NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


CNN BRASIL


É possível pegar uma carona no avião da Força Aérea Brasileira; saiba como

Assentos vagos em aeronaves da FAB podem ser ocupados por cidadãos civis; transporte gratuito deve ser agendado com antecedência

Thiago Vinholes | Publicada em 13/11/2021 04:30

Não é preciso ser militar ou membro do alto escalão político para viajar em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Qualquer cidadão pode embarcar em aeronaves de transporte da FAB e ir para diversas localidades do Brasil. O serviço é gratuito e ilimitado, mas a experiência é bem diferente de um voo comercial.

Viagens de civis em aeronaves da força aérea são coordenadas pelo Correio Aéreo Nacional (CAN), subordinado ao Comando-Geral de Apoio da FAB. O interessado no voo deve entrar em contato com um posto do CAN (veja aqui os contatos) e preencher uma ficha de cadastro informando o destino para o qual pretende viajar.

O passageiro, entretanto, não escolhe o dia ou horário da viagem no avião da FAB, pois os voos não são regulares como os de uma companhia aérea. Em vez disso, a pessoa seleciona um intervalo de 15 dias. Se nesse espaço de tempo surgir uma vaga na aeronave que vai para o destino informado na ficha de inscrição, o cidadão é chamado para o voo.

Caso não haja vagas, a pessoa pode renovar o período de solicitação de viagem por mais 15 dias.

A FAB informa que o transporte de civis acontece “em aproveitamento de alguma missão previamente planejada” e que “o embarque de passageiros não representa custo algum”.

Ou seja, é uma aeronave que invariavelmente precisa realizar um voo (ou missão, no jargão da aviação) pelo território nacional e se houver espaço extra na cabine, é permitido a entrada de passageiros.

O passageiro pode viajar em aviões como o C-95 Bandeirante, C-98 Caravan, C-99 Condor e até nos cargueiros C-130 Hercules e KC-390 Millennium.

A prioridade de embarque nos voos do CAN, pela ordem, é para oficiais da Aeronáutica, Marinha, Exército, familiares de oficiais e, por fim, os civis inscritos no programa.

Quem viaja por essa modalidade também precisa ficar atento à quantidade de bagagem que leva no voo. Se não houver espaço no avião para o passageiro que leva muitos itens, embarca quem traz menos bagagens.

Também vale ressaltar que as aeronaves não têm serviço de bordo para os passageiros, e alguns aviões de transporte militar, como os turboélices C-95 e o C-98, não possuem banheiros.

Voos exclusivos para autoridades

As missões operadas pelo Correio Aéreo Nacional transportam essencialmente militares e os civis inscritos no programa. Membros do escalão político nacional, por outro lado, podem solicitar voos exclusivos do Grupo de Transporte Especial (GTE).

Nesse caso, o transporte aéreo pode ser solicitado pelo presidente da República, vice-presidente, ministros de estado, comandantes das forças armadas e os presidentes do Senado Federal, Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal.

O Grupo de Transporte Especial é o esquadrão da FAB que opera o avião presidencial brasileiro, o FAB VC-1A “Santos Dumont” (designação nacional do jato executivo Airbus A319CJ), entre outras aeronaves oficiais de acesso restrito.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Comandante da Aeronáutica faz palestra para Oficiais em São Paulo


Agência Força Aérea | Publicada em 12/11/2021 08:20

O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMASP) foi sede de mais uma palestra sobre a atual conjuntura da Força Aérea Brasileira (FAB). A exposição foi realizada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, para Oficiais da ativa e da reserva nessa segunda-feira (08). O evento fechou a série de palestras realizadas em 2021 para militares de ontem e de hoje em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

Durante a palestra, o Comandante da Aeronáutica abordou aspectos como responsabilidades e desafios, compromissos com a continuidade e os projetos estratégicos da Instituição. “Essa palestra de hoje aqui pra turma da sucata como nós chamamos aqui em São Paulo é, antes de mais nada, uma prestação de contas pra aqueles que nos antecederam e que construíram essa nossa Força Aérea de 80 anos. Cada um deles no seu tempo, eles colocaram as bases e os tijolos necessários para que a gente construísse a nossa Força Aérea”, explicou.

Participaram do evento o Tenente-Brigadeiro do Ar Clóvis Pavan, o Tenente-Brigadeiro do Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, o Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva, além do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Comandante da Escola Superior de Guerra, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; o Comandante-Geral de Apoio da Aeroáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; Oficiais-Generais da Aeronáutica; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da FAB.

Homenageado pelo Comandante da Aeronáutica devido ao seu aniversário de 100 anos, completados em 2021, o Tenente-Brigadeiro Pavan agradeceu ao Comandante pela exposição. “E é com muita satisfação que, em nome dos meus companheiros da sucata que eu faço um agradecimento pelo seu convite, gentil convite, para participar desse encontro tão importante para nós”, declarou o Oficial-General.

As palestras do Comandante da Aeronáutica para os militares da reserva acontecem desde 2010.