NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


BARBACENA ONLINE


Novos alunos da Epcar concluem o Estágio de Adaptação e recebem platinas


Redação | Publicada em 13/02/2022 18:00

Cento e trinta e quatro alunos concluíram, na quarta-feira (09), o Estágio de Adaptação Militar (EAM), iniciado no dia 15 de janeiro. Para o reconhecimento dos mesmos, foi realizada uma cerimônia militar presidida pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, onde todos os alunos receberam suas platinas. Na oportunidade, também aconteceu a aula inaugural para o corpo docente e discente e contou com a presença de militares da Divisão de Ensino e do Corpo de Alunos. O Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, esteve presente nos dois momentos.

A aluna que ficou em primeira colocação no CPCAR 2022, Eduarda Fraga Martins, de 16 anos de idade, falou sobre a sensação de estar passando por esse momento especial e sobre seu sonho de criança, que é ser piloto de caça:  “A EPCAR é uma instituição incrível! A adaptação foi muito intensa e com alto grau de dificuldade. É inacreditável tudo o que está acontecendo, todos os valores que estão sendo incutidos na gente, a rotina, a disciplina… Posso dizer que o estágio me proporcionou mudanças significativas, como postura, maturidade, companheirismo, espírito de corpo, condicionamento físico, sendo este um dos aspectos mais marcantes da adaptação. É muito gratificante, finalmente, depois de todo este período estar com a platina, olhar para o lado e ver que valeu a pena. Gratidão é a palavra que resume este momento!”, afirmou. 

Sérgio Rodrigues, em seu discurso, ressaltou que essa vitória não era somente da Escola, mas sim de todos os pais e familiares e desejou sucesso a todos. A solenidade foi encerrada com o Hino Nacional Brasileiro e com a emocionante entrega das platinas aos novos alunos, realizada pelos familiares dos alunos.

OUTRAS MÍDIAS


BARBACENA MAIS - EPCAr | 134 novos alunos da EPCAR recebem platinas

Ao concluírem o Estágio de Adaptação Militar e receberam suas platinas, estagiários assumem a condição de Alunos da Nascente do Poder Aéreo. Diretor de Ensino ministrou aula inaugural.

Por Sargento Júlio Fonseca | Publicada em 13/02/2022 12:30

Na manhã desta quarta-feira (09/02), os 134 estagiários integrantes do Esquadrão Cavok, nome escolhido pela turma, concluíram o Estágio de Adaptação Militar (EAM), que teve início no dia 15 de janeiro. Para marcar significativa data na vida dos mais novos integrantes da tropa mais jovem da Força Aérea Brasileira (FAB), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), realizou a cerimônia militar de entrega de platinas aos novos Alunos da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a Escola. A solenidade foi presidida pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, que, na oportunidade, também ministrou a aula inaugural para o corpo docente e discente, além da presença de militares da Divisão de Ensino e do Corpo de Alunos. O Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, esteve presente nos dois momentos.

Para Eduarda Fraga Martins, primeira colocada do CPCAR 2022, a sensação de receber a platina é indescritível. Com 16 anos, a agora aluna Martins, disse que se preparou por mais de dois anos para obter a aprovação no processo seletivo e descreveu a EPCAR com uma escola incrível e que, a partir de agora, continua focada na conquista de seu sonho de criança, que é ser uma piloto de caça. “A EPCAR é uma instituição incrível! A adaptação foi muito intensa e com alto grau de dificuldade. É inacreditável tudo o que está acontecendo, todos os valores que estão sendo incutidos na gente, a rotina, a disciplina… Posso dizer que o estágio me proporcionou mudanças significativas, como postura, maturidade, companheirismo, espírito de corpo, condicionamento físico, sendo este um dos aspectos mais marcantes da adaptação. É muito gratificante, finalmente, depois de todo este período estar com a platina, olhar para o lado e ver que valeu a pena. Gratidão é a palavra que resume este momento!”, finalizou.

Durante a cerimônia, o Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos discursou para os integrantes da Turma Cavok, ressaltando a grande vitória que ora se concretizava, não sendo esta conquista somente para eles, mas para os pais e familiares, para a EPCAR e para a FAB. O oficial-general enalteceu que os novos alunos da Nascente do Poder Aéreo devem continuar focados em todos os ensinamentos que lhes serão dedicados, em busca da excelência profissional militar, essencial para que se possa reforçar as fileiras da gloriosa Força Aérea Brasileira. “Hoje é dia de renovação e conquista. Realizamos esta solenidade como coroamento do encerramento do EAM, por meio da conquista da merecida platina aos alunos que deixaram o conforto e a comodidade dos seus lares, para ingressar num ambiente peculiar. A vida na caserna demanda abnegação, resiliência e entrega pessoal, tudo isso em prol da Nação Brasileira, a fim de garantir sua segurança e sua liberdade. Sucesso a todos!”, discursou o Diretor de Ensino da Aeronáutica.

