíveis oponentes.

O moderno sistema de armas adquirido pela FAB vai garantir, de forma mais efetiva, a manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro.

s da OTAN. Qualquer aeronave capaz de disparar o Sidewinder também é capaz de lançar o IRIS-T.

Entrevista com o TC Garcia (Cmt da Esquadrilha da Fumaça) na Argentina


Guilherme Wiltgen | Publicada em 13/04/2022 11:23

Entrevista com o Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira, Comandante da Esquadrilha da Fumaça (Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA), durante a escala feita na Escuela de Aviación Militar, em Córdoba na Argentina, durante o regresso da Fidae, concedida ao colaborador do DAN, Marcelo Garay.

O Defesa Aérea & Naval agradece a Força Aérea Brasileira, na pessoa do TC Garcia, a Escuela de Aviación Militar (EAM) na pessoa do Comodoro Mayor Marcelo Monetto (Cmt EAM) e a Fuerza Aérea Argentina e seu Depto. de Comunicação Social pelo pronto atendimento à nossa demanda para realização dessa cobertura. Agradecemos também a Nuria Pereyra Vega, que gentilmente cedeu o vídeo da passagem dos A-29 do EDA.

PORTAL AEROIN


Força Aérea se une ao Exército e à Marinha para ação em um navio na costa brasileira


Murilo Basseto | Publicada em 13/04/2022 15:24

Interoperabilidade entre as Forças Armadas Brasileiras. Esta foi a ideia central da Operação Poseidon 2022, que teve início no dia 4 de abril.

Com treinamentos reais realizados na área marítima compreendida entre as cidades do Rio de Janeiro e Cabo Frio, o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” recebeu pilotos e tripulantes da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) para a realização de exercícios de qualificação e requalificação de pouso. Ao todo, a ação contou com a participação de 900 militares.

Pela FAB, participaram da Operação o Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão  Falcão e o Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) – Esquadrão Puma que realizaram exercícios de salto livre operacional, feito por militares de operações especiais; e pick-up – atividade por meio da qual acontece a Evacuação Aeromédica (EVAM), conforme os vídeos acima.

O Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, esteve nas instalações marítimas onde foram realizados os exercícios de treinamento e enfatizou a importância da Operação Poseidon.

“A operação conjunta das 3 forças certamente potencializa nossa capacidade de operação com a possibilidade do pouso embarcado e içamento para eventual remoção de pessoal. A visita a bordo nos permitiu visualizar o pleno sucesso do treinamento com a otimização da capacidade das nossas equipagens e a troca de experiências entre os tripulantes das forças armadas”, destacou.

Na ocasião, ocorreu  ainda uma demonstração de ação conjunta das três Forças, na qual simulavam a extração e transporte de feridos do navio para a costa através das aeronaves H-36.

Por fim, para concretizar o sucesso da operação, ocorreu um desfile aeronaval pela praia de Copacabana (RJ) com a presença das aeronaves das três forças, além do NDM Bahia, acompanhado pelo NAM Atlântico e a Fragata Independência.

Veja como foi o aniversário da Base Aérea de Anápolis e do 1º Grupo de Defesa Aérea


Murilo Basseto | Publicada em 13/04/2022 15:57

A Base Aérea de Anápolis (BAAN) comemorou, em cerimônia militar realizada na terça-feira (12/04), o seu Jubileu de Ouro. O evento, que celebrou o aniversário de 50 anos da Organização Militar, foi presidido pelo Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais, Chefes, Comandantes, Diretores e Veteranos, dentre outras autoridades civis e militares.

Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior destacou a importância da Base Aérea para o poder operacional da FAB. “A Base Aérea de Anápolis é uma das mais importantes da nossa Força Aérea. A chegada do Mirage III e a incorporação de outros Esquadrões, e, logo em seguida, a entrega do KC-390 Millennium e a aguardada chegada dos F-39 Gripens, são marcos que constatam que a BAAN e o 1° GDA estão contribuindo e entregando frutos importantes para a nossa Força Aérea”, comentou.

 

A cerimônia foi marcada por homenagens a Ex-Comandantes e a 92 militares da BAAN, que foram agraciados com a Medalha Militar de 30, 20 e dez anos de bons serviços prestados. Além disso, também houve uma homenagem aos Dijon Boys – os pilotos que conduziram os primeiros aviões supersônicos da FAB, o Mirage III.

