NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REDE TV


Secretário da Previdência explica como funciona a previdência de militares | RedeTV - Mariana Godoy Entrevista RedeTV


Mariana Godoy | Publicada em 13/04/2019 01:58

O secretário especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, explicou com detalhes como funciona a previdência dos militares e as diferenças entre eles a aposentadoria de civis. "É igual o seguro de um carro. Você faz um seguro, mas você não quer usar o seguro nunca", afirma Rogério. "É a mesma coisa com as Forças Armadas. Ao contrário do civil, quando ele é reformado, ele fica permanentemente a disposição da instituição e a qualquer momento pode ser convocado. (Funciona assim) aqui no Brasil e em qualquer país do mundo", disserta o secretário, ainda comentando que existe sim a diferença e que a "polêmica" não "é uma jabuticaba". Rogério Marinho também esclareceu os principais pontos da proposta para deficientes físicos, mentais e desempregados.

PORTAL G1


Em recuperação judicial, Avianca Brasil cancela 26 voos a partir de sábado

Seis voos cancelados fazem a ponte-aérea. Empresa justificou a decisão diante de uma possível redução da frota.

G1 | Publicada em 12/04/2019 17:07

A companhia aérea Avianca Brasil informou nesta sexta-feira (12) que vai cancelar voos e interromper a venda de passagens para diversos destinos já a partir deste sábado (13).

A empresa justificou a decisão diante de uma possível redução da frota e para "minimizar o impacto na sua operação e aos seus passageiros".

Ao todo, foram cancelados 26 voos, seis deles fazem a ponte-aérea. A lista com os voos suspensos será atualizada diariamente.

Veja algumas das rotas dos voos cancelados:

  • Seis dos voos partem de Brasília (três para Congonhas, um para Guarulhos, um para o Santos Dumont-RJ e outro para Recife)
  • Cinco dos voos partem de Congonhas (quatro deles na ponte aérea para Santos Dumont e um para Brasília)
  • Três de Guarulhos (para Navegantes-SC, Confins-MG e Fortaleza)

Em recuperação judicial, a Avianca Brasil tem sido acionada na justiça pelas companhias que fazem o empréstimo de avião por falta de pagamento.

O G1 apurou que atualmente há nove aviões em disputa com a arrendadora Aircastle - uma aeronave já teve de ser devolvida pela companhia aérea. A frota atual da Avianca é de 35 aviões.

Passageiros afetados

A companhia aérea disse que vai entrar em contato com os passageiros afetados para oferecer reembolso ou opções de reacomodação.

Também informou que, se as passagens foram compradas por meio de agências, sites de viagem, o passageiro deve entrar em contato diretamente com as empresas.

Avianca em crise

Quarta maior companhia aérea do Brasil, a Avianca Brasil entrou em recuperação judicial desde dezembro do ano passado. Na semana passada, os credores aprovaram o plano de recuperação judicial da companhia.

Nos últimos dias, a companhia aérea também tem enfrentado uma série de problemas com operadores de aeroportos. A companhia está atrasando o pagamento de taxas aeroportuárias, o que tem levado as empresas operadores a ameaçar de suspensão de voos da companhia.

A companhia já atrasou pagamentos nos aeroportos de Guarulhos, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza.

PORTAL DEFESANET


SAAB e Embraer apresentaram na LAAD evolução do Projeto Gripen


Anderson Gabino | Publicada em 12/04/2019

Durante à Feira Internacional de Defesa e Segurança, LAAD Defence & Security, representantes da Embraer e da SAAB apresentaram de como está o andamento do Projeto Gripen. Além do desenvolvimento dos aviões, a parceria entre Brasil e Suécia prevê transferência de tecnologia, treinamentos e intercâmbio militar.

Fora apresentada, em vídeo, as instalações do Centro de Desenvolvimento – unidade localizada em Gavião Peixoto (SP), onde futuramente serão produzidas 13 das 36 aeronaves adquiridas pela Força Aérea Brasileira (FAB).

No local, que foi inaugurado em novembro de 2016, trabalham 120 engenheiros, sendo 106 deles brasileiros. No prédio, os profissionais possuem comunicação direta com a equipe da Suécia envolvida no projeto. O local é equipado para monitorar todas as campanhas de voo do Gripen.

O programa além de contribuir para à economia local, está aperfeiçoando profissionais com à aquisição de treinamentos e aprendizado na transferência de tecnologia. A chegada ao Brasil da primeira aeronave Gripen fabricada na Suécia, está prevista para 2021, e em 2024 ficará pronto o primeiro Gripen, feito no Brasil.

