NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AIRWAY


SAAB oferece caças Gripen para a Colômbia

Força Aérea Colombiana busca opções para substituir seus antigos caças israelenses Kfir

Thiago Vinholes | Publicada em 12/07/2019 13:21

A SAAB está oferecendo a nova geração do caça Gripen nas versões para um e dois pilotos à força aérea da Colômbia, que busca um substituto para sua frota de aeronaves israelenses IAI Kfir, informou o site Jane’s 360.

Jonas Hjelm, diretor da divisão de negócios aeronáuticos da SAAB, afirmou à publicação que a companhia ofereceu 12 caças Gripen E de assento único e três Gripen F de assento duplo à força aérea colombiana durante a Feira Aeronáutica Internacional (F-AIR), realizada nesta semana em Medellín, na Colômbia.

O diretor da SAAB disse que a força aérea colombiana está procurando por um novo caça multimissão de superioridade aérea e acrescentou que o Gripen se encaixa nesses requisitos.

Hjelm apontou que ainda é muito cedo para dizer onde a SAAB produziria os Gripen para a Colômbia se fosse escolhida para fornecer as aeronaves, mas admitiu que a companhia poderia utilizar as instalações existentes no Brasil e na Suécia para produzir os caças. O executivo também disse que a fabricante está oferecendo um pacote de transferência de tecnologias, o que pode ajudar a impulsionar a indústria aeronáutica colombiana.

As forças aéreas do Brasil e da Suécia serão os primeiros clientes do Gripen E. As primeiras unidades estão programadas para serem entregues nos dois países até o final de 2019.

Além do novo Gripen, outros caças no radar da força aérea colombiana são a versão mais recente do Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon (Block 70) e o Eurofighter Typhoon, produzido pelo consórcio que envolve a Airbus, BAE Systems e a Leonardo, enquanto a IAI está oferecendo a versão atualizada do Kfir.

A força aérea da Colômbia possui atualmente um inventário com 21 caças Kfir na versão Block 60, embora nem todos estejam operacionais. As aeronaves foram adquiridas usadas de Israel no final dos anos 1990 e estão próximas de atingir seus limites operacionais.

PORTAL SPUTNIK BRASIL


Escolha de Portugal pelo KC-390 é opção acertada, diz especialista

O Governo de Portugal anunciou na quinta-feira (12) um pedido por cinco aviões do modelo KC-390 da Embraer como parte do processo de modernização das capacidades da Força Aérea Portuguesa.

Publicada em 12/07/2019 14:53

A solicitação serve para apoiar as operações das Forças Armadas de Portugal e as entregas estão programadas para começar em 2023.

Para Cláudio Lucchesi, editor da revista Asas e especialista em aviação, Portugal acertou na compra do KC-390 da Embraer.

"O KC-390 é uma aeronave totalmente moderna cujo o conceito, a concepção, o projeto fez utilização das mais recentes tecnologias disponíveis. Então é uma aeronave mais capaz, mais moderna e pode se imaginar que tem um longo caminho a frente no sentido de poder ir sendo paulatinamente aperfeiçoada, melhorada e assumir outras funções além das que já é capaz de fazer. É uma escolha bastante acertada", disse à Sputnik Brasil.

O KC-390 é capaz de realizar diversas missões militares e civis, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento e combate a incêndios florestais e possui também capacidades de transporte e lançamento de carga e tropas.

"Se a gente observar no cenário atual, não existe nenhuma aeronave de projeto novo exatamente da categoria do KC-390, os transportes militares de projetos novos, razoavelmente recentes, como o Airbus A400M, o C17, são aeronaves maiores do que o KC-390. (...) Nesse momento são poucos os rivais em termos de modernidade de projeto ao KC-390", disse Cláudio Lucchesi.

Portugal é o maior parceiro internacional do Programa KC-390. Por isso, para Cláudio Lucchesi, a notícia não é nenhuma surpresa.

"Essa decisão já era esperada, já havia ocorrido anteriormente uma pré-seleção do KC-390 pela Força Aérea Portuguesa. É também importante observar que existe uma empresa área em Portugal importante, que é a OGMA, que 65% do controle acionário é pertencente ao grupo Embraer", completou.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA TV - Terceiro protótipo do Míssil Antinavio de Superfície da Marinha do Brasil é lançado


Publicada em 12/07/2019 09:30

A Marinha do Brasil (MB) realizou no dia 10 de julho, o lançamento do terceiro protótipo do Míssil Antinavio de Superfície (MANSUP), que teve como alvo o casco do ex-Rebocador de Alto Mar “Tridente”.

O lançamento, realizado pela Fragata “Independência”, comprovou que todos os subsistemas apresentaram bom desempenho e se comportaram de forma harmônica.

Os resultados confirmaram a evolução do projeto e o acerto dos aperfeiçoamentos realizados após os primeiros testes, ocorridos em novembro de 2018 e março de 2019, a bordo da Corveta “Barroso” e da Fragata “Independência”, respectivamente.

