NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


AGÊNCIA BRASIL


Bolsonaro participa de transmissão de comando da Aeronáutica

Presidente trocou comandantes das três Forças Armadas

Pedro Rafael Vilela | Publicada em 12/04/2021 17:31

O presidente Jair Bolsonaro participou na tarde desta segunda-feira (12) da cerimônia de transmissão de comando da Aeronáutica. O evento ocorreu na Base Aérea de Brasília, e contou também com as presenças do vice-presidente, Hamilton Mourão, e do ministro da Defesa, Braga Netto. 

A troca de comandos das três Forças Armadas foi anunciada há quase duas semanas, após uma reforma ministerial que também incluiu o Ministério da Defesa, com a substituição de Fernando Azevedo e Silva por Braga Netto.

Na Aeronáutica, o tenente-brigadeiro Carlos Almeida Baptista Júnior passou a ser o novo comandante. Ele substitui o tenente-brigadeiro Antônio Carlos Bermúdez, que estava no cargo desde o início do governo, em 2019. Na última sexta-feira (9), Bolsonaro já havia participado da transmissão de cargo do Comando da Marinha, assumido pelo o almirante de esquadra Almir Garnier Santos, que substituiu Ilques Barbosa. No próximo dia 20, está prevista a transmissão de cargo no Exército. Neste caso, assumirá o comando o general Paulo Sergio Nogueira, no lugar do general Edson Leal Pujol.

Em discurso, o ministro da Defesa destacou algumas das principais ações da Força Aérea Brasileira (FAB) nos últimos anos, incluindo a apresentação do caça F-39 Gripen e a entrada em operação dos aviões KC-390.

"A despeito de todas as limitações orçamentárias, a Força Aérea consolidou o conceito da Dimensão 22, avançando nos seus principais programas estratégicos, com a incorporação do primeiro caça F-39 Gripen NG, e das primeiras aeronaves de transporte multimissão KC-390 Millenium, verdadeiros marcos da evolução tecnológica da aviação e de considerável ganho operacional para a defesa nacional", afirmou Braga Netto.

O ministro ainda mencionou a atuação da FAB no transporte de órgãos para transplantes e nas operações de abastecimento de medicamentos, insumos e vacinas no combate à pandemia.

Edição: Aline Leal

PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Ação conjunta apreende aeronave com mais de 500kg de cocaína

Investigações da PF permitiram a atuação da FAB na região de Porto Velho, em Roraima

Da Redação | Publicada em 12/04/2021 10:37

A Polícia Federal (PF) e a Força Aérea Brasileira (FAB), atuando em conjunto, interceptaram e abordaram uma aeronave carregada com 579kg de cocaína, na região de Porto Velho, em Roraima.

As investigações da PF apontaram para o transporte clandestino da droga, o que viabilizou a atuação da FAB para a interceptação da aeronave, com caças, baseada na chamada Lei do Abate.

O piloto tentou fugir pousando em uma área de pasto, mas as forças de segurança conseguiram pegá-lo, com a apreensão da aeronave e da droga, além da prisão de um indivíduo.

A ação faz parte de estratégia institucional de integração entre a PF e a FAB, além das polícias estaduais, que tem alcançado resultados expressivos para o enfrentamento do tráfico de drogas transnacional e proteção das fronteiras nacionais.

Em 2020, foram apreendidas, pela Polícia Federal, 12 aeronaves enquanto transportavam drogas, o que representa número 70% maior do que no ano anterior. Em 2021, a PF já apreendeu três aeronaves, nas mesmas circunstâncias.

Com informações da Polícia Federal

Cerimônia marca troca de Comando

Presidente Jair Bolsonaro participou do evento promovido, nesta segunda-feira (12), na Base Aérea de Brasília

Publicada em 12/04/2021 17:45

O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior assumiu, nesta segunda-feira (12), o Comando da Aeronáutica no lugar do Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Bermudez. O evento ocorreu na Base Aérea de Brasília e contou com a presença do Presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Defesa, Braga Netto.

Ao assumir o cargo, Baptista destacou que o sucesso de uma instituição se baseia na sabedoria dos comandantes e na fiel disposição de servir. “Nós que aqui permanecemos, prosseguiremos assim, inspirados pelos ensinamentos e experiências dos que nos antecederam na nobre missão de liderar a Força Aérea Brasileira.”

Entregarei ao cargo meus conhecimentos, habilidades e esforço sempre com base nos valores comuns à instituição militar que represento aqui”, acrescentou o novo comandante da Força Aérea Brasileira (FAB).

