NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


COLUNA - Exército e FAB têm cerca de 90% do efetivo vacinado contra covid


Carla Araújo | Publicada em 12/01/2022 18:33 | Atualizado em 12/01/2022 19:35

O levantamento mostrou ainda que 2% dos militares havia tomado a terceira dose ou a dose de reforço.

Na FAB (Força Aérea Brasileira), até o dia 29 de dezembro de 2021, 93% dos cerca de 66 mil militares estavam imunizados ao menos com uma dose das vacinas disponibilizadas contra a doença. Os dados apontam ainda que 65% do efetivo total estava imunizado com as duas doses ou dose única.

"Tal situação demonstra o esforço da FAB em propiciar e incentivar a cobertura vacinal para seu efetivo, priorizando, no início, os militares envolvidos diretamente no transporte aeromédico dos pacientes e os profissionais de saúde, que sempre estiveram na linha de frente no combate à pandemia", afirmou o diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky, em nota.

A coluna questionou a Marinha também sobre o seu efetivo vacinado, mas não obteve retorno. Caso haja resposta a nota será atualizada.

Polêmica com o presidente

No último fim de semana, o presidente Jair Bolsonaro recebeu o Comandante do Exército, general Paulo Sérgio, para aparar as arestas sobre o discurso de vacinação.

Bolsonaro, que insiste em um discurso antivacina, se incomodou com notícias de que uma portaria editada pelo general passaria a obrigar a vacinação de militares.

Segundo apurou a coluna, o comandante encerrou a polêmica com o presidente reforçando que "não há e nem nunca haverá obrigatoriedade" de vacinação nos quartéis.

O mal-estar foi dado como encerrado também por Bolsonaro, que negou ter pressionado o Exército. Além do café com o comandante, Bolsonaro tomou ciência de que havia outras normas vigentes — editadas pelo Ministério da Defesa, comandado por Braga Neto - que tratavam do tema.

Generais ouvidos pela coluna destacaram que está mantida a ordem de "dar o assunto por encerrado" e salientam que há uma cultura vacinal no Brasil. "A politização do tema desvirtua o foco que é discutir um problema de saúde pública", disse um militar de alta patente.

Aumento de casos e vacinação

O Brasil vive um aumento de casos de covid por conta da variante ômicron e das festas de fim de ano, mas os especialistas apontam que as pessoas que não se vacinaram são as principais responsáveis pelo aumento nos indicadores de casos de infecção e de internações causadas pela doença.

"Nós estamos enfrentando uma pandemia dos não vacinados. E quando a gente fala dos não vacinados, nós estamos falando das pessoas com mais de 18 anos que não completaram seu esquema vacinal e nós estamos falando nas crianças que ainda não foram vacinadas", disse nesta quarta-feira (12) o médico João Gabbardo, coordenador do comitê científico que assessora o governo de São Paulo.

Já intensivista e cardiologista Ludhmila Hajjar declarou que atualmente as UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) estão lotadas de pacientes não vacinados contra a covid-19 e alertou para os danos da doença entre profissionais da saúde.

A médica foi cotada para assumir o Ministério da Saúde no lugar do ex-chefe da pasta, o general Eduardo Pazuello, em março de 2021, mas recusou o convite do presidente Jair Bolsonaro (PL).

PORTAL AEROIN


Veja o que diz o Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Brasil por seus 80 anos


Murilo Basseto | Publicada em 12/01/2022 18:00

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Brasil comemora hoje, 12 de janeiro de 2022, seus 80 anos de existência, e para marcar a data, publicou um texto apresentando um pouco da história e do orgulho ao longo de sua jornada.

Acompanhe a seguir na íntegra o conteúdo apresentado hoje:

“Neste dia 12 de janeiro, celebramos os 80 anos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), tendo a satisfação de olhar para trás e comprovar uma história de grandes feitos, de desafios tão complexos quanto as soluções trazidas. Uma jornada de pioneirismo, bravura e excelência, que nasceu com a Diretoria de Rotas Aéreas em 1942, passando pela Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo em 1972, chegando ao nosso DECEA em 2001.

Mais que testemunhas, fomos – e seguimos sendo – agentes das mudanças, protagonistas da nossa própria história, ora acompanhando os maiores expoentes da aviação no mundo, ora liderando, ao apontar caminhos que só nossa conjuntura singular de país continental na América do Sul nos permite antever.

