NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

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SBT


Reportagem do SBT voa a bordo de avião da Força Aérea Brasileira - SBT Rio Grande


Da Redação | Publicada em 12/11/2022

PORTAL AEROFLAP


Imagens: FAB recebe jornalistas em treinamento de combate no RS


Por Gabriel Centeno | Publicada em 12/11/2022

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza desde o dia 07/11, no Rio Grande do Sul, um amplo treinamento de guerra. Na quinta-feira (10), houve o Media Day na Base Aérea de Canoas (BACO), onde jornalistas acompanharam o Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia, que reúne 50 aeronaves e mais de 800 militares da Marinha, Exército e da própria Aeronáutica.

O EXCON ocorre até o dia 25/11 e concentra-se na região central do RS, com as aeronaves operando a partir da BACO e da Base Aérea de Santa Maria. Militares de unidades antiaéreas da FAB, Exército e Marinha também participam na cidade de Santana da Boa Vista, empregando mísseis terra-ar Igla, de origem russa.

Conforme explicado pelo Coronel Marcelo Bussmann, diretor do exercício (DIREX) e comandante da BACO, são treinadas ações como escolta, ataque aéreo, incursão e defesa de território, reabastecimento em voo, busca e resgate em combate (CSAR), controle e alerta antecipado (AEW&C) e transporte aéreo logístico.

Durante o adestramento o RS é “dividido ao meio”, formando um contexto em que dois lados, Alfa e Bravo, se enfrentam em um “cenário tático, fictício e dinâmico”, onde a execução das chamadas “Ações de Força Aérea” são realizadas numa simulação de um conflito regional convencional.

“Esse tipo de operação é importante e permite que a gente mantenha nossos militares adestrados. Ressalvo que a decolagem não representa o resultado final, que está no ataque bem realizado”, enfatizou o coronel.

Pouco antes da explicação do DIREX, 12 caças F-5EM/FM Tiger II decolaram de Canoas para mais uma surtida do treinamento, simulando, dessa vez, uma incursão. Quatro aviões saíram antes, com proa para a região de Encruzilhada do Sul; as oito aeronaves que decolaram posteriormente deveriam invadir o território do país vermelho, defendido pelos outros caças.

O Tínia acontece anualmente desde 2019, representando um dos maiores exercícios realizados pela FAB, envolvendo esquadrões de caça, reconhecimento, transporte e asas rotativas de todo o Brasil. A edição deste ano reúne as seguintes aeronaves:

  • Caças F-5M Tiger II, AMX A-1M e A-29 Super Tucano;
  • Aviões de transporte e apoio logístico C-95M Bandeirante, C-99, C-105 Amazonas, KC-130 Hércules e KC-390 Millennium;
  • Helicópteros H-60L Black Hawk;
  • Aeronaves remotamente pilotadas (drones) RQ-450 e RQ-900;
  • Aeronaves de controle aéreo avançado Embraer E-99.

A maior parte dos meios aéreos se concentra na BASM, enquanto a BACO está recebendo o E-99M do Esquadrão Guardião e os pilotos e jatos F-5 dos esquadrões Pampa, Jambock, Pif-Paf e Jaguar.

Segundo a força aérea, “o EXCON Escudo-Tínia tem como finalidade a consolidação doutrinária de missões aéreas compostas, o treinamento e capacitação dos participantes no enfrentamento dos desafios provenientes do emprego do poder militar e operações militares complexas.”

Media Flight: fotografando as aeronaves do EXCON

Durante o media day, a FAB ainda promoveu um media flight, onde os jornalistas puderam registrar parte das aeronaves envolvidas no EXCON Escudo-Tínia em um voo perto de Encruzilhada do Sul, mesma região onde ocorrem os combates simulados.

Civis e militares embarcaram no C-105 Amazonas do Esquadrão Arara (1º/9º GAv), que decolou da BACO por volta das 13h00. Após alguns minutos de voo, as aeronaves começaram a chegar, começando pelo líder, o KC-390 Millennium, seguido pelo KC-130M Hércules, C-105 Amazonas e A-29 Super Tucano.

A rampa traseira da aeronave foi parcialmente aberta por 20 minutos, permitindo que os membros da imprensa e militares do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) pudessem fotografar a formação com as aeronaves F-5EM, AMX A-1M, E-99M, KC-390, KC-130M, C-105 e A-29.

Cada grupo de quatro pessoas teve quatro minutos para captar as imagens. O acesso à rampa só era permitido com o uso do macaquinho, um arnês de segurança que prende a pessoa ao piso da aeronave. Na rampa, todos deveriam ficar deitados ou agachados.

Dois tripulantes do C-105 ficaram, a todo momento, garantindo a segurança dos participantes na rampa e no compartimento de carga da aeronave. Enquanto isso, piloto, copiloto e mecânico conduziam o voo no cockpit.