Encerrando a solenidade, que contou com o canto do Hino Nacional Brasileiro e teve como ponto alto o emocionante momento da entrega das platinas pelos familiares aos novos alunos, a tropa do Corpo de Alunos da EPCAR, com os novos alunos já incorporados, desfilou em continência ao Major-Brigadeiro Sérgio Bastos e, após o desfile, o Esquadrão Cavok retornou ao pátio de formaturas para o “fora de forma” do grupamento, que, pela primeira vez na condição de Alunos da Nascente do Poder Aéreo, entoaram, de forma vibrante e uníssona, o grito de guerra da turma.

AULA INAUGURAL

Logo após o término da solenidade militar, o Diretor de Ensino ministrou a aula inaugural do Curso Preparatório de Cadetes do Ar, do ano de 2022. Com a presença de todo o efetivo do Corpo de Alunos e da Divisão de Ensino, docentes, discentes e instrutores, puderam se atualizar e se inteirar de assuntos relacionados à Força Aérea Brasileira.

Durante sua explanação, o Major-Brigadeiro Sérgio Bastos apresentou dados e a estrutura organizacional vigente do Comando da Aeronáutica, a história da Instituição, sua missão e atuação, suas aeronaves e projetos estratégicos, detalhando as principais atividades e atribuições que são de responsabilidade da Diretoria de Ensino para a concretização do processo de formação e capacitação dos profissionais do Comando da Aeronáutica.

O oficial-general também apresentou aos novos alunos da EPCAR aspectos que são inerentes à vida de um profissional militar.

DEFESA EM FOCO - Agência Espacial Brasileira completa 28 anos

Durante evento em Brasília (DF), militares e civis da Força Aérea Brasileira (FAB) e de outras instituições receberam a Menção de Honra ao Mérito Espacial

Agência Força Aérea | Publicada em 13/02/2022 15:39

Em comemoração aos seus 28 anos, a Agência Espacial Brasileira (AEB) realizou nesta quinta-feira (10/02), na sede da autarquia, em Brasília (DF), a cerimônia de entrega da Menção de Honra ao Mérito Espacial para 16 personalidades que contribuem ou contribuíram significativamente com o setor espacial brasileiro.

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao País, foram homenageados o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos César Pontes; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Ex-Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Coronel Aviador Marcello Correa de Souza; a servidora do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e Engenheira Eletrônica Maria Goretti Dantas; dentre outros civis e militares.

De acordo com o Presidente da Agência Espacial Brasileira, Coronel Engenheiro da Reserva Carlos Augusto Teixeira de Moura, a parceria com a FAB é fundamental, especialmente com a nova edição do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), que é um instrumento de planejamento do Programa Espacial Brasileiro (PEB). “Nós precisamos e confiamos muito nas entidades da Aeronáutica porque elas são pilares essenciais da atividade espacial no Brasil”, completou.

De acordo com o Coronel Correa, a homenagem materializa a parceria que houve entre a Agência Espacial Brasileira e o Centro de Lançamento de Alcântara, que tem por missão executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, bem como a execução de testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica, relacionados com a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE). “Realmente conseguimos trabalhar em conjunto, atingimos as metas previstas e hoje estamos aqui com esse evento para coroar esse ciclo”, destacou.

Também foi agraciada a servidora civil da FAB e Engenheira Eletrônica Maria Goretti Dantas, que ingressou na carreira aeroespacial em 1984. Ela participou da instalação, recebimento em campo, aproximação e manutenção do radar Adour no Centro de Lançamento de Alcântara. Este radar apoia as atividades do Programa Espacial Brasileiro no rastreio dos veículos espaciais durante voo. Desde 2002, a Engenheira atua como interface técnica, operacional e de qualidade entre o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e o Centro Espacial Guianês, na Guiana Francesa. “Para mim é uma honra, principalmente para o CLBI, que faz o rastreamento de foguetes lançados na Guiana Francesa a partir do estado do Rio Grande do Norte. Portanto, essa indicação aumenta muito a importância do CLBI, perante a AEB e a Aeronáutica”, ressaltou.

Histórico da AEB

A Agência Espacial Brasileira, autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), é a instituição responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.

A PNDAE estabelece objetivos e diretrizes para os programas e projetos nacionais relativos à área espacial, e tem o PNAE como principal instrumento de planejamento.

