NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


Queda de avião de pequeno porte em Goiânia mata bebê e deixa 2 feridos

Queda de avião de pequeno porte em Goiânia mata bebê e deixa 2 feridos

Publicada em 11/08 - 21h19

Um bebê morreu e dois homens ficaram feridos na queda de um avião pequeno, em Goiânia. O acidente foi no fim da tarde deste sábado (11). Segundo o aeroclube de Goiânia, era um voo de lazer e o avião caiu logo depois de levantar voo, perto da cabeceira da pista. Ele parou no muro de uma casa, sobre o telhado. Ninguém estava em casa na hora da queda.

ImagemDe acordo com os bombeiros, a criança de um ano e meio foi retirada do avião pelos moradores, antes dos socorristas chegarem. Era o filho do mecânico Reginaldo Ernani do Amaral, que estava no voo como passageiro. Ernani estava consciente quando foi resgatado e também quando chegou ao hospital. Já o piloto Neruh al Aquar também está internado, mas o estado dele é grave.

A Agência Nacional de Aviação Civil informou que o avião pertence à categoria experimental. Por isso, não precisava apresentar o documento que atesta as condições mecânicas e nem o certificado de aeronavegabilidade. Disse também que ele estava em situação regular.

 

PORTAL G1


Avião cai sobre casa em Goiânia, mata criança e deixa dois feridos

Segundo corporação, menino foi levado para hospital por terceiros, mas não resistiu aos ferimentos. Piloto, em estado grave, e passageiro foram resgatados após ficarem presos às ferragens.

Sílvio Túlio | Publicada em 11/08 - 17h48

Um avião de pequeno porte, prefixo PU-EFG, caiu sobre uma casa na tarde deste sábado (11), no Setor Jardim Vista Bela, em Goiânia. Havia três pessoas a bordo. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma criança, de 1 ano, morreu. O pai dela, mecânico aeronáutico, e o piloto, ficaram feridos.

Ainda conforme os bombeiros, a criança foi identificada como Davi Andrade do Amaral. Ela foi levada o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) por terceiros. A unidade de saúde disse que a família não autorizou o repasse de informações.

ImagemAlém de Davi, estavam na aeronave Nehru El-Aouar, de 59 anos, dono e piloto, e Reginaldo Ernane do Amaral, mecânico aeronáutico, e pai de Davi. Eles ficaram persos nas ferragens, resgatados e levados para o Hugol.

O piloto foi resgatado inconsciente e em estado grave. Já o mecânico teve fratura na perna e estava consciente.

O presidente do Aeróclube de Goiás, Arsênio Neiva, disse ao G1 que o avião decolou do Aeródromo Brigadeiro Eppinghaus, às margens da GO-070, para um voo panorâmico.

Não houve incêndio após o acidente. A aeronave caiu sobre o telhado da residência e parou sobre o muro que a divide com outro imóvel.

No momento da queda, não havia ninguém na casa. O dono do imóvel está no local.

A assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou ao G1 que a situação da aeronave é regular. O avião pertence à categoria experimental, quando é construído de forma amadora e atende a regras diferentes das utilizadas na aviação comercial.

Ainda de acordo com a Anac, por conta desta situação, o avião não precisa apresentar certificado de aeronavegabildade, documento necessário para que a aeronave possa voar, e Inspeção Anual de Manutenção (IAM), que avalia as condições mecânicas do avião.

Já a Força Aérea Brasileira (FAB), também por meio de sua assessoria, disse ao G1 que uma equipe do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) irá ao local do acidente para fazer o trabalho de perícia.

 

Peritos começam a apurar o que causou acidente com helicóptero onde estava governador do ES

Profissionais são do Rio de Janeiro e estiveram no local da queda na tarde deste sábado (11). Hartung estava com a esposa e os dois pilotos na aeronave e passam bem.

Gabriela Ribeti | Publicada em 11/08 - 20h31

Uma trave de futebol deixada no meio do campo pode ser a principal causa do acidente com o helicóptero da Polícia Militar que levava o governador do Espírito Santo e a primeira dama, na tarde de sexta (10) para Domingos Martins, na região serrana do estado.

A informação é do núcleo de operações e transporte aéreo. Já era final de tarde de sábado (11) quando os investigadores da Aeronáutica chegaram ao local do acidente. Eles vieram do Rio de Janeiro, para apurar o que causou a queda.