A cerimônia contou com homenagens e entrega de insígnias, seguida de desfile militar e aéreo no Pátio de Solenidades da Força Aérea Brasileira.

Quem é o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior

Natural de Fortaleza (CE), o Tenente-Brigadeiro Baptista Júnior ingressou na Força Aérea Brasileira em 1975 e foi promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro em 2018. Possui 4 mil horas de vôo, sendo 2,2 mil horas em aeronaves de caça.

Durante a carreira militar, assumiu o comando de diferentes organizações da FAB, entre elas, do 2º e 6º Grupo de Aviação – Esquadrão Guardião; e da Base Aérea de Fortaleza.

Baptista também foi adjunto do adido de Defesa e Aeronáutica nos Estados Unidos; subchefe de apoio do Comando-Geral de Apoio; e presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate.

Também foi vice-chefe do Estado-Maior da Aeronáutica; e chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, entre outras funções. Antes de assumir o Comando da Aeronáutica, o Brigadeiro Baptista era líder do Comando Geral de Apoio, instituição que planeja e controla a logística de material bélico e de infraestrutura da FAB.

Comando da Aeronáutica

Neste ano, o Comando da Aeronáutica completou 80 anos. Em 20 de janeiro de 1941, foi criado o Ministério da Aeronáutica, órgão que precedeu o Comando e que tinha como atribuição estudar e despachar todos os assuntos relativos à atividade da aviação nacional. Com o tempo, o Comando passou a gerir assuntos ligados à política aérea espacial, à indústria aeronáutica, à infraestrutura aeroportuária, à aviação civil e ao gerenciamento da Força Aérea Brasileira.

Além disso, a Força Aérea Brasileira vem prestando apoio em ações de enfrentamento à Covid-19 em todo o país. No fim de março deste ano, a FAB completou cinco mil horas de vôo em ações de envolvimento de apoio ao combate ao coronavírus, iniciadas em março do ano passado.

DEFESATV


67 anos de história do C-130 Hércules e sua importância na FAB


Felipe Moretti | Publicada em 12/04/2021 14:15

Era 1951, e a Força Aérea dos Estados Unidos buscava projetos para uma aeronave capaz de transportar equipamentos grandes e volumosos, incluindo peças de artilharia e veículos blindados, por longas distâncias.

Os requisitos eram pousos em espaços apertados, desacelerar para 125 nós para o salto de paraquedistas e voar, se necessário, com um só motor. O que a Força Aérea queria, em outras palavras, era um levantador de peso robusto e versátil com bastante espaço no “porta-malas”.

Mesmo diante de falácias negativas e que levaria a empresa Lockheed Martin à falência na construção de aeronaves turboélices, Hall Hibbard não deu ouvidos.

Quando o protótipo YC-130 taxiou para seu voo inaugural em 23 de agosto de 1954, ficou claro para todos, até mesmo para o engenheiro oficial da época da Lockheed, Kelly Johnson, que a equipe projetista haviam forjado algo atemporal a partir de uma lista aparentemente simples de requisitos da Força Aérea.

Mais tarde, apelidado oficialmente de Hércules, o protótipo tinha um convés de carga surpreendente, levantado no ar após um rolamento no solo de apenas 855 pés, uma distância surpreendentemente curta, considerando que a maioria das aeronaves desse tamanho exigia 5.000 pés. Assim nasceu o C-130 Hércules.

Desde então, mais de 2.500 exemplares foram produzidos para cerca de 70 operadores militares em versões de transporte tático, busca e salvamento, reabastecimento em voo e muitas outras. O C-130J, o modelo mais recente, ainda estava em produção em 2015.

O Hércules, cujo primeiro voo ocorreu em 1954, é o avião produzido por mais tempo na história, e ganhou os ares brasileiros há 57 anos, especificamente em 1964, revolucionando toda a cadeia de operação aérea multimissão em diversos cantos do planeta em grandes esquadrões da Força Aérea Brasileira.

Segundo a própria aeronáutica, a FAB recebeu um total de 29 exemplares, sendo 8 nas versões C-130E, 3 SC-130E, 16 C-130H e 2 KC-130H que passaram por dois programas de atualização e estando condicionados ao reabastecimento aéreo, tendo sua história iniciada com o C-130F adquiridos pelo Corpo de Fuzileiros Navais Americanos em 1958, e hoje operam equipados com um reservatório de combustível removível de aço inoxidável de aproximadamente 13.600 L transportado dentro do compartimento de carga.