RONDÔNIA AO VIVO - AERONÁUTICA : Inscrições para processo seletivo com 243 vagas começam na segunda (14)

Oportunidades são para sargentos e voltadas a cidadãos brasileiros, de ambos os sexos

Pci Concursos | Publicada em 13/02/2022 17:34

O Comando da Aeronáutica, por meio do Ministério da Defesa, anunciou a realização do Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para o primeiro semestre do ano de 2023 (EA CFS 1/2023), o qual destina-se a preencher 243 vagas.

As vagas ofertadas estão distribuídas entre o sexo masculino e ambos os sexos, correspondente as seguintes especialidades:
- Sexo Masculino: BMA - Mecânico de Aeronaves (90); BMB - Material Bélico (15); SGS - Guarda e Segurança (30).
- Ambos os sexos: BEV - Equipamento de Voo (12) e BCT - Controle de Tráfego Aéreo (96).

É importante enfatizar que algumas destas vagas são destinadas aos candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos no edital.

O CFS é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá, estado de São Paulo, com duração aproximada de dois anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico Especializado. Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR, e fará jus à mesma remuneração que percebia por ocasião da matrícula, se militar da ativa da Aeronáutica, ou fixada em lei para Aluno de Escola de Formação de Sargentos, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico- hospitalar e dentária, exclusivamente para si.

O Aluno que concluir o CFS 1/2023 com aproveitamento, em virtude de decisão judicial liminar, somente estará em condições de ser promovido à graduação de Terceiro-Sargento se sobrevier, durante o Curso, Sentença Definitiva (transitada em julgado) ou Acórdão de Tribunal determinando expressamente a nomeação e desde que se encontre dentro do número de vagas.

Requisitos
Para concorrer a uma das oportunidades, os candidatos devem cumprir alguns requisitos, sendo eles: apresentar os documentos de comprovação de escolaridade relativos à conclusão do Ensino Médio, Declaração de conclusão de período do Ensino Superior ou Certificado ou Diploma de conclusão do Ensino Superior; ser voluntário; estar ciente de todas as normas e condições estabelecidas nestas Instruções Específicas, para habilitação à futura matrícula no CFS 1/2023; ser brasileiro; se menor de 18 anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar as Provas Escritas e, se convocado para prosseguimento no Exame, estar autorizado a participar das fases subsequentes (Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP), Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) e matrícula no curso); não ter filhos ou dependentes e não ser casado ou haver constituído união estável, por incompatibilidade com o regime exigido para formação ou graduação, constituem condições essenciais para ingresso e permanência nos órgãos de formação de oficiais ou graduação de praças que os mantenham em regime de internato, de dedicação exclusiva e de disponibilidade permanente peculiar à carreira militar; estar quite com as obrigações eleitorais e se, do sexo masculino, também com as obrigações militares; dentre outros requisitos que constam no edital.

Inscrição
Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições a partir das 10h do dia 14 de fevereiro de 2022, até as 15h do dia 14 de março de 2022, exclusivamente via internet por meio do site da Força Aérea Brasileira.
Vale ressaltar que o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 deve ser efetuado até o dia 22 de março de 2022, porém os candidatos que se encontram nos requisitos específicos do edital podem solicitar isenção.

Seleção
O Processo de Seleção dos participantes será constituído de seis etapas:
- Provas escritas;
- Inspeção de saúde (INSPSAU);
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
- PHC;
- Validação Documental.

A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 5 de junho de 2022, nas seguintes localidades: Belém - PA; Alcântara/São Luís - MA; Recife - PE; Natal - RN; Rio de Janeiro - RJ; Belo Horizonte - MG; São Paulo - SP; São José dos Campos - SP; Campo Grande - MS; Canoas - RS; Santa Maria - RS; Curitiba - PR; Brasília - DF; Manaus - AM; Porto Velho - RO e Boa Vista - RR.

O prazo de validade do presente Processo Seletivo expira-se em cinco dias corridos, a contar da data subsequente à realização da matrícula.

MATÃO INFORMA - Governo do Estado premia pesquisadoras paulistas de destaque


Eliana Saraiva | Publicada em 13/02/2022 16:00

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, entregou nesta sexta-feira (11), Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, o Prêmio Ester Sabino para Mulheres Cientistas nas categorias Pesquisadora Sênior e Jovem Pesquisadora. Esta é a primeira edição do prêmio, instituído pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, que recebeu a indicação de 174 profissionais e mais de 14 mil votos. As vencedoras de cada categoria foram Maria Helena de Moura Neves e Mayara Condé Rocha Murça, que receberam uma placa da premiação e uma escultura.