O Portal Aeroflap agradece o Comando da Aeronáutica, o CECOMSAER e a direção do Exercício Conjunto Escudo-Tínia, em especial a Capitão Emília Maria, Capitão Alcoforado, Capitão Sérgio, Tenente Wanessa Liz, Sargento Müller Marin e Sargento Neris, que acompanharam os jornalistas durante o media day.

DECEA realiza cerimônia de diplomação de inspeção em voo


Por Gabriel Benevides | Publicada em 12/11/2022

Segurança das aeronaves! É assim que se pode definir a atividade de inspeção em voo da Força Aérea Brasileira (FAB). E, para exaltar a importância da atividade, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou, na quinta-feira (10/11), a cerimônia militar de diplomação do curso de inspeção em voo, em sessão solene realizada no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).

Estiveram presentes na diplomação, o Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; além de Oficiais da FAB e autoridades civis e militares.

“A principal função do DECEA e da Força Aérea é a responsabilidade com a segurança da navegação aérea e isso envolve todos os elos do sistema. A importância desse serviço prestado pela FAB está em ser fidedigno com a realidade que traz segurança para os usuários, os passageiros e para os operadores do sistema. Isso tem uma importância muito relevante para o nosso país”, destacou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro Fiorentini.

Na ocasião, a Capitão Aviadora Caroline Pedretti Gonzaga, primeira colocada do curso, com média final 10, recebeu o diploma de conclusão. “É uma imensa satisfação de poder fazer parte desse grupo tão seleto que contribuiu sobremaneira para a segurança da navegação aérea do nosso país”, disse.

A solenidade foi marcada, ainda, pela entrega do título de Piloto Inspetor Honorário, ao Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, ao Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Barros de Oliveira e ao Diretor do Parque de Material Aeronáutico do Galeão, Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski.

O Comandante do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), Tenente-Coronel Aviador Bruno Michel Marcondes Alves, ao realizar a entrega dos distintivos de Piloto Inspetor Honorário, descreveu a atividade e destacou a sua importância para a segurança das aeronaves em circulação no país. “A atividade de inspeção em voo é uma missão de Força Aérea responsável pela garantia da qualidade de operação de todos os auxílios e procedimentos de navegação aérea no Brasil, que são utilizados pelas aeronaves militares e civis, nacionais e estrangeiras. A responsabilidade do piloto inspetor, como autoridade técnica, é manter o funcionamento de todos esses auxílios”, concluiu.

PORTAL CAVOK


VÍDEO - FAB apresenta Estudo do Domínio Aéreo em evento entre Brasil e Suécia


Por Diego Alves | Publicada em 12/11/2022 08:00

A cooperação entre Brasil e Suécia no campo aeronáutico, por meio do Projeto Estudo do Domínio Aéreo (ADS, do inglês, Air Domain Study) contou, entre os dias 7 e 9 de novembro, com mais uma etapa em seu cronograma. O Grupo de Alto Nível em Aeronáutica, formado por militares e pesquisadores da Força Aérea Brasileira (FAB) – que integram os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) -, de representantes do governo e de empresas do Brasil e da Suécia, estiveram reunidos para um encontro que visa alinhar as principais iniciativas dentro da cooperação bilateral.

Os pesquisadores participaram do 11º Workshop em Aeronáutica Brasil-Suécia, sediado no SENAI-CIMATEC de Salvador (BA). O evento teve a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O Chefe da Sétima Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Brigadeiro do Ar Roberto da Cunha Follador, mediou os painéis de discussão do workshop e destacou a importância da FAB nesses encontros. “Estarmos aqui para mostrar a sociedade e a comunidade científica a visão de Força Aérea, de Defesa e de como estas tecnologias desenvolvidas têm um impacto positivo no ambiente aeronáutico”, disse o Oficial-General.

Para o Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia, participar desses encontros proporcionam inúmeros resultados. “Trazem, nesse momento, atores de todos os eixos da hélice tríplice. Essa interação é muito rica e traz grandes resultados para os projetos”, explica.

Os estudos do ADS abordam temas como sistemas tripulados e não tripulados; navegação aérea e aprendizado de máquina. Atualmente, o estudo conta com seis projetos financiados por Brasil e Suécia, que buscam desenvolver conhecimentos e soluções duais envolvendo universidades e empresas.

O projeto chamado Integração Segura de diferentes Aeronaves Não Tripuladas (SIMUA, do inglês Safe Integration of Different Unmanned Aircraft), está sob o gerenciamento do Major Especialista em Controle do Tráfego Aéreo Jorge Alexandre de Almeida Régis, do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) e do Professor do ITA, Christopher Cerqueira. O objetivo é proporcionar que, dentro de um ambiente até então utilizado apenas por aeronaves tripuladas, seja permitido inserir a nova tecnologia em benefício da sociedade. Além disso, será estudada a capacidade em duas perspectivas, uma do ponto de vista do gerenciamento do tráfego aéreo e, outra, das tecnologias que devem ser embarcadas nas aeronaves.