O programa consiste na aquisição de 36 aeronaves de caça Gripen E, que integrarão a frota da FAB. Estão envolvidas no projeto as seguintes empresas: Embraer, SAAB, Akaer, AEL, Atech, ATMOS e SAAB Aeronautics.

Com a aquisição, o Brasil estará preparado para lidar com as principais ameaças do século 21. O caça Gripen E é a plataforma de combate mais avançada produzido pela SAAB.

JORNAL DO SENADO


CCT fará audiência com o ministro Marcos Pontes — Senado Notícias


Publicada em 12/04/2019 10:59

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, comparecerá a uma audiência pública da Comissão de Ciência Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) na quarta-feira (17), às 9h, na sala 15.

Segundo o senador Ângelo Coronel (PSD-BA), autor do requerimento, o ministro foi convidado para prestar informações sobre as prioridades e diretrizes da pasta sob sua responsabilidade. No dia 28 de março, Pontes compareceu ao Senado para uma audiência pública conjunta da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) com a CCT, na qual falou sobre o acordo firmado com os Estados Unidos para o uso comercial da Base de Alcântara, no Maranhão.

Na ocasião, o ministro explicou que o acordo não permite o lançamento de mísseis de Alcântara, mas sim de veículos lançadores e cargas úteis comerciais de qualquer nacionalidade contendo equipamentos ou tecnologias norte-americanas. Também ressaltou que ele não representa uma ameaça à soberania nacional.

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - Ministro da Defesa explica projetos e ações das Forças Armadas no Senado


André Magalhães | Publicada em 12/04/2019 11:42

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) recebeu, nesta quinta-feira (11/04), em audiência pública no Senado Federal, em Brasília (DF), o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, para apresentação de projetos e perspectivas da pasta para o futuro.

O encontro contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, do Comandante Logístico do Exército, General Carlos Alberto Neiva Barcellos, representando o Exército Brasileiro e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, bem como o Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior e de parlamentares.

Durante a audiência o Ministro da Defesa apresentou os projetos, as missões e as operações conjuntas realizados pelas Forças Armadas. O ministro deu destaque para a atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) nas ações da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no estado do Espírito Santo; a Operação Acolhida, em Roraima, onde os militares estão há mais de um ano apoiando os venezuelanos; e o apoio às equipes de busca na tragédia em Brumadinho (MG).

Citou ainda a recente missão de assistência humanitária a Moçambique, na qual dois C-130 Hércules transportaram mais de 20 toneladas de suprimentos e equipamentos, além de 40 militares da Força Nacional e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Ao destacar os projetos estratégicos, o ministro falou sobre o novo cargueiro da FAB, o KC-390.

A aeronave da Força Aérea será entregue este ano e substituirá o Hércules C-130, que atuou por muito tempo levando ajuda humanitária a quem precisa, transportando tropas para as missões e salvando vidas. Precisamos modernizar e reestruturar nossas Forças Armadas para atuar em todas as frentes. Essa audiência é muito importante para que os parlamentares e a sociedade saibam como as Forças Armadas atuam”, disse.

Ele também destacou os novos aviões de caça, os F-39 Gripen, que substituirão as atuais aeronaves F-5. A previsão é de que a primeira seja entregue em 2021.

Parlamentares que participaram do encontro puderam esclarecer, ainda, as dúvidas sobre o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas assinado entre o Brasil e os Estados Unidos.

“O acordo é a janela que se abre para a área espacial no Brasil. A atividade comercial vai gerar desenvolvimento na região. Isso é imprescindível para a entrada do Brasil no mercado global e para a proteção de tecnologias e patentes”, explicou.

O ministro falou também sobre a reestruturação da carreira militar. “Todos os militares fazem um juramento e colocam a nação acima da própria vida e precisam ter amparo, seja temporário ou de carreira”, disse.

DIÁLOGO - Brazilian Navy Encourages Female Participation in Peacekeeping Missions

The second edition of the Peacekeeping Operations Internship for Women affirms Brazil’s commitment to increase the number of female officers in international peacekeeping missions.

Andréa Lemos | Publicada em 12/04/2019 10:37

Brazil takes part in operations with the United Nations (UN) to contribute to peaceful conflict resolutions in different regions since 1947. According to UN data, as of February 28, 2019, Brazil contributed 275 military and police service members, mission experts, and Staff officers to the 21 missions around the world—of those, eight (2.9 percent) were women. The objective is to multiply the number by 2020 for female participation to reach 15 percent of the Brazilian contingent.