“Essa proximidade com a ciência me fez lembrar da necessidade de manter a boa luta e abandonar a má briga. Educação e ciência andam juntas e quem promove briga acha que andam separadas. As mulheres que estão aqui tiveram que lutar muito, enfrentaram barreiras e foram além. Fiz questão que esse prêmio acontecesse para que ele virasse regra e não exceção. Agradeço Ester Sabino, que tem liderado essa caminhada do papel da mulher não só como cientista, mas também liderança”, afirmou Patrícia Ellen.

Para a imunologista Ester Sabino, a homenagem vem numa hora importante. “Num momento em que a ciência tem sido tão atacada, me sinto muito honrada com essa premiação que leva meu nome. Hoje é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Por que será que há tanta dificuldade para chegarmos em posições mais altas nesta área? Quando eu tinha 8 anos, eles premiavam os melhores alunos. Eu ganhei. No ano seguinte também. No quarto ano, comecei a errar para não ganhar. Achava que não era o meu lugar. Quando a gente percebe essa força invisível, tentamos mudar”, frisou Ester Sabino.

Vencedoras

Maria Helena de Moura Neves é Professora Emérita na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e licenciada em Letras. Atua na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na UNESP (Araraquara), coordena o Grupo de Pesquisa Gramática de usos do português do CNPq e é autora de vários livros na área, entre eles “A gramática do português revelada em textos”.

“Por que alguém que faz gramática é chamada de cientista se essa matéria sempre foi vista como algo que amarra, que prende, que dogmatiza e está alheio e até contrário à ciência? A linguagem é um sistema de regras e isso é científico. A primeira mensagem que desejo passar é que é possível ver ciência nas humanidades e línguas e, a segunda, que sempre temos de guardar a mensagem daqueles que nos conduziram até onde chegamos, no meu caso, o orientador do mestrado, que me direcionou para o caminho certo”, enfatiza a professora.

A capitão Engenheira PhD da Força Aérea Brasileira, Mayara Condé Rocha Murça, vencedora do prêmio Jovem Pesquisadora, desenvolveu projeto voltado ao gerenciamento do tráfego aéreo. Ela é graduada em Engenharia Civil-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (2011), com mestrado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica e doutorado em Aeronáutica e Astronáutica pelo Massachusetts Institute of Technology (2018), também é chefe da Divisão de Engenharia Civil do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e coordenadora do Laboratório de Gerenciamento de Tráfego Aéreo. “É uma emoção muito grande participar desse evento hoje. Ações como essa trazem grande contribuição por valorizar a pesquisa no país, ainda mais para as mulheres. Agradeço também à Força Aérea e a essa rede de incentivo à educação no país”, disse Mayara Condé

Vanderlan Bolzani, Professora Titular do Instituto de Química da Unesp, Araraquara e Presidente da ACIESP, ressaltou que “a igualdade de gênero é essencial para o conhecimento. Sou uma paraibana, uma pau de arara que chegou nesse estado com 24 anos e com a bolsa da Fapesp debaixo do braço comecei a fazer minha carreira na USP. Nesse mundo polarizado e negacionista é uma honra estar nesse prêmio, com mulheres protagonistas da ciência e reconhecidas internacionalmente.”

De acordo com a Unesco, apenas 28% dos pesquisadores do mundo são mulheres. No Brasil, elas representam 54% dos doutorandos e publicam 70% dos artigos científicos do país, embora recebam apenas 24% das bolsas de produtividade. No Estado de São Paulo, de um total de mais de 40 mil pesquisadores institucionais, as mulheres representam 29,8%. O prêmio, combinado com outras ações do Governo, tem por objetivo inserir as mulheres nas posições de liderança da área da pesquisa.

Sobre a premiação

O Prêmio Ester Sabino foi instituído pelo Decreto Nº 65.965, de 24/08/2021 do governo do Estado de São Paulo para homenagear pesquisadoras que contribuem para o desenvolvimento científico no Estado de São Paulo. Anualmente, serão contempladas duas mulheres cientistas de destaque nas seguintes categorias:

Pesquisadora sênior: voltada a cientistas com idade acima de 35 anos, com carreira nacional e internacional consolidada e com contribuições relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado;

Jovem pesquisadora: direcionada para cientistas com idade até 35 anos, com relevante potencial científico.

Ester Sabino

A imunologista e professora universitária Ester Cedeira Sabino, que dá nome à premiação, integra um grupo de pesquisadores que teve destaque fundamental nesta pandemia, ao sequenciar, em 48 horas, o genoma do coronavírus, o que pesquisadores de outros países levam cerca de 15 dias para conseguir. A descoberta foi fundamental tanto para o diagnóstico da doença quanto para o desenvolvimento de vacinas e de respostas ao medicamento diante das mutações.