O lugar de destaque que ocupamos no cenário da aviação nacional e internacional é resultado do esforço e empenho de cada ação executada de maneira ininterrupta por nossos mais de 13 mil profissionais, homens e mulheres, civis e militares, que juntos cumprem a missão de defender, controlar e integrar o espaço aéreo brasileiro, cuja área de responsabilidade se estende por 22 milhões de quilômetros quadrados.

Organização de grande relevância da Força Aérea Brasileira (FAB) e órgão central do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), o DECEA, por meio do seu Programa SIRIUS Brasil, coordena e executa diversos empreendimentos em todas as áreas relativas à defesa e ao controle de tráfego aéreo, desde às contínuas modernizações de radares, auxílios, softwares e instalações aos projetos de reestruturação do espaço aéreo, implantações pioneiras na América Latina e implementação de ferramentas que garantem a evolução das operações aéreas com confiança, agilidade, fluidez e segurança.

Mantendo a transparência na atuação responsável perante a sociedade, ganham relevância os projetos voltados à sustentabilidade, como os de uso adequado da água, descarte correto de resíduos sólidos e a minimização dos impactos nocivos ao meio ambiente.

O ano de 2021 foi de grandes realizações. A FAB não para, nem tampouco o DECEA. Mesmo num cenário adverso como o que estamos vivendo desde 2020, seguimos cumprindo nossos compromissos internacionais em sinergia com as diretrizes da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Dentre as muitas atividades, destacamos:

– A implantação do Projeto de Setorização Vertical na FIR Brasília, com o objetivo de aumentar a capacidade do espaço aéreo e comportar as crescentes demandas do desenvolvimento da aviação para esta região.

– A Centralização do Plano de Voo, com a consolidação, em um sistema único para o trâmite, de todos os planos de voo que utilizam o espaço aéreo brasileiro, aprimorando a consistência dos dados de voo disponíveis operacionalmente aos seus usuários.

– A promoção e participação do Departamento em eventos sobre uso de aeronaves remotamente pilotadas – os drones – para divulgação de legislação, apresentação do Sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS) e debates acerca das melhores práticas da indústria, mobilidade aérea urbana e acesso seguro destas aeronaves ao espaço aéreo. Eventos: AIRCONNECTED, Drone Show, Drone Enable e SIRESANT.

– A implantação das Estações Radares tridimensionais na fronteira oeste do Brasil com seus países vizinhos – Bolívia e Paraguai – reforçando a segurança desta região.

– A implementação das primeiras Estações Meteorológicas de Altitude Automáticas (EMA-A) na América Latina, respectivamente em Uruguaiana (RS) e Fernando de Noronha (PE).

– A reestruturação da Terminal Aérea de São Paulo – TMA-SP Neo, com a implementação do Point Merge System, método de sequenciamento de chegadas, integrando o tráfego ao mesclar os fluxos de entrada em um único ponto.

– A realização do primeiro Voo de Inspeção remoto do ILS de Boa Vista (RR) a partir da Sala Técnica do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), em Manaus (AM).

– A implementação do novo Espaço Aéreo Offshore na Bacia de Campos, dedicado especialmente às operações aéreas na região de plataformas petrolíferas com novas rotas aéreas destinadas às aeronaves de asa rotativa.

– A implantação do Projeto LANDELL – a nova era das Comunicações entre controladores e pilotos por meio de enlace de dados no espaço aéreo continental, com o uso da ferramenta CPDLC em setores das regiões Norte e Nordeste.

Nesta oportunidade, renovo meus sinceros agradecimentos a todo nosso efetivo, sem o qual não poderíamos concretizar com tamanha eficiência tantas atividades.

Por nossa jornada até o dia de hoje, parabenizo a todos. E por tudo que podemos vislumbrar à nossa frente, deixo os votos de que o futuro seja tão somente a materialização daquilo que já planejamos, uma vez que nosso olhar atento e nossa capacidade imaginativa constroem realidades nas quais performamos nossos voos mais longínquos.

Departamento de Controle do Espaço Aéreo – 80 anos de histórias e realizações.”

Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu FIORENTINI
Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo

PORTAL DEFESANET


Gripen F39E/F IRIS-T SLM - Disparo bem sucedido do sistema de Defesa Aérea

O mísisl é um desenvolvimento a partir do IRIS-T que equipará o caça F-39 E/F Gripen

Redação | Publicada em 12/01/2022 12:23

No final do ano de 2021, a Diehl Defense estabeleceu um marco com seu sistema de defesa aérea terrestre IRIS-T SLM. Este sistema demonstrou sua eficiência operacional em condições operacionais realistas durante vários testes bem-sucedidos e, portanto, atendeu plenamente às expectativas em relação aos sistemas modernos de defesa aérea.