Neste terceiro teste foram feitas verificações adicionais, gravadas por meio dos dados da telemetria, também nacional, instalada no míssil e em unidades participantes da operação. As informações obtidas serão empregadas como subsídios para prosseguir no aperfeiçoamento dos subsistemas componentes.

O evento aconteceu na área marítima entre o Rio de Janeiro e Cabo Frio (RJ). Foram empregados três navios da Esquadra, o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”, a Fragata “Constituição”, além do navio lançador, que foi a Fragata “Independência”.

A operação contou ainda com o apoio de embarcações pertencentes ao Comando do 1? Distrito Naval (Com1°DN), o Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa” e o Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Purus”, além de e um Destacamento de Mergulhadores de Combate.

O Comando da Força Aeronaval (ComForAer), enviou aeronaves: Esquilo (UH-12), SuperCougar (UH-15), Seahawk (SH-16) e Lynx (AH-11A). A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou apoiou o lançamento com uma aeronave P-3AM.

ND MAIS (SC) - Estudantes de escolas básicas de Florianópolis participam do Programa Forças no Esporte

Participantes do projeto terão atividades culturais, esportivas, pedagógicas, ambientais e cívicas

Publicada em 12/07/2019 10:55

Mais de 160 estudantes das escolas básicas municipais de Florianópolis Almirante Carvalhal, Vitor Miguel e Adotiva Liberato Valentim vão participar do Profesp (Programa Forças do Esporte). A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação da Capital com as Forças Armadas, que oferecerão aos alunos atividades culturais, pedagógicas, ambientais e cívicas.

O lançamento do Profesp para a rede municipal de ensino aconteceu nesta quinta-feira (11) na Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina. As atividades serão no contraturno. A Prefeitura de Florianópolis colocará a disposição transporte para o deslocamento dos participantes do projeto.

O Programa vai oferecer aos alunos participantes uniforme completo, camisa, bermuda, tênis, boné, kimono, collant e abrigo e também almoço e lanche durante o período das atividades.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, apoiou a iniciativa. “não é nada fácil despertar o interesse dos jovens pelo civismo atualmente, então é muito importante que iniciativas como esta, com atrativos interessantes, existam e sejam espalhadas. Este deve ser o início de uma longa parceria”.

O secretário da Educação Maurício Fernandes Pereira agradeceu o trabalho realizado pelas Forças Armadas e complementou: “Gostaria de parabenizar os estudantes por aproveitarem esta oportunidade extraordinária”.

Almirante Carvalhal

Uma escola que já começou as atividades do Profesp neste mês é a Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal, em Coqueiros. Cerca de 30 estudantes do 5º ao 9º ano participam as terças, quartas e quintas-feiras na Escola de Aprendizes Marinheiros e praticam esportes como vôlei, futebol, natação, muay thai e também aulas de música.

O coordenador geral do Profesp, Capitão de corveta José Alexandre de Oliveira Sousa, aponta que os profissionais das unidades participantes já perceberam grande diferença no comportamento dos estudantes como respeito às regras, disciplina e evolução deles no projeto.

Cristiane de Souza Goulart, diretora da unidade, comentou o entusiasmo dos estudantes com o começo das atividades: “Está sendo uma experiência bastante gratificante. Eles chegam na escola super ansiosos para irem para a Marinha. Ao retornarem, nos contam com animação o que aconteceu naquele período”.

Adotiva Liberato Valentim

A partir da primeira semana de agosto, os estudantes da Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim, localizada na Costeira do Pirajubaé, vão iniciar as atividades no programa. Serão ao todo 49 estudantes participantes do projeto que irão as segundas e quartas sempre no contraturno à Base Aérea de Florianópolis, onde vão praticar atividades como judô, basquete, rugby, muay thai e aulas de música.

A 1ª Tenente e coordenadora geral do Profesp na Aeronáutica, Camila Kessler, falou sobre os impactos diretos que o desenvolvimento do projeto deve causar: “melhoria na integração social das crianças, na capacidade e habilidades motoras, bem como da saúde”.

Vitor Miguel de Souza

Também em agosto às segundas e quintas feiras na parte da tarde começa a participação de 50 crianças do 5º, 6º e 7º ano da unidade Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza, no Itacorubi. O 63º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro vai oferecer atividades e práticas esportivas como futebol, luta, basquete, vôlei, atletismo. Os participantes do projeto terão acesso a aulas de música, palestras e outras atividades de cultura, saúde, artes e ações ambientais.

O 2º Tenente e coordenador geral do Profesp no 63º Batalhão, Bruno de Abreu Jeremias lembrou que o objetivo do programa é promover a valorização pessoal, o fortalecimento da integração social e a cidadania e a redução de riscos sociais dos beneficiados, através da prática de atividades físicas e socialmente inclusivas.