Há duas mangueiras montadas nas asas e também pods de reabastecimento aéreo que transferem, cada um, até 1.130 L/min para até duas aeronaves simultaneamente, permitindo tempos de ciclo rápidos de formações de aeronaves de múltiplos receptores, ou seja, é possível abastecer até quatro aeronaves em menos de 30 minutos.

É previsto que os Hércules da FAB sejam substituídos gradualmente pelo incrível e lendário Embraer KC-390 Millennium, maior e mais veloz, e único cargueiro militar do tipo projetado e desenvolvido na América do Sul.

O C-130 Hércules na FAB entrou para o hall dos equipamentos que fizeram história no país, sendo reconhecido pela sua simplicidade, motores valentes e ensurdecedor, e resistência a climas e tempo, um dos motivos de ser empregado em expedições gélidas na Antártica e nos combates a incêndios de intenso calor e baixa visibilidade, através do sistema chamado MAFFS adquirido em 2007, disponibilizando ao certo 12.000 litros de água, mas para isso, os pilotos precisam cumprir uma longa jornada de no mínimo 500 horas de voo na aeronave.

O Hércules não deve ter sua produção encerrada tão cedo, a Lockheed atualmente produz dezenas das versões mais atualizadas, como ao C-130J Super Hércules, com um preço na casa de US$ 11 milhões a US$ 30 milhões, dependendo da versão.

Pela sua tarefa multimissão, o C-130 Hércules fornece à Força Aérea Brasileira condições ímpares de operar e suprir as demandas de seus militares, principalmente ao rápido emprego de tropas terrestres em diversos cantos do Brasil e do mundo.

Tenente-Brigadeiro Baptista Junior Assume o Cargo de Comandante da Aeronáutica


Luiz Carlos | Publicada em 13/04/2021 21:34

Assume nesta segunda feira, dia 12 de abril de 2021 o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior o Cargo de Comandante da Aeronáutica.  A Cerimônia ocorreu na Base Aérea de Brasília, com a presença do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, Ministro da Defesa,  Walter Souza Braga Netto e demais autoridades do governo e Forças Armadas.

O Cargo de Comandante da Aeronáutica, representa o mais alto patamar de Comando da Força Aérea Brasileira e a possibilidade de assumir este cargo significa além da responsabilidade, receber a mais nobre missão de conduzir a Força Aérea em sua missão institucional.

“Manter a Soberania do Espaço Aéreo e Integrar o Território Nacional, com vista à Defesa da Pátria”

Durante a Cerimônia o Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez em seu discurso de despedida, destaca a importância dos projetos Embraer KC-390 Millennium e F-39 Gripen, como projetos estratégicos do futuro assim como a assertiva decisão em indicar o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior ao Cargo de Comandante do Comando Geral de Apoio (COMGAP), unidade militar responsável pelo gerenciamento do apoio logístico que atua diretamente na disponibilidade das aeronaves, de modo que possam ser empregadas nas mais diversas Unidades Aéreas. Vale ressaltar que o COMGAP atua diretamente da modernização das aeronaves e implantação dos novos projetos para incorporação na FAB.

Agora o atual Comandante da Aeronáutica, Ten Brig Batista Junior, tem o desafio de conduzir a Força Aérea Brasileira na Jornada rumo ao Futuro. Em seu discurso de posse o Novo Comandante destaca a gratidão por ser escolhido para assumir o Cargo e reforça o compromisso de entregar seus conhecimentos, habilidades e esforço com base nos valores comum as instituições militares. Cintado neste momento o Código de Honra dos Cadetes de Aeronáutica.

 

  • Coragem
  • Lealdade
  • Honra
  • Dever
  • Pátria

Nesta ocasião, destaca a importância de manter a Força Aérea Brasileira no caminho da evolução continua, em referência a missão daqueles que o antecederam. Adaptar a Estrutura Organizacional para o cumprimento das ações de Força Aérea é uma tarefa que deverá ser perseguida neste Comando.

O Comandante destaca a importância de manter o  compromisso nas ações inerentes a Indústria Aeroespacial e atividades de Ciência e Tecnologia que darão suporte aos projetos estratégicos que ampliarão, em diversos aspectos, a atuação da Forca Aérea Brasileira como um braço armado moderno e eficaz.

Por fim vale destaque que esta solenidade fica marcada por invocar e reforçar valores balizadores das Forças Armadas que é a Hierarquia e Disciplina. Dando destaque também ao compromisso da FAB com seus Militares de modo que cada Homem ou Mulher possa exercer suas atividades em prol da missão. O valor de família pelo qual cada Militar deve Honra e Gratidão pelos valores recebidos e a presença afetiva durante todos os desafios impostos pela Carreira Militar. Cada Militar representa uma Família, todos juntos nos tornamos um punhado de amigos a vibrar de emoção.

