NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


3º/8º GAV – Esquadrão Puma resgatou marinheiro de um navio estrangeiro


Luiz Padilha | Publicada em 12/08/2021 11:12

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) – Esquadrão Puma, sediado no Rio de Janeiro (RJ), e a bordo do helicóptero H-36 Caracal, decolou com destino à Base Aérea de Canoas (BACO), no Rio Grande do Sul (RS), para cumprir uma missão de resgate. A equipe foi acionada por meio do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO) Curitiba, responsável por missões de Busca e Salvamento na região Sul. De acordo com o chamado, o tripulante de uma embarcação de Malta, distante 120 milhas náuticas (equivalente a 216 quilômetros da costa), necessitava de socorro, por apresentar dores abdominais, vômito e fraqueza.

A equipe efetuou o resgate do marinheiro nesta quarta-feira (11). A descolagem da BACO ocorreu às 7h35 (horário de Brasília), quando o helicóptero deslocou-se até o ponto indicado da embarcação, para o resgate. O retorno ocorreu às 9h25.

O paciente foi içado pela equipe SAR (sigla que se origina do inglês Search and Rescue, que quer dizer Busca e Salvamento), com uso de maca. Já no interior da aeronave, recebeu os primeiros atendimentos da equipe de saúde. A Major Médica Carla comentou sobre o resgate. “O paciente foi monitorado, avaliado e, em seguida, foi realizada punção venosa e analgesia para melhora do quadro. Na chegada entregamos o paciente com alívio da dor abdominal e mais estável. Sentimento de dever cumprido, pois treinamos tanto para que neste momento possamos cumprir com excelência a nossa missão”, destaca a Major.

O piloto da aeronave, Tenente Aviador Gambassi, falou sobre a ação. “Tive a oportunidade de compor a tripulação que efetuou o resgate do paciente. Para esta missão, necessitamos realizar um amplo planejamento em razão da distância a qual a embarcação encontrava-se, mas, acima de tudo, poder fazer os procedimentos de içamento e resgate em segurança e cumprir a missão, é gratificante e emocionante”, conta o Tenente que cumpriu sua primeira missão real junto ao Esquadrão Puma.

O Homem de Resgate (HSAR), Cabo Alberto, destacou a satisfação de cumprir a missão. “Treinamos o ano todo para este momento. Executar os procedimentos e salvar uma vida é uma missão que não tem preço, e hoje torna-se um dia especial e de grande emoção”, disse.

Após o salvamento, o paciente foi entregue à equipe em solo que o aguardava em uma ambulância do Samu, coordenado pela Marinha do Brasil, e em seguida, encaminhado ao Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, para atendimento especializado.

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria

Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Major Bazilius

Fotos: Esquadrão Puma / 3º/8º GAV

PORTAL AEROIN


Helicóptero da FAB iça e resgata marinheiro em navio estrangeiro


Juliano Gianotto | Publicada em 12/08/2021 17:44

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) – Esquadrão Puma, sediado no Rio de Janeiro (RJ), e a bordo do helicóptero H-36 Caracal, decolou com destino à Base Aérea de Canoas (BACO), no Rio Grande do Sul (RS), para cumprir uma missão de resgate. A equipe foi acionada por meio do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO) Curitiba, responsável por missões de Busca e Salvamento na região Sul.

De acordo com o chamado, o tripulante de uma embarcação de Malta, distante 120 milhas náuticas (equivalente a 216 quilômetros da costa), necessitava de socorro, por apresentar dores abdominais, vômito e fraqueza.

A equipe efetuou o resgate do marinheiro nesta quarta-feira (11). A descolagem da BACO ocorreu às 7h35 (horário de Brasília), quando o helicóptero deslocou-se até o ponto indicado da embarcação, para o resgate. O retorno ocorreu às 9h25.

O paciente foi içado pela equipe SAR (sigla que se origina do inglês Search and Rescue, que quer dizer Busca e Salvamento), com uso de maca. Já no interior da aeronave, recebeu os primeiros atendimentos da equipe de saúde. A Major Médica Carla comentou sobre o resgate. “O paciente foi monitorado, avaliado e, em seguida, foi realizada punção venosa e analgesia para melhora do quadro. Na chegada entregamos o paciente com alívio da dor abdominal e mais estável. Sentimento de dever cumprido, pois treinamos tanto para que neste momento possamos cumprir com excelência a nossa missão”, destaca a Major.