Os lançamentos serviram como evidência da capacidade técnica e operacional do sistema como um todo, de acordo com as expectativas dos clientes e do mercado.

O IRIS-T SLM complementa o sistema de defesa aérea IRIS-T SLS de menor alcance no portfólio de produtos da Diehl Defense e está em operação com sucesso há vários anos entre os clientes escandinavos.

Além das capacidades do sistema de defesa aérea Diehl Defense que já está em serviço, o sistema IRIS-T SLM dispõe adicionalmente de um alcance maior. O último teste de disparo provou, em particular, o maior alcance, a precisão de acerto, bem como a interação de todos os componentes do sistema e da infraestrutura terrestre.

Na qualidade de contratante principal, a Diehl Defense oferece um sistema completo de defesa aérea com IRIS-T SLM de uma única fonte que consiste nos componentes do sistema radar de controle de fogo, radar e lançador de mísseis, bem como um conceito de suporte e logística totalmente integrado (ILSC).

Nota DefesaNet

A versão básica IRIS-T desenvolvida para ações ar-ar foi desenvolvido e adaptado para o emprego em Defesa Aérea com a adição de um “booster” (acelerador), que permite maior alcance.

A versão IRIS-T foi adqurida pela FAB para integrar a suite de armamentos do caça F-39 Gripen E/F.

ICEA e ITA firmam parceria para desenvolvimento de projetos de pesquisa

A parceria formaliza a união dos esforços realizados pelo ITA e pelo ICEA para o progresso do Brasil nas áreas de Tecnologia da Informação, Mineração de Dados e Aeronaves Remotamente Pilotadas

Redação | Publicada em 12/01/2022 09:00

O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e o Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) assinaram, no dia 05/01, três planos de trabalho com vistas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa de interesse do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Os documentos foram assinados pelo Diretor do ICEA, Coronel Aviador Plínio da Silva Becker, e pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.

A parceria formaliza a união dos esforços realizados pelo ITA e pelo ICEA para o progresso do Brasil nas áreas de Tecnologia da Informação, Mineração de Dados e Aeronaves Remotamente Pilotadas, garantindo assim, o acesso de todos os usuários a um espaço aéreo cada vez mais moderno. O evento é um marco histórico no contexto da pesquisa científica aplicada ao gerenciamento de Tráfego Aéreo.

Dentre os projetos que devem ser desenvolvidos a partir desta cooperação está a criação de uma ferramenta para o monitoramento de desempenho do fluxo de tráfego através de indicadores, utilizando técnicas de Mineração de Dados, para suportar as necessidades gerenciais do DECEA na gestão do tráfego aéreo baseada em desempenho. Esse trabalho permite uma gestão mais transparente e eficiente dos recursos disponíveis para a navegação aérea, apresentando, de forma clara, as oportunidades e desafios existentes na estrutura do espaço aéreo brasileiro.

Esses trabalhos serão relevantes para o aprimoramento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), com impactos na segurança do tráfego aéreo, na eficiência dos processos e na redução de custos para a sociedade brasileira.

OUTRAS MÍDIAS


DECEA - Força Aérea Brasileira: Departamento de Controle do Espaço Aéreo completa 80 anos


Gisele Bastos/decea | Publicada em 12/01/2022 18:04

O dia 12 de janeiro de 2022, é uma data histórica para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Neste mesmo dia, no ano de 1942, foi criada e ativada a Diretoria de Rotas Aéreas (DR). Trinta anos depois, em 1972, a DR passou a se chamar Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo (DEPV) e, a partir de 2011, DECEA.

A história deste Departamento se confunde com a da própria Força Aérea Brasileira (FAB). Meses depois da criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, foi instituída a DR. Sua missão, de acordo com o Decreto-Lei n° 3730 (de 18 de outubro de 1941), era tratar questões relativas aos meios de auxílio e proteção à navegação aérea, ao estabelecimento das regras de tráfego aéreo, à organização, desenvolvimento e fiscalização das rotas aéreas nacionais; à organização e funcionamento do Correio Aéreo Nacional e dos serviços rádio-meteorológicos e do serviço foto-cartográfico de seu interesse.

A data celebra os 80 anos do DECEA, organização responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo brasileiro em uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados, que inclui, além do Continente, parte do Oceano Atlântico. Como parte das comemorações, foi realizada no dia de hoje (12) uma cerimônia militar de promoção de oficiais e imposição de medalhas militares.