Como cidadãos, desejamos sucesso ao Novo Comandante.

Perfil

Natural de Fortaleza (CE), o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior ingressou na Força Aérea Brasileira em 03 de março de 1975 e foi promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro em 31 de março 2018.

Durante a carreira de 46 anos dedicados à vida militar, assumiu o comando, a chefia e a direção de diferentes organizações da FAB, entre elas, foi o primeiro Comandante do 2º/6º Grupo de Aviação – Esquadrão Guardião; Comandante da Base Aérea de Fortaleza; Adjunto do Adido de Defesa e Aeronáutica nos Estados Unidos; Subchefe de Apoio do Comando-Geral de Apoio; Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate e Chefe do Subdepartamento de Desenvolvimento e Programas; Comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro; Diretor da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico; Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica; Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa; e Comandante do Comando-Geral de Apoio.

O Oficial-General é oriundo das aviações de caça e reconhecimento. Possui 4 mil horas de  voo, sendo 2.200 horas em aeronaves de caça. Já voou nas seguintes aeronaves: T-23, T-25, AT-26, C-95, T-27, U-7,U-42, F-103, F-5, EMB 135/145/C-99, E/R-99, C-98B.

PORTAL AEROIN


Centralização de Planos de Voo se torna realidade no Brasil; entenda


Carlos Ferreira | Publicada em 12/04/2021 11:20

A consolidação em um sistema único para o trâmite de todos os planos de voo que utilizam o espaço aéreo brasileiro possibilita aprimorar a consistência dos dados de voo disponíveis operacionalmente.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é responsável por planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas com espaço aéreo brasileiro, por isso desenvolve a necessária e contínua modernização dos processos e sistemas informatizados, essenciais à prestação dos serviços de navegação aérea.

Dentre as iniciativas que vêm sendo implementadas pelo DECEA, destaca-se o projeto de Centralização de Planos de Voo, com a finalidade de consolidar, em um sistema único, o trâmite de todas as mensagens que visam a utilização do espaço aéreo brasileiro, possibilitando, assim, aprimorar a consistência dos dados e proporcionar um adequado planejamento estratégico, operacional e tático.

O foco do projeto é a padronização de um caminho único para todas essas mensagens, buscando uma validação segura e automatizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA). 

O Major Aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich, Gerente do Empreendimento e Chefe da Divisão Operacional da CISCEA, destaca que toda a concepção do projeto foi planejada para uma implantação de forma gradual, buscando o menor impacto possível para os usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). “Apesar dos planos de voo passarem a percorrer o caminho centralizado a partir de abril de 2021, o processo será transparente, não havendo, nesse momento, necessidade de mudanças nos procedimentos dos usuários”.

A centralização constitui um novo paradigma de gerenciamento de planos de voo e suas mensagens de atualização. De acordo com o Coronel Aviador Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante, Comandante do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), o Centralizador de Planos de Voo é um módulo do SIGMA que trará maior apoio ao serviço de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo prestado pelo CGNA – organização que permite, a partir das intenções de voo, a harmonização do fluxo de tráfego.

“O fato de todos os planos de voo e mensagens associadas serem obrigatoriamente submetidos ao Centralizador traz mais eficiência e segurança nas atividades do CGNA, permitindo um planejamento completo e totalmente automatizado”, destaca o Comandante do CGNA.

Informações do DECEA

REVISTA AERO MAGAZINE


FAB e Polícia Federal interceptaram avião com meia tonelada de cocaína

Autoridades ampliaram o número de operações para combate do tráfico na região de fronteira

Gabriel Benevides | Publicada em 12/04/2021 07:17

A Força Aérea Brasileira realizou na última quinta-feira a interceptação de um bimotor suspeito voando em Rondônia. A ação que teve início no Amazonas, contou com informações sigilosas de inteligência da Polícia Federal.

A FAB utilizou dois A-29 Super Tucano para interceptar um Beachcraft B58 Baron, classificada como ilícita. O bimotor foi abordado pelo caça leve brasileiro, passando pelos procedimentos de averiguação e persuasão até ser ordenado a executar o pouso obrigatório em Porto Velho, RO.

Após o pouso as autoridades policiais constataram que a aeronave estava com um carregamento de 578,5 quilos de cocaína.

Ainda que a ação tenha sido coordenada de forma conjunta entre o Comando de Operações Aeroespaciais, da FAB, e a Polícia Federal, os dois ocupantes da aeronave conseguiram fugir imediatamente após o pouso, com um deles preso posteriormente.