“Em 1973, em abril, nós fizemos o primeiro sobrevoo de Brasília, com seis aviões. Foi emocionante!”, disse um dos pilotos homenageados durante o evento, o Coronel Aviador José Isaías Villaça. “É uma lembrança muito grata ter participado desse momento histórico”, completou o Coronel Aviador Thomas Anthony Blower, outro Dijon Boy.

Já a agraciada com a Medalha Militar de Prata, a Major Intendente Melissa Aidar Ribeiro destacou a importância de ser homenageada no dia do aniversário de 50 anos da Base Aérea. “É sempre uma emoção muito grande a gente ter nosso trabalho reconhecido. São 20 anos de serviço dedicado à Força Aérea Brasileira. Não é um trabalho individual, é um trabalho em equipe e a equipe trabalha para que todos se fortaleçam e para que a Força consiga alcançar os seus objetivos”, pontuou.

Aniversário do 1° GDA

Na mesma solenidade, o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1° GDA) – Esquadrão Jaguar também celebrou seus 43 anos de atuação na Força Aérea Brasileira.

A história da Unidade Militar surge em 1972, com os oito Dijon Boys, que realizaram, na cidade de Dijon, no leste da França, o curso de pilotagem do primeiro avião supersônico da Força Aérea Brasileira, o Mirage III. Atualmente, o 1° GDA se prepara para receber as duas primeiras aeronaves de caça de produção em série F-39 Gripen.

Na oportunidade, o Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite, comentou a data e a aguardada chegada dos Gripens. “Nós da Base Aérea de Anápolis e do Grupo de Defesa Aérea estamos bastante ansiosos à espera dos dois primeiros Gripens, que logo chegarão à Anápolis e a gente vai poder começar a operar essas aeronaves de última geração, mostrando o espírito empreendedor e a excelência que essa Base Aérea mostra, desde 1972, de entrega operacional para a Força Aérea Brasileira”, concluiu.

Base Aérea de Anápolis

A Base Aérea de Anápolis foi a primeira base aérea brasileira planejada e construída especialmente para receber um tipo específico de avião, os caças de fabricação francesa, Mirage III designados na Força Aérea Brasileira como F-103. A operação desses aviões exigia a concepção de uma base inteiramente nova e plenamente capacitada a operar aviões supersônicos.

Por questões estratégicas, foi decidido que a nova base seria construída nas proximidades de Brasília, e os F-103 destinados primordialmente à defesa da capital do País. Assim, após vários estudos (incluindo questões de tráfego aéreo e interferências de rádio) a escolha acabou recaindo sobre a cidade de Anápolis, situada a 160 quilômetros de Brasília (DF).

A construção das instalações começou em 9 de fevereiro de 1970 e a base tornou-se operacional em 23 de agosto de 1972, com a conclusão da pista de pouso. Uma nova Unidade Aérea, especialmente criada para operar os F-103, foi então ativada: a Primeira Ala de Defesa Aérea (1ª ALADA).

Essa Unidade foi desativada em 19 de abril de 1979 transferindo sua missão para o 1º GDA, unidade responsável pela operação dos F-103 até 2005. Em 2006 passou a operar os Dassault Mirage 2000 comprados usados da França em um lote de 12 aeronaves até 2013, quando passou a operar com caças F-5M.

PORTAL PODER AÉREO


LIVRO: Base Aérea de Anápolis (BAAN) – 50 anos


Redação Forças De Defesa | Publicada em 13/04/2022 12:28

O grupo Spotters Brasil lançou um livro comemorativo do aniversário de 50 anos da Base Aérea de Anápolis (BAAN).

O livro é no formato A4 horizontal, tem um total de 56 páginas, mas não está a venda. A tiragem de 1.000 exemplares foi doada para a BAAN.

O intuito do livro foi fazer uma homenagem a essa base tão importante, com fotos dos spotters, amantes da aviação e de fotografia.

FOTOS: Esquadrilha da Fumaça sobre a Cordilheira dos Andes


Redação Forças De Defesa | Publicada em 13/04/2022 13:10

No retorno ao Brasil após participar da FIDAE, as aeronaves do EDA – Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB sobrevoaram novamente a Cordilheira dos Andes no dia 11 de abril.

