NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Relíquia de guerra, aeronave que originou Esquadrilha da Fumaça é atração no Arraiá Aéreo em Bauru

Aeronave já foi utilizado em combate em diversos conflitos como a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coreia. Modelo, responsável por formar uma grande geração de aviadores da FAB, chegou a ser produzido sob licença no Brasil, na região de Lagoa Santa (MG).

Bauru E Marília | Publicada em 12/06/2022 12:21

Entre as exposições e as demonstrações de voos de aeronaves da esquadrilha da fumaça durante a sétima edição do Arraiá Aéreo, em Bauru (SP), um modelo específico vem chamando a atenção do público: O North American T-6, ou simplesmente T-Meia no Brasil.

A aeronave é uma das primeiras a ser utilizada pela Esquadrilha da Fumaça, fundada em 1952, para mostrar a perícia de aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB) e estimular os novos cadetes, além de promover a cultura aeronáutica no país.

O modelo, responsável por formar uma grande geração de aviadores da FAB, chegou a ser produzido sob licença no Brasil, na região de Lagoa Santa (MG).

No sábado (11), durante a abertura do Arraiá Aéreo, que reúne duas festas tradicionais – O Show Aéreo e a Festa Junina - o T-meia que sobrevoou o céu de Bauru é um modelo de 1946, que, além da fumaça e do barulho, carrega consigo muita história por trás de suas asas.

Um avião monomotor, de trem de pouso convencional e retrátil com roda de cauda, o modelo T-6 é atualmente destinado à instrução e ao treino de pilotos, mas também já foi utilizado em combate em diversos conflitos como a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coreia.

A denominação T6-Texan, pela qual o avião ficou famoso, só foi adotada pela Força Aérea dos Estados Unidos em 1948. Até então, suas versões tiveram várias designações de fábrica dos seus diversos utilizadores.

No Brasil, a nacele (cabine) do piloto foi modificada pelo piloto veterano da Segunda Guerra Mundial Pedro de Lima Mendes. O T-6 vinha causando muitos acidentes aéreos no Brasil, e em muitos deles o piloto não conseguia saltar por não conseguir expelir a nacele.

Vendo isso, Lima Mendes projetou um novo tipo de cabine para o T-6, enviando o protótipo para a North American, cujo modelo passou a ser usado no mundo todo.

No entanto, por ironia do destino, Lima Mendes morreu em um acidente aéreo envolvendo dois T-6 em 1947. Ele não conseguiu ejetar por causa de um problema na nacele que ele mesmo criou.

Na equipe de demonstração aérea da FAB, a Esquadrilha da Fumaça, a aeronave já efetuou mais de 1 mil apresentações, com exibições em todos os Estados brasileiros e em outros países como Uruguai, Paraguai, Argentina, Guiana, Venezuela, Panamá e Guatemala.

Por aqui, os T-6 da FAB só vieram a ser desativados em 1974 (na Fumaça foram usados até 1976) e substituídos gradualmente pelos Neiva Universal. Hoje, dos 150 que voavam na FAB em 1973, somente seis T-6 ainda operam regularmente com prefixo civil.

“Esse avião foi o que originou a nossa Esquadrilha da Fumaça. Nós tínhamos esse avião na força aérea brasileira, e eles originaram a esquadrilha da fumaça. A gente tem que mantê-los voando”, afirmou o piloto Tike Bazaia.

Evento

Após dois anos de espera por conta da pandemia de Covid-19, o Arraiá Aéreo voltou a ser realizado no Aeroclube de Bauru (SP). O evento é uma parceria entre a prefeitura, a TV TEM e a Fundação AstroPontes, e conta com uma programação com atividades ligadas à aviação, com tradicionais barracas de comidas típicas e atrações artísticas culturais.

O acesso ao evento é gratuito, com entrada solidária, ou seja, doação de um quilo de alimento não perecível, um quilo de ração para pet ou doação de R$ 10. Para evitar filas, é recomendado que o interessado faça uma inscrição pelo link.

A programação cultural do evento conta com dois palcos - Terra e ISS - com várias atrações. O evento, que teve início no sábado, prossegue neste domingo com diversos shows.

PORTAL AEROIN


Em vídeo, FAB faz homenagem ao Dia do Correio Aéreo Nacional e da Aviação de Transporte


Murilo Basseto | Publicada em 12/06/2022 16:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) publica neste domingo o vídeo apresentado a seguir, que faz uma homenagem ao Dia do Correio Aéreo Nacional (CAN) e da Aviação de Transporte.

A história começou a ser escrita na manhã do dia 12 de junho de 1931, e hoje comemora 91 anos. Na versão deste ano, às vésperas da incorporação do KC-30 (Airbus A330-200) à frota de transporte, o vídeo acompanha a campanha institucional da FAB “Brasil – Essa é a nossa Força”.