O evento foi presidido pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, e contou com a presença do Chefe do Subdepartamento de Operações, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares; do Assessor de Planejamento Estratégico, Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Ribeiro da Silva; e do Chefe do Subdepartamento Técnico, Coronel Engenheiro Alessander de Andrade Santoro.

Durante a solenidade  foi realizada a promoção de nove oficiais. Foi promovido ao posto de Major, o Capitão Jorge Luis Werneck Nunes; ao posto de Capitão, os Primeiros-Tenentes Quilson de Aragão Santos e Charlene Roberta da Silva Moreira Aieta; e ao posto de Segundo-Tenente, os Aspirantes Marielle Pires da Silva, Daniel Rodrigues Puccini, Carolina Cortes de Novaes, Josimere de Souza Braz, Marcele Faleiro Vieira e Celso Martins Montezuma Neto.

Promovido a oficial superior, o Major Jorge Luis Werneck Nunes, fez um retrospecto de sua carreira e dos anos de estudo e dedicação até a promoção. “São 32 anos dedicados à Força Aérea Brasileira, graças a Deus consegui alcançar este posto por merecimento e esforço de familiares. Meu filho também almeja fazer parte desta fileira”, afirmou.

Praça de 8 de julho de 2002, a Capitão Charlene Roberta da Silva Moreira Aieta, foi a primeira mulher controladora de tráfego aéreo a se tornar oficial especialista, em 2014. “São 20 anos de FAB,  oito deles como oficial. Me sinto grata pela promoção, o posto de capitão significa aumento de responsabilidade e uma preparação para o próximo posto. Estou muito feliz ”, descreveu.

Na sequência, os seis recém-promovidos ao oficialato prestaram seu compromisso: “Perante a Bandeira do Brasil e pela minha honra, prometo cumprir os deveres de oficial da Força Aérea Brasileira e dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria".

A Segundo-Tenente Marielle Pires da Silva foi a representante dos aspirantes da turma Pégaso, denominação escolhida pela imagem de cavalo alado, presente na mitologia grega, que utilizada como modelo para incentivá-los a correr contra o tempo e aprender os ditames militares. “Ao ascender ao posto de oficial da Força Aérea Brasileira meu sentimento é de honra, felicidade, patriotismo. É um momento inenarrável e uma responsabilidade representar os militares promovidos ao primeiro posto do oficialato”, disse a recém-promovida.

A seguir foi feita a imposição de medalha militar por tempo de serviço. O Tenente-Coronel Especialista em Comunicações Herbert dos Santos e o Primeiro-Tenente Alexandre de Souza Gouvea receberam do Diretor-Geral do DECEA a medalha militar de ouro pelos mais de 30 anos de dedicação à caserna. Criada pelo Decreto nº 4.238, de 15 de novembro de 1901, a medalha é uma gratificação pelos bons serviços prestados por oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo.

Para o Tenente-Coronel Herbert estes 30 anos passaram rapidamente. Ele lembrou sua trajetória iniciada no 1° Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC), depois no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL), no Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) e no DECEA.

“Estou feliz e realizado por receber esta medalha. Temos nossa importância perante a sociedade, porque o trabalho de controle do espaço aéreo afeta diretamente a economia e a defesa aérea do país”, relatou.

Foram agraciados com a medalha de mais de 20 anos de serviço, o Capitão Marcelo Mello Fagundes, o Capitão Quilson de Aragão Santos e o Primeiro-Sargento João Luiz Miguel Elias Junior. A medalha de bronze, alusiva aos 10 anos de serviço, foi concedida a Primeiro-Tenente Lian Letsch Soares e o Segundo-Sargento Irismar Noronha Santana. "É um momento de muita felicidade. Esses dez anos de Força Aérea Brasileira representam todo o meu aprendizado na vida profissional, militar e pessoal. Sou muito grata à FAB pelas experiências proporcionadas e espero que meus próximos anos de serviço sejam tão bons quanto estes já vividos", destacou a Primeiro-Tenente Lian.

Em suas palavras, o Diretor-Geral do DECEA fez uma saudação especial aos familiares dos militares promovidos e agraciados. “Em que pese os cuidados com a pandemia, a data não poderia ficar sem comemoração. Hoje é um dia muito especial para o DECEA e para o controle do espaço aéreo. Há exatos 80 anos, iniciados com a Diretoria de Rotas, era criado um órgão central diretamente subordinado ao Ministro da Aeronáutica”.

