NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Fundada em 1942 e usada pelos EUA na 2ª Guerra Mundial, Base Aérea de Natal completa 80 anos

Cerimônia em alusão a data foi realizada nesta sexta-feira (12) em Parnamirim, na Grande Natal.

Redação | Publicada em 12/08/2022 16:57

Fundada em 1942, durante a 2ª Guerra Mundial, e usada pelos Estados Unidos no combate aos países do Eixo, a Base Aérea de Natal realizou uma cerimônia de comemoração aos seus 80 anos nesta sexta-feira (12).

Durante a solenidade, presidida pelo comandante da Base, brigadeiro do ar Éric Cézzane Cólen Guedes, a Força Aérea Brasileira entregou títulos de membro honorário a personalidades civis e militares, além de medalhas militares de tempo de serviço a membros da força.

Também foi homenageado o comandante centenário Graco Magalhães, aviador militar e civil, veterano da 2ª Guerra Mundial, que possui mais de 20 mil horas de voo em 202 tipos de aeronaves.

O passado da Base Aérea de Natal foi lembrado pelo comandante Éric Guedes, durante a cerimônia.

A Base Aérea foi ativada em 7 de agosto de 1942, sob o comando do major aviador Carlos Alberto de Filgueira Souto. Em novembro do mesmo ano, passaram a operar duas bases aéreas no aeródromo: a base brasileira no setor oeste, e uma base aérea americana no setor leste, conhecida como “Parnamirim Field”.

Esse era o “trampolim da vitória”, um ponto de passagem para as aeronaves americanas que operavam em operações do norte da África, e que viria a ser a maior base aérea americana fora dos Estados Unidos durante o conflito

Em 1946, após o término da guerra, e a desocupação das tropas americanas, a Base Aérea de Natal passou a ocupar as instalações do setor leste, que antes abrigava “Parnamirim Field”.

Atualmente a base fica no município de Parnamirim, que se emancipou de Natal em 1958.

A base funcionou como o Centro de Formação de Pilotos Militares (CFPM), no período de 24 de fevereiro de 1970 a 1 de janeiro de 1974; Centro de Aplicações Táticas e Recompletamento de Equipagens (Catre), no período de 1 de janeiro de 1974 a 5 de setembro de 1989; Comando Aéreo de Treinamento (Catre), no período de 5 de setembro de 1989 a 21 de dezembro de 2001; e a Ala 10 desde 2016.

A Base Aérea é responsável pela formação de pilotos operacionais e sedia cinco esquadrões, além do Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE). A Bant também presta apoio ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Natal, à Prefeitura de Aeronáutica de Natal, ao Grupo de Comunicações e Controle, ao Destacamento de Infraestrutura de Natal e ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.

PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Com apoio do Ministério da Educação, ITA desenvolve projetos estratégicos para o país

Só este ano, o Ministério repassou R$ 14 milhões para realização de melhorias no Instituto

Assessoria De Comunicação Do Mec | Publicada em 12/08/2022 15:05

Uma Comitiva do Ministério da Educação esteve presente nas dependências do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, nesta sexta-feira (12), para conhecer o trabalho desenvolvido no local, que conta com apoio financeiro do Ministério.

O ITA é uma instituição universitária pública ligada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Comando da Aeronáutica (Comaer). Especializado nas áreas de ciência e tecnologia do setor aeroespacial, o instituto é referência mundial e oferece cursos de graduação em engenharia, pós-graduação em nível de mestrado, mestrado profissional e doutorado, além de especializações e programas de extensão.

O Ministério da Educação apoiou a expansão do ITA e ampliação das estruturas físicas para o aumento do número de matrículas. De 2018 para cá, o MEC repassou mais de R$63.8 milhões para construção do alojamento H8, destinado a moradia dos alunos, e para investimentos em melhorias na infraestrutura do Instituto. Além disso, o ITA também possui parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que oferece 167 bolsas de mestrado e doutorado a estudantes brasileiros e mais 30 para alunos estrangeiros.
 
