NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Busca e Salvamento: você sabe a importância das balizas de emergência em aviões?


Juliano Gianotto | Publicada em 11/08/2022 16:21

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informou, na última segunda-feira (8), que os proprietários de aeronaves e embarcações que possuem balizas de emergência 406MHz (ELT e EPIRB) ou localizadores pessoais (PLB) devem registrar seu equipamento no INFOSAR, sistema do Comando da Aeronáutica destinado ao cadastro de balizas de emergência.

Segundo o órgão da Força Aérea Brasileira, quando a baliza encontra-se registrada, é possível identificar a natureza do sinal transmitido e agilizar o envio dos recursos de salvamento. Por meio de sistema INFOSAR, o usuário faz o cadastro, atualiza informações e visualiza todos os dados de suas balizas.

Ao serem acionados – em casos de acidentes aéreos ou marítimos – as balizas emitem sinais de alertas captados por satélites que são enviados ao Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC), localizado no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), em Brasília (DF), e repassados aos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáuticos (ARCC), situados em Brasília (DF), Curitiba (PR), Recife (PE) e Manaus (AM) – e/ou ao Marítimo (SALVAMAR).

“A rapidez na distribuição e na precisão das informações dos alertas, oriundos de aeronaves ou embarcações, que são recebidos pelo sistema COSPAS-SARSAT, são determinantes para que os Centros de Coordenação e Salvamento cumpram a sua missão e possam localizar e resgatar os sobreviventes o mais rápido possível”, reforça o Major Aviador Bruno Vieira Passos, Chefe da Divisão de Busca e Salvamento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

O DECEA tem priorizado o trabalho de conscientização através de campanhas de divulgação para destacar a importância do registro das balizas pelos proprietários de aeronaves e embarcações.

PORTAL PODER AÉREO


Os dois primeiros F-5E do mundo vieram voar na FAB


Alexandre Galante | Publicada em 11/08/2022 16:11

O primeiro F-5E Tiger II construído pela Northrop vieram voar com as cores da FAB. O F-5E de matrícula 11417 na USAF foi construído em 1972 e apresentado em junho daquele ano (foto acima) nas instalações de Hawthorne.

A aeronave seguiu para a Base Aérea de Edwards, onde realizou o seu primeiro voo no dia 11 de agosto, dando início ao programa de ensaios da aeronave.

Em 1988, a FAB adquiriu um lote de 22 caças F-5E usados da USAF (além de outos quatro F-5F). Estas aeronaves pertenciam aos esquadrões “Aggressors” baseados em Willians e Nellis.

As aeronaves estavam entre os F-5E mais antigos do mundo, sendo que 15 deles faziam parte do primeiro lote de 30 unidades produzido pela Northrop.

Um deles era exatamente o “1417”. No Brasil o “1417” recebeu a matrícula FAB 4856. Além dele, foi recebido também o segundo F-5E produzido pela Northrop (1418), matriculado como FAB 4857.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Nota de esclarecimento: remuneração de militares e de pensionistas


Publicada em 11/08/2022 21:40

Brasília (DF), 11/08/2022- Acerca de matérias noticiadas por veículos de comunicação, nesta quinta-feira (11.8), que trataram da remuneração de militares e de pensionistas, o Ministério da Defesa esclarece que os valores referem-se à remuneração mensal e a indenizações pontuais e a atrasados. Essas indenizações são relativas ao recebimento de férias não usufruídas ao longo da carreira, ou a outros direitos, que são calculados na ocasião da passagem dos militares para a reserva. 

Destaca-se que os totais dos valores individuais, mencionados nas matérias, apresentam incorreções, pois somaram informações simultâneas de contracheque e de Ordem Bancária lançadas no Portal da Transparência.

Cabe ressaltar que as Forças Armadas cumprem, rigorosamente, a legislação que rege o pagamento de seus militares e servidores civis. Os valores são lançados no Portal da Transparência e são submetidos à fiscalização dos órgãos de controle.

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071