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Esquadrilha da Fumaça confirma presença na FIDAE e apresentações no Sul do Brasil


Pedro Viana | Publicada em 13/03/2022 13:56

O Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, se apresenta no Sul do País, entre os dias 26 e 30 de março, e segue para Santiago, no Chile, para a maior feira aeronáutica da América Latina – Feria Internacional del Aire y del Espacio (FIDAE), que acontecerá de 05 a 10 de abril.

A Esquadrilha da Fumaça, retoma suas demonstrações no ano em que comemora 70 anos de história, após um breve período sem agenda pública por conta das restrições geradas pela pandemia do novo coronavírus.

A equipe retornou às atividades de rotina, manutenção das aeronaves e treinamentos ao final de janeiro e, após estrear o ano com 3 demonstrações no interior paulista, encontra-se apta para um novo circuito de demonstrações em diferentes Estados e na América do Sul.

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), responsável pela agenda de demonstrações, divulgou o calendário de 2022 do Esquadrão, para os meses de março e abril.

“Retornar às demonstrações aéreas pelo Brasil e participar de uma importante feira internacional como a FIDAE, no Chile, é começar o ano do septuagenário cumprindo a missão da Esquadrilha da Fumaça de divulgar a Força Aérea Brasileira ao seu povo e fortalecer os laços com nossos vizinhos de fronteira. As demonstrações em território nacional e a troca de experiência com esquadrões de demonstração de outros países é de suma importância para a FAB e para a Fumaça”, comenta o Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira, comandante da Esquadrilha.

Confira a agenda:

As agendas da Esquadrilha da Fumaça são divulgadas mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica.

Para mais detalhes sobre como solicitar uma demonstração, acesse www.fab.mil.br/eda. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Texto: Aspirante Rogério Sousa/EDA         Revisão: Capitão Rafael Grothe

OUTRAS MÍDIAS


ÁGUA BOA NEWS (MT) - FAB: Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) inicia atividades operacionais

A Operação Natal XLII tem como objetivo lançar, rastrear, registrar e tratar os dados de voo, a partir das instalações do CLBI, de cinco foguetes de treinamento SBAT-70

Força Aérea Brasileira | Publicada em 13/03/2022 17:03

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou em Parnamirim (RN), no período de 21 a 25/02 a Operação Natal XLII, que tem como objetivo principal lançar, rastrear, registrar e tratar os dados de voo, a partir das instalações do CLBI, de cinco foguetes de treinamento SBAT-70.

Durante a Operação, também foi possível formar, aprimorar e manter a capacitação técnica-operacional dos recursos humanos, além de certificar a confiabilidade dos meios operacionais para a execução da missão institucional do centro. “O elevado grau de dificuldade no rastreamento desse artefato - alta velocidade na saída da plataforma de lançamento, pouco tempo de queima do propelente e tamanho reduzido - permite a avaliação da capacidade dos meios de rastreio em um cenário mais complexo do que o encontrado nos lançamentos de veículos de sondagem e outros engenhos espaciais ensaiados nos Centros de Lançamento”, afirmou o Diretor do CLBI, Coronel Erivando Pereira Souza.

Nesse exercício operacional, o emprego conjunto para o esclarecimento da área marítima das aeronaves P-95 e H-36, respectivamente, do Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3°/7° GAV) - Esquadrão Netuno e do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) - Esquadrão Falcão , acrescido das equipagens da Marinha do Brasil (MB) e dos Radares no esclarecimento da área do próprio CLBI, assegurou a confiabilidade no processo decisório durante as cronologias de lançamento, além da segurança na operação.

O escopo do esclarecimento abrangeu 500 quilômetros quadrados de cobertura marítima, localizando, identificando e orientando as embarcações no polígono definido como área perigosa, ativado para a operação por meio de Aviso aos Navegantes emitido pela Marinha do Brasil.
Outro destaque foi a coordenação integrada do CLBI com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Terceiro Distrito Naval e Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT), entre elas BANT, 1º/8º GAV, GSD-NT, 3º/1º GCC, DTCEA-NT e ES-NT, o que garantiu o sucesso da Operação Natal XLII, elevando as capacidades logística e operacional no cenário de emprego.

Durante a Natal XLII, também foram acionadas duas simulações de acidente na plataforma, sendo uma delas realizada, inopinadamente, durante a cronologia real de lançamento, quando foi possível ratificar a prontidão, a capacitação operacional e o adestramento das equipes.

O DCTA

O DCTA foi criado em 1969 e é o Órgão de Direção Setorial ao qual compete planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação, no âmbito do Comando da Aeronáutica. O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), são as Organizações Militares responsáveis por realizarem testes operacionais e lançamentos de veículos espaciais e de rastreio visando a realização de experimentos científico e tecnológicos.