The challenge isn’t limited to Brazil. “UN Security Council resolution 2242 (2015) established quantitative goals for contributing countries with military and police personnel. This outcry for female participation goes beyond the matter of representation,” said Brazilian Navy (MB, in Portuguese) Commander Adler Cardoso Ferreira, commandant of MB’s Naval Peacekeeping Operations Academy. The institution under the Almirante Sylvio de Camargo Training Center created the Peacekeeping Operations Internship for Women, in partnership with the UN’s Information Centre in Brazil.

“Women’s presence in peacekeeping missions is essential. I can mention some reasons, for instance, a better ability to conduct activities to counter gender violence, or to facilitate the approach with cultures that value women’s roles in certain social tasks,” said Cmdr. Adler. As such, the internship’s goal is not only to attract volunteers for missions, but also to qualify women to participate so that they can take up leadership roles, strengthen female empowerment, and prevent violence against women.

Preparation

The first edition of the Peacekeeping Operations Internship for Women took place December 2018. Its positive results led the organization to conduct a second edition, March 13-22, 2019. Thirty women participated, including 21 MB officers, two from Rio de Janeiro’s State Military Fire Brigade, and seven civilian academics.

Class activities were mainly focused on presenting the core pre-deployment training materials guide to students. The curriculum consists of essential knowledge required from all personnel working in peacekeeping operations, whether they are service members, police officers, or civilians.

Brazilian Air Force (FAB, in Portuguese) Lieutenant Colonel Priscila Maria Frank Braz Guimarães was studying UN material online, when the opportunity for the internship came up. “It was very interesting, especially because of the hands-on activities,” said the officer, who currently attends the Brazilian Air Command and General Staff Academy. During activities, students simulated situations that can occur daily during missions.

“We learned how to identify possible mines and explosive remnants, how to conduct ourselves on those grounds, and how to move on foot and with an armored vehicle,” said Lt. Col. Priscila. Students also attended the military observation workshop, where they simulated military troop crossings to report what happened. They also attended a workshop to become familiar with weapons—often present in conflict regions—which the majority of internship attendees don’t handle in their daily roles.

Lt. Col. Priscila has volunteered to participate in peacekeeping operations with FAB since 2016. Now that the increase of female personnel is a priority, aspiring women participants anxiously await the UN call. “I think it will be the experience of a lifetime, because I believe that, as a service member, I can carry my country’s flag during a mission and contribute toward improving the lives of other people,” she said.

The desire to help others was also an incentive for Brazilian Marine Corps (CFN, in Portuguese) Lieutenant Colonel Carla Araújo, who took part in the first Peacekeeping Operations Internship for Women. The officer is close to achieving her dream. In late April, Lt. Col. Carla will join the United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic.

The officer has been a CFN dentist for about 15 years and  heard many stories from service members who traveled to serve in peacekeeping operations. “Sometimes I feel as if I’m not making a difference here, as if I’m not doing all that I can to contribute to a better world. This is what moved me to apply for a position in the peacekeeping mission,” said Lt. Col. Carla, who will take on a role with the gender council, to observe and report matters related to women in conflict areas.

PODER AÉREO - Portugal mais próximo de comprar os aviões KC-390, depois de reunião com a Boeing

Ministro João Gomes Cravinho recebeu representantes da Boeing e ouviu garantias de que setor da construção aeronáutica em Évora vai sair reforçado com a compra dos aviões de transporte tático

Pedro Raínho | Publicada em 12/04/2019

A Boeing pediu a reunião, o ministro da Defesa acedeu a receber a fabricante americana e, no final do encontro, saía reforçada a ideia de que a compra de cinco novos aviões de carga KC-390 à sua parceira brasileira Embraer (com mais um de opção) está alinhada e pronta a passar para o papel. Só falta desbloquear os muitos milhões necessários para o negócio.

O encontro entre o ministro João Gomes Cravinho e representantes da fabricante aconteceu esta terça-feira no Ministério da Defesa Nacional. Ao ministro, a Boeing levou garantias de que a recente parceria estratégica com a Embraer não terá qualquer impacto na operação militar da fabricante brasileira.

Essa era uma das questões em aberto depois de, no ano passado, ter sido anunciado um acordo entre as duas empresas que, por um lado, dá à Boeing um fatia de 80% da atividade comercial e de serviços da Embraer. Por outro lado (no que respeita aos aviões militares), divide a meio a participação no acordo para promover as vendas do KC-390 (a brasileira fica com uma participação 51% do negócio). Num comunicado divulgado em agosto de 2018, as empresas anunciavam a assinatura de um memorando para a construção de aviões comerciais no valor de 4 mil milhões de euros.