Durante a visita, a comitiva conheceu o alojamento H8, salas de aula e laboratórios. Também projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com empresas privadas e com o próprio Governo para atender projetos estratégicos, como o drone que pinta plataformas. A equipe visitou, ainda, o Centro Espacial ITA (CEI) onde conheceram como funciona o desenvolvimento de satélites brasileiros e conversaram com vários bolsistas da CAPES que ajudam nos projetos desenvolvidos no Centro.
 
Participaram da visita, o Ministro da Educação, Victor Godoy e o Ministro da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, os ministros foram recebidos pelo Comandante do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

REVISTA AERO MAGAZINE


Caças da Marinha e da FAB treinam juntos em Goiás

Operação Formosa 2022 também contou com blindados e soldados dos Fuzileiros Navais e do Exército Brasileiro

Publicada em 12/08/2022 08:40

Caças da Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) estiveram reunidos na Operação Formosa 2022, um amplo exercício conduzido pela força naval em Goiás.

O exercício, que aconteceu entre os dias 2 a 10 de agosto, no Campo de Instrução de Formosa, no Goiás, reuniu as aeronaves AF-1 Skyhawk da MB e os A-1 AMX, A-29 Super Tucano, R-99 e C-130 Hercules da FAB, além da presença de helicópteros da aviação naval.

A operação, que acontece desde 1988, tem grande foco no treinamento de meios terrestres, especialmente nas forças dos fuzileiros navais. Este ano, cerca de 3.500 militares das três forças estiveram envolvidas em várias ações durante o exercício.

"Foram empregadas cerca de 160 viaturas e equipamentos diversos, incluindo carros de combate, veículos blindados, carros lagarta anfíbios (CLAnf), aeronaves de asa fixa e rotativa, obuseiros de artilharia e lançadores múltiplos de foguetes (LMF) ASTROS", publicou a Marinha do Brasil em nota.

Na quarta-feira (10), foi realizada uma apresentação operacional com meios aéreos e terrestre para autoridades, incluindo o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e o comandante da Marinha, Almir Garnier Santos.

Na demonstração as aeronaves realizaram voos à baixa altura e veículos ASTROS realizaram lançamentos de seus respectivos foguetes. Participaram da manobra as viaturas do corpo de fuzileiros navais M-113, Unimog 5000, obuseiros 105 mm; e os veículos do Exército Brasileiro com obuseiros 105mm e LMF Astros.

 

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL BCN - EPCAR forma novos sargentos


Isabella Paolucci | Publicada em 12/08/2022 13:45

Na manhã da última sexta-feira (05/08), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), realizou a solenidade militar de conclusão do Estágio de Adaptação de Praças (EAP), do ano de 2022, estágio este que visa formar novos sargentos temporários que comporão o Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon). Presidida pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, a solenidade que marcou a formatura de treze novos Sargentos, componentes da Turma Pégasus, nome escolhido pelos integrantes, e que contou com a presença de todo o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e de convidados dos formandos.

Primeira colocada do estágio, a Terceiro-sargento Andresa Carolina da Silva Costa possui formação técnica em administração e, prestes a completar 27 anos de idade, destacou a emoção em concluir o estágio e servir à Força Aérea Brasileira (FAB), além de enfatizar a motivação para contribuir nas mais diversas atividades que lhe forem designadas. “É um sentimento inexplicável! Faltam-me palavras para descrever o orgulho que sinto em pertencer a essa Força que tão bem representa a Nação brasileira. Vou me dedicar e fazer o meu melhor, buscando contribuir ao máximo neste período em que estiver atuando no serviço ativo”, pontou a Sargento Andresa, que também disse que ser militar sempre foi um desejo em sua vida.

“Concito-vos pois para que honrem o compromisso solene assumido, honrem a confiança depositada, sigam os ensinamentos que aqui lhes foram transmitidos, impulsionando as vontades na direção de suas aspirações e agregando o comprometimento com a instituição em cada ação realizada. Mirem-se nos bons exemplos e dediquem-se ao máximo. Sejam, no prosseguimento de suas caminhadas, muito felizes! Parabéns, Turma Pégasus!”, disse, em seu discurso, o Brigadeiro Daniel.