O piloto da aeronave, Tenente Aviador Gambassi, falou sobre a ação. “Tive a oportunidade de compor a tripulação que efetuou o resgate do paciente. Para esta missão, necessitamos realizar um amplo planejamento em razão da distância a qual a embarcação encontrava-se, mas, acima de tudo, poder fazer os procedimentos de içamento e resgate em segurança e cumprir a missão, é gratificante e emocionante”, conta o Tenente que cumpriu sua primeira missão real junto ao Esquadrão Puma.

O Homem de Resgate (HSAR), Cabo Alberto, destacou a satisfação de cumprir a missão. “Treinamos o ano todo para este momento. Executar os procedimentos e salvar uma vida é uma missão que não tem preço, e hoje torna-se um dia especial e de grande emoção”, disse.

Após o salvamento, o paciente foi entregue à equipe em solo que o aguardava em uma ambulância do Samu, coordenado pela Marinha do Brasil, e em seguida, encaminhado ao Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, para atendimento especializado.

Informações da Força Aérea Brasileira

PORTAL AEROFLAP


Vídeo: AFA presta homenagem aos 50 anos de serviço do T-25 Universal


Publicada em 12/08/2021 18:00

A Academia da Força Aérea (AFA) produziu um vídeo para homenagear os 50 anos de operação do T-25 Universal com a Força Aérea Brasileira. A aeronave de treinamento básico é empregada pelo 2º Esquadrão de Instrução Aérea (2° EIA) na formação dos novos aviadores da FAB. Confira. 

O T-25 Universal, carinhosamente chamado de ‘Tangão’, entrou em serviço com a FAB a partir de 1971. A aeronave também foi usada como plataforma de ataque e observação nos chamados Esquadrões Mistos de Reconhecimento e Ataque (EMRA) e nas Esquadrilhas de Ligação e Observação (ELO). 

Na década de 1980, os T-25 também foram usados para demonstração aérea com o “Cometa Branco”, que foi a fagulha para o retorno da Esquadrilha da Fumaça com os T-27 Tucano. Hoje, na sua variante T-25C, o avião desenhado por Joseph Kovacs segue em serviço, formando os cadetes aviadores do primeiro ano da AFA. Mais tarde, no quarto ano, os cadetes recebem instrução avançada com o T-27 Tucano. 

 

PORTAL DEFESANET


Navio-Patrulha “Grajaú” realiza operações aéreas com aeronave H-36 “Caracal” da FAB


Redação | Publicada em 12/08/2021 10:00

O Navio-Patrulha (NPa) “Grajaú”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), realizou, nos dias 2 e 3 de agosto, no litoral do Rio Grande do Norte, operações aéreas com a aeronave H-36 “Caracal”, do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV – Esquadrão Falcão), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Esse foi o segundo exercício operativo de uma série de eventos programados entre a FAB e os Navios do ComGptPatNavNE para este ano. Na ocasião, foram realizados adestramentos que simularam uma evacuação médica aerotransportada por meio de içamento, pelo guincho da aeronave, a partir do convés do navio. Os adestramentos contaram com a participação da Equipe de Manobra e Crache (EqMan) do navio e de militares das equipes do Esquadrão Falcão.

As operações contribuem para o comando e controle, a interoperabilidade e a proficiência entre as Forças Armadas, além de promoverem a manutenção do preparo da Equipe de Manobra e Crache para atuar em Operações de Busca e Salvamento (SAR) na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval.

 

PORTAL R3 (SP)


I COMAR promove encontro de Graduados das Forças Armadas de Belém


Da Redação, Com Agência Força Aérea | Publicada em 12/08/2021 18:56

No dia 5 de agosto, o Comando Aéreo Norte (I COMAR) realizou a primeira reunião de Graduados que exercem as funções de Suboficial-Mor, Adjunto de Comando e Graduado-Master das Organizações Militares (OM) da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea, situadas em Belém (PA), com o objetivo de promover a integração e a troca de experiências para o aprimoramento profissional no assessoramento dos respectivos Comandos.

O Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, acompanhado do Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE), Suboficial Nilson Vale Costa, recebeu os Graduados e ministrou uma palestra sobre os fundamentos do Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica (COMAER) e o restabelecimento da representatividade da FAB na Região Norte do país, com a reativação do I COMAR.