PORTAL AEROFLAP


Esquadrilha da Fumaça retorna ao Brasil; confira as próximas apresentações


Gabriel Centeno | Publicada em 13/04/2022 18:37

A Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) está de volta ao Brasil, concluindo um circuito de apresentações pela região sul do país e no Chile. O Esquadrão de Demonstração Aérea pousou ontem (12) em sua sede, a Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP). 

A Esquadrilha também já tem outras cinco demonstrações marcadas no sul, sudeste e nordeste do país. 

O retorno dos militares do EDA marca a conclusão do Circuito Sul 2022, com um total de 12 demonstrações no sul do Brasil e na Feira Internacional do Ar e Espaço (FIDAE) 2022 em Santiago, Chile, além de escalas na Argentina. 

“Passamos por 11 cidades em 3 países. Fizemos 12 demonstrações para um público total de mais de 100 mil pessoas. Voltamos com a bagagem cheia de experiência, novas histórias e um forte sentimento de missão cumprida”, diz a publicação da Esquadrilha no Instagram. 

A Esquadrilha da Fumaça retomou suas atividades de demonstrações públicas em março deste ano, com apresentações em Cabreúva, Tietê e Capela do Alto, no interior de São Paulo.

Após mais uma participação na cerimônia do Dia do Especialista da Aeronáutica, na Base Aérea do Galeão (RJ), o EDA partiu para o Circuito Sul 2022, realizando cinco demonstrações em Santa Catarina (Joinville, Florianópolis e Tubarão) e duas no Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Charqueadas).

No dia 01/04 o EDA seguiu do RS para o Chile, onde realizou sete demonstrações na FIDAE, sendo um voo de aprovação no dia 04/04. A Esquadrilha foi destaque junto com o KC-390 Millennium do Esquadrão Zeus (1º GTT), que acompanhou a equipe de acrobacias durante a viagem.

Além de sobrevoarem a Cordilheira dos Andes duas vezes, o que gerou belíssimas imagens, os A-29 Super Tucano e o KC-390 fizeram escalas na Argentina em Mendoza (ida) e na Escuela de Aviación Militar, em Córdoba (volta).

Próximas apresentações

A Esquadrilha da Fumaça recém retornou ao país, mas já tem cinco demonstrações agendadas para abril e maio. Confira as datas e localidades abaixo. 

Porto Seguro (BA) – 22 de abril 

Lençóis Paulista (SP) – 28 de abril 

Santa Rosa (RS) – 29 de abril 

Balneário Camboriú (SC) – 30 de abril 

Ponta Grosa (PR) – 01 de maio 

A Esquadrilha também produziu uma série de vídeos mostrando as apresentações no Circuito Sul.

MINISTÉRIO DA DEFESA


No Dia do Hino, Defesa celebra atuação das Forças Armadas para a soberania nacional


Da Redação | Publicada em 13/04/2022 11:45

O Hino Nacional representa a Nação brasileira, destaca as lutas que marcaram a história do País e a exuberância do seu território. Nesta quarta-feira, 13 de abril, comemora-se o Dia do Hino, oportunidade envolta de um sentimento todo especial neste ano em que se festeja o Bicentenário da Independência. A manifestação musical é um dos símbolos nacionais e reflete a história e a cultura do povo brasileiro. As datas marcam a liberdade da Pátria, a independência do povo e a soberania nacional.

Para celebrar o marco, o Ministério da Defesa preparou um vídeo, no qual apresenta homens e mulheres que servem nas Forças Armadas, bem como embarcações, blindados e aviões, meios que asseguram o poder de defesa do País. Traz, ainda, ações de apoio ao esporte, à saúde, ao desenvolvimento nacional.

 

 

 

 

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA EM FOCO - II COMAR tem novo Comandante


Força Aérea Brasileira | Publicada em 13/04/2022 15:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nessa sexta-feira (08/04) a cerimônia militar alusiva à passagem do cargo de Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), do Major-Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães ao Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho. A solenidade ocorreu no pátio da Organização, no bairro de Boa Viagem, Recife (PE), e teve a presença de autoridades civis e militares, entre elas o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, que presidiu a cerimônia.

