NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


Esquadrão Harpia da FAB resgata indígena gestante em Roraima


Por Gabriel Centeno | Publicada em 12/01/2023

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Esquadrão Harpia (Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação) realizou na quarta-feira (11) o resgate de uma indígena gestante da comunidade Wanapiki, localizada no Polo-Base Parima, próximo à região de Surucucu, no estado de Roraima (RR).

Segundo a FAB, a paciente apresentava sérias complicações no parto, que geravam risco de morte tanto à mãe quanto ao bebê. A evacuação aeromédica (EVAM), realizada com um helicóptero H-60L Black Hawk, foi solicitada pelo Ministério da Saúde e coordenada pelo Ministério da Defesa, que acionou o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

A aeronave chegou à comunidade após quatro horas de voo, contando ainda com um rebastecimento por plotter em clareira (processo de transferir combustível de um reservatório externo para a aeronave), devido ao mau tempo. 

A paciente foi extraída e transportada até Boa Vista (RR), onde uma ambulância aguardava a sua chegada para a remoção até o hospital, no qual recebeu cuidados médicos.

O Comandante do 7º/8º GAV e piloto da aeronave, Tenente-Coronel Aviador Michelson Abrahão Assis, falou sobre o resgate: “As dificuldades logísticas aliadas à meteorologia adversa, inerentes à Região Amazônica, tornam a missão de salvar vidas um desafio extremamente gratificante”, relatou.

EVAM

Evacuação Aeromédica (EVAM) é a Ação que consiste em empregar meios de Força Aérea para remover e transferir pessoas feridas ou doentes para locais onde possam receber assistência médica adequada.

 

 

 

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


SPRIOMAIS:Ozires Silva é homenageado em evento em São José dos Campos

O engenheiro e fundador da Embraer completou 92 anos no último dia 8 de janeiro

Da Redação | Publicada em 12/01/2023 09:16

A comemoração dos 92 anos de Ozires Silva, engenheiro e fundador da Embraer, aconteceu nesta quinta-feira (11) no Memorial Aeroespacial Brasileiro, em São José dos Campos. Apesar da comemoração, os 92 anos de Ozires Silva foram completados no último 8 de janeiro.

Entre os presentes, estavam os familiares de Ozires Silva, que, por cuidados com a saúde, não pôde estar presente. Sua neta Ana Márcia Silva Pinheiro Royo leu a mensagem de agradecimentos escrita pelo avô. Na carta, Ozires agradece a homenagem e relembra a trajetória e a concretização de seu sonho, a importância da educação e de como o Brasil ainda pode ser transformador em ideias.

Homenagens a Ozires Silva

Em seguida, as homenagens ao fundador da Embraer foram iniciadas. O engenheiro Emílio Matsuo, presidente do Conselho Deliberativo do INVOZ, discursou sobre as várias iniciativas de Ozires Silva que vão além do empreendedorismo de reconhecimento nacional e internacional. Matsuo destacou também a transformação da sociedade por meio da educação, e a seguir foi exibido um vídeo sobre o aniversariante.

Esse vídeo contou um pouco da vida de Ozires Silva, que nasceu em Bauru, interior de São Paulo, sobre o sonho de menino e a trajetória em dar início à indústria de aeronaves no Brasil, que seria uma das mais importantes do mundo.

Encerrando a homenagem do INVOZ, foi chamado ao palco o Brigadeiro da Reserva da Força Aérea Márcio Bhering Cardoso, que entregou aos bisnetos de Ozires Silva, Guilherme e Pedro Henrique Pinheiro Royo, um cubo de cristal com gravação 3D do avião Bandeirante, um dos primeiros projetos liderados por Ozires Silva e que impulsionaria a criação da Embraer.

Na sequência, iniciou-se a homenagem da empresa Pratt & Whitney Canadá, uma das primeiras empresas parceiras, que acreditou no sonho de Ozires Silva e deu suporte para a motorização do primeiro protótipo do avião Bandeirante, criação da Embraer.  A Pratt & Whitney Canadá apresentou ao público um documentário sobre a história dessa parceria de sucesso que dura até os dias atuais.

Outros pontos do evento

Após às homenagens, houve a apresentação das parcerias conquistadas por Ozires Silva entre o Brasil e a Alemanha para o desenvolvimento econômico, inclusão social e conservação do patrimônio histórico, que envolve a atuação dos governos, da iniciativa privada e da sociedade.

Esse momento contou com a participação de Philipp Klose-Morero, CEO da empresa Rödl & Partner South América, maior empresa de consultoria de língua alemã. Philipp também é membro da diretoria da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha e Câmara de Comércio Suíço-Brasileira e fundador do Instituto #BrazilsBest. O CEO veio acompanhado do cônsul da Suíça, Michael Schweizer.

Para homenagear o fundado da Embraer, o Instituto #BrazilsBest entregou para a filha dele, Ana Maria Bueno Silva Pinheiro, um troféu exclusivo, criado pelo designer alemão Hans Donner, que atua como embaixador do Instituto #BrazilsBest e é conhecido nacionalmente por desenvolver vinhetas para a TV Globo.

Hans Donner subiu ao palco e explicou aos convidados a concepção do troféu, que teve muito a ver com a visão futurista que Ozires Silva sempre teve e tem em sua vida.

O Menino de Bauru

Para encerrar o dia de homenagens, o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) apresentou a música intitulada “O Menino de Bauru”, de composição do 1º Tenente Betovem Dias e voz da 2º Sargento Rebeca.

A canção retrata o sonho de um menino do interior, dentre tantos no Brasil, que possuía o desejo de voar. E, através de muito estudo e dedicação, superou as dificuldades de sua época e formou-se engenheiro aeronáutico pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), na turma de 1962.

A música tocou mentes e almas dos convidados, visivelmente emocionados e orgulhosos por fazer parte desse momento da história de um dos mais ilustres brasileiros. Ozires Silva, em sua simplicidade, distribui conhecimento e é uma referência de profissionalismo e de cidadão.