Ao final da solenidade que marcou a entrega das divisas aos novos sargentos, a Guarda de Honra da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, e o grupamento da Turma Pégasus, nome escolhido pelos formandos, desfilaram em continência ao Comandante da Escola. Logo após, o grupamento dos sargentos, que a partir de agora atuarão nas unidades da Guarnição de Barbacena, entoaram seu grito de guerra, emocionando os familiares que prestigiaram a cerimônia.

Certificação

No final da tarde de quinta-feira (04/08), no auditório da EPCAR, foi realizada a cerimônia de certificação do Estágio de Adaptação de Praças. Presidida pelo Brigadeiro Daniel Cavalcanti de Mendonça, a solenidade marcou a entrega de certificados de conclusão a todos os formandos, além de premiar a primeira colocada do estágio, o militar eleito como padrão do curso e o destaque Treinamento Físico Profissional Militar.

“Como graduados, oriento-os para que sejam íntegros e leais aos seus comandantes e chefes, em todo o tempo. Os inalienáveis valores de hierarquia e disciplina foram devidamente internalizados ao longo do estágio. Portanto, pautem suas ações na ética, lealdade, retidão de caráter e desenvolvam seus trabalhos com zelo, integridade, dedicação e profissionalismo, ainda que a única testemunha de seus atos seja sua consciência”, disse o coordenador geral do estágio, Tenente Altieris José Alves, em seu discurso direcionado aos integrantes da turma.

Durante a cerimônia, também foi cantado pelos presentes o Hino Nacional Brasileiro e também foram homenageados os instrutores do estágio.

MUNDO GEO - DECEA convida comunidade de drones a colaborar na atualização da norma ICA 100-40

Colaboradores podem apresentar sugestões para a ICA 100-40 (acesso de drones ao espaço aéreo), MCA 56-1 (uso de drones em operações especiais) e MCA 56-2 (drones para uso recreativo e aeromodelo)

Publicada em 12/08/2022 16:18

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) convida a comunidade aeronáutica a colaborar na elaboração das normas de drones que se encontram em fase final de atualização.

Os colaboradores podem apresentar sugestões para a ICA 100-40 (acesso de drones ao espaço aéreo), MCA 56-1 (uso de drones em operações especiais) e o MCA 56-2 (drones para uso recreativo e aeromodelo).

As contribuições devem ser feitas até 31 de agosto pelo site:
https://publicacoes.decea.mil.br/


Clique na publicação desejada, desça até o formulário, informe seus dados e registre sua contribuição. Não perca essa oportunidade!

SARPAS NG

A partir do último dia 20 de julho, os usuários de aeronaves não tripuladas podem solicitar acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro através da nova versão do Sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas, o SARPAS NG, um produto desenvolvido pelo DECEA, órgão subordinado à Força Aérea Brasileira (FAB).

A atual versão continuará funcionando normalmente até 19 de agosto. Em seguida, apenas usuários já cadastrados poderão continuar acessando esta versão, que será encerrada de maneira definitiva em 17 de novembro. Com a desativação, o acesso ao histórico de voos ficará disponível via SARPAS NG.

O novo produto foi elaborado a partir de uma reformulação na tecnologia e arquitetura do sistema, para viabilizar a criação de um ecossistema a partir da integração automática de terceiros. Com esta evolução, o SARPAS NG trabalha em conjunto com o Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), possibilitando a inclusão dos dados de ambos os sistemas de forma automática.

As mudanças do novo sistema já começam no acesso com a viabilidade do uso de login e senha únicos do Governo Federal. Ao acessar a página do SARPAS, o usuário será direcionado para realizar a identificação com a conta gov.br. Outro destaque é a integração ao Airspace System Analysis (ASA), um produto digital desenvolvido pelo DECEA, que utiliza o motor de análise desse sistema para tratar as solicitações recebidas.

Desde 2016, ano de lançamento do SARPAS, a demanda de solicitações de voo é crescente. Atualmente, o sistema possui 90 mil usuários cadastrados e registrou um aumento de 40% no último comparativo anual referente aos anos de 2020 (172.230 solicitações) e 2021 (243.961 solicitações). Com isso, o DECEA observou a necessidade de aprimorar o sistema e de entregar um produto mais moderno, que atenda a demanda de forma mais prática.