“Coletamos indícios e evidências que a gente vai usar em uma fase posterior. A segunda etapa é de exames e análises. A terceira etapa é a fase de elaboração, de conclusões e do relatório”, explicou o Ceronel Jefferson, do Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica.

Além dos militares, também participaram da perícia o segurança de vôo da Air Bus, fabricante da aeronave, e um responsável da seguradora. Eles fotografaram o helicóptero, tiraram medidas e analisaram peças.

O helicóptero será levado para Vitória e colocado em uma área do Corpo de Bombeiros, onde ficará a disposição da perícia e da seguradora, que podem querer fazer novas análises de peças e equipamentos da aeronave.

Ainda não há prazo para a conclusão das investigações da aeronáutica.

A queda do helicóptero aconteceu em uma fazenda em Domingos Martins, na região Serrana do estado, na tarde desta sexta-feira (10). O governador estava na aeronave com a esposa e os dois pilotos. Todos passam bem.

O seguro do helicóptero, o Harpia 5, foi acionado e ainda não há previsão de quando será reposto. A informação é de perda total da aeronave.

O acidente aconteceu na fazenda do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado ao governo do estado.

 

Seripa apura falha em trem de pouso de aeronave ao aterrissar no maior aeroporto de MT | Mato Grosso

Seripa apura falha em trem de pouso de aeronave ao aterrissar no maior aeroporto de MT | Mato Grosso

Publicada em 11/08 - 18h40

ImagemUma equipe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa-6) apura a falha no trem de pouso de uma aeronave de propriedade particular, durante a aterrissagem, nessa sexta-feira (10), no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

Segundo o Seripa, o avião bimotor tinha saído de uma fazenda no interior de Mato Grosso e pousou no aeroporto. Quando estava pousando, apresentou um problema mecânico. No entanto, não houve pouso forçado.

Um dos passageiros a bordo era o proprietário do avião. Ninguém ficou ferido.

 

TSE autoriza uso de forças federais para reforçar segurança em 11 cidades do Acre durante Eleições 2018

Com aprovação, pedido agora segue para o Ministério da Defesa que planeja as operações envolvendo as Forças Armadas. Primeiro turno das Eleições 2018 ocorre no dia 7 de outubro.

Publicada em 11/08 - 09h41

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio forças federais para atuarem reforçando a segurança em 11 cidades do Acre durante as Eleições 2018. O primeiro turno da disputa eleitoral ocorre no dia 7 de outubro.

O pedido foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) devido à guerra entre facções criminosas no estado. O objetivo do reforço é garantir o livre exercício do voto e a normalidade da apuração dos resultados em meio ao clima de insegurança que aumentou no estado devido aos grupos criminosos.

Com a aprovação do TSE, o pedido do TRE-AC segue agora para o Ministério da Defesa que é responsável pelo planejamento das operações que envolvem o emprego das Forças Armadas.

Vão receber tropas federais durante as eleições a capital Rio Branco, Bujari, Porto Acre, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Feijó e Senador Guiomard.

Com a aprovação, pedido segue para o Ministério da Defesa que planeja as operações envolvendo as Forças Armadas.

 

OUTRAS MÍDIAS


OLHARDIRETO (MT) - Avião com irmão de ministro do STF quebra trem de pouso ao descer no aeroporto de Cuiabá


Vinicius Mendes / Wesley Santiago | Publicada em 11/08 - 15h20

O irmão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandovski, era um dos ocupantes de um avião de pequeno porte que sofreu um incidente após pousar no aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande. A aeronave onde estava Luciano Lewandovski teria saído de Santo Antônio do Leverger (a 34 km de Cuiabá)

O Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI) confirmou o fato ao Olhar Direto. Segundo consta, a aeronave, de prefixo PT-RXP, teria decolado de Santo Antônio do Leverger e passado por Juína, Comodoro e Vilhena, em Rondônia, local onde a família Lewandovski tem propriedades rurais.

Durante a noite, ao chegar em Cuiabá, a tesoura do trem de pouso teria quebrado logo após a aterrissagem. Um guincho foi utilizado para retirar a aeronave da pista. Não houve feridos.

O Seripa VI ainda informou que deve enviar uma equipe a Cuiabá para investigar o caso.