O Suboficial-Mor José Marcos Sousa de Oliveira, do 4º Distrito Naval, destacou que o momento é uma oportunidade para juntar forças, dividir experiências e debater os pontos positivos e negativos do exercício da função. “Na qualidade de elo mais forte entre os Graduados da Guarnição, temos o dever de buscar essa integração para o aprimoramento”, disse.

O Subcomandante do I COMAR, Coronel Aviador Alexsandro Oliveira Mendes, fez o encerramento do evento e presenteou os Graduados com a moeda da Organização Militar.

PORTAL SPUTNIK BRASIL


Caça Gripen E testa resistência com passagem em pista alagada no Brasil (VÍDEO)


Redação | Publicada em 12/08/2021 08:21

Como parte de programa de testes do Gripen E, a Saab completou um teste de spray de água com a aeronave, que foi conduzido no Centro de Ensaios em Voo do Gripen em Gavião Peixoto, no Brasil.

De acordo com a Saab, durante os testes a aeronave realizou a passagem através de uma pista alagada, com velocidades variadas.

Estes testes ajudam a identificar o impacto da água na aeronave, incluindo seus motores e sensores, além de verificar se o caça pode operar sem quaisquer problemas em cenários e clima adversos.

Nem todos os testes do Gripen E são conduzidos no ar. Como parte do programa de testes geral, este foi conduzido no Centro de Ensaios em Voo do Gripen no Brasil para mostrar que o motor e outros sistemas do Gripen E podem ter uma boa imersão em spray d'água da superfície.

"A atividade correu bem e o desempenho da aeronave foi dentro do esperado. O Gripen E demonstrou que é capaz de operar com segurança em situações tais como chuva intensa, sem sofrer danos das cascatas da água que alagava a pista", afirmou Sven Larsson, diretor do Centro de Ensaios em Voo do Gripen da Saab.

Os testes ocorreram em parceria com a Embraer como parte da troca de experiências do programa Gripen entre o Brasil e a Suécia.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Integrante da Banda de Música em 1949 visita novas instalações

Durante reinauguração das instalações que sediam a Banda de Música da EPCAR, veterano que integrou a primeira formação da Banda em Barbacena esteve presente

Seção De Comunicação Social, Por Sargento Júlio | Publicada em 13/08/2021 03:57

As Bandas de Música (BMU) militares são uma das grandes atrações das Forças Armadas nos desfiles cívicos, nas apresentações, nas solenidades militares e em vários outros momentos onde elas participam. São milhares de simpatizantes por esta importante composição nos quartéis que são responsáveis por cadenciar as tropas nas mais diversas circunstâncias. Contudo, para que este conjunto de músicos possam executar hinos, dobrados e canções com tamanha harmonia, é necessário muitos treinamentos para que os vários instrumentos, juntos, ecoem de forma uníssona. Para atingir esse patamar de excelência, os profissionais militares músicos necessitam de uma estrutura capaz de lhes proporcionar um ambiente com acústica adequada e, mais ainda, que preservem a saúde daqueles que convivem diariamente na execução de sons em vários tons e volumes.

Pensando nisso, foi reinaugurada na tarde desta quinta-feira (12/08), as novas instalações que serão utilizadas pelos integrantes da Banda de Música da Escola. O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, esteve presente acompanhado da Chefe da Divisão Administrativa da Escola, Tenente-Coronel Intendente Sheyla Fernandes Sales e de alguns representantes dos veteranos que já atuaram na BMU. Todas as medidas sanitárias de combate ao coronavírus foram adotadas para a segurança dos presentes, que puderam presenciar a execução de algumas canções da Música Popular Brasileira (MPB) e homenagens. As instalações, que já eram reduto da Banda, receberam adequações acústicas e estruturais, visando um melhor ambiente de trabalho para os músicos, especialmente no tratamento acústico do local, assim como a melhoria na infraestrutura para que se possa proporcionar mais conforto aos integrantes da Banda.