Apesar das garantias dadas na altura pelo presidente da Embraer, assegurando que, “para as equipas dedicadas à defesa e segurança, aviação executiva, aviação agrícola, serviços e suporte, nada muda”, o negócio gerou reservas junto dos países interessados na compra dos aparelhos de transporte tático militar.

A missão da Boeing passava por “tranquilizar” o responsável da pasta militar português. A VISÃO sabe que João Gomes Cravinho ouviu dos representantes da fabricante dos EUA a garantia de que “a joint venture não prejudica a Embraer” e a mensagem de que a compra dos KC-390 terá um “impacto positivo” nas fábricas da empresa brasileira em Évora, parte de um cluster aeronáutico português que, com a parceria entre as duas fabricantes, vão passar para o controlo da Boeing.

Aquilo que se prevê – e que a Boeing trazia como mensagem para Gomes Cravinho – é que o negócio das aeronaves contribua para a expansão da subprodução neste setor em Portugal e que daí resulte um “efeito de contágio” a outras empresas estabelecidas em Portugal. Uma nota que pode agradar aos partidos da esquerda parlamentar, que têm manifestado preocupação com o futuro dos trabalhadores deste setor.

O encontro desta terça-feira está a ser encarado como “mais um passo para a aquisição” das cinco aeronaves de transporte tático que vão equipar a Força Aérea Portuguesa, num negócio de quase 830 milhões de euros. É um absoluto virar da página depois de, nos últimos meses, as negociações entre Portugal e a Embraer terem tremido. Sobretudo quando a fabricante brasileira começou a revelar a intenção de subir o preço da fatura dos aviões que vão substituir os atuais C-130. Gomes Cravinho chegou mesmo a dizer que o valor já avançado (827 milhões de euros) era uma “condicionante absoluta” do negócio, Portanto, nem mais um cêntimo.

Nessa mesma linha, ainda em janeiro deste ano, o general Manuel Rolo, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, disse no Parlamento, no momento em que se discutia na especialidade a Lei de Programação Militar para os próximos 12 anos, que “o Estado não quer ver ultrapassado” o valor já estabelecido com o fabricante. “Estamos numa negociação férrea e começa a prevalecer a opinião de que, se a Embraer não vier para este valor, o Estado português terá de ir para outras opções”, afirmou o general. “Esse é também o sentimento do ministro da Defesa Nacional”, o de fazer “sentir à Embraer que podem ser pensadas outras opções, se eles não quiserem entrar neste nível de negociação para este patamar financeiro”, acrescentava ainda.

Bluff negocial ou não, a verdade é que o discurso da Embraer mudou e a empresa voltou discutir o valor já consensualizado com o Estado português para a concretização do negócio. Do lado português, um dos argumentos mais fortes na negociação é o de que a concretização do negócio abre a empresa a um mercado em que até agora não tem tido participação: é que Portugal é, para todos os efeitos, um parceiro NATO, e a utilização de aparelhos da Embraer com certificação neste contexto militar representa um aumento considerável do número de potenciais clientes.

Agora, faltam as verbas – mas isso depende da aprovação da Lei de Programação Militar.

A comissão de Defesa Nacional, onde o documento ainda tem de ser aprovado na especialidade, tem agendada uma reunião para dia 23 de abril para concluir esta discussão e votar o diploma. Neste momento, ainda estão a ser afinados detalhes – o Governo está em negociações com o PSD, e o CDS também gostava de ver reafetadas verbas para a Marinha e para o Exército, além de defender um reforço da componente de ciberdefesa –, mas nada faz antever que os dois partidos à direita do PS votem contra uma lei de valor reforçado e que, por isso mesmo, exige a maioria dos votos dos deputados em efetividade de funções. Tradicionalmente, à esquerda são poucas (ou nulas) as hipóteses de recolher apoio para a aprovação do diploma.

A Lei de Programação Militar consagra quase cinco mil milhões de euros em investimento até 2020. Entre as grandes opções consagradas na proposta do Governo estão a compra de seis novos Navios Patrulha Oceânicos (com um valor de 352 milhões de euros), um Navio Polivalente Logístico (com um custo previsto de 300 milhões de euros), um Navio Reabastecedor (150 milhões), novos aviões de transporte tático (os KC-390, avaliados em 827 milhões), helicópteros de evacuação (53 milhões) e o equipamento individual do soldado (45 milhões de euros previstos).