“Major-Brigadeiro Cesar, sua conduta eficiente e destacada liderança propiciaram um ambiente harmonioso para que esta unidade tenha alcançado os objetivos propostos nas diretrizes do Comandante da Aeronáutica e servido de modelo para as demais. Major-Brigadeiro Campos, continue os trabalhos já bem iniciados pelo seu antecessor e consolide as relações institucionais com a comunidade e os órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dessa área de atuação. Conte sempre com o COMPREP para melhor desempenhar sua função, pois tenho plena confiança na sua lealdade e competência para cumprir mais esta missão”, discursou o Tenente-Brigadeiro Almeida.

O Major-Brigadeiro Cesar esteve na Guarnição de Aeronáutica de Recife por três anos, comandou o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) e o II COMAR após a reativação. “Buscamos inovar, implantar o conceito de governança, que resume as boas práticas da administração moderna. Aprendemos com Ariano Suassuna: ‘O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso’. Nosso efetivo entendeu perfeitamente que a transformação era necessária e precisávamos, com os pés no chão, fazer um trabalho sólido e perene para a Organização. Ainda mais gratificante foi ver como a liderança e a assessoria são fundamentais na condução dos trabalhos”, disse o Major-Brigadeiro Cesar em seu discurso de despedida. Agora, o Oficial-General ocupa o cargo de Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA).

O Major-Brigadeiro Campos é natural de Fortaleza (CE) e incorporou-se às fileiras da FAB em 1º de março de 1985. Foi declarado aspirante em 09 de dezembro de 1988 e promovido ao atual posto em 31 de março de 2020. Possui todos os cursos de carreira e, entre os principais cargos ocupados, estão: Comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea; Comandante da Base Aérea de Natal; Adido Aeronáutico em Israel; Chefe do Centro Conjunto de Operações Aéreas do COMAE; e Chefe da Terceira Subchefia do EMAER. Ele assume o II COMAR após passar a direção do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa.

O II COMAR foi criado pelo Decreto Lei n.º 3.762, de 25 de outubro de 1941, no mesmo ano de criação do Ministério da Aeronáutica – hoje Comando da Aeronáutica (COMAER) -, quando foram criadas cinco Zonas Aéreas, abrangendo o território nacional e o espaço aéreo correspondente. A 2ª Zona Aérea foi ativada em 8 de dezembro daquele mesmo ano e a sua área de jurisdição abrangia oito estados do Nordeste, do Piauí à Bahia, tendo a sua sede localizada no Recife (PE). O seu primeiro Comandante foi o Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), Marechal do Ar Eduardo Gomes. Pelo Decreto nº 73.151, de 12 de novembro de 1973, as Zonas Aéreas passaram a denominar-se Comandos Aéreos Regionais. O II COMAR tem como missão “Exercer a referência do Comandante da Aeronáutica em sua área de responsabilidade, bem como supervisionar a atuação das OM subordinadas”.

Outros eventos

Na quinta-feira (07/04), o Major-Brigadeiro Cesar descerrou sua foto na galeria de ex-Comandantes do II COMAR, na presença de Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF), do efetivo do Comando e familiares. Ainda, foi o primeiro contato do Major-Brigadeiro Campos frente ao seu novo efetivo.

“É uma satisfação chegar ao Recife, ao II COMAR. Já fui da Base Aérea de Fortaleza e da Base Aérea de Natal, faltava chegar a essa cidade. Só tenho a agradecer ao Major-Brigadeiro Cesar pelo que foi feito, tudo o que ele plantou, nós colheremos no futuro próximo. Então, desejo sorte e sucesso em sua nova unidade”, afirmou o Major-Brigadeiro Campos.

Em seguida, foi realizado uma cerimônia inter-religiosa em ação de graças à passagem de cargo. O Tenente-Coronel Capelão Joselito Freire falou sobre o período do Major-Brigadeiro Cesar à frente da GUARNAE-RF. “Durante esses três anos, o senhor seguiu nessa caminhada da paciência. Sempre digo que, ao cruzarmos uns com os outros em nossa caminhada, que o importante é deixarmos nosso perfume, nossa essência. O senhor deixou essa paciência em nós. Que São Paulo seja um local de encontros e reencontros, mas também de encontros com Deus”, concluiu.