Um grande destaque na presença dos veteranos que já atuaram, em Barbacena, na Banda de Música da EPCAR é a do Suboficial Alexandre dos Anjos, de 91 anos de idade e que ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) no ano de 1946, na Base Aérea do Galeão (BAGL), sediada no Rio de Janeiro (RJ). Carioca, o militar iniciou sua carreira como soldado e posteriormente seguiu carreira. Com muita lucidez, ele nos contou que fez uma visita à Barbacena no ano de 1949, quando então estavam sendo iniciadas as atividades do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) nas atuais instalações que compõe a EPCAR. Ele ainda nos contou que no ano seguinte à primeira visita, eles foram designados para Barbacena após uma apresentação da Banda de Música da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), que ficava sediada no Galeão, em Minas Gerais (MG). “Sou natural do Rio de Janeiro e iniciei minha carreira militar na Banda de Música do Galeão. Hoje tudo é muito melhor! Nunca, em toda minha vida militar, eu nunca vi um ambiente como esse e isso me deixa muito satisfeito. Eu só procuro lembrar de coisas boas e, hoje, todas elas vieram em minha mente”, disse, logo após ter seu pedido concedido pelo Comandante da EPCAR para reger a Banda de Música da EPCAR na execução do Hino Nacional Brasileiro.

“É a segunda vez que passo por essa Escola e sempre fui fã do trabalho desta Banda. Há algum tempo que era necessário um upgrade nas instalações da Banda de Música e, essa obra, que iniciou-se em comandos anteriores, hoje se concretiza. Espero que este espaço esteja à altura da capacidade da nossa Banda de Música. É muito bom ter aqui nossos veteranos da Banda, em especial o Suboficial Alexandre que foi integrante da primeira Banda de Música da EPCAR. A mim, me emociona muito, pois particularmente eu gosto de fazer essa deferência àqueles que vieram antes da gente, em todos os níveis, em todos os aspectos, em todos os cenários, seja na Banda de Música ou em qualquer outra área, pois, juntos, ajudaram a construir a história da Força Aérea. Me sinto muito honrado e muito feliz, só tenho a agradecer e parabenizar nossa Banda de Música”, disse o Brigadeiro Silva Mendes em seu pronunciamento direcionado aos presentes.

O atual chefe e mestre da Banda de Música da EPCAR é o Tenente músico Cristóvão Barbosa de Castro. Muito emocionado com as novas instalações, com a presença de companheiros de início de carreira e com a despedida do amigo, Suboficial Ailton, com quem trabalhou junto por 34 anos, o militar apresentou aos presentes um breve resumo do histórico que conta sobre como foi a fundação da Banda de Música em Barbacena e de como os primeiros integrantes foram transferidos, além de também mencionar a importância na melhoria das instalações para a saúde de seus integrantes. “Versa a história que alguns militares vieram em visita à Barbacena em 1949, para participarem das comemorações da Semana da Asa, no mês de outubro. No regresso, de trem, em uma parada, foram indagados acerca do que acharam da estadia e, de forma surpreendente ao responderem positivamente, foram já comunicados de suas transferências, que veio a se consolidar efetivamente no ano de 1950. Olhar estas novas instalações nos inspira e nos motiva a melhorarmos nossas performances, visto a nossa atual estrutura física e material. Outro ponto fundamental é que esta nova estrutura oferece mais qualidade de vida sonora e saúde a todos nós, integrantes da Banda”, destacou o militar.

DESPEDIDA DE MILITAR

Dentro das festividades de reinauguração do espaço físico das instalações da Banda, também foi homenageado um integrante que, recentemente, transferiu-se para a reserva remunerada: o Suboficial músico Ailton Bispo de Oliveira Pacheco. Na presença da família, ele se despediu oficialmente após mais de três décadas dedicadas aos trabalhos musicais no Comando da Aeronáutica (COMAER). “Agradeço por estar aqui com saúde. Agradeço aos meus companheiros de trabalho, os que hoje estão na ativa e os que aqui que me receberam e me ensinaram os primeiros passos de como trabalhar na Banda. A vocês, o meu muito obrigado! Ao reger esta música, quero oferecer especialmente à minha família, minha esposa e meus filhos, e também a todos os presentes. Esta música é muito representativa pra mim pois foi a primeira música que ouvi esta banda executar, em 1986, quando eu ainda era conscrito. Por isso, vejo que iniciei minha jornada com ela e, assim, encerro meus 34 anos de serviços com ela”, agradeceu o Suboficial Ailton que foi homenageado por ter se despedido do serviço ativo e, além de receber uma lembrança institucional, regeu a Banda de Música da EPCAR na execução da música Aquarela do Brasil.

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca

Fotos: Sargento Domingos