Mais antiga que a própria FAB – esta criada há 81 anos -, a Aviação de Transporte se destaca pela capacidade multimissão. Dentre as Ações de Força Aérea mais recorrentes estão Transporte de Tropa, Transporte Aéreo Logístico, Assalto Aeroterrestre, Reabastecimento em Voo e Combate a Incêndio em Voo.

Desde 1931, quando o Correio Aéreo Nacional (CAN) realizava o serviço postal militar brasileiro, a Aviação de Transporte já vislumbrava a importância que teria, por integrar o País e permitir a ação em comunidades de difícil acesso, possuindo relevante papel social.

Nesses 91 anos, a FAB ampliou sua capacidade de apoiar as atividades operacionais e administrativas das Forças Armadas e da sociedade brasileira como um todo. A aeronave multimissão KC-390 Millennium, por exemplo, responsável por garantir o fluxo de pessoal, equipamentos e suprimentos, é demandada pelos mais diversos setores do País.

E o próximo vetor, KC-30, vai disponibilizar um salto ainda maior na operação da Aviação de Transporte, com o objetivo suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária.

PORTAL PODER AÉREO


Dia de rever alguns velhos conhecidos alados no PAMA-SP


Fernando De Martini | Publicada em 12/06/2022 13:00

Neste sábado e domingo, 11 e 12 de junho, foi realizado um grande encontro de carros antigos na área do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), numa terceira edição do evento, interrompido pela pandemia.

Mesmo com pouco tempo disponível neste domingo, passei rapidamente por lá, vi muitos carros interessantes e raros, e imaginei que na área mais distante da entrada, no pátio que dá acesso à pista, encontraria alguns velhos conhecidos alados. Dito e feito.

Lá estava o Buffalo preservado que é presença garantida nos “Domingos Aéreos”, tendo ao lado um F-5EM do segundo lote (ex-aggressor da USAF) que já pude ver mais de uma vez cumprindo ciclos de manutenção de 1.200 horas no PAMA-SP, assim como voando.

Não sei todas as matrículas da meia dúzia de caças F-5 recentemente desativados, mas é possível que este, o FAB 4871, com as marcações do Esquadrão Pampa, esteja entre eles. Reparar na ausência dos motores na imagem de abertura (só estão as tubeiras, é possível enxergar através das entradas de ar), do canhão (só se vê a entrada de refrigeração dos aviônicos que tomou o lugar de um dos dois canhões originais), entre outros itens ausentes.

É normal que os caças tenham estes e muitos outros equipamentos retirados logo após a chegada ao PAMA-SP para a manutenção nível parque, até que praticamente tudo é retirado antes da remontagem, incluindo a pintura, mas algo me diz que o 4871 está entre os que não voltarão mais, nesta “diagonal” de desativação que a frota começou a realizar. Já outros exemplares, conforme suas condições, podem eventualmente passar por mais um ciclo operativo. Apenas um palpite.

Também foi possível ver alguns helicópteros desativados, aguardando destino: um Super Puma e alguns “Sapões”. Em geral, as aeronaves de frotas desativadas são leiloadas. Por último, uma foto voltada para o outro lado, onde a movimentação era muito maior. Carros antigos até perder de vista. Em primeiro plano, um belo exemplar de Dodge Dart 4 portas, dois ou três anos mais velho que o FAB 4871.

OUTRAS MÍDIAS


AGÊNCIA GBC - Base Aérea recebe homenagem em Brasília por ações na defesa do país

Criada em 2002. é uma das mais importantes honrarias da Defesa

Da Redação | Publicada em 12/06/2022 15:00

O Ministério da Defesa comemorou, nesta sexta-feira (10), o 23º anos de criação. Em solenidade realizada no Clube da Aeronáutica, 265 personalidades civis e militares nacionais e três instituições militares foram agraciadas com a Ordem do Mérito da Defesa. Uma delas foi a Base Aérea de Canoas.

O titular da pasta, Paulo Sérgio Nogueira, agradeceu à Marinha do Brasil, ao Exército Brasileiro e à Força Aérea Brasileira “pelo esforço conjunto que fazem com o Ministério da Defesa nesse mister, tendo, na união dessas instituições, a força da defesa nacional”.A homenagem é uma das mais importantes entre os militares. Criada em junho de 2002, é concedida para civis, militares e organizações que prestam serviços relevantes para o país, através do Ministério da Defesa ou às Forças Armadas.Criado em 10 de junho de 1999 para coordenar o esforço integrado de defesa, o Ministério da Defesa atua para contribuir na garantia da soberania, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem e do patrimônio nacional, na salvaguarda dos interesses nacionais e no incremento da inserção do Brasil no cenário internacional.