O Tenente-Brigadeiro Fiorentini lembrou que, naquela época, apesar do Brasil estar em guerra, a aviação era uma realidade em todo o mundo e isto se refletiu na necessidade da criação de um órgão central para normatizar e controlar o espaço aéreo.  “O dia exato é o dia de hoje, gostaria de parabenizar todos aqueles que fazem parte do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e todos que labutaram nesta organização, do mais antigo ao mais moderno. Sem distinção, quem trabalha na segurança, no controle, na eletrônica, na meteorologia, na gerência do espaço aéreo, todos estamos de parabéns por este legado, pelo passado e pelo nome que o Brasil ocupa no cenário internacional”.

O oficial-general se dirigiu ainda aos militares promovidos ao primeiro posto, ao posto superior e aos agraciados com a medalha por tempo de serviço. “Gostaria, em nome da Força Aérea Brasileira, de parabenizá-los. A medalha tem um significado especial, é fruto do desempenho dos senhores perante a organização. Sintam agraciados pela Aeronáutica”.

O Diretor-Geral finalizou seu discurso celebrando o dia 12 de janeiro: “Parabéns ao DECEA pelos 80 anos de vida”.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Gisele Bastos (MTB 3833 PR)
ASP JOR Raphaela Valiñas Martorano
Fotos: Fábio Maciel (RJ 33110 RF)
Foto e Vídeo: Luiz Eduardo Perez (RJ 201930 RF)
Vídeo: Marcelo Alves

MINISTÉRIO DA DEFESA - PROANTAR completa 40 anos de pesquisas e avanços científicos


Rayane Bueno E Bianca Sampaio | Publicada em 12/01/2022 17:20

Brasília (DF), 12/01/2022 -  Importante iniciativa voltada para o desenvolvimento de estudos científicos, o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), completa 40 anos de atuação, nesta quarta-feira (12). As análises realizadas no continente mais frio do mundo são essenciais para monitoramento de fenômenos naturais e, também, promovem avanços nas áreas de ciência e saúde.

Na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), estrutura do Brasil no continente Antártico, toda parte logística é coordenada pela Marinha do Brasil e apoiada pela Força Aérea Brasileira. Desde a sua criação, aproximadamente 4 mil integrantes de equipes cientificas já passaram pelo Proantar.

Além de projetar o Brasil no cenário internacional, os estudos realizados em solo antártico beneficiam a população. Como exemplo, o projeto Briotech desenvolvido pela Universidade Católica de Brasília, que realiza análise de genomas e avalia potenciais anticâncer de uma espécie de planta presente na Antártica.

O Comandante da EACF, Capitão de Fragata Alessandro Gursky, explicou que essa pesquisa “visa entender a capacidade de sobrevivência de plantas em ambientes extremos para possíveis aplicações agrícolas e a descoberta de novos medicamentos para tratamento de câncer e infecções microbianas”.

Além desse projeto, também está em andamento o Fioantar, da Fundação Oswaldo Cruz. Segundo o Capitão de Fragata, a pesquisa busca gerar o conhecimento e vigilância e prevenção de novas epidemias. “Está trazendo benefício para população e para o Sistema Único de Saúde”, destaca.

PROANTAR

O PROANTAR foi criado em 12 de janeiro de 1982 para promover pesquisas científicas diversificadas de alta qualidade na região da antártica. A primeira operação desenvolvida pela iniciativa levou o Brasil a ser reconhecido, em 1983, como membro Consultivo do Tratado da Antártica, um acordo de cooperação entre países interessados na região. A missão abriu portas para a participação ativa do Brasil nas decisões referentes ao continente. A segunda operação, em 1984, foi a implantação da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

Além de promover meios que permitam a expansão das pesquisas científicas e tecnológicas no mar e no Continente Antártico, uma das metas do programa é apoiar a formação, o aperfeiçoamento e a especialização de pesquisadores brasileiros em assuntos antárticos e em outras áreas de conhecimento de interesse para o Brasil.

O programa conta, também, com a parceria dos Ministérios das Relações Exteriores; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; do Meio Ambiente; do Turismo; Casa Civil; Ministério do Desenvolvimento Regional; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Cidadania; Minas e Energia. Além desses órgãos, são parceiros do PROANTAR o Ministério da Justiça de São Paulo e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Por Rayane Bueno e Bianca Sampaio, com informações da Marinha do Brasil