Outro projeto, é o Interface Homem-Máquina (HMI, do inglês Human-Machine Interface). A Pró-Reitora de Pós-Graduação do ITA e Coordenadora, Professora Doutora Emília Villani, explica. “Ele aborda desafios relacionados aos fatores humanos na interação entre o piloto e a aeronave, incluindo como trabalhar com sistemas com diferentes graus de autonomia, incorporar as tecnologias da era de digitalização como a realidade aumentada na Aviação e, ainda, a interação entre aeronaves tripuladas e não tripuladas”, salienta.

Já o projeto de Sistema de Busca Autônomo (AuSSys, do inglês Autonomous Search System) objetiva o desenvolvimento de uma Inteligência Artificial (IA) para auxiliar nas missões de Busca e Salvamento em alto-mar. “O algoritmo a ser desenvolvido vai construir um modelo de IA que auxiliarão nessas missões diversas, tanto de pessoas, como embarcações, manchas de óleo”, explica o Professor do ITA, Filipe Verri, que executa o estudo.

Navegação baseada em imagem com vários sensores (MSIBN, do inglês Multi Sensor Image-Based Navigation) é outro projeto do Estudo do Domínio Aéreo. De acordo com o Major Engenheiro do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Tales de Barros Caldas, que integra o projeto, o foco está em permitir que aeronaves façam a navegação olhando o terreno, interpretando as informações via imagem e saindo de um destino ao outro fazendo sua navegação de forma que fique independente do GPS (Global Positioning System).

Já o Professor do ITA, Davi Santos, coordena o projeto Engajamento Cooperativo de Ameaças usando Enxames de Drones (CTEDS, do inglês Cooperative Threat Engagement using Drone Swarms). Ele explica que é analisado um cenário que envolve drones autônomos e pilotados, com objetivo de fazer a vigilância de uma área protegida contra ameaças aéreas por drones camicases.

Por fim, o projeto encabeçado pelo Vice-Diretor do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), Tenente-Coronel Aviador Alexandre Dias Irigon, é o Demonstrador Virtual (VD, do inglês Virtual Demonstrator). “É um projeto integrador dos demais projetos do Air Domain Study. Vamos criar uma arena comum para simulação das aplicações dos demais projetos. Com isso, vamos entregar resultados, métricas e medidas que possam aprimorar no trabalho e nas entregas futuros do ADS”, finaliza o Oficial.

OUTRAS MÍDIAS


AGÊNCIA GBC - Base Aérea de Canoas faz treinamento de guerra com mais de 800 militares

Militares de todo o país estão na cidade

Da Redação | Publicada em 11/11/2022 09:16

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, em Canoas, o Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2022, uma atividade operacional coordenada pelo Comando de Preparo (COMPREP) e Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e conduzida pela Base Aérea de Canoas (BACO).

As atividades aéreas e terrestres ocorrem nas Bases Aéreas de Canoas (BACO) e Santa Maria (BASM), além da cidade de Santana da Boa Vista (RS). Ao todo participam do treinamento mais de 800 militares da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e do efetivo de Unidades da FAB distribuídas por todo o País com mais de 50 aeronaves das Aviações de Caça, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), Asas Rotativas e Transporte.

 

 

 

Objetivo do treinamento

EXCON Escudo-Tínia tem como finalidade a consolidação doutrinária de missões aéreas compostas, o treinamento e capacitação dos participantes no enfrentamento dos desafios provenientes do emprego do poder militar e operações militares complexas.

Nesse contexto, a concepção e desenvolvimento do exercício deve proporcionar o cumprimento de Ações de Força Aérea em cenário tático, fictício e dinâmico, simulando um conflito regional de guerra convencional, contra um país ou contra uma aliança de diversos países.

O Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero fala sobre a importância do exercício.  “A realização do EXCON Escudo-Tínia, neste final do ano, é o coroamento de todo o trabalho realizado pelas nossas Bases e demais Organizações Militares que as apoiam. Exercitamos não somente o cumprimento das Ações de Força Aérea, mas, sobretudo, a nossa capacidade de apoiar e suportar o combate”, conclui.

 “O EXCON Escudo-Tínia 2022 permite adestrar os militares do Ministério da Defesa para atuarem nas diversas situações de conflito, em especial no cenário aéreo e antiaéreo. A BACO e a BASM sediam o exercício, este realizado numa região que tem as condições ideais para o treinamento”, afirma o Diretor do exercício, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann.