NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REVISTA AERO MAGAZINE


Embraer inicia construção do primeiro KC-390 Millennium da Hungria

País europeu adquiriu duas unidades da aeronave, a primeira tem previsão de entrega para 2024

Publicada em 11/11/2021

A Embraer iniciou a construção do primeiro KC-390 Millennium da Hungria, na unidade da de Gavião Peixoto (SP). Uma cerimônia foi realizada com representantes húngaros e da empresa brasileira.

Nas próximas semanas serão montadas as peças destinadas ao painéis estruturais e das esquadrias dos principais complementes da fuselagem da aeronave e das semi-asas.

A entrega do primeiro KC-390 húngaro está prevista para 2024. Ou seja, quatro anos após a assinatura do contrato com a Embraer.

Itapemirim recebe o seu primeiro Airbus A319

Infraero vai emitir plano diretor para aeroporto no Mato Grosso

Azul tem prejuízo de R$ 2,24 bilhões no terceiro trimestre de 2021

Ao todo a força aérea da Hungria assinou um contrato para duas aeronaves, se tornando assim a segunda nação internacional a adquirir a aeronave. A primeira foi Portugal, que assinou um contrato para cinco unidades do cargueiro militar, que estão em uma fase mais avançada na construção.

O KC-390 húngaro será capaz de realizar reabastecimento ar-ar (AAR sigla em inglês) nos caças JAS 39 Gripen da força aérea da Hungria. Além disso, a aeronave terá capacidade de realizar outras missões, como Transporte de Cargas, Transporte de Tropas e Paraquedistas, Evacuação Média, dentre outras missões. Um destaque do KC-390 da Hungria é que será o primeiro modelo da aeronave no mundo a contar com uma Unidade de Terapia Intensiva, algo essencial para missões humanitárias.

A aeronave de fabricação nacional, na FAB, já ultrapassou 4.100 horas de voo, inclusive em missões da COVID-19, transportando medicamentos, veículos, máscaras etc. A força aérea brasileira opera, no momento, quatro unidades do KC-390, a partir da ALA-2, em Anápolis (GO), sob responsabilidade do 1º Grupo de Transporte de Tropas, o Esquadrão Zeus.

 

PORTAL AEROFLAP


Estado-Maior da Aeronáutica recebe delegação da USAF


Gabriel Centeno | Publicada em 11/11/2021

Durante três dias, o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) recebe representantes da delegação da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) para reuniões bilaterais no Comando da Aeronáutica (COMAER), em Brasília (DF). O encontro começou na segunda-feira (8) e conta com a presença de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB) e membros da USAF.

Na pauta dos encontros estão assuntos como cooperação, intercâmbio na formação e no treinamento operacional, troca de informações operacionais e engajamento de operadores, além de abrir oportunidades para fortalecer os laços e a confiança mútua.

Em nome do Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o Chefe da Segunda Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior, falou do prazer em estar à frente desse evento.

“Desejo ressaltar que nossa atividade bilateral está crescendo, não só na aérea militar, mas também entre as organizações públicas de nossos dois países. Trata-se de uma importante iniciativa para ampliar a busca por oportunidades de cooperação e parceria entre o Brasil e os Estados Unidos. É também uma forma de construir com transparência o conhecimento sobre o pensamento estratégico dos diversos setores de nossas sociedades”, pontuou.

O Subchefe Adjunto do Gabinete de Operações da USAF, Major General Charles S. Corcoran, agradeceu a oportunidade. “É a primeira vez que venho ao Brasil, assim como os membros da minha equipe. É muito importante estar aqui, na sede de vocês, para conhecer e aprender uns com os outros”, finalizou.

 

 

 

Gripen na FAB: militares visitam instalações da Embraer


Gabriel Centeno | Publicada em 11/11/2021

Nos dias 03 e 04 de novembro, uma comitiva do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) e técnicos do Grupo Logístico (GLOG) da Base Aérea de Anápolis (BAAN) visitaram as instalações do Gripen Design and Development Network (GDDN) e do Gripen Flight Test Centre (GFTC), na EMBRAER, em Gavião Peixoto (SP).

O principal objetivo é o intercâmbio de conhecimento entre os técnicos da SAAB e os futuros pilotos, mantenedores e operadores de sistemas do novo vetor de caça da Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante o encontro foi possível visitar as instalações do Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Missão (MSS – Mission Support System), Simulador de voo do Gripen (MT-Mission Trainer) e Simulador de desenvolvimento do Gripen (S-RIG – System-Run in Groung), principais ferramentas de simulação e suporte ao planejamento das atividades aéreas.

A visita ao hangar de manutenção do GFTC contribuiu bastante para que os técnicos pudessem visualizar os diversos sistemas que compõem a aeronave, antes somente contemplados no Curso de Familiarização do Gripen.

“A visita às instalações da SAAB, em Gavião Peixoto, foi um marco aos futuros operadores e mantenedores, pois garantiu o contato com os equipamentos e o pessoal envolvido no projeto, incrementando a preparação para o recebimento do F-39 GRIPEN na FAB, projeto este revestido de importância estratégica para o cumprimento da nossa missão constitucional”, disse o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez. 

O GDDN tem como objetivo apoiar, nas áreas de engenharia, trabalhos de ensaios e testes, integração e modernizações, além de atuar no desenvolvimento de softwares de evolução do Gripen em termos mundiais.

Tais ações objetivam ampliar a versatilidade do Gripen com o propósito de fazer com que ele responda da melhor forma aos interesses da Força Aérea Brasileira.

Já o GFTC dispõe de estrutura para coletar em tempo real as informações de telemetria dos voos, de maneira criptografada, para que os dados sejam analisados por pilotos, técnicos e engenheiros envolvidos na campanha de ensaios realizadas pelo Brasil e pela Suécia.

 

 

PORTAL DEFESANET


Material Bélico da Aeronáutica: 77 Anos de Evolução e Tecnologia

A data foi escolhida por um fato histórico ocorrido durante a Campanha da Itália

Agência Força Aérea | Publicada em 11/11/2021 09:30

Foi em 11 de novembro de 1944, em Tarquinia, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, que o Primeiro Grupo de Aviação de Caça operava, pela primeira vez, como uma Unidade independente, utilizando somente seus pilotos e com as aeronaves P-47 sendo armadas por sua manutenção própria. Após 77 anos, várias mudanças ocorreram e a Força Aérea Brasileira (FAB) comemora, nesta data, o Dia do Material Bélico da Aeronáutica.

As aeronaves e armamentos evoluíram e, diferentemente dos artefatos bélicos de queda livre utilizados naquela época, a Força Aérea Brasileira opera, atualmente, mísseis modernos e bombas inteligentes com grande precisão nos alvos, a exemplo dos mísseis Python 4, Derby e bombas guiadas a laser.

Evoluções constantes

Com a chegada da aeronave F-39 Gripen, o novo supersônico da FAB, os artefatos bélicos continuam evoluindo com as mais avançadas tecnologias, elevando consideravelmente o Poder de Fogo da Força Aérea Brasileira, como as aquisições de novos armamentos e bombas guiadas a GPS. 

“A Força Aérea Brasileira passa por uma importante atualização de seu arsenal bélico, que é de suma importância para o cumprimento de sua missão, calcada no pilar Defender da Dimensão 22”, disse o Diretor do Parque de Material Bélico da Aeronáutica do Rio de Janeiro (RJ), Coronel Aviador Alex Mendes Lima.

FAB lança vídeo em homenagem ao Dia do Material Bélico da Aeronáutica

A Força Aérea Brasileira (FAB) produziu um vídeo em homenagem ao Dia do Material Bélico da Aeronáutica, comemorado nesta quinta-feira, dia 11 de novembro.

A data foi escolhida por um fato histórico, ocorrido durante a Campanha da Itália, onde no dia 11 de novembro de 1944, o 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), recentemente transferido para Tarquínia, voou pela primeira vez como unidade independente, tendo a bordo apenas pilotos brasileiros nos lendários aviões P-47 Thunderbolt, os quais foram completamente municiados e preparados por militares também exclusivamente brasileiros. Era o “batismo de fogo” do nosso Jambock!

Memórias

Em memória ao Tenente-Coronel Jorge da Silva Prado, Patrono do Material Bélico da Aeronáutica, então Tenente naquele 11 de novembro de 1944, a Força Aérea reverencia seus heróis do passado e se prepara para o futuro. Assim, brada com o grito de guerra do Material Bélico da FAB, em homenagem ao seu dia: Da Força, o Sabre!

PORTAL BAND


Embraer inicia produção do primeiro KC-390 Millennium para a Hungria.


Band Vale | Publicada em 12/11/2021 21:36 | Atualizado em 12/11/2021 23:29

A Embraer iniciou a produção do primeiro KC-390 Millennium para a Hungria. A entrega da primeira aeronave está prevista para ocorrer em 2024. 

Nas próximas semanas, serão montadas partes dos painéis estruturais e revestimentos dos principais componentes da fuselagem e das semi-asas.

Em novembro de 2020, o governo húngaro assinou contrato com a Embraer para aquisição de duas aeronaves C-390 Millennium de transporte multimissão.

A aquisição faz parte do processo de fortalecimento das capacidades das Forças de Defesa da Hungria.

O KC-390 será o primeiro do mundo com Unidade de Terapia Intensiva em sua configuração, recurso essencial para o desempenho de missões humanitárias.