"Nesse tipo de missão nós percebemos a importância do trabalho conjunto da FAB com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança. Ressaltando o comprometimento dos militares da FAB, que estão 100% envolvidos e dedicados a garantir uma navegação aérea segura", disse Jeferson Domingues de Freitas, tenente-brigadeiro do ar e comandante de operações aeroespaciais.

Nos últimos anos a FAB tem realizado continuamente operações de patrulha para coibir o tráfico internacional de drogas, especialmente em regiões de fronteira. As ações contam com a colaboração da Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública para conduzir as operações de inteligência e de apreensão de drogas e criminosos.

PORTAL AEROFLAP


Os dez maiores aviões cargueiros militares do mundo


Da Redação | Publicada em 12/04/2021 17:40

A aviação de transporte é um dos principais modais de uma unidade militar aérea, ficando responsável por levar tropas, veículos, unidades móveis, apoiar em missões humanitárias dentre outras missões.

Vamos destacar aqui os dez maiores cargueiros militares do mundo.

10 – Embraer KC-390 Millenium

O décimo lugar é ocupado pelo brasileiro e novíssimo KC-390, a aeronave brasileira rouba essa posição do Lockheed C-130 Hercules em tamanho, tecnologia e capacidade de transporte podendo transportar até 23 toneladas a bordo, o Hercules leva apenas 20 Toneladas.

O Millenium ainda em fase de testes para multimissão de transporte e reabastecimento em voo, atualmente a Força Aérea Brasileira tem quatro unidades.

9 – Shaanxi Y-9

Pouco conhecido o Shaanxi Y-9, fabricado na China que veio substituir o Y-8 que é uma copia visual do Antonov-12 que foi construído para superar o Lockheed C-130J “Super” Hercules.

O projeto do Y-8 foi esticado e assim foi denominado de Y-9 capaz de transportar até 30 toneladas, apenas a Força Aérea Chinesa é a operadora do modelo com mais de 30 unidades.

8 – Airbus A400M

O Cargueiro Militar fabricado pela francesa Airbus também chegou no mercado para desbancar o Hercules no mercado europeu, o grandão foi projetado para pousar em pistas asfálticas, pistas de terra e terreno não preparado, projetado para levar até 37 Toneladas as forças da Alemanha, França, Espanha, Reino Unido e Turquia tem como unidade de carga principal.

7 – Kawasaki C-2

Em 2001 o governo japonês decidiu substituir os C-130 Hercules e o Kawasaki C-1 de sua frota militar, a partir dai o C-2 entrou em cena voando pela primeira vez em 2010, atualmente ele equipa a Força de Autodefesa Aérea do Japão com 30 unidades. O Cargueiro tem capacidade de levar 37,6 Toneladas de carga.

6 – Ilyushin IL-76

O Quadrimotor soviético pouco conhecido pelo seu nome na OTAN (Candid) o IL-76 foi produzido em 1974, com mais de 800 unidades espalhadas pelo mundo. Junto do AN-12 as duas aeronaves foram as principais no Comando de Transporte Aéreo Soviético durante a guerra fria. Já operou em condições adversas climáticas na Sibéria e no gelo ártico. Mesmo com capacidade de operar 50 Toneladas o Ilyushin Il-76 consegue pousar em pista curta sem pavimentação.

5 – Xian Y-20

Desenvolvido na China com colaboração russa e ucraniana, o Y-20 se tornou prioridade do programa nacional chinês na produção de uma aeronave de transporte, o projeto teve inicio em 1990 e o primeiro voo sendo realizado em 2013, fabricado pela Xian Aircraft Corporation (XAC) ele foi desenvolvido nos parâmetros de um C-17 Globemaster. Desde 2016 somente a força aérea chinesa tem em sua frota de aeronaves militares e tem capacidade de transportar até 66 toneladas.

4 – Boeing C-17 Globemaster III

O cargueiro C-17 Globemaster III da USAF  entrou em atividade em 1995 no lugar do Lockheed C-141 Starlifter. É uma aeronave de transporte de suprimentos estratégico, foram construídos 250 unidades que são utilizados nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. Capaz de transportar 77,5 toneladas ainda consegue pousar e decolar de pistas não pavimentadas.

3 – Antonov An-22

O maior turboélice do mundo com apenas seis unidades em operação na Força Aérea Russa, o AN-22 só não supera a tecnologia do C-17, mas ultrapassa a capacidade carga do americano, capaz de transportar 80 toneladas e em terreno macio, foi um dos principais modelos utilizados na União Soviética. 

2 – Lockheed C-5 Galaxy

A maior aeronave da USAF e a principal estrategicamente em missões de grande porte como o transporte da comitiva presidencial americana, quando o presidente americano se prepara para se deslocar em seu Air Force One, dias antes vários C-5 se deslocam levando veículos, helicópteros, e todo o apoio que o presidente precisará naquele local visitado. O C-5 Galaxy tem previsão de voar pela USAF até 2030 e atualmente 125 unidades são espalhadas pelas bases americanas. Sua capacidade de transporte é de 130 toneladas.

1- Antonov AN-124 Ruslan

O maior avião dessa lista nada mais é que o segundo maior avião do mundo, o Antonov An-124 Ruslan só fica atrás do gigante Antonov An-225 Mriya considerado o maior avião do mundo. O Ruslan foi desenvolvido em 1971 e foi utilizado em Forças Aéreas Aoviéticas em 1987.

Atualmente 40 unidades estão em operação, grande parte voando em serviços comerciais civis, algumas unidades servem como braço direito da Força Aérea Russa. Não é descartado a possibilidade da Força Aérea Russa utilizar das unidades que fazem voos comerciais caso necessite. Sua capacidade de carga é de incríveis 150 toneladas.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Júnior assume Comando da Aeronáutica


Por Mariana Alvarenga | Publicada em 13/04/2021 21:54

Brasília (DF), 12/04/2021 – Na tarde desta segunda-feira (12), o Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez transmitiu o cargo de Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) ao Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. A cerimônia, na Ala 1, Base Aérea de Brasília, contou com a presença do Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, que acompanhou o Presidente da República, Jair Bolsonaro.

A solenidade marcou a despedida do Brigadeiro Bermudez do serviço ativo, após mais de 46 anos de vida militar. Ao agradecer a todos que passaram por sua trajetória, ele reiterou que deixa “a certeza que estamos na proa certa. O suor do nosso trabalho constitui uma inestimável herança luminosa que jamais será esquecida pelo povo brasileiro”.

O Brigadeiro Bermudez deu boas-vindas ao Brigadeiro Baptista Júnior, que recebeu o bastão de comando. “Que suas decisões frutifiquem em favor da Força Aérea e em proveito do nosso Brasil”, desejou.

Ao falar, o Ministro Braga Netto destacou as atuações da Força Aérea sob comando do Brigadeiro Bermudez, como, entre outras missões, o combate a ilícitos transfronteiriços e ambientais, o transporte de órgãos, o apoio à saúde em áreas remotas do País. Lembrou ainda a Operação Covid-19 e todo o esforço aéreo no deslocamento de cilindros de oxigênio, respiradores, vacinas, insumos.

O Ministro da Defesa mencionou também o empenho da Marinha e do Exército no enfrentamento à pandemia. “Nosso trabalho exige sacrifício e dedicação, permanente vigilância e prontidão, especialmente nos momentos em que a sociedade brasileira necessitar das nossas capacidades”, ressaltou.

O Brigadeiro Baptista Junior homenageou o Brigadeiro Bermudez, recordando suas marcantes funções na Força Aérea ao longo de sua jornada. Um dos destaques foi a Chefia do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, quando “conduziu desafiante e minucioso trabalho de cobertura do acidente do voo Air France 447”, elogiou. Ele agradeceu a confiança do Presidente Bolsonaro na nova missão que se inicia. “A FAB é responsável pela soberania do nosso espaço aéreo. Seguiremos o processo de evolução contínua, caminhando do possível ao necessário e melhorando nossa eficiência”, ressaltou.

O Brigadeiro Bermudez foi presenteado com o espadim de cadete da Aeronáutica, marco do início de sua carreira na FAB. Ele recebeu ainda a bandeira-insígnia de Comandante da Força Aérea, arriada do mastro e entregue durante a cerimônia. A ocasião solene foi encerrada com desfile da tropa ao som da canção Bandeirantes do Ar, entoada pela Banda de Música da Base Aérea de Brasília. Enquanto os militares marchavam em continência ao novo Comandante, aviões da Esquadrilha da Fumaça sobrevoaram o céu da Ala 1.

Estiveram também presentes na cerimônia o Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, o Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, ministros, embaixadores e demais autoridades militares e civis.

Fotos: Alexandre Manfrim

OUTRAS MÍDIAS


FOLHA DE BARBACENA - EPCAR realiza cerimônia de entrega de platina aos novos alunos da escola em Barbacena


Camila Condé | Publicada em 12/04/2021 15:46

Os alunos estagiários aprovados no último processo seletivo da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) concluíram o período de Adaptação Militar (EAM) com solenidade de conclusão realizada na última sexta-feira (09/04), no Ginásio Charles Astor. O evento foi presidido pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, oportunidade em que os novos alunos receberam suas platinas. 

Segundo a Epcar, devido ao atual momento de pandemia, a solenidade militar e todas as instruções aplicadas no período adaptativo cumpriram as normas sanitárias vigentes. Participaram somente os alunos concludentes do estágio, oficiais pertencentes ao efetivo do esquadrão e alunos adaptadores.

“Hoje é um marco muito grande pois sempre sonhei com esta realização, me inspirando em vídeos e depoimentos na internet. A adaptação é um período muito diferente da rotina que vivíamos antes de ingressar aqui, mas vejo que foi uma experiência necessária para os aprendizados que nos foram repassados, como ordem unida, comportamentos e regulamentos militares e espírito de corpo, que foi uma das coisas que mais aprendi. Organização, independência e responsabilidade também foram características que foram trabalhadas, assim como a de nos mantermos fortes em situações difíceis. Quero me dedicar a esta vida nova e esforçar para uma coisa que amo muito, que é a Aeronáutica!” disse, a agora aluna Jéssica Callegari Silva de Oliveira, de 16 anos e natural de São Paulo (SP), que é primeira colocada do CPCAR 2021.

Muito emocionado, o aluno Felipe Rodrigues Viana de Freitas, de 17 anos e natural de Natal (RN), está a mais de 2.500km distante de casa. “Hoje é um dia muito importante pra mim, pois eu não consigo parar de pensar nas oportunidades que meus pais me deram e que eles nunca tiveram. Lembro-me também da minha avó, Maria José. A vida de minha família foi muito sofrida, mas eles sempre me deram tudo o que podiam e investiram muito em minha educação. Agora percebo que estou sendo recompensado. Meu objetivo agora é estudar, dar o meu melhor e orgulhar a minha família que é adepta ao militarismo”, encerrou.

Um dos responsáveis pela preparação dos integrantes do Esquadrão Hércules - nome escolhido pelos componentes da turma, é o Comandante do CPCAR 2021, Capitão Aviador Renan Nunes Leão, que mencionou as dificuldades vivenciadas neste momento, ratificando que todos os objetivos para o período foram alcançados e que os novos alunos da Escola estão aptos a enfrentarem as novas etapas do Curso Preparatório.

“É uma honra participar deste processo, ainda mais para esta turma que enfrentou um desafio atípico, que é a questão da pandemia. Eles se adaptaram a uma rotina específica justamente pelos protocolos sanitários impostos para o momento, exigindo deles mais esforço do que uma turma que realizou a adaptação de forma totalmente presencial. Isso exigiu muita disciplina, comprometimento, maturidade e iniciativa por parte deles. Estão de parabéns não só pela conquista da platina em si, mas por todo o cenário que abarcou a conquista”, enfatizou o oficial que também foi aluno da Epcar, na turma do ano de 2003, destacando que o aprendizado já vivido é fundamental para a empatia na condução da formação.

O Comandante da EPCAR, no primeiro dia da adaptação, foi o responsável por recepcionar os estagiários na fachada centenária do prédio do Comando, um a um. A partir daí, acompanhou cada passo da adaptação e assistiu hoje o encerrar de dias intensos de preparação dos novos integrantes do Corpo de Alunos.

 “Esta é a primeira conquista nesta Escola, que veio com esforço, com dedicação e com superação, como várias outras que continuarão alcançando daqui pra frente. Vocês começaram a conhecer a enorme força que cada um tem aí dentro de si. Uma força que a maioria de vocês nem conhecia, uma força que é capaz de fazê-los conquistar absolutamente tudo que quiserem, capaz de tornar realidade qualquer sonho que tiverem, por mais difícil que ele possa parecer. A turma Hércules começa a escrever seu nome na história de mais de setenta anos desta Escola. Parabéns aos alunos! Parabéns aos pais e mães por esta primeira de muitas conquistas de seus heróis”

Ao término da solenidade, os agora alunos da tropa mais jovem da Força Aérea Brasileira (FAB), pertencentes ao Esquadrão Hércules, entoaram, pela primeira vez, na condição de alunos.

Nesta segunda-feira (12/04), os alunos retornam às atividades com a participação na Aula Inaugural a ser ministrada pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço. iniciando oficialmente, o ano letivo trará as atividades curriculares previstas pela Divisão de Ensino e pelo Corpo de Alunos da Escola.

Neste ano de 2021, o início do ano letivo ocorreu em período incomum devido ao adiamento de algumas fases do processo seletivo no ano anterior em razão da pandemia.

Foto: Suboficial Leopoldo/ Sargento Valentim/ Sargento Domingos

Por Camila Condé para a Folha de Barbacena, com informações da Escola Preparatória de Cadetes do Ar

MEON - Força Área Brasileira abre 130 vagas para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar

As inscrições estarão abertas até o dia 23 de abril

Julia Lopes | Publicada em 12/04/2021 09:40

A FAB (Força Área Brasileira) abriu 130 vagas para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar para o ano de 2022, realizado na EPCAR (Escola Preparatório de Cadetes do Ar), em Barbacena (MG). As inscrições para o Exame de Admissão tiveram início no dia 7 de abril e terminarão ás 9h do dia 23 de abril, horário de Brasília. O site para se inscrever é www.fab.mil.br/ingresso. A taxa custa R$ 60,00.

Segundo a FAB, das 130 vagas ofertadas, 110 serão para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino. Para participar do Exame de Admissão o candidato deve ter entre 14 anos e 19 anos e ter concluído o Ensino Fundamental do Sistema Nacional de Ensino na data da Concentração Final, ou seja, no dia 15 de janeiro de 2022, quando os aprovados se apresentarão na EPCAR para o início do curso, que tem duração de três anos.

O processo seletivo será composto de provas escritas de língua portuguesa, matemática, língua inglesa e redação, além de inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar (para candidatos negros que optarem pelo sistema de reserva de vagas) e validação documental. As provas escritas ocorrerão no dia 04 de julho de 2021.

CAVOK - BRASIL: Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Júnior assume Comando da Aeronáutica


Fernando Valduga | Publicada em 13/04/2021 06:00

Na tarde da segunda-feira (12), o Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez transmitiu o cargo de Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) ao Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

A cerimônia, na Ala 1, Base Aérea de Brasília, contou com a presença do Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, que acompanhou o Presidente da República, Jair Bolsonaro.

A solenidade marcou a despedida do Brigadeiro Bermudez do serviço ativo, após mais de 46 anos de vida militar. Ao agradecer a todos que passaram por sua trajetória, ele reiterou que deixa “a certeza que estamos na proa certa. O suor do nosso trabalho constitui uma inestimável herança luminosa que jamais será esquecida pelo povo brasileiro”.

O Brigadeiro Bermudez deu boas-vindas ao Brigadeiro Baptista Júnior, que recebeu o bastão de comando. “Que suas decisões frutifiquem em favor da Força Aérea e em proveito do nosso Brasil”, desejou.

Ao falar, o Ministro Braga Netto destacou as atuações da Força Aérea sob comando do Brigadeiro Bermudez, como, entre outras missões, o combate a ilícitos transfronteiriços e ambientais, o transporte de órgãos, o apoio à saúde em áreas remotas do País. Lembrou ainda a Operação Covid-19 e todo o esforço aéreo no deslocamento de cilindros de oxigênio, respiradores, vacinas, insumos.

O Ministro da Defesa mencionou também o empenho da Marinha e do Exército no enfrentamento à pandemia. “Nosso trabalho exige sacrifício e dedicação, permanente vigilância e prontidão, especialmente nos momentos em que a sociedade brasileira necessitar das nossas capacidades”, ressaltou.

O Brigadeiro Baptista Junior homenageou o Brigadeiro Bermudez, recordando suas marcantes funções na Força Aérea ao longo de sua jornada. Um dos destaques foi a Chefia do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, quando “conduziu desafiante e minucioso trabalho de cobertura do acidente do voo Air France 447”, elogiou. Ele agradeceu a confiança do Presidente Bolsonaro na nova missão que se inicia. “A FAB é responsável pela soberania do nosso espaço aéreo. Seguiremos o processo de evolução contínua, caminhando do possível ao necessário e melhorando nossa eficiência”, ressaltou.

O Brigadeiro Bermudez foi presenteado com o espadim de cadete da Aeronáutica, marco do início de sua carreira na FAB. Ele recebeu ainda a bandeira-insígnia de Comandante da Força Aérea, arriada do mastro e entregue durante a cerimônia. A ocasião solene foi encerrada com desfile da tropa ao som da canção Bandeirantes do Ar, entoada pela Banda de Música da Base Aérea de Brasília. Enquanto os militares marchavam em continência ao novo Comandante, aviões da Esquadrilha da Fumaça sobrevoaram o céu da Ala 1.

Estiveram também presentes na cerimônia o Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, o Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, ministros, embaixadores e demais autoridades militares e civis.

Por Mariana Alvarenga – Fotos: Alexandre Manfrim